quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Candidato, Zico questiona ‘legitimidade’ da eleição na Fifa

Zico entregou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, uma carta em que defende que as regras estipuladas para a apresentação de candidaturas sejam modificadas (Foto: Alberto Leandro)

Zico, candidato à presidência da Fifa, atacou o processo eleitoral na entidade e disse que, se as regras não forem modificadas, a eleição “dificilmente terá legitimidade”. Nesta terça-feira (22), ele entregou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, uma carta em que defende que as regras estipuladas para a apresentação de candidaturas sejam modificadas. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, Zico ainda questionou Michel Platini e a própria Conmebol.

A eleição ocorre no dia 26 de fevereiro de 2016, mas os candidatos precisam apresentar seus nomes até final de outubro. O problema é que o ex-jogador brasileiro ou qualquer outra pessoa que quiser fazer parte da corrida eleitoral na Fifa precisa ter apoio de cinco federações nacionais diferentes para que sua candidatura possa ser validada. Zico, por enquanto, não tem nenhuma e admite que não sabe se vai obter.

Em sua carta a Blatter, Zico deixou claro que a reforma na Fifa precisa começar pela própria eleição. “Não é possível que exista uma regra como essa, que desconsidere que eu tenho 45 anos de história no futebol”, criticou. “Essa regra cria um real obstáculo”, disse.

A norma foi criada há quatro anos como uma forma de evitar que um nome de fora do mundo do futebol possa surgir. Mas foi considerada como uma manobra de Blatter para dificultar o aparecimento de concorrentes que não sejam cartolas. “Quero o fim dessas condições, e outras pessoas já desistiram por conta dessa lei”, contou.

O brasileiro pediu apoios em todo o mundo. “Mas muito pouca gente respondeu”, disse. Segundo ele, existe uma “pressão” e “ameaças” a dirigentes que saiam de acordos regionais. “Não existe uma independência no voto e isso precisa mudar. Esse sistema abre a possibilidade para a corrupção”, afirmou.

Zico contou que recebeu cartas da Itália e do Japão, países onde atuou. Mas mesmo ali não haveria uma confirmação do voto. “Eles foram muito gentis, mas não garantiram nada”, disse. No caso da CBF, Zico apenas terá o apoio se ele obtiver os demais quatro votos. “É difícil ter uma legitimidade assim na eleição”, insistiu Zico.

Por Estadão Conteúdo Foto: Alberto Leandro

Abertas as inscrições para a 91ª Corrida Internacional de São Silvestre

Corrida Internacional de São Silvestre chega à 91ª edição sem interrupções - Foto: Djalma Vass√£o/Gazeta Press

Dia 31 de dezembro é a data da Corrida Internacional de São Silvestre, que na temporada 2015 completará sua 91ª edição. As inscrições para a principal disputa de rua da América Latina já estão abertas e os interessados poderão confirmar presença até o dia 27 de novembro, ou quando o limite de 30 mil corredores for atingido, conforme regulamento. Os atletas interessados em participar poderão se inscrever pelo site www.saosilvestre.com.br.

A retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1361, em São Paulo. O kit deverá ser retirado preferencialmente pelo atleta inscrito. Para retirada por terceiros, verificar o regulamento da prova no site oficial do evento.

A corrida, mais uma vez, será realizada no período da manhã. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral. Cadeirantes e atletas com deficiência terão seus horários definidos posteriormente.

O percurso de 15 km passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. O mapa do percurso atual está disponível no site oficial da prova.

A prova chega à sua 91ª edição sem qualquer interrupção. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1924, foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Djalma Vass√£o/Gazeta Press

Em volta de Falcão, Brasil vence Portugal com público abaixo do esperado

Xuxa inaugurou o placar na Arena Castelão (Foto: Divulgação/CBFS)

Com um público abaixo do esperado, a Seleção Brasileira de futsal derrotou nesta terça-feira 22, Portugal por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Na partida válida pelo Duelo das Estrelas – que marcou o retorno de Falcão ao elenco verde e amarelo após uma grave lesão -, o recorde de espectadores não foi batido, frustrando a expectativa da organização do evento, já que cerca de 11 mil pessoas estiveram presentes.

Era esperado que o estádio – sede de jogos da Copa do Mundo de 2014 – estivesse lotado. Os 60 mil projetados não apareceram e o recorde de público em um jogo da modalidade continuou com o duelo entre Brasil e Argentina, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), quando 55 mil espectadores compareceram na partida disputada no ano passado.

Apesar do público abaixo do esperado, o duelo teve um bom nível. O Brasil foi às redes com Xuxa (foto) e Tiago, enquanto Portugal descontou com Cardinal. O duelo também viu a volta de Falcão à Seleção, mas ainda longe da forma ideal.

“Eu agradeço de ter voltado a jogar. Estou longe da forma ideal, porque a lesão foi grave, mas queria estar participando dessa partida, da forma que fosse. Já fico feliz de estar voltando, terminando esse ano bem e entrar em 2016 sem lesão para que eu chegue no Mundial em grandes condições”, declarou Falcão ao canal SporTV após o término do duelo.

O Brasil abriu o placar no primeiro tempo com Xuxa, que após escanteio cobrado por Simi bateu de primeira, pegando de chapa na bola. O goleiro Tiago ampliou ainda na primeira etapa, depois de rematar com força, de longa distância.

Portugal foi ao ataque no segundo tempo e conseguiu diminuir. Cardinal veio pela direita e chutou com categoria para fazer o único tento do elenco lusitano. A seleção europeia chegou a pressionar nos minutos finais, mas não conseguiu empatar o duelo.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Divulgação/CBFS

Atletas da Seleção Brasileira de karatê treinam em Mossoró

Aline, Érika e Valéria aproveitam momentos entre um lazer e outro para treinar em Mossoró (Foto: Gildo Bento)

Duas atletas da seleção brasileira de karatê, além da anfitriã Aline de Paula, estão treinando em Mossoró desde o início desta semana. Valéria Kumizake, de Santa Catarina, e Érica Santos, de São Paulo, aproveitaram a passagem recente por Fortaleza, onde disputaram o Open Verdes Mares, para esticar alguns dias de estadia na cidade potiguar.

O convite para o período em Mossoró partiu da própria Aline de Paula, atleta que assim como as companheiras de seleção, lidera o ranking nacional. As categorias de cada uma são: – 50kg (Aline); – 55kg (Valéria) e – 61kg (Érica). Entre um treino e outro, o trio aproveita para curtir um pouco a cidade, mas sem esquecer a dedicação aos treinos diários.

“Elas são minhas amigas e são grandes atletas. Sempre estou aprendendo com elas. A Valéria foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americano e é a primeira do ranking nacional e mundial. Ela é experiente e sempre tem algo para ensinar. No dia 26 ela vai disputar na Alemanha uma etapa da Premier Legue, que vale pontos no ranking mundial”, ressaltou Aline.

Fonte Gazeta do Oeste Foto: Gildo Bento

América-RN depende de combinação de resultados para avançar na Série C

Max - atacante do América-RN - América-RN x Fortaleza - Arena das Dunas (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

A uma rodada do fim da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o América-RN perdeu para o Confiança, que assumiu a quarta posição e tirou o time potiguar do grupo de classificação. Agora em quinto lugar, o Mecão depende de uma combinação de resultados para avançar às quartas de final da competição. Na última rodada, que acontece no próximo domingo, o Alvirrubro precisa vencer o Botafogo-PB e torcer por um tropeço do time sergipano diante do Salgueiro.

Uma derrota ou um empate com o Bota anulam as chances de classificação do Mecão. Somente a vitória interessa . Mesmo em caso de um resultado igual entre Salgueiro e Confiança, a missão não ficará mais fácil. Considerando o saldo de gols - oito do Confiança e três do América -, o Alvirrubro precisaria golear o time paraibano pelo placar de 6 a 0.

- Nós sabemos os confrontos que vão existir. Nós vamos pegar uma equipe difícil, em casa, e o Confiança sai contra uma equipe que não almeja absolutamente nada. Nós, atletas, sabemos como essas equipes trabalham durante a semana, não há compromisso nenhum. O futebol tem muita coisa, sabemos que às vezes acontece... Vamos fazer nossa parte e agora, dependendo dos outros, torcer para que o Confiança possa se dar mal - disse o goleiro Pantera, após a derrota para o Confiança nesta segunda-feira.

A primeira vez que o América entrou no G-4 foi na segunda rodada, quando apareceu na vice-liderança. Depois disso, o time de Roberto Fernandes voltou a figurar entre os quatro primeiros do Grupo A na oitava rodada, e de lá para cá vinha oscilando entre a terceira e a quarta posição. 

Para chegar ao G-4, onde permaneceu por oito rodadas, o Mecão venceu, justamente, o Confiança por 2 a 0, na Arena das Dunas, no dia 19 de julho. Outra curiosidade é que o responsável pelos dois gols da vitória americana naquela ocasião, o volante Zé Antônio Paulista, foi expulso na partida desta segunda-feira e dificultou a reação do time rubro em Aracaju. 

Fonte GE RN Foto: Diego Simonetti/Blog do Major

Rafinha desfalca ABC por até cinco rodadas; Suéliton sofre queimadura

Rafinha - meia do ABC (Foto: Divulgação/ABC)

Se não bastassem a má fase em campo e a briga para fugir da zona de rebaixamento da Série B do Brasileirão, o técnico Hélio dos Anjos tem sofrido com poucas opções para montar a equipe do ABC. Para o jogo deste sábado, contra o Náutico, na Arena Pernambuco, o Alvinegro tem três desfalques confirmados por lesão.

O meia Rafinha, que havia sido liberado pelo departamento médico após uma lesão na região posterior da coxa direita, que o tirou dos jogos contra o CRB e Paysandu, voltou a sentir dores no mesmo local. Após passar por um exame de imagem, ficou constatada a lesão que vai tirá-lo de campo por um período entre três a quatro semanas, que compreende os jogos do Mais Querido contra Náutico, Macaé, Atlético-GO, América-MG e Paraná.

Outros dois jogadores também estão no departamento médico. O volante Jackson sofreu uma contratura muscular na coxa direita durante o jogo contra o Vitória, na última sexta-feira, e deve ficar de fora por dez dias. O zagueiro Suéliton sofreu um acidente doméstico que causou uma queimadura no pé esquerdo e não tem previsão de retorno.

Segundo o médico do ABC, Fábio Romualdo, os jogadores permanecerão em tratamento intensivo. Em compensação, outros quatro atletas estão liberados para as atividades físicas. São eles: o lateral-direito Ednei, que sentiu um desconforto após a última rodada; o meia Cleyton, que sentia dores no dedão do pé direito; o atacante Alvinho, que realiza um trabalho de recondicionamento físico depois de sofrer uma fratura múltipla na tíbia e fíbula da perna direita; e o atacante Rafael Silva, recuperado de uma lesão na coxa direita.

- Temos três más notícias e quatro boas notícias. As más são os afastamentos de Suéliton, com uma queimadura no pé; Jackson, com uma contratura no coxa; e Rafinha, com uma lesão no músculo posterior da coxa. Destes, o mais grave é Rafinha, que vai ficar afastado entre três a quatro semanas. As boas notícias, que são animadoras, são que os outros atletas estão liberados para os trabalhos físicos, inclusive o Rafael Silva, que teve uma boa recuperação da lesão na coxa direita e, por isso, vamos colocá-lo nos treinos dessa semana para que ele tenha condições de jogar a próxima partida - contou.

Veja também:

Fonte GE RN Foto: Divulgação/ABC