terça-feira, 5 de abril de 2016

Seleção de vôlei para Rio-2016 é convocada com jogadora prestes a dar à luz

Fabíola  precisará se esforçar para poder atuar de forma competitiva após o parto (Foto: Reprodução/Internet)

O técnico José Roberto Guimarães anunciou nesta segunda-feira (4), em um hotel do Rio de Janeiro, os nomes das 19 jogadoras convocadas para a seleção brasileira de vôlei visando a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A convocação ainda não é definitiva, pois sofrerá sete cortes antes de formar o grupo final de 12 atletas que irão à Olimpíada.

A principal dúvida desta convocação era a presença ou não da levantadora Fabíola, que acabou sendo chamada mesmo prestes a dar à luz no próximo mês. Zé Roberto, porém, enfatizou que a atleta precisará se esforçar para poder atuar de forma competitiva após o parto.

“Estamos todos nos empenhando para que ela consiga treinar, participar dos treinamentos, mas vai depender muito do que acontecer no futuro. É necessário que seja parto normal, não pode ser cesária, para que ela tenha tempo hábil para treinar”, ressaltou o comandante, em pronunciamento que fez antes da entrevista coletiva que concedeu a partir do final da manhã desta segunda-feira.

O técnico explicou que, “por toda a experiência dela, achamos por bem tentar” a convocação, na qual lembrou também que a líbero Léia, outra convocada, precisará ter uma lesão sofrida recentemente “melhor averiguada”.

“Estamos dando uma lista que, acredito, seja 90% definitiva. Sempre estamos em aberto para alguma coisa que possa acontecer”, disse Zé Roberto, que anunciou a lista de convocadas um dia depois da final da Superliga Feminina, na qual o Rexona-Ades (RJ) confirmou o favoritismo e se sagrou campeão ao bater o Praia Clube (MG) por 3 sets a 1, no último domingo, em Brasília.

O principal desafio do Brasil antes da Olimpíada será o Grand Prix, no qual o time nacional irá estrear no dia 9 de junho, contra a Itália, na Arena Carioca, no Rio, que na mesma semana também será palco de duelos contra Japão e Sérvia.

Já na segunda semana de disputas da competição as brasileiras terão pela frente novamente as sérvias, a Bélgica e a China, em Macau (CHN), antes de encerrarem o estágio de classificação em Ancara, na Turquia, em partidas contra italianas, belgas e turcas

A fase final do Grand Prix ocorre entre 6 e 10 de julho, em Bangcoc, na Tailândia, sendo que antes de iniciar a disputa desta competição o Brasil fará dois amistosos em São José dos Pinhais, no Paraná, nos dias 27 e 29 de maio, contra adversário a ser definido.

Confira a convocação da seleção brasileira de vôlei:
Levantadoras – Dani Lins, Fabíola, Roberta e Naiane.
Centrais – Fabiana, Thaísa, Juciely, Carol e Adenizia.
Opostas – Sheilla, Tandara e Monique.
Ponteiras – Natália, Fernanda Garay, Jaqueline, Gabi e Mari Paraíba.
Líberos – Camila Brait e Léia.

Por Estadão Conteúdo Foto: Reprodução/Internet

Equipe do RN comemora título da 1ª divisão da Taça Brasil de Futsal

Cruzeiro/Nossa Terra Taça Brasil Futsal (Foto: Leandro Sanches/PMA)

O Rio Grande do Norte é mais uma vez campeão da primeira divisão da Taça Brasil de Futsal. O Cruzeiro/Nossa Terra conquistou o título ao bater o Casa de España/Botafogo, do Rio de Janeiro, no último domingo, em Ananindeua, no Pará. A vitória por 6 a 5 na decisão só veio na prorrogação, de virada. O time potiguar chegou a estar perdendo por 2 a 0 e conseguiu o empate por 3 a 3 no tempo regulamentar. Os gols do triunfo foram marcados por Betinho (4), Marquinhos e Diego. Com o resultado, o RN garantiu vaga na Divisão Especial do torneio em 2017.


RELEMBRE

Em campanha invicta, o Cruzeiro venceu quatro jogos e empatou um, justamente contra o Casa de España, no duelo de estreia das equipes na Taça Brasil. A equipe potiguar também tem como destaques Sabará, Rogério, Walber e Cleudisson.

Campanha do Cruzeiro/Nossa Terra
1ª Rodada
Cruzeiro/Nossa Terra 2 x 2 Casa de España/Botafogo (RJ)

2ª Rodada
Paysandu (PA) 1 x 3 Cruzeiro/Nossa Terra

3ª Rodada
Panelinha (MT) 2 x 8 Cruzeiro/Nossa Terra

Semifinais
Cruzeiro/Nossa Terra 5 x 4 Parma (PI)

Decisão
Cruzeiro/Nossa Terra 6 x 5 Casa de España/Botafogo (RJ)

Fonte GE RN Foto: Leandro Sanches/PMA

Confira a artilharia do Campeonato Potiguar 2016

Resultado de imagem para fotos do campeonato potiguar 2016

Os três gols marcados na rodada do fim de semana colocaram Nando na artilharia isolada do Campeonato Potiguar 2016. Ao todo, o atacante do ABC marcou nove vezes na competição local.

O que chama a atenção no camisa 9 abecedista é que sozinho, ele marcou mais gols do que os seus companheiros de equipe, que foram às redes cinco vezes.

Na segunda posição está o atacante do Globo, Vavá Metralha, que marcou seis vezes. Em seguida, uma surpresa: o zagueiro Gilmar, do ASSU, com cinco tentos. O atacante João Manoel, do Potiguar, também tem cinco gols.

Recém-contratado pelo América, o atacante Lúcio Curió balançou as redes quatro vezes em quatro jogos e está na terceira posição. Ao lado dele, estão seus companheiros Rômulo e Thiago Potiguar, além de Romarinho, do Globo.

Confira a artilharia completa:
9 gols
Nando (ABC)

6 gols
Vavá (Globo)

5 gols
Gilmar (ASSU)
João Manoel (Potiguar)

4 gols
Lúcio Curió (América)
Rômulo (América)
Thiago Potiguar (América)
Romarinho (Globo)
Tiago Sousa (ASSU)

3 gols
Mateusinho (América)
Carlos Alberto (Potiguar)
Dalberto (Alecrim)
Romário (Baraúnas)
Robert (Baraúnas)
Paulinho (ASSU)

2 gols
Cascata (América)
Gustavo (América)
Bruno Gaúcho (Potiguar)
Anselmo (Potiguar)
Radames (Potiguar)
Renatinho Potiguar (Globo)
Doda (Alecrim)
Erisson (Alecrim)
Fabinho Cambalhota (Baraúnas)
Santa Cruz (Palmeira)
Guilherme (Palmeira)
Romário (Palmeira)

1 gol
Zaquel (ABC)
Alvinho (ABC)
Jones (ABC)
Alemão (ABC)
Gabriel (ABC)
Flávio Boaventura (América)
Brendo (América)
Maracás (América)
Reis (América)
Gabriel (América)
Luiz Eduardo (América)
Cazumba (América)
Jefferson (América)
Arez (Alecrim)
Felipe (Alecrim)
Geilson (Alecrim)
Cleiton (Alecrim)
Vasconcelos (ASSU)
Romeu (ASSU)
Marcelo (ASSU)
Leo Silva (ASSU)
Jair (ASSU)
Charleson (Baraúnas)
Nildo (Baraúnas)
Victor (Baraúnas)
Cláudio (Baraúnas)
Renatinho Carioca (Globo)
Geovane (Globo)
Eduardo (Globo)
Cosme (Globo)
Pablo Oliveira (Globo)
Dênis (Globo)
Tiago Bispo (Palmeira)
Jonatas (Palmeira)
Moisés (Palmeira)
Binha (Palmeira)
Caça-Rato (Palmeira)
Ramon (Potiguar)
Jozicley (Potiguar)
Gilkley (Potiguar)

Contra
Gabriel (ABC – a favor do Globo): 1
Douglas (Alecrim – a favor do Baraúnas): 1
Rafael (Palmeira – a favor do Alecrim): 1

Por Heilysmar Lima

Confrontos diretos nas últimas rodadas decidem finalistas do Potiguar

Campeonato Potiguar classificação geral (Foto: Editoria de Arte)

As duas últimas rodadas do segundo turno do Campeonato Potiguar reservam muitas emoções. Quatro equipes brigam para chegar à final e o curioso é a existência de confrontos diretos. Líder com 11 pontos, o Potiguar de Mossoró é o único que só depende das próprias forças para ir à decisão e encara ABC e Alecrim, segundo e terceiro colocados, com 10 pontos. O Assu, que tem oito pontos e corre por fora nesta disputa, enfrenta os mesmos adversários do Alvirrubro mossoroense e pode definir o destino de todos os envolvidos.

Na classificação geral, o Potiguar continua na ponta, com 25 pontos (veja quadro ao lado), e está 99% garantido na Série D. Matematicamente, ainda precisa de um ponto. Globo FC e Assu também aparecem bem nesta corrida.

O Potiguar só perde uma das vagas do Rio Grande do Norte para o Campeonato Brasileiro com uma combinação complicada: o time do técnico Bira Lopes teria que perder os dois últimos jogos no returno; o título estadual teria que ficar com Alecrim ou Assu; e o Globo teria que ganhar as duas partidas que fará. Com esta possibilidade, o Globo entraria pela classificação geral, com 26 pontos, e a primeira vaga, como diz o regulamento, seria do campeão estadual.

Quanto à decisão do returno, o Potiguar carimba o passaporte com uma vitória sobre o Alecrim, independentemente dos outros resultados - chegaria a 14 pontos, sem poder ser alcançado pelo terceiro lugar. De quebra, alcançaria 28 pontos nos dois turnos e, caso vença o returno, teria a vantagem de fazer o segundo jogo da decisão contra o América-RN - campeão da Copa Cidade do Natal - no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Confira abaixo os jogos que têm importância nas últimas rodadas:
6ª rodada
Assu x ABC
Potiguar x Alecrim
América-RN x Globo FC

7ª rodada
ABC x Potiguar
Globo FC x Palmeira-RN
Alecrim x Assu

Fonte GE Natal Foto: Editoria de Arte

Nando marcou quase metade dos gols do ABC na temporada

Gol de Nando - ABC x Baraúnas Frasqueirão Campeonato Potiguar (Foto: Andrei Torres/ABC FC/Divulgação)

O atacante Nando vem mostrando porque é o dono da camisa 9 no ataque do ABC. Com 10 gols, o jogador é responsável por 45,4% dos tentos da equipe, que tem 22 bolas nas redes na temporada 2016.

Com os três gols marcados no fim de semana sobre o Baraúnas, Nando se isolou na artilharia do Campeonato Potiguar. Ao todo, são nove tentos na competição local.

O segundo goleador do Alvinegro tem menos de um terço dos gols do camisa 9. Com três tentos, o volante Márcio Passos ocupa a vice-artilharia. Em seguida, vêm Alvinho e Alemão – que não faz mais parte do elenco – com dois.

Os outros gols do ABC foram anotados pelos volantes Zaquel e Naldinho, pelos atacantes Jean Theodoro e Jones, além do zagueiro Gabriel.

Por Heilysmar Lima Foto: Andrei Torres/ABC FC

Técnico do Globo FC trata duelo com Bahia na Copa do Brasil como vitrine

Luizinho Lopes - técnico do Globo FC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

O Globo FC volta a enfrentar o Bahia pela Copa do Brasil nesta quarta-feira.O empate em 0 a 0 no jogo de ida, em Ceará-Mirim, dá ao time potiguar a possibilidade de avançar com uma vitória simples ou empate com gols. Sob o comando de Luizinho Lopes, a Águia disputa pela primeira vez a competição e busca a vaga na segunda fase. A chance de fazer história em seu segundo jogo como treinador de uma equipe profissional anima Luizinho.

- É um momento importantíssimo. É uma oportunidade para todo mundo: para o Globo como clube, para os atletas, eu como treinador também me incluo. Seria a cereja do bolo na nossa temporada. E a Copa do Brasil propicia alguns momentos de surpresa. Nada impede de sairmos classificados da Fonte Nova. Estamos muito confiantes em fazer um grande jogo - comenta.

Adepto do futebol ofensivo, o técnico explica que pode fugir um pouco da sua preferência por conta dos resultados que favorecem sua equipe, de acordo com o regulamento da Copa do Brasil.

- O futebol vistoso e ofensivo me atrai mais, mas como treinador tenho que buscar o equilíbrio. Eu quero uma equipe equilibrada. Cada jogo é um jogo. Cada competição é uma competição. Vou jogar fora de casa. Tem alguns que, dependendo do momento da partida, vamos atuar de uma maneira diferente. Vamos tentar jogar organizado e buscar o ataque nos momentos oportunos - declara.

O treinador conta com a volta de Renatinho Potiguar para este jogo. O experiente meia, que também é capitão da equipe, ficou fora do primeiro confronto contra o Tricolor por conta de uma lesão. Apesar de não adiantar a escalação da equipe, Luizinho afirma que pretende manter a mesma equipe que venceu o Alecrim no último sábado.

- Ainda estamos analisando alguns vídeos do Bahia, estudando o adversário e vamos colocar uma equipe que dê o equilíbrio que a gente precisa para o perfil da partida. Como nós estamos com a equipe completa, possivelmente daremos sequência - confirma.

Por GE Ceará Mirim Foto: Carlos Cruz

Mossoroense Adalgiso Pitbull põe Campinense nas semifinais da Copa do Nordeste

Adalgiso Pitbull saiu do banco de reservas para dar a classificação ao Campinense (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Um gol do atacante Adalgiso Pitbull, aos 35 minutos do segundo tempo, contra o Salgueiro-PE, deu a classificação ao Campinense para uma das semifinais da Copa do Nordeste 2016.

A partida, jogo da volta das quartas-de-final da competição, foi disputada na noite deste domingo (3), no estádio Amigão, em Campina Grande-PB. No primeiro confronto, em Salgueiro-PE, o Campinense venceu por 2×0.

No jogo deste domingo, o Salgueiro vencia por 2×0 e levava a disputa para as cobranças de pênalti, quando o técnico Francisco Diá, do Campinense, colocou em campo o mossoroense Adalgiso Pitbull, uma espécie de reserva de luxo da Raposa.

Predestinado, Pitbull não demorou para marcar seu nome no jogo. Em jogada individual, bem ao seu estilo, dividiu com dois zagueiros e bateu cruzado. A bola passou por baixo do goleiro Mondragon e entrou mansa no gol. Final, Campinense 1×2 Salgueiro.

No placar agregado, o confronto acabou em 3×2 para o Campinense. Na semifinal, o time paraibano pega o Sport-PE. Na outra semifinal, duelam Santa Cruz e Bahia.

Com a classificação, Adalgiso Pitbull acabou vencendo uma batalha particular com o amigo Paulinho Mossoró, meia do Salgueiro. Ambos atuaram juntos no Baraúnas, na campanha de ascensão para Série C, em 2012.

Resultados das quartas-de-final
Ceará 0x1 Santa Cruz (ida Santa Cruz 2×1)
Bahia 1×1 Fortaleza (ida Bahia 2×1)
Campinense 1×2 Salgueiro (ida Campinense 2×0)

Fábio Oliveira/F9.net.br Foto: Silas Batista

Bahia, Santa Cruz e Campinense avançam no sufoco à semifinal da Copa do Nordeste


Depois do Sport, mais três times garantiram vagas na semifinais da Copa do Nordeste neste domingo. O Bahia ficou no empate com o Fortaleza e vai enfrentar o Santa Cruz, que venceu, por coincidência, o Ceará fora de casa. No outro duelo por vaga na decisão, o Sport terá pela frente o Campinense, que bateu o Salgueiro em Campina Grande (PB).

O Bahia entrou em campo com a vantagem do empate por ter vencido na Arena Castelão, em Fortaleza, por 2 a 1 e levou um susto logo aos 20 minutos, quando Eduardo abriu o placar para o Fortaleza. Precisando de mais um gol, o time cearense se lançou ao ataque e levou um balde água fria aos 39 da segunda etapa. Juninho, que já havia marcado dois gols na partida de ida, acertou um lindo chute no ângulo e fez a festa da torcida presente na Arena Fonte Nova, em Salvador. Tudo igual e vaga dos baianos.

Na Arena Castelão, o Santa Cruz também jogava com a vantagem do empate, pois venceu por 2 a 1 no Recife. O Ceará precisava vencer pelo placar mínimo, já que havia marcado um gol fora de casa, mas Wallyson, aos 41 minutos, garantiu o gol da classificação pernambucana.

Debaixo de chuva no estádio Amigão, em Campina Grande, o Campinense perdeu para o Salgueiro por 2 a 1, mas ainda assim deixou o gramado comemorando. Isso porque venceu o primeiro jogo por 2 a 0, em Pernambuco, e garantiu uma vaga na semifinal da competição contra o Sport.

Mesmo jogando melhor, o time da casa pecava muito nas finalizações e pouco a pouco foi perdendo o controle do confronto. Tanto que, aos 44 minutos do primeiro tempo, o meia Paulinho Mossoró cobrou escanteio e viu o zagueiro Negretti afastar mal. No rebote, Ranieri chutou e Anderson Lessa desviou para o fundo das redes, no último lance da primeira etapa.

Com o placar inaugurado, a pressão em cima do Campinense só aumentou dentro de campo. Até que, aos 29 minutos, Piauí invadiu a grande área em velocidade e bateu na saída do goleiro Glédson, colocando de vez fogo no confronto. Mas, aos 35, Adalgisio Pitbull deixou o banco de reservas para receber dentro da grande área e bater firme para as redes.

O gol do time da casa tirou a felicidade do Salgueiro, mas não mudou o sonho. Isso porque, como o gol fora de casa é critério de desempate, os visitantes precisavam apenas de uma bola na rede para garantir uma vaga nas semifinais. Ainda assim, o Campinense jogou toda atrás da linha da bola e, mesmo com a derrota, comemorou a classificação.

Confira os resultados da rodada de volta das quartas de final da Copa do Nordeste:
Sábado
Sport-PE 1 x 0 CRB-AL (1 x 2)

Domingo
Ceará-CE 0 x 1 Santa Cruz-PE (1 x 2)
Bahia-BA 1 x 1 Fortaleza-CE (2 x 1)
Campinense-PB 1 x 2 Salgueiro-PE (2 x 0)

Por Estadão Conteúdo