terça-feira, 12 de setembro de 2017

Últimas vagas para o curso de Jornalismo Esportivo em Natal


Últimas oportunidades para os interessados em participar do curso Jornalismo Esportivo – Prática e Mercado, que acontece em Natal, na UNP Roberto Freire, dia 16 de setembro. O tema será abordado para web, rádio, TV, assessoria de imprensa, impresso e cobertura de eventos esportivos.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é deixar os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. “A formação do jornalista esportivo, muitas vezes, é autodidata. Ou seja: não temos muitas opções de curso, de publicações voltadas para profissionais. Dessa maneira, o curso chega para auxiliar profissionais e estudantes para aproveitar as oportunidades do mercado”, destaca o narrador esportivo Diego Dantas, idealizador do evento.

O evento terá duração de oito horas, com certificado de participação para os presentes. Interessados podem entrar em contato via whatsapp, no número (84) 99424.3325. O evento tem o apoio da UNP, Azul Cargo Express e da agência Mark4.

Sobre os palestrantes
Diego Dantas (Jornalismo esportivo na TV e coberturas esportivas)
Jornalista, 28 anos, Diego Dantas iniciou a carreira no ano de 2011, na 98 FM de Natal. Um ano depois, ganhou o prêmio ACERN de principal revelação do Estado na área. Em 2014, foi aprovado no concurso Talentos da Narração, projeto do canal Sportv, braço esportivo da TV Globo, que teve mais de 11 mil inscritos de todas as partes do Brasil. Em 2016, estreou no principal canal de esportes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com narrações em sete modalidades olímpicas. Foi o primeiro potiguar a narrar uma Olimpíada em rede nacional.

Dionisio Outeda (Jornalismo esportivo no rádio e no impresso)
Jornalista, Dionisio Outeda começou na profissão ainda nos primeiros anos de faculdade. Com rápida ascensão no mercado, ocupou cargos de chefia nos três maiores jornais do Estado, além de já ter realizado diversas publicações na área. Atualmente, comanda o programa o Tocando a Bola, da 98 FM, além de ter sido eleito um dos repórteres de rádio preferidos do torcedor em pesquisa recente.

Augusto Gomes (Jornalismo esportivo na web e assessoria de imprensa)
Jornalista, Augusto Gomes acumula experiência com assessoria de diversos atletas e equipes profissionais. É considerado referência em jornalismo na web. Editor-chefe do principal portal de esportes do Rio Grande do Norte, Augusto acumula também a função de blogueiro no portal que chefia.

Por Portal No Ar Esportes

Checkmat vence a 10ª edição do Nordeste Open de Jiu-jitsu

10ª edição do Nordeste Open de Jiu-Jitsu, em Natal (Foto: Tiago Lima)

A academia Checkmat foi a campeã geral da 10ª edição do Nordeste Open de Jiu-Jitsu, realizada no fim de semana, em Natal. Kimura Nova União e Brazilian Top Team completaram o pódio. Dez mil pessoas passaram pelas arquibancadas do ginásio do Sesi Clube durante os dois dias do evento. 

Segundo números da organização, foram 1.598 atletas inscritos e mais de 3 mil lutas. A competição contou com a participação de mais de 60 equipes e distribuiu R$ 40 mil em prêmios.

Por GE Natal Foto: Tiago Lima

CBF faz homenagem ao Dia do Árbitro


Eles formam uma equipe, mas não têm um torcida a seu favor no estádio. Aliás, todos os torcedores estão sempre de olho em cada passo de seu trabalho. Se qualquer marcação indica algo que a arquibancada não concorda, eles sentem nos ouvidos o efeito da paixão que move o futebol. Para árbitros e árbitras, não existe jogo fácil.

11 de setembro é o Dia do Árbitro Esportivo. A data especial nasceu na cidade de São Paulo, onde foi regulamentada pela Lei Nº 14.485, de 19 de junho de 2007. Depois disso, acabou sendo adotada por todo o Brasil.

Nesta segunda-feira, a CBF parabeniza os árbitros e árbitras de todo o país e agradece por toda a dedicação de quem ajuda a prezar pela beleza do jogo e desenvolver o fair play no esporte mais popular do mundo. Como homenagem, a CBF TV acompanhou os bastidores de uma equipe de arbitragem, da expectativa aos últimos preparativos antes de entrar em campo. Confira:

Por Site da CBF

Atletas São-gonçalenses são destaques no Campeonato Brasileiro de Karatê


São Gonçalo se destacou na 18ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu neste final de semana, em Curitiba-PR. Da equipe do Rio Grande do Norte que levou o Estado a ficar na terceira posição da classificação e era formada por cinco atletas, três são de São Gonçalo do Amarante: Júlio César Macedo (4º colocado), Wallace Jonathan (medalha de bronze) e Clenilson Cássio (medalha de bronze),

O evento contou com a presença de mais de 800 atletas competindo por vagas para representar o País no campeonato mundial e sul-americano, transformando essa competição na mais importante da categoria e de alto nível.

O atleta Júlio César questionou a arbitragem sobre uma possível injustiça. “Infelizmente não foi o que esperávamos, mas tenho a certeza de que ganhei a luta. Todos da arquibancada torcendo e confirmaram minha vitória sobre o tetra-campeão mundial. Passei a luta toda atacando e ele saindo. Mas é isso, nem sempre podemos ir contra a arbitragem. O Célio Bandeira também era para ter sido ouro, porém nós do Nordeste fomos prejudicados. É mais fácil ser Campeão Mundial do que Brasileiro”, lamenta.

Mesmo assim, o atleta comemorou o resultado. “Mas não vamos baixar a cabeça, sabemos que fizemos um bom trabalho e conquistamos grandes resultados ficando entre as três melhores no resultado de equipes e entre os quatros melhores nas individuais do Brasil”, exalta Júlio.

Além dos são-goncalenses, também competiram representando o RN Celio Bandeira (4º colocado) e Luiz Augusto (medalha de bronze). O Campeonato Brasileiro de Karatê foi promovido pela Federação Brasileira de Karatê em parceria com a Federação de Karatê do Paraná e as regras da competição seguiram as normas olímpicas.

Por Júlio Rocha via Portal No Ar Esporte

Atleta potiguar se destaca em Copa de Basquete em Pernambuco


O Ala-Armador potiguar, Artur Barros foi um dos destaques da Copa PE de Basquete, garantindo a equipe do Santa Cruz de Recife o titulo de Campeão.

A Copa Pernambuco de Basquete sub 17 ocorreu no período de 06 a 09 de setembro, na faculdade Maurício de Nassau, em Recife(Pe). O campeonato com a participação de 08 equipes, entre elas 02 da Argentina(Gimnasia A e B) e 01 Chile(Estudiantes). Além do Santa Cruz de Recife, Sport Clube, Santa Emília-PE, Ansef-PB e Cardeal Arcoverde PE.

O time do Santa Cruz garantiu o título neste sábado(9) contra o seu rival Sport Clube, com um placar de 71 x 63, num jogo que contou com a participação das duas torcidas nas arquibancadas. O tricolor saiu invicto, ganhando as oito partidas disputadas.

Ao final, a seleção da Copa escolhida pelos técnicos e árbitros, contou com o atleta Artur Barros de 16 anos, que foi escolhido como melhor Armador da competição. O garoto fez em média 15 pontos por partida e 16 cestas de 3 pontos, pontuação essa, acima da média dos outros times.

Histórico
Artur Barros, com apenas 16 anos, já coleciona vitórias fora do estado. Foi Campeão pelo Carcará (AL) em abril/2017 pela Copa Conexão, em Macéío (AL) , Campeão Sul-Americano em 2016 pelo Carcará (AL) e em 2015, O atleta foi escolhido o Cestinha do Campeonato Brasileiro de Base na categoria- sub 15, representando a Seleção do Rio Grande do Norte. E agora, Campeão da Copa Pernambuco de Basquete pelo Santa Cruz de Recife.

Por Portal No Ar Esportes

Edson destaca mudança de postura do ABC: "Mostramos outra cara"

Edson elogia mudança de postura do ABC após chegada de Itamar Schülle (Foto: Andrei Torres/ABC)

O empate sem gols com o Santa Cruz não estava nos planos do ABC, que precisa vencer a todo custo para espantar o fantasma do rebaixamento. Para o goleiro Edson, apesar do resultado ruim em casa, a mudança de postura da equipe é perceptível - mesmo que pequena - e o grupo precisa acreditar que ainda é possível reverter o quadro, permanecendo unido e focado no trabalho.

- Se não for a vitória, os outros resultados são todos ruins. Mas pelo menos somamos um ponto, já mostramos outra cara. É trabalhar, não que seja falta de trabalho, mas temos que continuar o trabalho porque ainda falta muita coisa e, se acreditarmos, temos tudo para sair dessa situação - disse o camisa 1.

Edson fez questão de valorizar o início do trabalho do técnico Itamar Schülle, principalmente no que diz respeito ao lado emocional dos jogadores. Comparando com o que a equipe vinha apresentando anteriormente, o goleiro considera que o grupo está comprando a ideia do comandante e isso deve servir para que todos continuem acreditando que é possível escapar da degola - ainda faltam 15 rodadas para o fim da Série B, e não há tempo para erros.

- Acho que teve uma evolução da nossa equipe porque estávamos sofrendo muito, estávamos muito para baixo. Nesse pouco tempo que o professor chegou, ele é um cara muito motivador e eu acho que isso conseguimos pegar. Na minha visão mostramos outra cara e vamos acreditar. Temos que acreditar porque ainda falta muita coisa e, no futebol, nada é impossível - encerrou.

Por GE RN Foto: Andrei Torres/ABC

"A gente honrou a final", diz técnico do Globo FC, vice-campeão da Série D

Globo FC venceu jogo da volta por 1 a 0 (Foto: José Tramontin/Operário)

O Globo FC fez exatamente o que Luizinho Lopes esperava no jogo de volta da final da Série D diante do Operário-PR, em Ponta Grossa. Sem grandes chances de ser campeão após perder o primeiro duelo por 5 a 0, no Barretão, o treinador só queria que a equipe terminasse a competição com honra. Com a vitória da Águia por 1 a 0 no Germano Krüger, no domingo, ele acredita que a missão foi cumprida e parabenizou o rival pelo título inédito.

- A gente honrou a final, fez uma final digna. Se a gente perde novamente com a elasticidade daquele placar, desvalorizava o campeonato. Então, parabéns, Operário-PR, por essa torcida, que fez uma festa maravilhosa. Mereceram o título. Das duas equipes, quem vencesse, eu acho que estava de bom tamanho devido às campanhas. Foram as equipes mais competitivas do campeonato. Se eu não me engano, acho que nós ficamos a apenas um ponto do Operário-PR (na classificação geral). Duas equipes bem parelhas em relação ao nível de competitividade. Parabéns ao pessoal de Ponta Grossa, que nos recebeu super bem. Eu acho que venceu a equipe que merecia - disse o treinador.

Para Luizinho, o desempenho na vitória sobre o Operário representa o que foi o Globo durante toda a Série D do Campeonato Brasileiro. A derrota por 5 a 0 em casa, uma semana antes, que praticamente impossibilitou uma virada no jogo da volta, foi uma partida atípica da equipe na temporada.

- Foram dois jogos distintos. De fato, o que aconteceu conosco lá no Barretão, dentro da nossa casa, foi um jogo atípico, haja vista que em sete jogos dentro de casa nós tinhamos vencido os sete, sofrido apenas um gol e feito 13. Aquilo fugiu à regra. Nós passamos um ano e meio sem perder lá. Fomos a defesa menos vazada do estadual e, até o acesso, nós éramos a defesa menos vazada (da Série D). Então, realmente foi um jogo atípico, um dia que virou noite, nada deu certo. Hoje (domingo) foi o Globo FC que realmente tem uma equipe organizada e mantém uma organização até o fim - destacou o treinador.

Por GE natal Foto: José Tramontin/Operário

Federação define datas e locais de semifinais do Campeonato Potiguar Sub-19

ABC e Globo FC se enfrentam primeiro no Frasqueirão, em Natal (Foto: Andrei Torres/ABC)

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira as datas e os loais das semifinais do Campeonato Potiguar Sub-19. Após solicitações dos clubes, as duas partidas entre Santa Cruz de Natal e América-RN serão realizadas na Arena das Dunas. O outro duelo será entre ABC e Globo FC. Os finalistas do estadual garantem vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018.

A entidade também confirmou a arbitragem para os jogos de ida. Leandro de Sales Barchz dirige Santa Cruz x América-RN, sendo auxiliado por João Henrique Queiroz da Silva e Bruno Eduardo da Silva. Diego Leonardo Coutinho apita ABC x Globo; os assistentes serão Belchior Ferreira Neto e Reinaldo de Souza Moura.

Confira datas e horários das semifinais:
Jogos de ida

Santa Cruz x América-RN - Quarta-feira (13), 15h, Arena das Dunas
ABC x Globo FC - Quarta-feira (13), 15h, Frasqueirão

Jogos da volta
Globo FC x ABC - Quarta-feira (20), 15h, Estádio Barrettão
América x Santa Cruz - Quinta-feira (21), 15h, Arena das Dunas

Por GE RN Foto: Andrei Torres/ABC