sábado, 13 de junho de 2015

Copa do Mundo Feminina: Marta pode alcançar maior recorde do futebol diante da Espanha


Depois de vencer a Coreia do Sul em sua estreia pela fase de grupos da Copa do Mundo, o Brasil terá a Espanha como próxima adversária no Mundial. A partida, que será realizada neste sábado, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico de Montreal, pode marcar mais um recorde de Marta com a camisa da Seleção. A atacante se tornou a maior goleadora das Copas femininas ao marcar o 15º gol no torneio e está a um tento de se igualar ao alemão Miroslav Klose, maior artilheiro na modalidade masculina.

Até a Copa do Mundo de 2014, Ronaldo Fenômeno era o maior goleador da história da competição, com 15 gols, sendo ultrapassado por Klose na fatídica goleada sobre o Brasil por 7 a 1. Na primeira partida da Seleção feminina no Mundial do Canadá, Marta igualou a marca do jogador brasileiro após fazer um gol de pênalti contra a Coreia do Sul. Agora, diante da Espanha, pode ficar na igualdade ou mesmo ultrapassar o alemão em número de gols marcados caso balance as redes novamente.

Para conquistar a vitória, o Brasil precisará de muita concentração. A seleção rival é vista como uma das mais fortes do Grupo E, principalmente pelo estilo de jogo apresentado. No entanto, a Seleção tem uma vantagem diante das adversárias. Caso saia vencedora do confronto, conseguirá a vaga antecipada para as oitavas, já que a Espanha empatou com a Costa Rica por 1 a 1 em seu primeiro jogo.

“O nosso objetivo é vencer o segundo jogo para nos classificarmos antecipadamente e a Espanha precisa vencer para avançar de fase. Será um confronto emocionante”, comentou a volante Thaisa Moreno.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Nicholas Kamm/AFP

Seleção desembarca no Chile e é ovacionada por cerca de mil pessoas


A Seleção Brasileira já está no Chile para a disputa da Copa América. Na noite desta sexta-feira 12, a delegação canarinha desembarcou em solo chileno e foi recepcionada por cerca de mil pessoas no hotel onde ficará hospedada em Temuco, cidade na qual a equipe de Dunga faz sua estreia na competição neste domingo, diante do Peru.

O intenso frio (4°C) não foi suficiente para espantar os fãs da Seleção, dentre eles muitos chilenos e fãs do ovacionado Neymar. Dentre os presentes na chegada brasileira, estava o prefeito de Temuco, Miguel Becker, que curiosamente é filho de Germán Becker, político que dá nome ao estádio onde a Seleção atuará na noite de domingo.

A Seleção segue em concentração até o final da tarde deste sábado 13, quando fará o reconhecimento do gramado onde enfrenta os peruanos a partir das 18h30 (de Brasília). No Chile, a seleção canarinha busca seu nono título de Copa América.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Rodrigo Buendia

Bolsa-Atleta é sancionado e autora do projeto defende previsão orçamentária

Governador Robinson Faria se reuniu com deputada Márcia Maia para debater o projeto

O esporte e os atletas do Rio Grande do Norte conquistaram uma de suas vitórias mais importantes de sua história. O Diário Oficial do Estado (DOE) traz nesta sexta-feira (12) a sanção do Bolsa-Atleta Estadual, projeto aprovado no Legislativo Estadual e apresentado pela deputada estadual Márcia Maia. A iniciativa garantirá, a partir de sua implantação, apoio financeiro a atletas e paratletas em valor a ser estipulado pelo governo – e previsto em orçamento.

A partir da sanção do governador Robinson Faria, o RN se junta a estados como Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Espiríto Santo e Rio de Janeiro que já dispõem do mecanismo de apoio e incentivo à prática esportiva de base e alto rendimento. Atletas filiados à Federação Estadual, Confederação Nacional ou pelos Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiro poderão pleitear o benefício.

“Contamos com a sensibilidade do governador para chegar a essa vitória que é de todos os desportistas e que tem impacto social. Estamos às vésperas das Olimpíadas e temos vários atletas no estado com chances de participar, mas que sem incentivo, sequer participaram de seletivas por vaga nos Jogos do Rio. Com um incentivo, poderemos colocar o RN no mapa do alto rendimento esportivo”, afirma a deputada.

A quantidade de bolsas a serem distribuídas, bem como a sua fiscalização serão definidas na regulamentação desta Lei. Cada benefício terá a duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. O valor somente poderá ser utilizado para cobrir gastos com educação, alimentação, saúde, inscrições para competições, passagens para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo. A prestação de contas dos gastos será pré-requisito para manutenção do benefício.

O atleta beneficiado que conquistar medalha em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos ou Pan-americanos será indicado, automaticamente, para renovação da respectiva bolsa. Mesmo os atletas que tenha patrocínio podem ter acesso ao benefício que será de do valor de 80% destinado a sua categoria. No caso de atletas em idade escolar, será pré-requisito matrícula regular em escola pública ou privada.

Para assegurar a execução da Lei, a deputada e autora do projeto defenderá a inclusão de previsão orçamentária. A expectativa é que o projeto passe por ainda este ano por regulamentação e seja executado já a partir de 2016.

“Vamos, em meio aos debates sobre o orçamento na Assembleia Legislativa, lutar por recursos para garantir a execução. Não queremos que o Bolsa seja letra morta. Nossa luta é para que a Lei seja colocada em prática e chegue ao atletas. Investimento em esporte, é investimento social, investimento nas pessoas”, afirma Márcia Maia.

Fonte Portal no Ar

Copa Nossa Cidade Sub-15 abre inscrições e espera por 60 equipes

Santos Reis é campeã da Copa Nossa Cidade Sub-15, em Natal (Foto: Alan Oliveira/10 Sports)

A terceira edição da Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15 está confirmada para o mês de agosto. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira e são gratuitas. Os interessados têm até o dia 5 de julho para se dirigir à sede da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal, das 9h às 13h. A SEL fica na Rua Potengi, 409, no bairro de Petrópolis. Os times podem ter até 25 atletas nascidos no ano de 2000.

A previsão da SEL é de que mais de 60 equipes se inscrevam para a disputa. O número é superior ao do ano passado, quando 54 times participaram da competição. 

- Decidimos trabalhar com um acréscimo no número de equipes participantes até pela cobrança de outros times que ficaram de fora das edições anteriores - explica o secretário Eduardo Machado.

A primeira edição da Copa ocorreu no ano de 2013 e teve a participação de 46 equipes, com o Santa Cruz como campeão. No ano seguinte foram 54 equipes inscritas, e o campeão foi o time de Santos Reis.

Fonte GE RN Foto: Alan Oliveira

Com pausa na Série C, América-RN acerta jogo-treino contra o Globo FC

Globo FC x América-RN - Alfredo (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

A parada na Série C do Campeonato Brasileiro não será motivo para os jogadores ficarem sem jogar. O gerente de futebol do clube, Carlos Moura Dourado, confirmou que o Mecão fará um jogo-treino contra o Globo FC, no dia 20 de junho, às 16h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Um segundo jogo-treino, contra um time amador, ainda não está descartado. O próximo compromisso do Alvirrubro será contra o Vila Nova, no dia 27 de junho, em Goiânia.

- Uma parada de 20 dias pode comprometer no nosso trabalho. Então, acertamos um jogo-treino contra o Globo FC, no Barretão. Vai ser bom para nós e para eles, que também vão disputar o Campeonato Brasileiro (Série D). Ainda não está certo, mas devemos fazer um segundo trabalho contra uma equipe amadora, no campo do nosso CT - revelou o dirigente. 

O Mecão está na sexta posição da Grupo A da Série C, na briga pelo G-4 e pelo acesso à Série B. A Águia, representante potiguar na Série D do Brasileirão, tem pouco mais de um mês até o início da competição. O time de Ceará-Mirim estreia na competição no dia 12 de julho, contra o Campinense.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

Copa América: Em estreia, México joga mal e não sai do zero com Bolívia


Pouco focado na disputa da Copa América, o México estreou no torneio com empate diante da modesta Bolívia. Na noite desta sexta-feira 12, as seleções não saíram do 0 a 0 no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile, fechando a primeira rodada do Grupo A da competição continental.

Com a igualdade, as equipes acumularam seus primeiro pontos. Assim, o Chile aparece na primeira colocação, com três unidades, enquanto o Equador é o lanterna, sem ter somado ainda.

O México volta a campo na próxima segunda-feira, quando tem compromisso marcado com o anfitrião Chile no estádio Nacional, em Santiago, às 20h30 (de Brasília). Já a Bolívia encara o Equador no mesmo dia, mas às 18 horas (de Brasília), no estádio Regional Chiledeportes.

Veja a tabela completa:

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Juan Barreto

ABC é derrotado pelo Paysandu-PA e segue sem vencer no Frasqueirão pela Série B

ABC é derrotado pelo Paysandu-PA por 2 a 0, no estádio Frasqueirão, pela Série B (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

Não foi dessa vez que o ABC conquistou a primeira vitória em casa nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira (12), o Alvinegro recebeu o Paysandu-PA, no estádio Frasqueirão, e foi derrotado por 2 a 0. Yago Pikachu e Leandro Cearense marcaram os gols paraenses, ambos no primeiro tempo.

Com a derrota, o Alvinegro vê o G4 se distanciar. Com 11 pontos, os natalenses ocupam a oitava colocação, mas podem cair na classificação até o fim da rodada. O clube do Pará chegou aos 15 pontos e subiu para a terceira posição.

O confronto foi o terceiro entre as equipes na temporada 2015. Os paraenses venceram também os outros dois duelos, válidos pela segunda fase da Copa do Brasil. Na ida, 1 a 0, no estádio da Curuzu. Na volta, 2 a 1, no estádio Frasqueirão.

O ABC volta a campo pela Segunda Divisão no sábado (20), às 16h30, diante do Vitória-BA, no estádio Barradão, em Salvador. O duelo será válido pela oitava rodada da competição nacional.

Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha/Portal no Ar