quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Cícero e Romário devem embarcar para o futebol espanhol em 2018


O atual técnico do Baraúnas, Cícero Ramalho, está de malas prontas para uma temporada no futebol europeu.

O treinador segue treinando o clube, que se prepara para o estadual, mas pode sequer emplacar a estreia do time na competição, dia 13, contra o Globo. É que o ex-jogador vive a expectativa de um projeto na Espanha, em clube ainda não revelado, podendo ser um dos três que defendeu entre os anos de 1988 e 1993, no caso Real Murcia, Levante ou Sabadell.

As portas de retorno ao futebol espanhol estão sendo abertas através de outra possibilidade de negócio. Além de treinador, Cícero é atualmente procurador do atacante Romário, emprestado recentemente pelo Mossoró Esporte Clube, com quem tem contrato de um ano, ao Uniclinic, de Fortaleza-CE.

Cumprindo estágio de avaliação, Romário tem chamado a atenção da diretoria da Águia da Precabura, que já costura uma negociação do atleta com transferência para janeiro ou, no máximo, até junho de 2018.

Como procurador do atleta e devido o bom relacionamento que construiu em sua passagem pela Espanha, Cícero deverá acompanhar o jogador e ainda fincar bandeira em solo espanhol para um projeto mais duradouro, mas ainda não detalhado pelo profissional.

Sobre o Uniclinic, atual clube de Romário, a instituição vive hoje um sistema de arrendamento, tendo como mandatário o atacante cearense Ari, que atua no Lokomotiv Moscou, da Rússia. Ele estaria abrindo o mercado internacional para jogadores que atuam no clube, o que incluiria Romário.

Na negociação do atacante potiguar, também sobrará uma percentual dos valores envolvidos para o Baraúnas, como clube formador de Romário, vez que o atleta de 23 anos, descoberto em um peneirão realizado na cidade de Umarizal, em 2016, foi federalizado pelo clube.

Cícero segue treinando o Baraúnas até as primeiras semanas de janeiro, mas prevendo sua mudança de país, já avisou a diretoria tricolor para definir um substituto. Edinho Cardoso, ex-Potiguar, Baraúnas e Mossoró, e até Isaías Rodrigues, são as soluções caseiras cogitadas neste momento, sendo Edinho o preferido da maioria dos diretores leoninos.

Texto e Foto por Fábio Oliveira/F9.net.br

Potiguar de Mossoró contrata atacante Marciel; dois deixam o clube

Marciel é o novo atacante do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

O Potiguar de Mossoró oficializou nesta quarta-feira a contratação do atacante Marciel, que defendeu o 4 de Julho, do Piauí, em 2017. O jogador de 28 anos chega por indicação do técnico Mastrillo Veiga.

Marciel começou a carreira no Ferroviário e passou por várias equipes do futebol cearense - como Fortaleza, Uniclinic, Guarany de Sobral, Horizonte e Icasa.

Em 2013, Marciel marcou 13 gols pelo Guarany de Sobral e foi o vice-artilheiro do Campeonato Cearense. Tal marca foi repetida em 2014, desta vez com a camisa do Horizonte.

Enquanto chega o quarto reforço para o ataque - já haviam chegado Daniel Caiçara, Diego Henrique e Gabriel Maia -, o Potiguar confirma a saída de dois atletas. O meia Ciel e o volante Cleiton Recife receberam propostas do futebol paraibano e baiano, respectivamente, e foram liberados pela diretoria do Time Macho.

Por GE RN Foto: Marcelo Diaz

Pedra destaca pré-temporada forte e mira 1º gol pelo ABC: "Bom para o ego"

Anderson Pedra volante ABC (Foto: Hugo Monte/GloboEsporte.com)

Desde 2016 no ABC, o volante Anderson Pedra, hoje um dos nomes mais experientes do elenco, ainda não marcou um gol sequer com a camisa do Alvinegro em jogos oficiais. O jogador é um dos remanescentes do elenco deste ano para 2018 e busca mudar esse retrospecto na próxima temporada.

- Vou tentar arriscar uns 'chutinhos' aí, tentar ir na área. Isso se o professor Ranielle (Ribeiro) me colocar para jogar. Mas é sempre bom tentar arriscar, tentar fazer um gol. É bom para o ego também - diz.

Em pré-temporada junto com o elenco do Alvinegro desde o dia 18 de dezembro, ele avalia que o trabalho forte deste início é fundamental para um bom desempenho durante o ano.

O Alvinegro começou as atividades para 2018 um mês depois da maioria dos rivais que disputarão o Campeonato Potiguar do próximo ano. Pedra acredita que o time sai atrás dos demais, mas vê a comissão técnica com potencial para "amenizar" essa diferença.

- Essas semanas, no começo da pré-temporada, são bastante fortes. Mas vai ser bom durante o ano. Os adversários começaram bem antes que a gente, então nós temos que correr atrás desse prejuízo. Mas, com certeza, nossa comissão é bastante qualificada para tentar amenizar esse atraso - destacou o jogador.

Nesta terça-feira, o clube ganhou mais um reforço: o atacante Marcelo Fernandes, de 26 anos, que estava no Sai Gon FC, do Vietnã. Para Pedra, a chegada do jogador é fundamental para dar experiência ao setor ofensivo. Centroavante, Marcelo brigará por posição com Matheus.

- É importante um cara como esse. O Matheus é um garoto de muita qualidade, mas tem que ter mais um jogador desse porte, mais experiente, pra ser usado. Então, essas características ajudam bastante. Tomara que eles rendam para nos ajudar - avaliou Pedra.

Por GE Natal Foto: Hugo Monte

América-RN perde Betinho para amistoso contra Bota-PB; Danilo volta a treinar

Danilo treina normalmente no América-RN (Foto: Canindé Pereira/América FC)

Em preparação para o segundo amistoso contra o Botafogo-PB, sábado, em João Pessoa, o América-RN vai ter mudanças na equipe que vem treinando habitualmente sob o comando de Leandro Campos. O atacante Betinho, com problema muscular, não participou do treinamento e está fora da partida que será realizada em João Pessoa. Por outro lado, o Mecão deve ter o retorno do lateral-esquerdo Danilo, recuperado de lesão. Ele participou normalmente do treinamento desta quarta-feira, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Danilo não participou do amistoso entre as duas equipes no último sábado. Van Van foi o titular da posição na oportunidade. Betinho começou jogando e fez o segundo gol rubro na vitória por 2 a 1. Para o ataque, o técnico Leandro Campos tem Lopeu e Jeam como opções, e deve fazer observações no treino de quinta-feira.

Saldo da pré-temporada
Sete jogadores não participaram do treinamento desta quarta-feira. A lista dos "fora de combate" tem o goleiro Fred, o lateral-direito Guilherme, os volantes Janderson e Judson e os atacantes Adriano Pardal, Betinho e Tadeu. Destes, apenas Betinho está entregue ao departamento médico. Fred e Judson estão em fase de transição. Pardal, como se apresentou na terça-feira, aprimora a parte física. Segundo a assessoria de imprensa do clube, Janderson, Tadeu e Guilherme foram apenas poupados e estão à disposição do técnico Leandro Campos para o amistoso de sábado.

O jogo contra o Botafogo-PB começa às 15h15, na Vila Olímpica Parahyba. A delegação rubra sai de Natal apenas às 12h do dia do jogo.

Por GE RN Foto: Canindé Pereira