quarta-feira, 19 de junho de 2013

UFRN obtém bom êxito com apoio ao esporte

A diretora da divisão de atividades desportivas da UFRN, Suzet Cabral , comemora os resultados dos projetos que vem sendo desenvolvidos pela instituição e que começam a apresentar os primeiros resultados. A universidade vem incentivando e apoiando as modalidades esportivas inclusive com bolsa atleta onde os beneficiados recebem até R$ 400,00 para treinar, competir e estudar com o compromisso de um bom aproveitamento. 

O projeto ainda está numa fase de avaliação, mas no próximo ano a tendência é que no próximo ano ele seja ampliado. Atualmente 10 alunos que praticam esportes individuais são atendidos pela bolsa. O foco agora é garantir recursos para atletas das modalidades de grupo.

“Em 2012 a UFRN foi a segunda colocada entre as Universidades Federais no ranking da Confederação Brasileira e a 9ª entre todas as Universidades do Brasil. Esse resultado comprova a importância do trabalho de incentivo ao esporte que vem sendo desenvolvido”, afirma Suzet Cabral.

Os destaques foram os excelentes resultados obtidos em modalidades como o karatê que, com 3 atletas da UFRN — Sttênio Almeida (Educação Física); José Lopes (Engenharia Mecânica) e Max Felipe (Direito), conquistou a medalha de ouro por equipe na categoria Open Adulto na cidade de Feira de Santana/BA no mês de maio.

Com o resultado, Sttênio Almeida, se classificou para o Mundial de Karatê, que foi realizado de 05 a 09 de junho na cidade de Bucareste – Romênia, onde ficou em terceiro lugar.

Fonte Tribuna do Norte

Ginásios públicos de Natal se encontram em estado de abandono


A situação de algumas praças esportivas públicas em Natal não é das melhores. Alguns ginásios se encontram em pleno esquecimento, como o Marcelo de Carvalho, conhecido como DED, em Candelária, e o Palácio dos Esportes, em Petrópolis.

O DED já presenciou momentos de alegria no esporte, mas hoje em dia o que se vê é o abandono e descaso das autoridades. O ginásio está se transformando em abrigo para moradores de rua. Hoje, pessoas estão utilizando o lugar às margens da avenida Prudente de Morais como moradia.

Para Clóvis Gomes, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, é comum encontrar esse tipo de situação em todo o estado.

- O Machadinho, antes de ser implodido para a Copa do Mundo, passou três anos interditado. O ginásio do Caic é uma pocilga, o DED está impraticável, e no interior também encontramos isso. Esse é o retrato do descaso do poder público com as praças do Rio Grande do Norte - afirmou Clóvis.

Outro palco do esporte potiguar que se encontra em estado de abandono é o Palácio de Esportes Djalma Maranhão, no bairro de Petrópolis. Fechado há mais de um ano, o ginásio está com a sua estrutura comprometida. Banheiros quebrados e goteiras são apenas alguns dos problemas.

Reformas
O poder público diz que estudos já estão sendo feitos para sanar os problemas. A administração do ginásio do DED é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, que espera reabrir a praça em 2014.


- Nós já temos o orçamento realizado pelo setor de Engenharia. Agora faremos a licitação, e a previsão é que em setembro iniciemos o serviço de recuperação da parte elétrica, hidráulica, piso da quadra e das arquibancadas, acessibilidade e da cobertura do ginásio, além da aquisição dos aparelhos necessários como traves, redes e tabelas de basquete - conta Joaquim Oliveira, secretário adjunto de Educação.

Já o Palácio de Esportes é de responsabilidade da Secretaria de Esportes do município. Segundo o secretário Luiz Eduardo Machado, há recursos do governo federal para a reforma, e que esforços serão feitos para que em dezembro o ginásio seja reinaugurado.

- Estamos aguardando uma verificação por parte da Caixa Econômica Federal, uma análise desse projeto. Como trata-se de recurso do Governo Federal através de convênio com a Caixa, e é preciso que a Caixa dê o aval dela. Iremos trocar todo o piso da quadra, será um piso olímpico, a parte de instalação hidráulica, instalação elétrica, iluminação, pintura geral. Será um novo Palácio dos Esportes, e mais moderno também para a população de Natal - disse o secretário.

Fonte Globo Esporte RN

Rodrigo Pimpão realiza testes antes de assinar com América-RN


O atacante Rodrigo Pimpão, novo reforço do América-RN para a Série B do Campeonato Brasileiro, já chegou a Natal e se apresentou ao alvirrubro. O jogador realizou testes físicos numa academia na zona Sul da capital potiguar, mas só deve assinar contrato com o clube na quarta-feira. Também nesta quarta ele será apresentado oficialmente à imprensa e aos companheiros de elenco, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Rodrigo Pimpão Vianna, ou simplesmente Rodrigo Pimpão, é paranaense de Curitiba e tem 25 anos. O atacante foi revelado pelo Paraná em 2007, e depois passou por clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Vasco, Ponte Preta e América-MG. Pelo alvinegro carioca, conquistou a Série B de 2009. Pimpão também atuou no Japão e na Coreia do Sul.

O América-RN só volta a campo no dia 2 de julho, quando encara o Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A partida é válida pela sétima rodada da Série B, e está marcada para as 21h. O Mecão é o penúltimo colocado do campeonato, com apenas três pontos ganhos.

Fonte Globo Esporte RN

Inscrições para os Jogos Escolares do RN se encerram nesta sexta


As inscrições para a fase regional da 41ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) serão encerradas nesta sexta-feira. As escolas interessadas devem preencher uma ficha cadastral no site da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e requisitar as modalidades que pretendem participar.

Segundo Gileno Souto, gestor da Codesp, existe a expectativa de um aumento no número de escolas participantes, que, segundo ele, mostra a tradição dos jogos escolares mais antigos do estado.

- Os Jerns mostram a cada ano a importância do esporte nas escolas. Por isso, devemos mostrar um trabalho bem feito, para que os alunos-atletas se sintam estimulados a participar da competição. Acreditamos que este ano teremos uma aumento no número de participantes, já que uma das ideias deste ano é interiorizar o evento - disse Gileno.

O calendário da competição passará por 13 municípios, com a fase final realizada entre os dias 18 a 28 de outubro, em Natal. Contudo, duas modalidades serão realizadas no interior do estado. O futebol de campo será na cidade de Santa Cruz. Já o futsal terá duas cidades-sede: Assu, para o masculino, e Lajes, para o feminino.

Os jogos já revelaram grandes nomes do esporte brasileiro, como a ex-atleta de voleibol Virna Dias, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney, e a ex-fundista Magnólia Figuerêdo, que disputou as Olimpíadas de Seul, em 1988.

- Temos vários atletas que se destacaram no esporte escolar e foram convidados a competir em outras cidades, defendendo clubes e até a Seleção Brasileira. Isso mostra a força do esporte escolar e por isso, queremos resgatar esse poder - planeja.

Calendário 'cheio'

As primeiras etapas regionais serão realizadas entre os dias 6 a 16 de julho, nas cidades de Santa Cruz e Apodi/Umarizal. As outras cidades que receberão os jogos são Macau, Pau dos Ferros, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Parnamirim, Assú, Nova Cruz, Mossoró e Natal, que também sediará a fase final. Esta etapa decisiva contará com a presença das escolas da Diretoria Regional de Educação, Cultura e educação (Dired) de Natal; das equipes de escolas classificadas em 1º lugar das regionais nas modalidades coletivas; das escolas classificadas em 1º e 2º lugares das regionais nas modalidades individuais; e do 1º lugar na regional Natal de futsal e futebol de campo.

Fonte Globo Esporte RN

ABC e América-RN disputam Copa do Brasil Sub-17 a partir de julho

ABC e América-RN serão os representantes do Rio Grande do Norte na primeira edição da Copa do Brasil Sub-17, que será disputada entre os dias 16 de julho e 31 de agosto. O torneio reúne os 20 times que participaram da Série A do Brasileirão em 2012 e os 12 primeiros colocados na Série B do mesmo ano.

O ABC será comandado pelo técnico Tostão, e se apresentou na última segunda-feira. O time, que foi campeão estadual da categoria, contratou alguns reforços do Palmeira de Goianinha, que foi o vice-campeão do torneio. O alvinegro estreia no dia 16, contra o Sport, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Já o América-RN também voltou aos treinos após o Campeonato Estadual da categoria, sob o comando do técnico Luizinho Lopes. O time estreia na Copa do Brasil contra o Vitória, também no dia 16, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

O regulamento do torneio é semelhante ao da Copa do Brasil, com o visitante tendo a vantagem de poder vencer por dois gols de diferença para eliminar o jogo da volta. Na primeira e segunda fases, a ordem do mando de campo é definida pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol. A partir da terceira fase, os confrontos serão definidos por sorteio. Todas as despesas serão custeadas pela CBF.

Fonte Globo Esporte RN

Natal recebe Copa Nordeste de Boxe Olímpico


Natal recebe, a partir desta quinta-feira(20), os melhores atletas de boxe olímpico do Nordeste. Cerca de 70 competidores, masculino e feminino, vão trocar golpes no CAIC de Lagoa Nova, na disputa da 1ª Copa Nordeste de Boxe Olímpico, que está sendo realizada pela Federação Potiguar e Confederação Brasileira da modalidade.

Cinco estados já confirmaram presença no torneio: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Pelos resultados que o Rio Grande do Norte vem conseguindo nas competições, pelo crescimento da modalidade no Estado e pela dedicação do presidente da federação, decidimos realizar essa primeira competição nordestina aqui em Natal, como uma forma de reconhecer esse esforço das pessoas daqui. Tenho certeza de que a disputa vai ser um sucesso”, afirmou o dirigente da confederação, Breno Pontes, que já está em Natal acertando os últimos detalhes da Copa Nordeste.


Pesagem
O primeiro dia da competição é na quinta-feira. No período da manhã, todos os atletas vão passar pela pesagem, para, na parte da tarde começar as lutas, que segue durante a sexta-feira e o sábado, quando serão conhecidos os campeões das categorias, 10 no masculino e três no feminino.

“Este ano é a primeira vez que a confederação realiza esses regionais por todo o País. Já fizemos o Centro-Oeste, em Cuiabá e o Norte, que aconteceu em Manaus. Natal vai ser a capital do Nordeste e no final do ano iremos realizar a Copa Sul-Sudeste, que vai acontecer no Rio Grande do Sul, provavelmente em Porto Alegre”, revelou Pontes.

A competição tem como objetivo dar uma maior competitividade aos atletas das regiões do Brasil, para que, quando eles forem participar dos campeonatos nacionais ou internacionais, estejam preparados. “Antes, nossos atletas só competiam entre eles, aqui no Rio Grande do Norte e dificilmente lutavam contra pugilistas de outros estados. Isso complicava quando saíamos para participar de competições a nível nacional, já que não conhecemos os atletas de fora”, relembra.

Fonte Tribuna do Norte

ABC se livra de trocar um time inteiro


A troca de nomes de comandante técnico de última hora, trazendo Waldemar Lemos para comandar o ABC, pode gerar algumas economias a diretoria, uma vez que Zé Teodoro, que desistiu de vir para o alvinegro para assumir o comando do Náutico, havia solicitado um time inteiro de reforços. Já o atual técnico, não fez qualquer tipo de exigência e pretende trabalhar o grupo que encontrou no clube, do qual conhece vários jogadores.

O vice-presidente de futebol abecedista Bira Marques revelou essa pedida de Teodoro ontem, em entrevista a Rádio Globo Natal, quando disse que devem chegar no máximo cinco novos reforços.

“Zé Teodoro havia nos pedido a contratação de 11 novos atletas, mas não passava pela nossa cabeça contratar tanto. Acredito que precisamos de um ou dois jogadores para o meio-campo, mais um zagueiro e um atacante de velocidade”, afirmou o dirigente.

Com relação a Toni e Erick Flores, reforços cujos dirigentes pretendem apresentar hoje, o treinador avaliou bem a dupla, ele disse que já teve a oportunidade de trabalhar com Toni e que o atleta vai ajudar muito o ABC, a exemplo de Erick Flores, com quem ainda não trabalhou, porém conhece a qualidade do jogador.

Thiaguinho e Flávio Boaventura já estão de volta aos treinos. “Felizmente estou recuperado da lesão que tive. Uma lesão chata no adutor, que me deixou fora desse início de campeonato, e agora estou voltando com força total, motivado, para poder estrear no Campeonato Brasileiro e buscar ajudar a equipe a sair dessa zona que nos incomoda”, disse o lateral Thiaguinho.
Fonte Tribuna do Norte

Sem incentivo, atletas do RN deixam Estado


Alguns bons valores do Jiu-jitsu do Rio Grande do Norte, por falta de incentivo, estão deixando o estado atrás de melhores condições de treinamento. Apesar de ter academias, professores e atletas com reconhecimento mundial, falta aos potiguares um projeto de esporte e patrocinadores para evitar o êxodo cada vez maior de seus representantes. Esse é o pensamento de Gustavo Argemiro ou Gustavo Oséas, como é mais conhecido no meio. 


O atleta oriundo de Natal, cidade onde nasceu e iniciou os primeiros golpes no tatame, hoje está morando em Manaus e reconhece que as autoridades manauaras têm muito mais atenção com os atletas das modalidades de luta que os políticos potiguares.

“E Manaus o governador concede bolsa atleta para os lutadores de todas as modalidades e que estejam bem ranqueados. A bolsa é de R$ 1.400,00 mais algumas premiações que dependem do resultado que cada um conquista e que podem quase duplicar essa verba”, explicou.

Gustavo Argemiro, faixa azul e que luta na categoria até 76 Kg, venceu o Campeonato Sul-americano, a Copa Pan-americana e foi terceiro colocado no último Brasileiro que disputou, disse que ficou surpreso com o apoio que os atletas do Amazonas recebem. “Para disputar o Sul-americano realizado em Manaus, só foi possível por que eu rifei uma câmera digital que um amigo me deu. Graças a Deus consegui levantar recursos suficientes para fazer essa viagem”, lembra o lutador que reside em Manaus há três meses.

Ele treina pela academia Nova União e seguiu para o Amazonas a convite do amigo Arlisson Melo. “Arlisson juntamente com Jair Loureço, daqui de Natal, são uns pais para mim. Apesar de reconhecer que o nível do Jiu-Jitsu aqui é bem mais forte, não penso mais em voltar para Natal”, ressalta.


Fonte Tribuna do Norte