sexta-feira, 20 de junho de 2014

Curitiba vira ‘pequena Quito’ e Equador bate Honduras e segue vivo

Eder Valencia marca dois gols e garante vitória do Equador sobre a Honduras na Copa do Mundo.

Sentindo-se totalmente em casa, o Equador se reabilitou na Copa do Mundo 2014 e venceu Honduras por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba, mantendo viva a chance de classificação para a próxima fase e deixando o adversário apenas com chances matemáticas de seguir. Com as arquibancadas coloridas de amarelo e azul, alguns poderiam até confundir o país, mas, nesta sexta-feira, não era dia de Brasil.

Em maior número, os equatorianos começaram a festa cedo pelas ruas de Curitiba e não fizeram diferente dentro do estádio, transformando as arquibancadas em uma pequena Quito, com muita disposição para cantar. "Sí, se puede’ eram as palavras de quem mantinha a esperança mesmo com a derrota na estreia para a Suíça. O time retribuiu fazendo o aquecimento bem pertinho e interagindo.

A onda azul e branca também não decepcionou, com hondurenhos empolgados, tentando compensar o menor número com muitos gritos e bandeiras tremulando, seja na esplanada em frente à Baixada, sejam espalhados pelas arquibancadas em diferentes pontos. Mas nada parecido com os sul-americanos.

Horas antes da partida, já chamava a atenção também uma mudança na postura da polícia militar, que fechava o perímetro em volta da Arena. Mesmo quem estava com credencial era parado para conferir foto e o que iria fazer na área. Desta vez, apenas torcedores com ingresso nas mãos e moradores cadastrados conseguiam passar pelo pente fino, salvo rara exceções. Tudo pelo medo de invasão.

Com a bola rolando, a festa virou tensão aos 29 minutos, quando Guagua falhou e Costly aproveitou para estufar as redes e abrir o placar para os hondurenhos. A resposta, no entanto, foi rápida, e aos 33 minutos, Enner Valencia aproveitou chute cruzado de Caicedo para completar para as redes. Na segunda etapa, aos 19 minutos, mais uma vez Valencia, de cabeça, decretou a virada.

Honduras fecha sua participação na primeira fase na quarta-feira, diante da Suíça, às 17 horas, na Arena Amazonas, em Manaus. Já o Equador terá pela frente a França, no mesmo dia e horário, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Texto e Foto Gazeta Press

Com primeiro tempo arrasador, França derrota Suíça no grupo E

France's Karim Benzema celebrates scoring his side's fourth goal during the group E World Cup soccer match between Switzerland and France at the Arena...

Com um início de partida avassalador na Arena Fonte Nova, a seleção francesa venceu a Suíça por 5 a 2 e praticamente garantiu a classificação no grupo E da Copa do Mundo, chegando aos 6 pontos, liderando a chave.

Desde o início do jogo a França fez uma marcação muito forte e jogou um futebol para cima do adversário. As mudanças do treinador Didier Deschamps, promovendo a entrada de Giroud e Sissoko deram maior poder ofensivo para a equipe, que com 20 minutos de jogo já ganhava do adversário por dois gols de diferença.

Apesar de ser um jogo tranquilo, mais um polêmica marcou o jogo. Quando Benzema faria o sexto gol dos franceses no jogo o árbitro encerrou a partida invalidando o gol do atacante.

A França volta a campo na próxima quarta-feira para encarar o Equador, no Maracanã. O compromisso pode definir a primeira colocação do grupo para os bleus. Já a Suíça fecha o grupo contra a fraca seleção de Honduras na Arena da Amazônia.

Por Paulo Henrique Tavares via Esporte Interativo

Costa Rica bate Itália, elimina Inglaterra e domina "grupo da morte"


Na tarde desta sexta-feira 20, o duelo entre Itália e Costa Rica na Arena Pernambuco decidiu o futuro da chave C da Copa do Mundo. A zebra latina voltou a passear, desta vez tendo a Azzurra como vítima, e mandou a Inglaterra de volta para casa. Com gol de Bryan Ruiz, os costarriquenhos venceram a seleção tetracampeã do mundo por 1 a 0 para garantir vaga nas oitavas de final e assumir a liderança do “grupo da morte”.

O resultado é amargo para os italianos, mas muito mais desastroso para a seleção inglesa. Com duas derrotas para Itália e Uruguai, o English Team está matematicamente eliminado da Copa do Mundo. É a terceira vez que o selecionado britânico cai na primeira fase, mas a desclassificação em apenas dois jogos é inédita. Os costarriquenhos, por outro lado, celebram por chegar as oitavas de final e igualar a melhor campanha da seleção em Copas, alcançada em 1990.

Classificada com seis pontos, a Costa Rica volta a campo nesta terça-feira para encarar a eliminada Inglaterra, e o compromisso pode render a primeira colocação do grupo D. Já a Itália faz jogo de vida ou morte com o Uruguai, tendo a vantagem do empate para estar nas oitavas de final. Assim, a classificação dos latinos culmina na eliminação de duas seleções campeãs do mundo na mesma chave.

Fonte Gazeta Esportiva Foto Wagner Carmo/Gazeta Press

ABC contrata volante Marcel, ex-Caldense; Rodrigo Silva chega

Marcel, volante do ABC (Foto: Divulgação/ABC)


O ABC voltou aos treinamentos na quarta-feira e apresentou duas novidades para o torcedor alvinegro. A primeira foi a contratação do volante Marcel, ex-Caldense. A outra, já anunciada pelo clube anteriormente, foi o retorno do atacante Rodrigo Silva.

Michel tem 27 anos e chegou a Natal na madrugada de quarta-feira. O jogador já realizou exames médicos e iniciou os trabalhos com o restante do grupo. Além da Caldense, pela qual disputou o Campeonato Mineiro deste ano, tem passagens por Tupi, Democrata, Ipatinga e Águia de Marabá.

Já Rodrigo Silva é a principal contratação do ABC para a volta da Série B, após a Copa do Mundo. O centroavante, de 31 anos, estava no Criciúma e se apresentou à comissão técnica com a meta de reencontrar o bom futebol. Em 2013, ele marcou 30 gols com a camisa alvinegra e espera logo estar à disposição para jogar.

- Todos sabem do meu carinho pelo ABC e estou muito feliz em poder voltar a vestir essa camisa e defender novamente o clube - declarou.

Outras novidades são com relação ao departamento médico. O zagueiro Samuel, o volante Somália e o meia Moisés, que não tiveram recesso e ficaram em tratamento intensivo com os médicos e fisioterapeutas abecedistas, foram reavaliados, estão recuperados e liberados para voltar aos treinos.

Fonte Globo Esporte Natal Foto Divulgação ABC