sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pé direito! Estreante, Leandro Sena é o melhor técnico do América na Série B


Houve quem achasse o empate do América com a vice-líder Chapecoense-SC ingrato, pelo que o time rubro apresentou no primeiro tempo de jogo. Independente disso, quem tem saído de campo nas últimas partidas com um largo sorriso no rosto é o técnico Leandro Sena. Apesar de ser o treinador com o menor número de jogos da equipe até aqui, o comandante já tem o melhor aproveitamento entre todos que passaram pelo clube nesta Série B.

Após sete partidas no comando do time rubro, Leandro conquistou quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota: um rendimento de 66,6% e digno de luta pelo acesso. O aproveitamento é inferior, apenas, ao do líder Palmeiras (70,7%) e supera Chapecoense (60,8%), Sport-PE (56,6%) e Icasa-CE (53,5).

Quando o jovem treinador assumiu o cargo, o Alvirrubro ocupava a 19ª colocação com 27 pontos, distante um ponto para o primeiro fora da zona do rebaixamento, na época o Paysandu-PA. A equipe agora está na 14ª posição, com 41 pontos e seis pontos a frente do primeiro time dentro do Z4, o Atlético-GO.

Nesse período, o ataque rubro marcou 14 gols, tendo passado em branco apenas na última partida, contra a Chapecoense. Não apenas isso, o treinador é o que mais comandou o time em vitórias, com quatro no total, uma a mais que Pintado, seu antecessor, dono de três êxitos em 10 jogos.

O América ainda tem quatro partidas para fazer nesta Série B. Caso o técnico repita o aproveitamento que tem no comando do Alvirrubro, o time chegaria aos 49 pontos e selaria, sem sustos, sua permanência na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro para a temporada de 2014. Para Sena, a projeção é mais humilde. Para ele, bastariam seis pontos, nos próximos jogos, que a vaga na Segundona do ano que vem estaria confirmada.

Melhor dos quatro
O desempenho é apenas uma mostra de que os treinadores que antecederam o iniciante Sena estiveram longe de alcançar o mesmo desempenho. O primeiro foi Roberto Fernandes, atual treinador do ABC, e que comandou a equipe nas primeiras nove rodadas do campeonato. O pernambucano conquistou seis pontos em 27 disputados, chegando ao pequeno aproveitamento de 22,2%. Foi demitido após a derrota para o Paraná por 4 a 0 que deixou a equipe na 19ª colocação.

O substituto escolhido foi o técnico Argel Fucks. O gaúcho conquistou 37,5% de aproveitamento, foram duas vitórias, três empates e três derrotas. Desempenho que não agradou a diretoria e manteve o clube em 19º na classificação. O treinador foi dispensado após a derrota para a Chapecoense em Ceará-Mirim.

Após o comando de Argel, quem assumiu o boné rubro foi treinador paulista Carlos Pintado. Apesar do início animador com o retorno do clube ao Nazarenão, em Goianinha, quando bateu o São Caetano por 2 a 1, o destino acabou sendo o mesmo dos anteriores.

Pintado acabou numa sequência de cinco partidas sem vencer que levaram a sua demissão. Ao todo foram 10 jogos sob o comando do paulista, sendo três vitórias, três empates e quatro derrotas e um aproveitamento de 40%. O treinador foi demitido após a derrota para o Sport por 3 a 0 na Ilha do Retiro que deixou o clube, mais uma vez, na 19ª posição.

Por Heylismar Lima e Bruno Araújo Foto Wellington Rocha via Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário