terça-feira, 13 de setembro de 2016

Papa Francisco envia mensagem aos atletas paralímpicos

(Foto: Reprodução/Twitter)

O papa Francisco utilizou o Twitter nesta segunda-feira (12) para enviar uma mensagem aos atletas que estão disputando os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. As informações são da agência Ansa.

“Uma saudação a todas as atletas e os atletas participantes nas Paralimpíadas: que o esporte seja ocasião de crescimento e de amizade”, publicou o pontífice em suas contas oficiais em vários idiomas.

No dia 24 de agosto, o papa recebeu dois atletas paralímpicos brasileiros no Vaticano e os abençoou.

Por Agência Brasil Foto: Reprodução/Twitter

Paralimpíadas 2016: Israel Stroh conquista a primeira medalha individual do Brasil no tênis de mesa Paralímpico

Israel Stroh conquista a primeira medalha individual do Brasil no tênis de mesa Paralímpico

Israel Stroh conquistou nesta segunda-feira (12) uma medalha de prata histórica. É a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio numa competição individual de tênis de mesa em Jogos Paralímpicos.

Na decisão da classe 7, o brasileiro enfrentou o britânico William Bayley, que levou a melhor e fechou o jogo em 3 sets a 1, parciais de 11/9, 5/11, 11/9 e 11/4. Os dois já haviam se enfrentado na fase de grupos, logo na partida de estreia, e na ocasião o brasileiro levou a melhor também por 3 a 1. Agora, porém, o placar se inverteu.

Ao comparar os dois jogos contra o britânico, Israel admite que na final pesou o nervosismo. "Acho que eu estava mais nervoso agora do que na fase de grupos. O primeiro duelo foi muito diferente da final. Depois daquela partida, ele estudou meu jogo e mudou um pouco a estratégia", disse Israel após a final.

"Minha primeira reação foi negativa por ter perdido o ouro. Mas depois de alguns minutos eu fiquei feliz de novo, porque é muito legal para o tênis de mesa brasileiro", analisou. "É muito difíci chegar à final, porque eu tive que vencer o próprio Bayley na fase de grupos, além do segundo e do terceiro colocados do ranking mundial".

Por Rio 2016 Foto: MPIX/CPB/Alexandre Urch

Paralimpíadas 2016: Daniel Dias leva mais um ouro e luta para se tornar o maior atleta Paralímpico da natação

Daniel Dias leva mais um ouro e luta para se tornar o maior atleta Paralímpico da natação

Daniel Dias nada, firme e forte, para ser o maior atleta da história da natação nos Jogos Paralímpicos. Na noite desta segunda-feira (12), no Estádio Aquático Olímpico, o brasileiro conquistou sua segunda medalha de ouro no Rio 2016 ao vencer a final dos 50m S5 com o tempo de 32s78, bem à frente do chinês Thanh Tung Vo (33s94) e do norte-americano Roy Perkins (34s42). 

Esta foi a 20ª medalha da carreira de Daniel Dias como paratleta, e ele está a apenas quatro de ultrapassar o australiano Matthew Cowdrey, que conquistou 23 medalhas entre Atenas 2004 e Londres 2012 e é o maior medalhista da natação na história dos Jogos. Ele não compete no Rio 2016. 

Historicamente, Daniel Dias tem 12 medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze. Já os australiano tem 13 de ouro, sete de prata e três de bronze. O brasileiro ainda compete em quatro provas no Rio 2016 e, caso suba ao pódio em todas elas, será o maior medalhista da natação Paralímpica em todos os tempos. 


A prata!

Dona do melhor tempo antes da final dos 50m livre na mesma categoria S5, a brasileira Joana Silva (37s13) perdeu o ouro da prova nas braçadas finais para a chinesa Li Zhang, que fechou a prova com 36s87. O bronze ficou com a tcheca Bela Trebinova, que terminou a prova com 37s37. 


Primeiro bronze
O nadador brasileiro Paralímpico André Brasil conquistou a medalha de bronze nos 100m borboleta S10, somando assim sua 11ª medalha na história dos Jogos Paralímpicos. O ouro e a prata ficaram nas mãos dos ucranianos Denys Dubrov e Maksym Krypak, respectivamente. 

O carioca de 32 anos faturou, enfim, a sua primeira medalha atuando em casa e contou com o apoio da torcida, principalmente nos 50 metros finais. O público vibrou muito com a sua primeira medalha no Rio de Janeiro. André fechou a prova com o tempo de 56s59, atrás de Krypak (54s90) e de Dubrov, que com 54s71 quebrou o recorde mundial. 

A medalha de André Brasil vem após algumas frustrações iniciais, principalmente nos 50m livre S10, prova da qual é recordista mundial e tem dois ouros Paralímpicos, mas que terminou a final apenas em quarto lugar. Mesma posição em que terminou os 100m costas S10. Ele acabou ainda desistindo dos 200m medley S10. 

Bastante emocionado com o apoio da família nas arquibancadas, o paratleta brasileiro disse ao SporTVque “a gente é feito de sonhos na vida, se a gente parar de sonhar, morre", sobre o fato de ter sempre contado com o apoio da família para chegar a mais uma conquista. "Papai e mamãe, obrigado. Filho, um dia você vai entender porque o papai não está em casa”, disse. 
Segundo bronze

Quem também vibrou com medalha na noite desta segunda-feira foi Talisson Glock, que faturou o bronze no medley SM6 - a prata ficou com o chinês Jia Hongguang, e o ouro, com o britânico Sascha Kindred. A medalha veio após uma decisão da arbitragem, que desclassificou o colombiano Nelson Crispin, que havia ficado em terceiro lugar. 

"Ele já tinha sido desclassficiado no Parapan (de Toronto) no ano passado", explicou Glock em entrevista após a confirmação do seu bronze. “Eu não nadei pensando em minha medalha, foi de longe a minha melhor marca do ano, e a consequência disso é a medalha, estou muito feliz", completou o nadador. 

Países Ou Pr Br  Tot
1 CHN 50 40 28 118
2 GBR 28 16 19   63
3 UKR 22 19 20   61
4 USA 16 17 13   46
5 BRA   9 17   9   35

Por Rio 2016 Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal

Paralimpíadas 2016: Brasil conquista medalha de ouro inédita na bocha

Brasil conquista medalha de ouro inédita na bocha

O Brasil é ouro na bocha! Antônio Leme, Evani Soares e Evelyn de Oliveira venceram a final das duplas mistas classe BC3, primeiro pódio brasileiro nessa categoria na história. Na decisão, os brasileiros fizeram 5 a 2 na República da Coreia.

Os brasileiros abriram 3 a 0 na primeira parcial, mas os coreanos reagiram e diminuíram o placar para 3 a 2 na duas parciais seguintes. Na parcial final, porém, o Brasil se impôs e garantiu a vitória com mais dois pontos, fechando o placar em 5 a 2.


O tri não veio

Mais cedo, os bicampeões Paralímpicos Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos deixaram escapar o tri na competição de pares classe BC4. Eles foram derrotados pelos eslovacos Samuel Andrejcik, Michaela Balcova e Robert Durkovic. Marcelo Santos completou a equipe brasileira.

Os brasileiros saíram na frente na primeira parcial, abrindo 2 a 0. Na segunda parcial, os eslovacos chegaram ao empate e, depois, conseguiram a virada na terceira. A última parcial confirmou a vitória dos europeus, que fecharam o jogo em 4 a 2.

A derrota não desanimou Eliseu, que promete voltar à carga em Tóquio 2020. "A Eslováquia é uma potência no esporte", analisou. "Estou muito orgulhoso da medalha de prata e de ser brasileiro. Vou lutar pelo ouro nos próximos Jogos Paralímpicos".

Por Rio 2016 Foto: Rio 2016/Alex Ferro Foto: MPIX/CPB/Daniel Zappe

Paralimpíadas 2016: Brasil aumenta coleção de medalhas no atletismo com ouro no lançamento de disco

Brasil aumenta coleção de medalhas no atletismo com ouro no lançamento de disco

O atletismo reforça a cada dia a condição de esporte mais vitorioso do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O sexto ouro na modalidade veio nesta segunda-feira (12) com Alessandro Silva, que quebrou o recorde Paralímpico do lançamento de disco classe F11, no Estádio Olímpico (Engenhão).

O brasileiro venceu a prova com a marca de 43,06m e ficou um pouco abaixo do recorde mundial de 44,44m, que pertence ao espanhol Alfonso Lopez-Fidalgo. A prata ficou com o italiano Oney Tapia, com 40,89m, e David Casinos Sierra, da Espanha, ganhou o bronze.


Bronze vira prata

A sessão noturna do atletismo tinha começado com a conquista da prata no revezamento 4x100m classes T42-47. A equipe brasileira medalhista no revezamento foi formada por Renato Nunes da Cruz, Yohansson Nascimento, Petrúcio Ferreira e Alan Fonteles. 

Os Estados Unidos venceram a prova, mas acabaram desqualificados devido a uma transição fora da área determinada - na prova não há bastão. Assim, a Alemanha herdou a medalha de ouro, o Brasil levou a prata e o Japão ganhou o bronze. Com 40s82, os alemães quebraram o recorde Paralímpico.

Pela manhã, subiram ao pódio Fábio Bordignon, nos 200m T35, e Rodrigo Parreira, no salto em distância T36. Até agora, o atletismo já rendeu 17 medalhas para o Brasil, sendo 6 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze.

Fonte Rio 2016 Foto: Rio 2016/Brandão

Inscrições para Norte-rio-grandense de Futsal se encerram na quinta-feira

URV Futsal - Beleu - Nélio Dias (Foto: Wendell Jefferson)

As inscrições para a edição 2016 do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal serão encerradas nesta quinta-feira. A expectativa da Federação Norte-rio-grandense é reunir entre 14 e 16 equipes este ano. O retorno do ABC às competições oficiais deve ser a grande novidade da temporada. 

- Temos a confirmação de várias equipes do interior. Este ano teremos o retorno de Alecrim e AABB, e está faltando apenas um 1% para o ABC voltar. Faltam só questões burocráticas, mas que devem ser resolvidas até quinta - falou o presidente da FNFS, Fausto Severiano.

A competição terá início no dia 4 de outubro. Segundo Fausto, o formato vai depender do número de equipes inscritas. 

- A ideia inicial é termos um grupo da capital e um grupo do interior, e depois fazer o cruzamento na fase final. Esperamos ter de 14 a 16 times neste ano. Quando tivermos esta confirmação, definiremos a formatação junto aos representantes dos clubes - completou.

O campeão estadual vai representar o Rio Grande do Norte na Divisão Especial da Taça Brasil em 2017. O vice-campeão ficará com a vaga do estado para Liga Nordeste do próximo ano. 

Os times interessados devem entrar em contato pelo telefone (84) 99982-5579.

Fonte GE Natal Foto: Wendell Jefferson

ABC se reapresenta nesta terça-feira e inicia preparação para rodada final da Série C

Resultado de imagem para foto do abc

Depois do empate fora de casa com o Cuiabá-MT, o elenco do ABC volta aos treinos na manhã desta terça-feira (13), às 8h30, no CT Alberi Ferreira de Matos. As atividades serão focadas na última partida da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro.

Na segunda colocação do grupo A, com 29 pontos, o Alvinegro enfrenta o ASA-AL no domingo (18), às 19 horas, no estádio Frasqueirão. A equipe busca o primeiro lugar da chave e precisa da vitória.

Além disso, é necessário que o Fortaleza tropece. Ou ainda em caso de triunfo do time cearense, o Alvinegro deve vencer por um gol de saldo a mais que o concorrente.

Para a partida, o técnico Geninho não poderá contar com o lateral Alex Ruan e o atacante Jones, ambos suspensos. As vagas devem ser ocupadas por Marrone e Michel Henrique, respectivamente.

Por Portal No Ar

Após saída do Mecão, Curió dispara contra Diá: "Sabe nada de bola"

Lúcio Curió atacante do América-RN (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

A crise no América-RN, que sofre o risco do rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, teve mais um capítulo nesta segunda-feira. A diretoria oficializou a saída de cinco jogadores, e o atacante Lúcio Curió está entre eles. Ao Globo Esporte, Lúcio Curió demonstrou, em poucas palavras, o descontentamento com o treinador Francisco Diá, considerando o comandante como o principal culpado pelos maus resultados da equipe rubra na Série C. "Sabe nada de bola", resumiu. O atacante disse ainda que a mudança de visual na véspera da partida contra o Confiança - ele, o atacante Reis e o volante Felipe Macena descoloriram o cabelo e o bigode - foi realizada como uma forma de brincadeira entre os amigos.

No fim da manhã desta segunda, Curió recebeu uma mensagem no telefone de um membro da diretoria para comunicar o desligamento do Mecão. Lamentando a decisão pela não renovação - contrato acaba na quarta-feira -, o jogador agradeceu a oportunidade de vestir a camisa americana mais uma vez e desejou sorte aos companheiros, que têm uma dura missão na última rodada da fase de grupos da Série C. Precisam vencer o Remo em Belém para não depender de outro resultado. Caso empate, torce para o Confiança empatar ou perder para o Salgueiro, em Aracaju.

- Eu fiquei sabendo que não preciso me apresentar e mandaram uma mensagem para mim. Mesmo assim, eu estou lá (ao CT Abílio Medeiros, em Parnamirim) para pegar o meu material. Apesar disso, fico feliz pelo trabalho, pela minha dedicação ao clube. Infelizmente, isso acontece no meio do futebol e vou ficar torcendo de fora para que os meninos consigam uma grande vitória para tirar o América-RN dessa situação - contou Curió.

O atacante, que voltou ao clube em julho deste ano, depois de declarar aposentadoria no fim de maio por não suportar as dores causadas pela Febre Chikungunya, não teve a mesma recepção do técnico Francisco Diá como pretendiam os dirigentes e a torcida alvirrubra. Sem saber do retorno do jogador, o treinador disse inicialmente que não pretendia utilizá-lo, por ter jogadores suficientes para o setor ofensivo. Por imposição da direção, passou a ser relacionado e foi utilizado em quatro jogos na Série C, marcando apenas um gol, o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o Salgueiro. Na derrota para o Confiança, no último sábado, expôs o atrito com Diá e culpou o treinador pelo mau momento da equipe rubra na competição, com grande risco de rebaixamento à Série D.

Por um aplicativo de mensagens, Lúcio usou poucas palavras, mas deixou clara a sua insatisfação com a situação.

Confira a entrevista com Lúcio Curió:
GloboEsporte.com: Algum dirigente te procurou antes para renovar o contrato?
Lúcio Curió: Não.
GloboEsporte.com: Como foi o clima no vestiário após a derrota para o Confiança?
Lúcio Curió: Pesado. 
GloboEsporte.com: Sobre aquela declaração após o jogo, você se arrepende?
Lúcio Curió: Nunca.
GloboEsporte.com: O América-RN precisa vencer para escapar do rebaixamento. Mas o que acha que falta ao clube nesse momento?
Lúcio Curió: Diá sair.
GloboEsporte.com: Por qual motivo?
Lúcio Curió: Sabe nada de bola.
GloboEsporte.com: Se o América-RN não quiser renovar o contrato, você vai lamentar a não permanência no clube?
Lúcio Curió: Vou ficar muito triste, mas vou respeitar a opinião dos dirigentes.
GloboEsporte.com: E essa mudança no visual? Foi algum protesto ou algum pacto entre vocês jogadores?
Lúcio Curió: Foi uma brincadeira entre nós jogadores.
GloboEsporte.com: Algum dirigente reclamou?
Lúcio Curió: Ainda não. Assim, o Barcelona vai reclamar de Neymar e Messi porque pintaram a barba? 
GloboEsporte.com: Era o momento de brincar? Repercutiu mal no grupo?
Lúcio Curió: Ah, tá. Vai repercutir mal Neymar e Messi? É porque sou eu, Reis e Felipe Macena.
GloboEsporte.com: Lúcio, você atuou em quatro jogos nesta Série C, todos começando da reserva. Esperava mais no América-RN?
Lúcio Curió: Eu joguei porque a torcida me colocou para jogar, porque, dependendo do treinador, nem no banco eu sentava.
GloboEsporte.com: As dores, por conta da doença, ainda te incomodam? Isso pode ter atrapalhado? 
Lúcio Curió: Não.
GloboEsporte.com: Você acha que existe alguma deficiência física no elenco ou são as más escolhas do treinador?
Lúcio Curió: (As escolhas) de Diá.

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Diego Simonetti

Saiba como o América-RN pode fugir ou cair para a Série D do Brasileirão


Resultado de imagem para foto do américa de natal

O América só tem mais uma rodada para escapar da queda para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com 19 pontos, o Alvirrubro ocupa a oitava colocação do grupo A da Série C e está diretamente ameaçado pelo rebaixamento para a 4ª divisão do futebol nacional.

O cenário desenhado para a última rodada da Terceirona, no próximo domingo (18), às 19 horas, não é o mais favorável para o time potiguar. O adversário será o Remo-PA, que briga pela classificação à segunda fase. O confronto acontece no estádio Mangueirão, em Belém.

O site “Chance de Gol” aponta o América com 51,3% de possibilidade de rebaixamento. O número é maior do que os de Confiança-SE – 9º colocado, com os mesmos 19 pontos –, que tem 38,8% e de Salgueiro-PE – 7º colocado, com 21 –, que tem 9,9%.

O portalnoar.com fez uma análise da tabela e preparou uma lista com as possibilidades para o América evitar o rebaixamento ou cair para a última divisão do futebol brasileiro. Confira:

Vencer: Acima de tudo, o América precisa vencer seu duelo diante dos paraenses. Assim, evita a queda sem depender de outros resultados da rodada;

Empate: Se empatar sua partida, os rubros vão precisar torcer por um tropeço do Confiança-SE diante do Salgueiro-PE. Se o time sergipano vencer, ele sai do Z2 e empurra o Alvirrubro para a 4ª divisão.

Derrota: Em caso de revés na capital do Pará, o América será rebaixado com um simples empate entre Confiança e Salgueiro ou vitória dos azulinos. Neste cenário, o clube natalense só escapa se os pernambucanos vencerem fora de casa.

Por Heilysmar Lima