quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vem aí o 10º Jogos Inter Municipais do Seridó!


Será realizada de 13 a 22 de Dezembro na cidade de Acari-RN o 10º Jogos Inter Municipais do Seridó, denominada Taça Jorge Guimarães, que segundo informações chegadas ao nosso Blog, o campeonato terá as categorias Futsal Adulto e Master ambos masculinos. Os contatos começarão a ser mantidos com as cidades de Currais Novos, Parelhas, Carnaúbas dos Dantas, Cruzeta, São José, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Santana do Seridó, Florânia, São Vicente e outras além de Acari que serão os anfitriões. O evento promete ser grandioso e chega para ficar tendo em vista valorizar o esporte da Região do Seridó. 

A primeira reunião será realizada dia 25 de Novembro, segunda feira próxima ás 09h da manhã na Secretaria de Esporte de Acari-RN, que fica localizada em frente aos Correios ao lado da BR 427. O certame já começa com o pé direito, por que além da valorização da prata da casa Atletas), também tem um cunho solidário, pois 30% da renda dos jogos serão destinadas ao Abrigo dos Idosos de Acari. 

A competição será promovida pela Secretaria de Esportes do Município Acariense Secretário Filipe Balá e contando com a parceria da Secretaria de Esporte de Currais Novos a frente Afrânio Aurélio.

Por Jarbas Fonsêca

Visita de representantes da CBF não tem intuito de veto ao Nogueirão


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou dois engenheiros para realizar uma vistoria no estádio Nogueirão nesta terça-feira (12). Os representantes da CBF, Paulo Romano e Osmar Delboni, se reuniram com dirigentes de Potiguar, Baraúnas e Liga Desportiva Mossoroense (LDM), antes de iniciarem a vistoria no estádio. Eles tranquilizaram os diretores quanto à possibilidade de veto da praça esportiva.

Os engenheiros eram recomendados pela CBF a não falarem com a imprensa, mas os jornalistas estiveram presentes ao encontro inicial e presenciaram a primeira conversa. Romano relatou aos presentes que se trata de uma visita de rotina, em que a CBF envia representantes para avaliar as condições do estádio e da cidade, antes de iniciar qualquer competição oficial da Confederação.

“O nosso intuito não é falar em veto. A CBF quer que os jogos aconteçam. Mas vistoriamos o estádio e a cidade, para saber como esse local pode receber uma competição oficial”, disse Paulo Romano aos dirigentes.

Rubem Neto, representante da Federação Norte-riograndense de Futebol na vistoria, afirmou que o relatório demora algumas semanas para ser enviado. Ele relatou que os engenheiros questionaram sobre a qualidade dos hotéis da cidade, as vias de acesso e as opções de transporte para a cidade.

Por Carlos Guerra Júnior via Jornal de Fato

ABC encara Avaí-SC para garantir permanência na Série B e quebrar novo tabu


A penúltima rodada da Série B terá uma das mais importantes partidas da história do ABC. O time potiguar precisa de uma vitória para anular de vez qualquer risco de rebaixamento para a Terceirona. Ciente da missão, a equipe de Roberto Fernandes precisa quebrar um novo tabu: vencer o Avaí-SC em uma competição oficial. O jogo válido pela 37ª rodada está marcado para as 16h20 (horário de Natal) do sábado (23), no Estádio Frasqueirão.

As duas equipes já se enfrentaram seis vezes, todas elas pela segunda divisão. O Leão da Ilha venceu em quatro oportunidades e empatou outras duas. No primeiro encontro na competição deste ano, os catarinenses venceram por 2 a 0 com dois gols do meia Cleber Santana, ainda pela 18ª rodada.

Diante deste cenário, o ABC vem embalado para receber a “Azurra”. Na sexta-feira (15), o Alvinegro já havia quebrado um tabu ao golear o ASA-AL por 4 a 1, resultado que acabou decretando o rebaixamento do time alagoano. A partida também marcou a primeira vitória do time potiguar sobre os alagoanos.

Para cumprir o objetivo e quebrar o novo tabu, o técnico Roberto Fernandes fala em “dia do fico” e destaca a importância de não deixar para decidir o futuro na competição apenas na última rodada.

“Dia do fico? Se Deus quiser! Todo o nosso trabalho vai ser voltado para isso aí. É muito simples. Basta ver quantas vitórias o ABC tem no campeonato. Quantas foram no Frasqueirão e quantas foram fora. O América-MG pode chegar vivo na última rodada e você precisar de ponto contra o time que está brigando pelo acesso, onde sabe que na última rodada, e no futebol você já viu muita coisa. Eu nem cogito essa possibilidade”, disse o treinador.

Por Miguel Medeiros via Portal no Ar

Dirigentes do Potiguar anunciam fim do primeiro ciclo de contratações


Depois de anunciar a apresentação oficial do elenco para a próxima semana, a partir do dia 26, com a realização de exames médicos e avaliação física, a diretoria do Potiguar tomou mais uma decisão. De acordo com o presidente do clube, Jorge do Rosário, temporariamente o período de contratações foi concluído.

Isso significa, em tese, que o elenco para 2014 foi fechado, mas o próprio dirigente já tratou de antecipar que de acordo com as necessidades, outros nomes poderão reforçar o Potiguar. Vai depender da apresentação e o início dos trabalhos quando a comissão técnica terá a oportunidade de melhor avaliar o grupo.

A partir daí o trabalho já estará sob o comando do treinador Arnaldo Lira e do preparador físico Pedro Emídio, o "Professor Netinho", que retorna a sua cidade e ao futebol mossoroense. Os dois dirão, após realizadas todas as observações, em conjunto com o departamento médico, em que condições chegaram os atletas.

Por Jornal o Mossoroense

A tecnologia no futebol, o que você acha?


A tecnologia está aí. Não há como fugir, ou não usufruir dela. No futebol, especialmente no Brasil, sempre que o tema é uso de equipamentos eletrônicos, acabamos caminhando para alterações nas regras do jogo. Embora a princípio não goste da ideia, entendo que a discussão se fecha em algo menor. Lendo, pesquisando, fazendo cursos, percebo que em alguns lugares do mundo, a tecnologia está mais do que inserida no mundo da bola.

O Barcelona, sempre um exemplo a ser colocado, está mudando a maneira de jogar, muito pelo uso tecnológico. Há no clube um departamento de estratégias táticas. Nada pequeno. São 21 profissionais envolvidos, usando o que há de mais moderno na tentativa de entender o jogo. Cada momento de sucesso ou fracasso é esmiuçado por sistemas de computadores, procurando explicar o que aconteceu. Isso passa pela movimentação dos jogadores, com o uso de gps, as distâncias percorridas, os erros e acertos de passes, o tempo de retomada de bola e a retenção, pecado mortal na filosofia da equipe, que cada craque tem a cada partida.

Os adversários, prioritariamente que vencem o Barça, são analisados em minúcias e os relatórios passados às comissões técnicas. Depois de derrotas para Inter de Milão, Chelsea, Bayern de Munique e a aproximação do Real Madrid de Mourinho, ficou claro que o modelo tático precisaria ser repensado. E aí está Tata Martino com uma equipe mais veloz, sem tanta preocupação com a posse de bola e que até, em alguns momentos, ousa nas bolas longas e dá, se interessante for, espaços para tirar o adversário do sistema defensivo. Isso foi alterado com base em conclusões bem científicas.

Com o uso de computadores de ponta e softs moderníssimos. A tecnologia está dentro do futebol como nunca esteve antes. Acho bem mais importante do que um chip, que de 10 em 10 anos vai avisar se a bola entrou ou não, depois que bateu na trave, num chute forte de longa distância.

Por Flávio Prado via no Mundo da Bola

Recuperado de cirurgia, volante do América sonha com retorno aos gramados


Xodó da torcida americana, o volante Ricardo Baiano não quer mais perder tempo e sonha em voltar a jogar ainda nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Com São Caetano-SP e Oeste-SP como adversários do time rubro na rodada final, o jogador quer retomar os passos no futebol após quase dois meses afastado devido a cirurgia.

O jogador foi submetido ao procedimento no joelho direito no dia 24 de setembro deste ano. Recuperado e liberado pelo departamento médico do clube, o atleta treina normalmente com bola e vive a expectativa de voltar, ao menos, a ser relacionado pelo técnico Leandro Sena.

“Estou muito feliz em retornar às atividades normais. Graças a Deus, estou curado e espero não voltar nunca mais para aquele DM”, brinca Ricardo Baiano em entrevista ao blog oficial do clube. O jogador fez ainda questão de agradecer aos médicos responsáveis pela sua recuperação.

“Quero agradecer ao Márcio (Rêgo), um excelente profissional, que fez uma cirurgia bacana. Não só a ele, como ao Maeterlinck, ao Marcos, ao Marcelo e aos fisioterapeutas Leandro e Diego, que estão sempre presentes e cobrando bastante pra que a gente viesse a se recuperar rapidamente

Baiano não veste a camisa alvirrubra desde o dia 3 de setembro, quando o América enfrentou o Oeste-SP, em Itápolis-SP, há quase dois meses. E apesar de não poder entrar em campo, o atleta esteve presente nos vestiários antes das partidas e nas arquibancadas para dar apoio aos companheiros dentro das quatro linhas.

“Estou feliz e venho me sentindo bem. Espero poder ajudar o América nessas partidas finais aí. Se não for jogando, vamos estar ali dando uma força da forma que for. Estamos juntos, o grupo está unido e é isso que prevalece. O importante, nesse momento, é ajudarmos uns aos outros”, conclui.

Fonte Portal no Ar Foto Wellington Rocha

Principal jogador do Baraúnas na temporada, Érico aguarda definição


Com o início de fase de acertos e divulgação dos primeiros nomes contratados para a temporada 2014 no Baraúnas, aumentaram as especulações em torno de uma possível renovação de contrato do goleiro Érico. Principal nome do time na temporada, tanto no Campeonato Estadual como no Brasileirão da Série C, o jogador até o fechamento desta edição ainda não tinha sua situação definida.

Pelas informações sobre o assunto, dentro do próprio clube, existe interesse de ambas as partes em favor do entendimento, mas duas semanas já se passaram desde o início das negociações, e nada foi oficialmente definido. Como tem residência fixa em Mossoró, o goleiro fica no aguardo por uma posição do tricolor, enquanto estuda também outras propostas, embora a preferência seja por permanecer em sua cidade.

Sobre as negociações com o meia Vaninho, campeão 2013 pelo Potiguar no Campeonato Estadual, o quadro segue o mesmo. Existe um acordo verbal, porém vai depender se o jogador não conseguir algo melhor. No momento, pelo que contam, ele estaria aguardando uma proposta do futebol da Austrália.

Por Jornal o Mossoroense

Copa 2014: Com Uruguai, Copa conhece os 32 países participantes


A esperada classificação do Uruguai definiu, nesta quarta-feira, a composição dos 32 países participantes da Copa do Mundo de 2014. Os torcedores no Brasil terão uma enorme possibilidade de assistir a um dos melhores Mundiais da história - esta será a 20.ª edição. Isso porque nenhuma grande zebra aconteceu nas Eliminatórias pelas seis confederações e pela primeira vez serão oito campeões na disputa - além da seleção brasileira e dos uruguaios, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina.

A grande expectativa, agora, fica por conta do sorteio dos grupos, que acontecerá no próximo dia 6, em um complexo hoteleiro da Costa do Sauipe, no litoral da Bahia. Neste evento serão definidas as oito chaves da Copa, com boas chances de alguns temidos "grupos da morte". O primeiro jogo do Mundial será o do Brasil, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final, em 13 de julho, ocorrerá no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Últimas 11 vagas
Neste mês de novembro, as últimas 11 vagas foram definidas com muita emoção. Especialmente nas Eliminatórias da Europa e da África. No Velho Continente, os quatro duelos de repescagem tiraram o fôlego dos torcedores, que presenciaram a superação da França para reverter uma desvantagem para a Ucrânia e o grande futebol do português Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madrid comandou o seu país à classificação com uma atuação de gala contra a Suécia de Ibrahimovic, em Estocolmo, em que marcou três gols.

Já na África, as classificadas são as mesmas que garantiram vaga à Copa do Mundo de 2010 - a exceção é a África do Sul, que foi o país-sede do último Mundial. Nigéria, Gana e Camarões passaram sem sustos. O mesmo não se pode dizer da Costa do Marfim, contra Senegal, e especialmente da Argélia, que precisou de um gol marcado na base da garra para eliminar Burkina Fasso.

A primeira seleção a se classificar, ainda em junho, foi o Japão. Com brilhante campanha nas Eliminatórias da Ásia, os japoneses depois tiveram a companhia de Austrália, Coreia do Sul e Irã. Na Europa, os primeiros garantidos saíram apenas em setembro, quando Itália, Holanda e Suíça obtiveram a classificação com três rodadas de antecipação. Depois, em outubro, foram as vezes de outros seis países - Espanha, Alemanha, Rússia, Bélgica, Inglaterra e a Bósnia-Herzegovina, a única estreante em Mundiais no Brasil.

Nas Américas
Na América do Sul, a favoritaArgentina conseguiu a vaga primeiro, em setembro, e no mês seguinte vieram as classificações de Colômbia (de volta de 2002),Equador e Chile, jogando oUruguai para uma repescagem contra a Jordânia. O Paraguai, que jogou as últimas quatro edições da Copa, ficou de fora.

Por fim, nas Américas do Norte e Central e Caribe, outubro foi de enormes emoções. Costa Rica e Estados Unidos haviam se classificado sem sustos um mês antes. Honduras precisou de pontos nas duas últimas rodadas para ter a terceira vaga direta. Quem passou por apuros mesmo foi o México, que precisou de uma ajuda dos rivais norte-americanos para avançar à repescagem contra a Nova Zelândia, vencedora da Oceania, na qual conseguiram um lugar no Mundial desta vez sem problemas.

Fonte Agência Estado

Primeira fase do Estadual começa dia 12 de janeiro e terá dois grupos


Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira 12, o presidente da Federação Norte Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, fez a apresentação prévia do Campeonato Estadual de 2014.

O início da competição está previsto para o dia 12 de janeiro, com a primeira fase do campeonato denominado de Copa FNF. Esta fase será dividida em dois grupos de quatro equipes cada.

No grupo da região metropolitana estarão ABC, Palmeira, Globo e Alecrim. Já no grupo do interior os clubes são o Baraúnas, Santa Cruz, Corintians e Assu. Esta fase terminará no dia 5 de fevereiro quando será conhecido o campeão desta fase preliminar e o time rebaixado para a temporada 2015.

Pelo regulamento as equipes se enfrentam dentro do grupo em seis jogos cada. Os primeiros colocados de cada grupo se enfrentam e o campeão garantirá presença na Copa do Brasil de 2015. Os últimos colocados dos grupos A e B farão dois jogos e o perdedor estará rebaixado para o campeonato de 2015.

Em contato com o representante do Baraúnas que esteve presente a entrevista coletiva, Zezinho Mossoró, indagado sobre a fórmula do campeonato ele disse que vai conversar com a diretoria ainda para depois o clube ter um posicionamento sobre a fórmula e o regulamento do campeonato para o próximo ano.

Sobre a tabela, Zezinho explicou que nos próximos dias serão conhecidos os dias e horários dos confrontos desta primeira fase.

A segunda fase do campeonato terá os três primeiros de cada grupo mais Potiguar e América, que por disputarem a Copa do Nordeste, só entram nesta fase da competição sendo dividida em dois turnos.

Por Edinaldo Moreno via Jornal de Fato