quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

2ª fase do campeonato Seridosão 2016 prossegue hoje! Confira os resultados e a próxima rodada


A 2ª fase do maior evento esportivo do interior do RN, teve prosseguimento na noite desta terça feira dia 13, com realização da 12ª rodada. Sem poder perder as equipes estam dando de tudo para continuarem na busca do título em suas categorias.

A prova disto são jogos equilibrados e bem disputados, onde até o momento não foi constatada nenhuma jogada mais violenta ou agreciva. Os atletas vem se respeitando e mostrando seu talento dentro de quadra. A prova disto foi o jogão de futsal que envolvel as equipes de João Câmara vs Os Largados de Jardim do Seridó-RN.

Na oportunidade Os Largados saíram na frente e permaneceram assim durante boa parte do duelo. Só que, como em um grande clássico, a partida foi definida nos minutos finais e através da individualidade do craque de bola o garoto Chimba do quinteto de João Câmara. Por parte dos Largados o destaque foi o goleiro Leleco que pegou muito mas, infelizmente, sentiu o joelho no início da segunda etapa e teve que deixar o jogo. Com a saída de Leleco o jogador Junior de Canteiro chamou a resposabilidade de tentar levar o time a próxima fase mas, acabou sofrendo a virada nos minutos finais e deu adeus ao evento. 

A competição terá prosseguimento nesta quarta feira dia 14 de dezembro de 2016, com a realização de 12 partidas válidas pela 2ª fase, com início as 13h00 e se estendendo até as 21h20 pela tabela. Das quais 9 são pela 2ª fase e três no futsal aberto são pelas oitavas de final.

A Rádio Cabugi do Seridó AM está transmitindo os jogos a partir das 20h00 e indo até as 22h00. Narração Jarbas Fonsêca, comentários Mário Sergio, reportagens J Simões e Max Flávio, técnica de áudio Felipe ou Genully Cristiano, site Rádio Cabugi do Serido.

Veja também:

Confira os jogos válidos pela 12ª rodada:
12h20 1º de A Futuro das Crianças (C. Novos)4 vs 0 2º de B Grêmio (Parelhas) - sub 11 - Quartas de Final 
13h00 1º de B Sevilha (S. Vicente) 5 vs 2 2º de D Picuizinho - sub 11 - Quartas de Final 
13h40 1º de A Jardim do Seridó 4 vs 5 2º de B Carnaúba dos Dantas - sub 13 - 2ª Fase
14h20 1º de B Sevilha (S. Vicente) 7 vs 2 2º de C Grêmio(Parelhas) - sub 13 - 2ª Fase
15h00 1º de E Logoa Nova W vs 0 2º de A A definir - sub 13 - 2ª Fase
15h40 1º de A Jardim do Seridó 2 vs 4 2º de B Sevilha (S. Vicente) - sub 15 - 2ª Fase
16h20 2º de D Acari 3 vs 5 2º de E Lagoa Nova - sub 15 - 2ª Fase
17h00 1º de E Florânia 4 vs 3 2º de A Santana do Seridó - sub 15 - 2ª Fase
17h40 2º de B Carnaúba dos Dantas 6 vs 1 2º de C Guarani (J. do Seridó) - sub 21 - 2ª Fase
18h30 1º de C Ipueira 4 vs 2 2º de A Serra Negra - sub 21 - 2ª Fase
19h20 1º de A Styllo (C. Novos) 6 vs 1 2º de B Carnaúba dos Dantas - F. Sênior - 2ª Fase
20h00 1º de B Bonzão (Picuí) 3 vs 5 1º de C Jucurutu - F. Sênior - 2ª Fase
20h40 1º de D Cruzeiro 0 vs 6 2º de C São Mamede - Principal - Oitavas de Final
21h30 1º de E João Câmara 4 vs 3 2º de F Os Largados - Principal - Oitavas de Final

Veja os jogos da 13ª rodada:
13h00 1º de C Fenix (Caicó) vs MV/Noninha (Jucurutu) - sub 13 - 2ª Fase
13h40 1º de D Acari vs 1º de E Lagoa Nova - sub 13 - 2ª Fase
14h20 1º de B Carnaúba dos Dantas vs 2º de C Internacional (Caicó) - sub 15 - 2ª Fase
15h00 1º de C Grêmio (Parelhas) vs 2º de D Acari - sub 15 - 2ª Fase
15h40 1º de D RCA - Baraúna vs 1º de E Florânia - sub 15 - 2ª Fase 
16h20 2º de B Banfort (Angícos) vs 2º de C Centenário (Caicó) - sub 19 - 2ª Fase
17h10 1º de C Xodó (S. do Matos) vs 2º de A Timbaúba dos Batistas - sub 19 - 2ª Fase
18h00 1º de A Jardim do Seridó vs 2º de B Carnaúba dos Dantas - sub 21 - 2ª Fase
18h50 1º de B Centenário (Caicó) vs 1º de C Ipueira - sub 21 - 2ª Fase
19h40 1º de G Atual Boutique (Parelhas) vs 2º de H River (Santana do Seridó) - Oitavas de Final Principal
20h30 1de F Centenário (Parelhas vs 2º de E Cruzeta - Oitavas de Final Principal
21h20 1º de H Currais Novos vs 2º de G PK Juntos (Jardim do Seridó) - Oitavas de Final Principal 

Texto e Foto por Jarbas Fonsêca

Aos 12 anos, garoto potiguar é selecionado para treinar no Cruzeiro

Cauê Alex - jogador base do Cruzeiro (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

Por trás da aparente tranquilidade no rosto, Cauê esconde a ansiedade do que o espera em 2017: jogar nas categorias bases do Cruzeiro. Aos 12 anos, o garoto é jogador do Natal FC, escolinha de futebol, e, em 2016, foi convidado para uma "peneira" do clube mineiro. Foi, passou por todas as etapas e no próximo ano irá morar em Belo Horizonte para tentar alcançar o sonho de ser jogador profissional.

- Há um ano e meio houve uma competição nacional em Natal e um dos olheiros observou Cauê nos treinos e o convidou para o teste em Belo Horizonte - disse o pai do garoto, Carlos Alex.

Nas três vezes que foi preciso ir a Minas Gerais para firmar a permanência no Cruzeiro, era Carlos o fiel escudeiro do menino. Professor de Geografia de várias escolas particulares e públicas em Natal, o pai de Cauê precisa sacrificar o emprego para continuar caminhando junto do filho.

- Eu estou muito ansioso, mas prefiro não falar isso para o meu pai porque ele fica mais ansioso que eu - confessou Cauê ao Globo Esporte.

Juntos dos dois, estarão a mãe de Cauê e o irmão, que também pretende enveredar pelo futebol - atualmente é goleiro na escolinha do Flamengo em Natal. A viagem está marcada para o dia 8 de janeiro. O primeiro compromisso será disputar a MG Cup. Depois, ele volta a Natal e fica na cidade até o início do ano letivo em Belo Horizonte - o garoto vai estudar em escola disposta pelo clube. O apoio na escola é apenas um dos encantos que o menino e a família encontraram na Toca da Raposa.

- Quando eu entrei (na Toca da Raposa), eu e meu pai ficamos assustados. Eu entrei achando que eram dois campos, normal, mas é incrível a estrutura, a forma como eles administram aquilo. Lá eles têm escola, refeitório, quatro campos, é tudo muito grande. Outra coisa que me surpreendeu é a atenção dada a nós. Qualquer pancada pequena os médicos vão lá, auxiliam, pedem para passar no departamento deles depois. É incrível - declarou.

No clube atual, que joga há dois anos, Cauê exerce o papel de capitão. Não é raro vê-lo apoiando os companheiros de times em horas difíceis, o que rende muita amizade entre ele e os garotos do Natal FC. O garoto lamenta deixar isso para trás, mas torce para que os laços criados continuem.

- É difícil abandonar todos os meus amigos de uma vez. São meus amigos e meus companheiros desde pequeno, mas eu estou evitando pensar nisso porque esse mês de dezembro é só preparação para a minha vida em Belo Horizonte - completou Cauê.

Atuando como volante, entre as inspirações de Cauê estão os alemães Schweinsteiger e Kroos, mas ídolo mesmo é o Cristiano Ronaldo. No entanto, no Cruzeiro o garoto foi aproveitado de zagueiro e para se adaptar a posição procura novas referências e as principais são Sérgio Ramos, do Real Madrid, e Boateng, do Bayern de Munique. Esse conjunto de referências é uma característica do garoto para melhorar o rendimento dentro de campo. Para seu técnico atual, Marcos Pintado, as qualidades do garoto são inúmeras.

- O Cauê é um jogador muito competitivo. Hoje, é preciso ter isso. Ele também é muito forte, sabe jogar de pé direito e esquerdo, tem apenas 12 anos , com 1,70m e é muito alto. Ele também sabe usar o corpo, o que é muito importante. Para mim é uma alegria grande vê-lo indo para o Cruzeiro. O Cauê para mim é uma grata surpresa e merece muito porque é bom - falou Pintado.

Por GE RN Foto: Luiz Henrique

ABC segue como melhor clube do RN no ranking da CBF

Erivélton meia do ABC

O ABC continua como o melhor clube do Rio Grande do Norte no Ranking Nacional 2017, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol, na noite de segunda-feira. O Mais Querido fechou o ano na 31ª colocação, com 5.044 pontos. O América-RN é o 34º, com 4.397 pontos. O Globo FC subiu 12 posições e é o 77° lugar, com 879 pontos. Potiguar de Mossoró (109º), Baraúnas (115º), Alecrim e Santa Cruz-RN (198º) também aparecem no ranking.

O Alvinegro é o sétimo melhor posicionado do Nordeste, atrás de Sport (17º), Vitória (20º), Bahia (21º), Ceará (23º), Santa Cruz (26º) e Náutico (29º). 

O ranking da CBF atribui pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. Apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles têm pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).

A CBF também divulgou o Ranking Nacional das Federações. A Federação Norte-rio-grandense é a 11ª colocada, com 11.471 pontos. É quarta melhor do Nordeste, atrás de Pernambuco (7º), Bahia (9º) e Ceará (10º).

Por Augusto César Gomes

ABC anuncia atacante Túlio Renan, ex-Ypiranga-RS, para 2017

Túlio Renan, atacante do Treze (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

O ABC anunciou na noite desta segunda-feira a contratação do atacante Túlio Renan, de 27 anos, para a temporada 2017. O jogador disputou a Série C deste ano pelo Ypiranga-RS, onde fez 17 jogos e marcou três gols. O atleta é o quarto home para a posição, que tem os atacantes Nando, Dalberto e Leozinho. Segundo a assessoria de comunicação do clube, Túlio chega a Natal no dia 2 de janeiro.

Túlio Renan Souza Xavier é natural de Boquira, na Bahia, mas começou a carreira no Comercial-SP. O atacante acumula passagens pelo São Caetano, CRB, Rio Branco-SP, onde conquistou a Série A3 do Campeonato Paulista, Treze, Ituano, em que fez parte do elenco campeão paulista, Veranópolis e Campinense, onde levantou o título do estadual.

Por GE RN Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba

De volta ao América-RN após nove anos, Michel Cury sente peso maior

Michel Cury - meia do América-RN (Foto: Canindé Pereira / Divulgação)

De volta ao América-RN depois de quase nove anos, o meia Michel Cury sabe da grande responsabilidade do time em 2017. Na sua primeira passagem, durante o Campeonato Potiguar de 2008, Michel era um jogador de 26 anos, menos experiente, e o Mecão estava em uma situação melhor. Agora, com 35 anos, é um dos veteranos do elenco e faz parte do grupo de campeões brasileiros da Série D pelo Volta Redonda, junto com Osmar, Dija Baiano e Marcos Júnior, sob o comando do Felipe Surian. Dessa vez, o peso em suas costas é maior.

- Agora eu estou mais experiente. Quando cheguei em 2008, o América-RN tinha grandes jogadores e para mim foi um desafio porque tive poucas oportunidades. Eu joguei apenas o estadual e o início da Série B, mas acabei indo embora para o Gama. Agora, com mais experiência, eu espero ajudar os mais jovens e ajudar o time a conquistar os objetivos - disse.

O jogador foi apresentado na segunda-feira, durante o treino no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. O Alvirrubro segue a reformulação do elenco para a temporada 2017, com 12 contratações confirmadas até o momento. Muitos jogadores trabalharam com o Surian anteriormente. Pressionados para fazer uma boa campanha no estadual, o América busca conseguir o entrosamento dentro de campo o mais rápido possível.

- O entrosamento é muito importante quando você está fazendo um grupo novo. Eu conheço o trabalho de Felipe Surian e, com os companheiros novos, a gente vai conhecendo aos poucos. Ter outros jogadores que jogaram comigo vai facilitar muito. Conhecendo a filosofia da comissão técnica que está aqui, tenho certeza que esse grupo será muito vitorioso - completou Michel.

O Mecão vai disputar quatro competições em 2017 (Campeonato Potiguar, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D). 

Por GE Natal Foto: Canindé Pereira

Potiguar de Mossoró anuncia volta do atacante Cleiton Junior após dois anos

Cleiton Junior Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

O atacante Cleiton Junior está de volta ao Potiguar de Mossoró. Esta será a segunda passagem do jogador pelo "Time Macho". Na primeira, em 2015, disputou 14 jogos e marcou cinco gols, sendo o artilheiro da equipe no estadual. 

Cleiton, hoje com 30 anos, começou a carreira no Fortaleza na temporada de 2006, onde ficou até 2010. Também tem passagem por Tiradentes, Horizonte, Guarany de Sobral, Sousa e Quixadá.

O último clube de Cleiton foi o Ferroviário. Ele é o quinto reforço para o ataque do Potiguar - Ju, Bruno Viccari, Israel Fonseca e Juan Carlos são os outros já anunciados.

Fonte GE Natal Foto: Marcelo Diaz

Justiça impõe condições para que CBF agende jogos entre 11h e 14h

Flamengo treina no Maracanã neste sábado (Foto: Reprodução)

A Confederação Brasileira de Futebol terá que atender a recomendações da Justiça do Trabalho caso queira agendar jogos oficiais das 11h às 14h (horário de Brasília) em 2017. Em audiência realizada na 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Natal, nesta terça-feira, a juíza Marcella Alves de Vilar julgou procedentes em parte os pedidos da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte contra a CBF. Ela determinou que a entidade se abstenha de marcar jogos neste horário, em todo o território nacional, e impôs condições para que sejam mantidos. As partidas só poderão ser realizadas com a comprovação de três quesitos: o monitoramento da temperatura ambiental por profissionais qualificados; se a temperatura estiver a partir dos 25º, será necessária a realização de duas paradas médicas para hidratação de três minutos, aos 30 minutos e 75 minutos da partida; e a partir de 28º, haverá a interrupção do jogo pelo tempo necessário à redução da temperatura ambiental ou a sua suspensão total. 

A decisão da 1ª Vara do Trabalho de Natal teve como base a denúncia do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte ao MPT-RN, assinada por jogadores de ABC e América-RN.

Em caso de descumprimento, a CBF poderá pagar multa no valor de R$ 50 mil por cada jogo. Outra medida contra a CBF é que a entidade encaminhe relatórios das medições ao sindicato da categoria de cada região, no prazo máximo de 15 dias, para acompanhamento, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. Ao GloboEsporte.com, o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Felipe Augusto Leite, comemorou a decisão que beneficia os jogadores profissionais em todo o país.

- Nós apresentamos à CBF as justificativas de que essa possibilidade de realizar os jogos em um horário inconveniente poderiam prejudicar a saúde dos atletas profissionais de futebol. Por diversas vezes, apresentamos estudos e laudos com especialistas, mas a entidade não nos deu atenção. Continuamos abertos ao diálogo e, com essa decisão, esperamos que a saúde e, acima de tudo, os direitos sociais dos jogadores não sejam prejudicados - contou o presidente da Fenapaf.

Entre os argumentos utilizados, o MPT-RN citou estudos que apontam os prejuízos à saúde do jogador profissional de futebol quando submetido à prática do esporte em temperaturas elevadas e exposto aos raios ultravioletas naquele horário.

- É chocante que, mesmo diante de risco comprovado para a saúde e integridade física dos atletas, a entidade máxima do futebol brasileiro não repense este novo formato de jogos matutinos - ressaltou o procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, que assina a ação.

Por GE RN Foto Divulgação

Prêmio Brasileirão define seleção do campeonato


O auditório da sede da CBF foi o palco do Prêmio Brasileirão 2016, a cerimônia de encerramento que premiou os melhores do campeonato. O evento, que aconteceu na noite desta segunda-feira (12), teve a transmissão ao vivo do canal SporTV e foi acompanhada por atletas, dirigentes, jornalistas e convidados. 

A seleção do campeonato foi escolhida por jornalistas de todo o Brasil por meio de votação. Nesse ano, o grupo foi formado basicamente por jogadores das quatro equipes melhores colocadas no campeonato: Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro.

Ainda foram anunciados na noite os prêmios de melhor técnico, técnico revelação, melhor árbitro e árbitro assistente, craque do campeonato e da galera, além do atleta revelação. 

Rogério Micale, técnico da Seleção Olímpica campeã da Rio 2016, recebeu uma réplica da medalha de ouro em nome da comissão técnica. O técnico de ouro foi lembrado pela conquista inédita e foi o primeiro premiado da noite. 

A primeira edição do e-Brasileirão coroou o jovem Guilherme Fonseca, o Guifera, do Santos. Vice-campeão mundial do PES, o jogador de apenas17 anos, recebeu o prêmio conquistado na última quinta-feira (8).

Um jogo não é só feito de jogadas bonitas, desarmes precisos e passes bem feitos. Dentro das quatro linhas, é importante respeitar o adversário e manter o profissionalismo para realizar uma partida bonita e agradável de se ver e torcer. E o Flamengo soube juntar todos esses elementos e ganhou o prêmio Flair Play. O meia Diego recebeu o troféu em nome do Rubro-Negro. Depois disso, chegou a hora de premiar cada um dos jogadores e técnicos eleitos como destaques do Brasileirão em 2016.

A seleção começou a ser montada pelo sistema defensivo, que teve três jogadores do Palmeiras. Com Jailson no gol, a defesa da Seleção do Brasileirão foi completada com Jean e Yerry Mina, do Palmeiras, além de Geromel, do Grêmio, e Jorge, do Flamengo.

Personagens importantes de uma partida de futebol, os árbitros não poderiam ficar de fora. O trio paulista formado por Raphael Claus, Marcelo Van Gasse e Rogério Zanardo foi eleito o melhor do Brasileirão e recebeu os troféus de melhor árbitro e melhores árbitros assistentes, respectivamente.

O Brasileirão 2016 também foi marcado pelos novos talentos que surgiram no futebol brasileiro. Um deles foi o meio-campista Vitor Bueno, do Santos, que foi eleito o atleta revelação do campeonato. Mas não foi só dentro das quatro linhas que os novatos foram lembrados. O técnico Jair Ventura, um dos responsáveis por levar o Botafogo à Taça Libertadores da América, acabou com o prêmio de técnico revelação do Brasileirão.

Entre os meio-campistas, a Seleção teve novamente três jogadores do Palmeiras entre quatro possíveis. Moisés, Tchê Tchê e Dudu foram os melhores jogadores de meio-campo do Brasileirão, ao lado de Diego, do Flamengo. O rubro-negro chegou ao Fla durante o campeonato e mudou o patamar do time no Brasileirão.

Depois do prêmio para os meias, foi a vez de conferir o gol mais bonito do campeonato, de acordo com a opinião dos internautas. Em votação na página oficial da CBF no Facebook, o gol marcado por Zé Roberto, contra o Santa Cruz, desbancou outros três candidatos pelo prêmio.

E se é para falar de gol, nada como lembrar dos grandes artilheiros do Brasileirão. Nesta edição, três jogadores dividiram a artilharia, com 14 gols: Diego Souza, do Sport Recife; Fred, do Atlético-MG; e William Pottker, da Ponte Preta. Mantendo a premiação no setor ofensivo, os dois melhores atacantes do Brasileirão foram homenageados. O ataque do campeonato foi formado por Robinho, do Atlético-MG, e Gabriel Jesus, do Palmeiras. Jesus ainda foi escolhido como o craque do Campeonato Brasileiro, um ano depois de ser o atleta revelação.

Do Palmeiras também veio o grande técnico da competição: Cuca. Campeão brasileiro pela primeira vez em 2016, Cuca foi o mais votado entre os comandantes do Campeonato Brasileiro.

O goleiro Danilo (in memoriam) da Chapecoense foi eleito o Craque da Galera. Dona Ilaídes recebeu o prêmio em nome do filho que foi vítima do acidente com o avião da equipe, que também levou a vida de profissionais da imprensa e dirigentes. Além da eleição, uma homenagem foi prestada a todos os falecidos na tragédia do dia 29 de novembro. 

Seleção do Brasileirão 2016: 
Goleiro - Jailson, Palmeiras
Lateral-direito - Jean, Palmeiras
Zagueiro - Geromel, Grêmio
Zagueiro - Yerry Mina, Palmeiras
Lateral-esquerdo - Jorge, Flamengo
Volante - Tchê Tchê, Palmeiras
Volante - Moisés, Palmeiras
Meio-campo - Diego, Flamengo
Meio-campo - Dudu, Palmeiras
Atacante - Robinho, Atlético Mineiro
Atacante - Gabriel Jesus, Palmeiras
Melhor técnico: Cuca, Palmeiras
Técnico revelação: Jair Ventura, Botafogo
Jogador revelação: Vitor Bueno
Craque do campeonato: Gabriel Jesus, Palmeiras
Craque da galera: Danilo, Chapecoense
Gol mais bonito (#Facegol): Zé Roberto, Palmeiras

Fonte Site da CBF