sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Palmeiras lidera ranking de público da Série B; Outros paulistas decepcionam


O Palmeiras lidera a Série B do Campeonato Brasileiro de forma disparada. Cada vez mais perto da elite, o Verdão também é líder de média de público na segunda divisão. Ceará e Sport, favoritos ao acesso, não deixam barato e seguem na cola. Outros paulistas, por outro lado, decepcionam e estão como os times que levam menos torcedores aos estádios.


O Palmeiras tem média de 14.135 pagantes como mandante e uma ocupação 39%. O segundo colocado Sport vem logo atrás com 13.579 e ocupação de 41%. O Ceará é o terceiro com 10.417. Segundo colocado na classificação, a Chapecoense tem apenas a sétima melhor média de público (5.692), mas lidera o ranking de ocupação, ao lado do Joinville, com 45%.

São Caetano e Bragantino ocupam a parte de baixo da lista. A equipe do ABC leva, em média, apenas 694 torcedores por jogo, enquanto o Braga, lanterninha, tem 619 pagantes por jogo no Nabizão. A ocupação dos dois também é pífia: 5% e 4%, respectivamente.

O Palmeiras também é a grande atração da Série B. Isto porque nove dos dez maiores públicos. Cinco deles foram como mandantes. Como visitante, o Verdão foi protagonista do melhor público. No duelo contra o Ceará, pela 18ª rodada, 48.960 torcedores compareceram ao Castelão, em Fortaleza.

O menor público da Série B acontece logo na segunda rodada. Na partida entre Bragantino e Boa Esporte apenas 139 pagantes estiveram no Estádio Nabi Abi Chedid. O São Caetano não ficou atrás e levou 205 pagantes acompanharam a vitória sobre o ASA, por 3 a 0, no segundo pior público.

Decepção
A média de público do campeonato em geral decepciona, pois é de apenas 4.696 pagantes por partida. Número muito longe de outros países como a Inglaterra. A Championship leva 17.388 pagantes, enquanto a Bundesliga 2 chega perto dos 20 mil torcedores.

Verdade é que a Série B é pouco atrativa, por isto os estádios andam tão vazios. Além de ingressos caros e pouco confortáveis, os times também não ajudam muito dentro de campo. A própria CBF também vira de costas para o torneio ao não apoiar financeiramente os clubes.

Fonte Agência Futebol Interior

Torcida do ABC aproveita feriado no RN e lota CT para assistir treino


A torcida do ABC provou nesta quinta-feira que está mesmo ao lado do time na "missão permanência" na Série B. Cerca de 300 pessoas foram até o CT Alberi Ferreira de Matos, na zona Sul de Natal, e acompanharam o penúltimo treino da equipe antes do duelo com o Palmeiras, pela 27ª rodada da Segundona.

Os torcedores aproveitaram o feriado estadual em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu para apoiar o elenco alvinegro e comprar, de forma antecipada, os ingressos para o jogão do sábado. Em caso de vitória sobre o líder do campeonato, o Mais Querido pode deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez no campeonato.

Durante o treinamento, somente os jogadores que não atuaram na vitória sobre o Atlético-GO participaram de um coletivo comandado pelo técnico Roberto Fernandes. Os atletas considerados titulares realizaram apenas um trabalho regenerativo na academia do clube. O volante Edson e o zagueiro Lino, que cumpriram suspensão contra o Dragão, trabalharam normalmente com bola e devem voltar ao time no fim de semana.

ABC e Palmeiras se enfrentam neste sábado, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A partida é válida pela 27ª rodada da Série B, e está marcada para as 16h20. O Mais Querido ocupa a 18ª colocação do campeonato, com 26 pontos, enquanto a equipe paulista está na ponta da tabela, com 59.

Fonte e Foto Tiago Menezes

Estadual de Futsal do RN: América/CavaleirosdoForró goleia AABB/Curraisnovos e Florânia vira sobre a SEA


Mais um massacre. América Cavaleiros do Forró/Academia Ativa venceu na noite de hoje a equipe da AABB Currais Novos por 4 a 0. A partida, disputada no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal, teve o domínio americano desde o primeiro minuto.

Logo no início do confronto o Mecão mostrou para que veio e abriu o marcador com Kilmer. Precisando da vitória, a equipe currais-novense se abriu em busca da igualdade e acabou cedendo o segundo gol ao América ainda no primeiro tempo, Anderson marcou.

A segunda etapa foi ainda mais fácil. Controlando a posse de bola e sem dar chance aos visitantes, o Dragão marcou mais dois gols, através de Anderson e Edinho, e disparou na liderança do grupo, mantendo os 100% e garantindo até aqui a melhor campanha entre todas as equipes da primeira fase.

Ficha técnica:
Campeonato Estadual de Futsal do RN
5ª Rodada da Primeira Fase
América Cavaleiros do Forró 4 x 0 AABB Currais Novos
Local Ginásio Nélio Dias, Natal
Horário 19h30
Gols Kilmer, Anderson (2x) e Edinho

América
Iniciou: Demétrius; Valério, Maycon, Preto e Wlademir.
Entraram: Almir, Biro-Biro, Júnior, Laio, Anderson e Kilmer

AABB Currais Novos
Fofinho; Hans Werner, Walker, Jefferson e Franciélio.


No encerramento da quinta rodada do Grupo A do Campeonato Estadual de Futsal a equipe de Florânia confirmou o favoritismo e abriu vantagem na segunda colocação. Após sair perdendo por 3 a 0 para o SEA/São Gonçalo, o vice-líder do grupo conseguiu impor seu jogo e no fim venceu por 8 a 3 de virada.

Com o resultado positivo a equipe de Florânia abriu vantagem na segunda colocação do grupo, enquanto o SEA/São Gonçalo está matematicamente eliminado.

Classificação
- América/Cavalheiros do Forró tem 15 pontos
- Sel. de Florânia tem 7 pontos
- AABB/Currais Novos 4 pontos
- SEA/São Gonçalo ainda não pontuou
Grupo B
- Mossoró tem 10 pontos
- Cruzeiro de Assu 7 pontos
- Alto do Rodrigues 4 pontos
- Macau 1 ponto

No fio da navalha, América encara Sport-PE para se afastar do Z4 na Série B


A vida do América, que até quatro rodadas atrás, era de tranquilidade com a saída da zona de rebaixamento, volta a ganhar contornos acinzentados. Em jejum de vitórias, o Alvirrubro faz nesta sexta-feira, às 19h30, contra o Sport-PE, na Ilha do Retiro, uma partida de extrema importância para suas aspirações na Série B do Campeonato Brasileiro.

Com 27 pontos, apenas um a mais que Atlético-GO e ABC, as duas primeiras equipes dentro da zona de descenso, os americanos não podem sequer sonhar com um resultado diferente da vitória para garantir a permanência fora da zona de rebaixamento. O jogo, entretanto, não será dos mais fáceis. O adversário pernambucano entrou no G4 na rodada passada após vencer o Joinville-SC por 3 a 2 em uma partida difícil e não pensa em deixar passar a chance de permanecer por mais uma rodada no grupo de acesso à elite do futebol nacional.

Além da importância da partida para o Alvirrubro na competição, o resultado em campo poderá definir o destino do técnico Carlos Pintado à frente da equipe. O treinador vem de quatro partidas sem vitória, chegou a ter uma conversa com o presidente do América, Alex Padang, durante a semana e chega com a corda no pescoço para enfrentar os pernambucanos na Ilha.

Para superar o adversário e ganhar sobrevida em campo, Pintado deverá modificar a equipe que saiu derrotada, em casa, pelo Bragantino-SP na última rodada. Com Norberto, Mazinho e Fabinho fora – todos suspensos por cartões –, o treinador deverá promover as entradas de Chiquinho, Márcio Passos e Vinícius Pacheco no time titular.

Quem também deve ganhar uma vaga na equipe é o atacante Rodrigo Pimpão, de volta, após se recuperar de uma lesão na face. O jogador substituirá Tiago Adan para atuar ao lado de Adriano Pardal. O próprio Pardal, inclusive, destacou a necessidade de vencer para continuar fora da zona de descenso.

“Fizemos um segundo tempo melhor contra o Bragantino, mas infelizmente não conseguimos os gols necessários. Agora é manter o trabalho duro que apresentamos e vamos em busca dos três pontos contra o Sport, na Ilha do Retiro”, afirmou o jogador.

Leão desfalcado

Na quarta colocação com 43 pontos, o Leão precisará superar os desfalques e o Alvirrubro para continuar no G4. Com quatro jogadores fora, o técnico Geninho optou por mudar apenas o necessário na equipe que vinha atuando. A dupla de zaga será a que terminou o confronto com o Joinville, quando Pereira e Oswaldo saíram machucados: Toby e Gabriel.

No meio, Anderson Pedra retorna no lugar que era de um defensor, voltando ao esquema 4-4-2. E a principal mudança. Camilo na vaga de Aílton, vetado por conta do risco de lesão. Apesar da situação difícil dos rubros, o treinador alertou o elenco para evitar surpresas. “Estamos vindo do jogo contra o Joinville, quando existiu uma entrega muito grande para que a gente voltasse para o G-4 e isso precisa ser repetido independentemente da posição do adversário. Podemos ser surpreendidos”, aponta.

Por Bruno Araújo via Portal no Ar Foto Wellington Rocha

Decepcionado, Celso Teixeira afirma que esperava convite para voltar ao Potiguar


Celso Teixeira segue sem entender a sua saída do Potiguar. Após o título do Campeonato Estadual desta temporada, o treinador, que está atualmente no Coruripe-AL, não foi procurado pela diretoria do Alvirrubro mossoroense para ter o seu contrato renovado, e comandar assim a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Em contato com o blog, Celso deixa a entender que ainda esperava um convite para voltar a treinar o Potiguar no ano que vem, afirmou que não sente mágoa da diretoria, mas falou em uma 'falta de consideração' por parte do antigo presidente, Benjamim Machado.

"Foi uma falta de consideração muito grande desse presidente. Benjamim me usou para conseguir o que queria, pois me ligou desesperado para assumir e nem fiz questão financeira na época. Fomos campeões e ele nunca me procurou para ver se eu teria vontade de voltar. Acho que não gostou do meu trabalho ou sentiu ciúmes do carinho que a torcida tinha e tem por mim. Vaninho me falou que ele ligou pra ele essa semana e perguntou que treinador ele deveria levar. Vaninho me disse que falou: 'você tem que levar o Celso, pois ele foi campeao ai e a torcida só fala nele", comentou.

Celso explicou que antes seria difícil treinar o Baraúnas, rival do Potiguar, porém, o seu pensamento hoje já é diferente. "Um dia me perguntaram se eu trabalharia no Baraúnas. Falei que era difícil por causa do carinho da torcida (Potiguar) por mim, mas hoje já penso diferente porque sou profissional e me descartaram sem nem mesmo me procurarem",
A diretoria do Potiguar anunciou ontem, no Centro de Treinamento Manoel Barreto Filho, o técnico Arnaldo Lira, para a temporada 2014. 

Fonte Ramon Nobre Foto Wilson Moreno/Gazeta do Oeste

Maicon é desconvocado da Seleção


O lateral Maicon está desconvocado dos amistosos da Seleção Brasileira contra Coreia do Sul e Zâmbia, dias 12 e 15 de outubro, respectivamente, na Ásia. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, através de seu site oficial, o corte do jogador da Roma.


Maicon sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante partida contra a Sampdoria, na última semana, pelo Campeonato Italiano. Inicialmente, especulava-se que o brasileiro havia sofrido apenas uma câimbra, mas exames confirmaram a contusão. O tempo de recuperação foi definido em 15 dias, e, com isto, ficou impossível a manutenção do jogador na lista de Luiz Felipe Scolari. “Prevaleceu na decisão o bom senso que tem marcado o entendimento entre o departamento médico da Seleção Brasileira e dos clubes - neste caso, especialmente, com os profissionais do Roma - e a conclusão de que seria mais adequado o jogador prosseguir no seu clube a fase final do seu trabalho de recuperação”, explicou a CBF, através do comunicado oficial.

Depois de um período de mais de dois anos longe da Seleção Brasileira, Maicon foi lembrado por Felipão em suas duas últimas convocações. Ele esteve em campo nos amistosos contra Austrália e Portugal, e, apesar de ter falhado em um gol dos lusos, teve boas atuações e foi elogiado pelo comandante.

Apesar do corte do lateral de 31 anos, nenhum substituo será convocado por Luiz Felip Scolari para os amistosos diante de Coreia do Sul e Zâmbia. O primeiro jogo acontece no dia 12 de outubro, em Seul, e o segundo, três dias depois, em Pequim, na China.

Diego Costa

O imbróglio envolvendo a possível convocação de Diego Costa pela seleção espanhola segue rendendo muita polêmica junto à Fifa. Segundo informações do jornal As ontem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tentará impedir o chamado do atacante por La Roja com um argumento que conta com a Copa do Mundo de 2014 como grande trunfo.

De acordo com a publicação, a CBF dirá à Fifa que, por ser o país organizador do Mundial do ano que vem, o Brasil não está atuando em competições oficiais com regularidade. Assim, estaria prejudicado na ‘disputa’ pelo atleta diante da Espanha. Isto porque a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vem tentando a regularização de Diego Costa junto à entidade máxima do futebol mundial com o argumento de que ele não atuou em nenhuma partida oficial pela Seleção Brasileira.

O jogador do Atlético de Madrid só foi convocado por Luiz Felipe Scolari em uma oportunidade: Para os amistosos diante de Itália e Rússia. Ele entrou em campo nos dois jogos, mas não foi chamado por Felipão para a Copa das Confederações. Isto abriu uma brecha para espanhóis, que apontam que as regras da Fifa mencionam que apenas jogadores que já atuaram em competições oficiais da entidade não podem ser convocados por outras seleções. A RFEF teria feito uma consulta oficial à Fifa para a convocação.



Fonte Gazeta Press

Potiguar de Mossoró confirma treinador Arnaldo Lira para 2014


O Potiguar de Mossoró confirmou nesta quinta-feira a contratação do treinador Arnaldo Lira, bastante rodado na região Nordeste. Ele terá a missão de comandar o atual campeão do Rio Grande do Norte na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2014.

A apresentação oficial de Arnaldo Lira será realizada nesta quinta-feira, em evento promovido pelo "Time Macho" no CT Manoel Barreto Filho, que está sendo construído em Mossoró.

- Arnaldo Lira é um treinador vencedor e que tem muita experiência e conhecimento dentro do futebol. É um nome importante e temos total confiança no seu trabalho. Vamos disputar duas competições importantes em 2014 e precisávamos de um nome como Arnaldo para comandar o Potiguar - declarou Benjamim Machado, presidente do Conselho Deliberativo do Potiguar.

Arnaldo Lira, 53 anos, já trabalhou no Rio Grande do Norte, em rápida passagem pelo ABC. Em 2011, foi campeão baiano com o Bahia de Feira. No currículo, treinou clubes como Ceará, Icasa, Sampaio Corrêa, Treze e Paysandu.

Fonte Globo Esporte Natal

Futebol: Torneio Início do Ruralzão 2013 de Currais Novos será realizado dia 20 deste mês!


Em reunião realizada nesta segunda feira dia 30 de Setembro na Escola Municipal Professor Humberto Gama, em Currais Novos, ficou definido que o Campeonato Rural do nosso município “O Ruralzão 2013” começará no próximo dia 20 deste mês com a realização do tradicional Torneio Início, no Estádio Coronel José Bezerra. 

Participaram da reunião, o Prefeito Vilton Cunha, a Secretária de Educação, Aparecida Medeiros, o Coordenador de Esportes do Município, Missô Cardinaly; Francisco Canindé Silva, responsável pelo Estádio Coronel José Bezerra; Antônio Marcos Dantas de Araújo “Merica”, coordenador da competição, além dos 15 (quinze) presidentes das agremiações que participarão do evento.

Por Luiz Sátiro – Escrete de Ouro

Recebido por 30 torcedores em Natal, Palmeiras prega respeito ao ABC


A delegação do Palmeiras desembarcou na noite desta quinta-feira em Natal, onde enfrenta no próximo sábado o ABC, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A recepção foi calorosa, e os cerca de 30 torcedores alviverdes que foram ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, puderam conversar com os jogadores e tirar muitas fotos.

O mais assediado entre eles foi o atacante Alan Kardec. O atleta foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por causa da expulsão contra o América-MG no dia 14 de setembro e recebeu um jogo de suspensão, mas que já foi cumprido. Por conta disso, está liberado para encarar o alvinegro potiguar.

Para Kardec, não há nada definido no campeonato, apesar de o Verdão ter 59 pontos, dez de vantagem para a vice-líder, a Chapecoense. Já o ABC saiu da lanterna na última rodada e agora ocupa a 18ª colocação, com 26 pontos.

- Estou preparado e disposto para jogar. Graças a Deus não aconteceu nada mais grave, já que eu não havia feito nada naquela partida e estou preparado para a partida de sábado. Agora, temos de manter os pés no chão, já que não há nada definido. Nossa pontuação, no momento, é boa, com uma vantagem grande para o segundo colocado, mas ainda falta bastante campeonato pela frente - disse Alan Kardec.

Já o volante Wesley pregou respeito ao ABC e disse que mesmo com o adversário ocupando o Z-4, as dificuldades serão ainda maiores se o time não souber controlar o jogo.

- É mais um jogo de grande importância para o Palmeiras e vamos trabalhar para conquistarmos a vitória. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, com um time que joga em casa, com a pressão da sua torcida e precisaremos controlar o jogo. Estamos vindo para Natal com humildade e com respeito ao ABC, que mesmo na zona de rebaixamento, poderá nos dar complicações - ressaltou.

Responsável pela defesa menos vazada nesta Série B, com 20 gols sofridos em 26 jogos disputados, o goleiro Fernando Prass lembrou que o ABC conseguiu sair da lanterna do campeonato devido aos jogos dentro de casa.

- O ABC vem numa reação incrível, mérito dos jogadores e do treinador. Estavam na última colocação e conseguiram reagir muito forte. Ainda tem o bom desempenho dentro de casa e nós sabemos que vamos encontrar um jogo muito complicado no Frasqueirão, até pela pressão e das características do estádio - concluiu.

Fonte e Foto Jocaff Souza via Globo Esporte RN

BOMBA!!! - Sistema de grupos pode voltar ao Estadual 10 anos depois


A modificação mais significativa pode estar relacionada ao sistema de disputa. Por e-mail, o presidente da FNF, José Vanildo, admitiu que há estudo nesse sentido, confirmando nota publicada no Blog de Marcos Lopes, na última segunda-feira (30). Pelo que foi publicado, os clubes estariam divididos em dois grupos com quatro equipes, cada, para a disputa da 1ª fase.  Um grupo, denominado de Capital/Região Metropolitana, teria a participação do ABC, Globo, Alecrim e Palmeira. Já o outro grupo, denominado de Interior, traria Baraúnas, Coríntians, Santa Cruz e Assu. 

A fórmula repetiria o que foi aplicado em 2004, quando o Potiguar sagrou-se campeão pela primeira vez. A proposta, de acordo com José Vanildo, está sendo analisada pelo Departamento Técnico da Federação. Como a FNF extinguiu o Conselho Arbitral, que era composto pelos representantes dos clubes participantes da 1ª divisão, e instituiu o Conselho Diretivo, de controle da própria entidade, caberá apenas à Federação a decisão sobre o sistema. 

Os clubes serão apenas consultados para se conhecer seu pensamento à respeito, mas sem poder de veto a qualquer proposta. Não foi definida data para a divulgação do regulamento e tabela. Sobre a provável mudança no regulamento, o quer feria o Estatuto do Torcedor, José Vanildo disse que a FNF tem uma total sintonia com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, da Defesa do Torcedor o que garante um fiel acompanhamento das adequações sempre respeitando o Estatuto do Torcedor. ‘Toda modificação obedecerá a critérios de legalidade com privilégio ao critério técnico e audiência com o Ministério Público. 

A modificação atende a um momento de excepcionalidade como é o caso da Copa do Mundo, o que não vai ferir o Estatuto do Torcedor’, esclareceu. José Vanildo disse que qualquer decisão será levada ao Conselho Diretivo que analisará as propostas e sugestões para o Estadual do próximo ano. Indagado sobre o Manifesto dos jogadores contra o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o mandatário da FNF, enfatizou que respeita o movimento, mas crer que a situação se resolva somente em 2015 e que prefere aguardar as decisões. ‘Prefiro aguardar as decisões. 

Acredito com maior evidência em 2015. A categoria está evoluindo. A realidade do futebol nordestino, especialmente, os pequenos estados devem ter um tratamento diferente, onde possuem um calendário atípico, diferente dos grandes centros’, finalizou.

Edinaldo Moreno/Fábio Oliveira/Da equipe F9
Com informações do Portal De Fato.com

Xiii!!! Bom Senso FC pedirá punição a clubes 'caloteiros' na CBF


Além de colocar a CBF e a TV Globo contra a parede por conta do calendário, o movimento Bom Senso FC pretende também apertar o cerco contra os clubes caloteiros. O grupo, que já conta com mais de 300 jogadores das Séries A e B do Brasileiro, pretende a pedir que a entidade máxima do futebol puna os clubes que atrasarem salários. Esta e outras exigências devem ser feitas em reunião que deve ocorrer nos próximos dias.

A punição por atraso de salários faz parte de um dos tópicos denominado de “Fair Play Financeiro, que entraram em discussão do movimento. Este conceito tem como princípio básico evitar que os clubes gastem mais do que arrecadam e, assim, vejam suas dívidas aumentarem.

O “Fair Play Financeiro” não é uma novidade no futebol. A Federação Paulista de Futebol (FPF) já inseriu nos regulamentos do Paulistão e Série A2, desde 2012, e na Série A3 deste ano, a punição para os “caloteiros”.

Pelo regulamento da competição (artigo 21 da divisão principal, artigo 16 da A2 e artigo 17 da A3), os clubes que não pagarem em dia, correm o risco de ser serem punidos com a perda de três pontos por partida que atuar com os vencimentos em atraso.

Na prática, porém, o regulamento não é cumprido. Nos últimos, vários clubes atrasaram salários e não foram punidos. Isso porque, para ocorrer a perda, a FPF precisa ser notificada por algum órgão – seja a Justiça Trabalhista ou o sindicato dos jogadores.

Os atletas, porém, evitam se indispor mesmo que estejam sem receber. Não foram poucos os casos de jogadores que ficaram sem receber, inclusive no Paulistão, mas acabaram fazendo um acordo e não acionaram a Justiça Trabalhista.

Mais do Bom Senso FC
No último dia 30 de setembro, reuniu-se pela primeira vez parte do grupo signatário do movimento Bom Senso FC. O encontro contou com a presença de vinte jogadores de vários clubes do país e teve como objetivo definir propostas centrais para questões que têm repercutido no rendimento dos atletas e na qualidade do futebol.

Entre os pontos elencados estiveram: calendário do futebol nacional; férias dos atletas; período adequado de pré-temporada; fair play financeiro; e participação nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol.

Ao final da reunião um documento foi assinado por todos atletas presentes. O mesmo será encaminhado para a CBF, requisitando um encontro para que possam ser debatidos os temas acima, visando benefícios ao futebol brasileiro.

Signatários:
Barcos (Grêmio), Dida (Grêmio), Alex (Coritiba), Gilberto Silva (Atlético-MG), Lincoln (Coritiba), Fabrício (São Paulo), Rafael Moura (Internacional), Gabriel (Internacional), Juan (Internacional), D’Alessandro (Internacional), Alex (Internacional), Deivid (Coritiba), Jadson (São Paulo), Edu (sem clube), Bruno (Palmeiras), Corrêa (Portuguesa), Edu Dracena (Santos), Rogério Ceni (São Paulo), Paulo César (sem clube) e Paulo André (Corinthians).

Fonte AFI