terça-feira, 14 de novembro de 2017

Tite enfrenta primeiro time europeu como técnico da seleção nesta terça


No primeiro jogo contra uma equipe europeia desde que assumiu a seleção brasileira, em 20 de junho de 2016, o técnico Tite comanda o time contra a Inglaterra, no Estádio de Wembley, em Londres, nesta terça-feira (13), com a força máxima escalada para enfrentar um adversário que, a exemplo do Brasil, vai disputar a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Tite confirmou o time com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto; Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Diferentemente do que ocorreu na semana passada, quando o Brasil derrotou o Japão, em Lille, na França, no primeiro amistoso dos dois que foi disputar na Europa, o técnico não usa a partida para fazer experiências com os reservas e vai escalar todos os titulares.

O jogo começará às 18h (horário de Brasília) e será o último da seleção este ano. Toda a equipe de arbitragem escalada é portuguesa: Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio Tavares e Paulo Alexandre Santos Soares. O árbitro de vídeo será Tiago Lopes Martins, auxiliado por João Carlos Capela.

Depois do jogo com a Inglaterra, o Brasil só voltará a campo em março de 2018, três meses antes da Copa da Rússia, para amistosos contra a própria Rússia e contra a Alemanha, atual campeã do mundo. Outros amistosos poderão ser ainda confirmados pela CBF.

Por Portal No Ar Esportes Por Jorge Wamburg/Rádio Nacional

Mossoró EC deve perder seis pontos por uso irregular de goleiro

Kleber foi escalado de forma irregular pelo Mossoró EC (Foto: Marcelo Diaz/Mossoró EC)

O goleiro reserva do Mossoró EC, Kleber Emanoel Bezerra da Silva, de 19 anos, foi escalado de maneira irregular na vitória por 2 a 0 diante do Força e Luz, em jogo pela terceira rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar. A denúncia foi feita pelo presidente do Força e Luz, Ranilson Cristino, à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), e confirmada em apuração do Globo Esporte. Com isso, após o julgamento do caso, o time do Oeste potiguar deve ser punido com a perda de seis pontos, como determina o regulamento.

A partida aconteceu no dia 5 de novembro (domingo) e Kleber precisaria ter seu nome publicado no Boletim Diário Informativo (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o último dia útil anterior à partida - no caso, dia 3, sexta-feira -, o que não aconteceu.

Como a denúncia do Força e Luz indica, o arqueiro só foi inscrito no dia 6 de novembro, um dia após o confronto, o que expõe que ele foi relacionado de maneira irregular para o duelo. A confirmação da irregularidade do atleta foi feita pelo presidente da FNF, José Vanildo.

- Foi identificado que no jogo entre Mossoró e Força e Luz foi utilizado um atleta que não constava no BID. Efetivamente observou-se esse detalhe. Nós encaminhamos à assessoria jurídica para emitir o parecer. E o dispositivo prevê que, na hipótese da penalidade, que vai ser decidido hoje (segunda-feira), a perda dos pontos do jogo, em que o Mossoró foi vitorioso, acrescido em mais três pontos. E em seguida nós submetemos esse ato ao Tribunal de Justiça Desportiva para outras providências - explicou em contato com o Globo Esporte.

O Força e Luz, que saiu derrotado do duelo diante do Mossoró EC e foi o autor da denúncia, também já mostra otimismo com o processo.

- Olhando os BIDs dos dias anteriores, como estabelece o campeonato, verificamos que o Mossoró EC utilizou o goleiro reserva sem a devida condição legal e contrariando o que estabelece no regulamento do campeonato. Nós não temos dúvidas (que a denúncia vai ser aceita), porque com esse procedimento clubes da Série A, B, C e D já perderam vários pontos nessas condições. Então, nós não temos dúvidas que o presidente da FNF vai baixar o ato e, consequentemente, o time irá deixar de somar os três pontos ganhos, além de perder mais três - destacou o presidente do clube, Ranilson Cristino.

O artigo 5º do regulamento da segunda divisão indica que os times precisam dos "atletas regularmente inscritos até o último dia útil anterior à data de realização da partida, cujos nomes constem no BID/CBF".

Diante das denúncias e da iminente perda de pontos, o Mossoró EC se pronunciou. O time alega que não foi notificado pela FNF e diz que irá se defender das acusações. Apesar disso, não nega que a publicação do atleta no BID tenha sido feita com atraso.

Confira a nota enviada pelo time mossoroense:
"Tendo em vista as notícias publicadas pela imprensa a respeito da escalação do nosso atleta Kleber no jogo contra o Força e Luz, o Mossoró Esporte Clube reitera que ainda não foi notificado de forma oficial pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) sobre o caso. Caso o Mossoró venha a ser instado a apresentar sua defesa, assim o fará, de forma embasada, clara e totalmente transparente".

Por GE Natal Foto: Marcelo Diaz/Mossoró EC

De virada, Força e Luz goleia Atlético Potiguar e lidera segunda divisão

Força e Luz venceu fácil o Atlético Potiguar nesta segunda-feira (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

O Força e Luz é o novo líder da segunda divisão do Campeonato Potiguar. A equipe do técnico Higor César bateu o Atlético Potiguar por 5 a 1, de virada, na tarde desta segunda-feira. A partida foi realizada na Arena das Dunas, em Natal.

Agora com nove pontos, o Força abre vantagem para o Atlético, que tem seis, e para o Mossoró EC, considerando a perda de seis pontos devido à utilização irregular do goleiro Kleber.

O Força volta a campo na quinta-feira, contra o Visão Celeste. Por enquanto, o jogo está mantido para o Nazarenão, em Goianinha, mas pode ser transferido para o Estádio Tenente Luiz Gonzaga, em Parnamirim. O Atlético Potiguar folga na sexta rodada.

Os gols
O Atlético Potiguar abriu o placar logo aos oito minutos, com Miller. O Força e Luz chegou com perigo com Diego Silva, que invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Sávio. Odair, de cabeça, também assustou. O empate veio em cobrança de falta de Nininho, já nos acréscimos.

A virada do Força começou a ser construída com Diego Silva, aproveitando vacilo da defesa adversária, aos nove minutos da segunda etapa. Odair fez o terceiro, de cabeça, aos 23. André, ex-Globo, ainda marcou duas vezes e completou a goleada.

Dos Critérios Técnicos
a) Em caso de empate entre 02 (duas) Equipes; 
1. Maior número de vitórias; 
2. Maior saldo de gols; 
3. Maior número de gols marcados. 
4. Menor número de gols sofridos. 
5. Menor número de cartões vermelhos; 
6. Menor número de cartões amarelos; 
7. Sorteio  

Confira a classificação atualizada:

Campeonato Potiguar da 2ª Divisão
CLUBES
J
V
E
D
G +
G -
S
P
Acesso
Mossoró EC
04
03
00
01
09
03
06
09
A
Força e Luz
04
03
00
01
10
05
05
06
C. A Potiguar
04
02
00
02
04
07
-03
06
Palmeira de G.
04
00
01
02
04
11
-07
04
Visão Celeste
04
00
01
02
02
07
-05
01
Acesso a Elite A                                                                               Quadro Jarbas Fonsêca

Por GE RN Foto: Diego Simonetti

Felipe Guedes recebe proposta da China e se despede do ABC


O volante Felipe Guedes está de saída do ABC. O defensor abecedista recebeu uma proposta irrecusável do futebol chinês, conversou com a comissão técnica e a diretoria alvinegra, e com a impossibilidade de permanência do Alvinegro na Série B solicitou a liberação dos últimos compromissos na competição.

Felipe Guedes precisa se apresentar ao seu novo clube, o Meizhou Hakka FC, no dia 10 de dezembro e pediu para antecipar a sua saída para que possa resolver todos os trâmites e pendências necessárias para organizar a viagem.

“Só tenho que agradecer ao ABC por tudo. O clube abriu as portas pra mim desde o ano passado e acredito que aqui fui muito feliz. Conquistei dois títulos estaduais, pois me considero campeão ano passado também, um acesso e vivi grandes momentos com a camisa do clube. Preciso me apresentar dia 10, tenho muita coisa para resolver e por isso pedi essa liberação. Lógico que se o clube ainda tivesse chance de permanência, ficaria para tentar ajudar nessa reta final. Estou saindo, mas minha história aqui ainda não tem um ponto final. Espero um dia poder voltar, pois me identifiquei muito com o ABC e sempre tive o apoio de todos no clube e da torcida”, comentou Guedes.

O volante já viaja nesta terça-feira (14) e se despediu dos companheiros, membros da comissão técnica e funcionários na manhã desta segunda-feira (13).

Por Portal No Ar Esportes

Sem Guedes, Ranielle remonta ABC e dá moral a artilheiro Dalberto

Dalberto entrou no segundo tempo contra o Criciúma e marcou dois gols (Foto: Andrei Torres/ABC)

A saída do volante Felipe Guedes para o futebol chinês forçará Ranielle Ribeiro a promover mudanças no ABC para o duelo contra o Brasil de Pelotas, nesta terça-feira. No último trabalho realizado em Natal antes do embarque para o Rio Grande do Sul, o treinador promoveu a entrada de Dalberto no ataque e fez adaptações na equipe.

Sem Guedes, o meia Erivélton recua para ser o segundo volante, assim como aconteceu no segundo tempo da vitória sobre o Criciúma. Berguinho, que tem atuado aberto pelo lado direito, vai jogar mais centralizado. Dalberto, então, formará o trio de frente com Matheus e Fessin. O Alvinegro treinou e deve jogar com Edson; Arez, Danrlei, Tonhão e Daniel Nazaré; Jardel, Erivelton e Berguinho; Mateus, Fessin e Dalberto.

O volante Anderson Pedra, o meia Gegê e o atacante Nixon ainda estão no departamento médico e não viajam. O jogo contra o Brasil está marcado para 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Na lanterna, com 31 pontos, o ABC está rebaixado para a Série C, assim como Náutico e Santa Cruz.

Artilheiro
Dalberto é o artilheiro do ABC na Série B, com oito gols. Quatro deles foram marcados nas últimas rodadas - nas vitórias sobre Boa Esporte, Londrina e Criciúma -, sempre saindo do banco de reservas. A atuação contra o Tigre, quando marcou duas vezes, mereceu reconhecimento do técnico Ranielle Ribeiro.

- É um atleta que nunca deixou cair. Teve aquele problema por causa do salário atrasado (ficou 15 dias sem treinar), mas é um menino muito dedicado. A maturação está chegando. Dalberto tem 23 anos. Pode ter certeza que no próximo ano ele vai estar muito mais preparado para assumir a posição. É um garoto que nos dá a condição de jogar de referência, de 9, ou de extremo. É um cara muito dinâmico em relação a isso. Tem força para jogar pelo lado e a força necessária por dentro, tem cabeceio. É um atleta que, como eu falo muito no ABC, a gente tinha que ter paciência com ele. Geninho teve o olho de trazê-lo para cá. Colocou na Série C, não foi tão bem. É normal. Assumir uma camisa como a do ABC é muito difícil. E a evolução dele está aí. Durante a semana, falei para ele: 'Você é peça fundamental para a gente, para iniciar a Copa do Nordeste e o estadual, por tudo que você vem construindo aqui dentro do ABC e da sua evolução' - disse Ranielle na coletiva após a partida de sexta-feira.

Por GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC

Técnico comemora tempo de preparação no América-RN: "Criar alicerce"

Leandro Campos quer time pronto no início do estadual (Foto: Hugo Monte/GloboEsporte.com)

De olho na temporada 2018, o América-RN se apresentou oficialmente na tarde desta segunda-feira, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Ao todo 14 atletas passaram por avaliações clínicas e, em seguida, realizaram um leve trabalho físico no campo. O início do trabalho com muita antecedência foi um pedido do técnico Leandro Campos, que pediu um tempo maior de pré-temporada. Diferente do que ocorreu à época de sua chegada ao Alvirrubro - praticamente às vésperas do início da Série D deste ano -, o comandante agora terá exatos 60 dias até a estreia no estadual - no dia 13 de janeiro, contra o campeão da segunda divisão. O comandante faz questão de destacar a importância de se ter um bom período de tempo para a preparação, o que não faz com que se atropele etapas e favorece o desenvolvimento gradual da condição física, técnica e tática da equipe.

- Estamos tendo uma grande oportunidade, penso que devemos conduzir esse trabalho de uma maneira muito positiva, porque não adianta nada termos todo esse tempo de preparação e não sabermos aproveitar bem. É importante ter uma graduação de trabalho, uma organização, faremos uma transição muito bem desenhada em relação ao início dos trabalhos físicos, reforço muscular, o acompanhamento fisiológico e nutricional, além da iniciação da parte técnica e, posteriormente, da parte tática. Penso que teremos uma grande oportunidade de criar um alicerce importante para que a equipe esteja realmente muito bem preparada para o início do campeonato - disse.

O elenco do América-RN conta, hoje, com 23 atletas. Dentro desse número, cinco jogadores das categorias de base já foram confirmados - Ewerton, Van Van, Juninho, Anthony e Thyago. Devido à preparação da equipe sub-20 do Alvirrubro para a Copa do Nordeste e, posteriormente, Copa São Paulo de Futebol Júnior, estes atletas - e, possivelmente, mais alguns -, serão integrados posteriormente ao grupo principal. Leandro Campos é categórico ao afirmar que, durante o período de preparação para as competições de base, todos estarão sendo observados e é o desempenho que será levado em conta no aproveitamento.

- Já temos um mapeamento em cima da própria condição que os atletas juniores poderão nos proporcionar. A princípio, o pensamento seria (trabalhar com) 26 atletas, mas não posso precisar, mesmo porque estou na dependência ainda de observações em cima da Copa Nordeste (Sub-20) e, também da própria Copa São Paulo. Os jogadores que não tiveram um bom desenvolvimento talvez não tenham essa condição de subirem ao profissional, asim como alguns jogadores que não estejam mapeados possam vir a integrar o departamento de profissionais. Falo isso até como um fator de motivação para os jogadores - finalizou.

Quem chegou?
O meia Cascata enfrentou problemas de logística e, por isso, não se reapresentou - deve chegar nesta terça-feira. O zagueiro Cleyton também não esteve presente. O lateral-esquerdo Danilo e o volante Jonathas, emprestados ao Fortaleza, se reapresentam na próxima terça-feira, segundo o diretor de futebol do Mecão, Leonardo Bezerra.

Estiveram presentes na apresentação: o goleiro Thiago Braga, os zagueiros Negretti e Adriano Alves, os volantes Janderson e Cícero Mateus, os meias Juninho Tardelli e Mateusinho, além do atacante Betinho, reforços anunciados para a próxima temporada. Dos remanescentes da Série D, já chegaram o goleiro Fred, o lateral-direito Guilherme, os zagueiros Richardson e Tiago Sala, o volante Robson e o atacante Tadeu.

Por GE RN Foto: Hugo Monte