A crise no América-RN, que sofre o risco do rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, teve mais um capítulo nesta segunda-feira. A diretoria oficializou a saída de cinco jogadores, e o atacante Lúcio Curió está entre eles. Ao Globo Esporte, Lúcio Curió demonstrou, em poucas palavras, o descontentamento com o treinador Francisco Diá, considerando o comandante como o principal culpado pelos maus resultados da equipe rubra na Série C. "Sabe nada de bola", resumiu. O atacante disse ainda que a mudança de visual na véspera da partida contra o Confiança - ele, o atacante Reis e o volante Felipe Macena descoloriram o cabelo e o bigode - foi realizada como uma forma de brincadeira entre os amigos.
No fim da manhã desta segunda, Curió recebeu uma mensagem no telefone de um membro da diretoria para comunicar o desligamento do Mecão. Lamentando a decisão pela não renovação - contrato acaba na quarta-feira -, o jogador agradeceu a oportunidade de vestir a camisa americana mais uma vez e desejou sorte aos companheiros, que têm uma dura missão na última rodada da fase de grupos da Série C. Precisam vencer o Remo em Belém para não depender de outro resultado. Caso empate, torce para o Confiança empatar ou perder para o Salgueiro, em Aracaju.
- Eu fiquei sabendo que não preciso me apresentar e mandaram uma mensagem para mim. Mesmo assim, eu estou lá (ao CT Abílio Medeiros, em Parnamirim) para pegar o meu material. Apesar disso, fico feliz pelo trabalho, pela minha dedicação ao clube. Infelizmente, isso acontece no meio do futebol e vou ficar torcendo de fora para que os meninos consigam uma grande vitória para tirar o América-RN dessa situação - contou Curió.
O atacante, que voltou ao clube em julho deste ano, depois de declarar aposentadoria no fim de maio por não suportar as dores causadas pela Febre Chikungunya, não teve a mesma recepção do técnico Francisco Diá como pretendiam os dirigentes e a torcida alvirrubra. Sem saber do retorno do jogador, o treinador disse inicialmente que não pretendia utilizá-lo, por ter jogadores suficientes para o setor ofensivo. Por imposição da direção, passou a ser relacionado e foi utilizado em quatro jogos na Série C, marcando apenas um gol, o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o Salgueiro. Na derrota para o Confiança, no último sábado, expôs o atrito com Diá e culpou o treinador pelo mau momento da equipe rubra na competição, com grande risco de rebaixamento à Série D.
Por um aplicativo de mensagens, Lúcio usou poucas palavras, mas deixou clara a sua insatisfação com a situação.
Confira a entrevista com Lúcio Curió:
GloboEsporte.com: Algum dirigente te procurou antes para renovar o contrato?
Lúcio Curió: Não.
GloboEsporte.com: Como foi o clima no vestiário após a derrota para o Confiança?
Lúcio Curió: Pesado.
GloboEsporte.com: Sobre aquela declaração após o jogo, você se arrepende?
Lúcio Curió: Nunca.
GloboEsporte.com: O América-RN precisa vencer para escapar do rebaixamento. Mas o que acha que falta ao clube nesse momento?
Lúcio Curió: Diá sair.
GloboEsporte.com: Por qual motivo?
Lúcio Curió: Sabe nada de bola.
GloboEsporte.com: Se o América-RN não quiser renovar o contrato, você vai lamentar a não permanência no clube?
Lúcio Curió: Vou ficar muito triste, mas vou respeitar a opinião dos dirigentes.
GloboEsporte.com: E essa mudança no visual? Foi algum protesto ou algum pacto entre vocês jogadores?
Lúcio Curió: Foi uma brincadeira entre nós jogadores.
GloboEsporte.com: Algum dirigente reclamou?
Lúcio Curió: Ainda não. Assim, o Barcelona vai reclamar de Neymar e Messi porque pintaram a barba?
GloboEsporte.com: Era o momento de brincar? Repercutiu mal no grupo?
Lúcio Curió: Ah, tá. Vai repercutir mal Neymar e Messi? É porque sou eu, Reis e Felipe Macena.
GloboEsporte.com: Lúcio, você atuou em quatro jogos nesta Série C, todos começando da reserva. Esperava mais no América-RN?
Lúcio Curió: Eu joguei porque a torcida me colocou para jogar, porque, dependendo do treinador, nem no banco eu sentava.
GloboEsporte.com: As dores, por conta da doença, ainda te incomodam? Isso pode ter atrapalhado?
Lúcio Curió: Não.
GloboEsporte.com: Você acha que existe alguma deficiência física no elenco ou são as más escolhas do treinador?
Lúcio Curió: (As escolhas) de Diá.
Por Jocaff SouzaNatal Foto: Diego Simonetti