sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Secretaria de Esporte patrocinará inscrição de Matheus Fernandes para a Copa do Brasil de Taekwondo!

     

A prefeitura da cidade de Jardim do Seridó-RN, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer que tem com secretária a senhora Marecilda Bezerra (foto) irá custear as despesas do atleta Matheus Fernandes na Copa do Brasil de Taekwondo na cidade de João Pessoa-PB no período de 11, 12 e 13 de dezembro, no que diz respeito a inscrição. 

A informação nos foi confirmada pela coordenador de esportes do município o senhor Manoel Modesto popularmente conhecido por Neto de Cida na tarde de ontem, quinta feira dia 3. Neto que voltou a assumir os destinos da coordenadoria de esportes de Jardim do Seridó, de onde nunca deveria ter saído, pois o mesmo sempre que esteve na coordenação, eu disse sempre, procurou atender a todos da melhor maneira possível e caio na graça de todos os desportistas.


Essa dupla, Marecilda e Neto (foto ao lado de sua esposa), quando a frente da secretaria de esportes fez um excelente trabalho e agora de volta podemos esperar muito trabalho e compromisso com nosso esporte. Marecilda, Neto e José Pereira foram os responsáveis pela organização e apoio ao Projeto Bom na Escola Bom de Bola, quando da participação da equipe na III Copa Garoto Bom de Bola promovida pelo governo do estado, que lhes rendeu o 3º lugar entre 78 municípios do Rio Grande do Norte.

A campanha vem dando certo e, acreditamos que as despesas serão sanadas e a cidade de Jardim do Seridó terá o atleta Matheus participando e dando seu máximo para representar bem nosso município. Inclusive, Michael dos Santos conhecido por DJ Leão, está fazendo algumas visitas no comércio onde posteriormente teremos os nomes divulgados. 

Portanto, temos até agora o apoio da Academia Physicus do Professor Jefersom Mauricío trabalhando na parte de preparação, o Blog Lance Esportivo1 custeando as passagens e a prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer na pessoa de Marecilda Bezera e Neto de Cida. Várias pessoas então colaborando e em breve estaremos divulgando os nomes.

Do Blog - É sempre bom vermos pessoas atendendo a um chamado e principalmente quando se trata de uma causa nobre. Parabéns a Secretaria de Esportes por estar mantendo viva a chama do esporte. E as demais pessoas e empresas que estão colaborando. Que Deus, em tua infinita bondade, possa recompensa-los.

Por Jarbas Fonsêca Foto Divulgação

Croácia desiste e Trinidad e Tobago fica com vaga para torneio em Natal

Seleções estão definidas (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (3) foi anunciada uma mudança nas seleções que vão disputar o Torneio Internacional de futebol feminino, em Natal. Sai a Croácia e entra Trinidad e Tobago. No entanto, as datas não sofreram mudanças e a competição segue agendada para acontecer entre os dias 9 e 20 de dezembro, na Arena das Dunas.

De acordo com Alfredo Carvalho Filho, da Sport Promotion, empresa organizadora do evento, a mudança se deve ao fato de a federação croata ter desistido de participar do campeonato.

“Na última quinta-feira, nós recebemos uma carta do diretor técnico da Croácia dizendo que não seria possível a participação da seleção no torneio em Natal. Em seis anos de disputa, nunca tivemos problemas com desistência”, comunicou.

No documento, os croatas destacaram que “devido ao campeonato não ser durante a ‘data Fifa’, os clubes se recusaram a liberar nossas jogadoras. Assim, sem peças-chaves, não seríamos capazes de montar uma equipe competitiva para representar a Croácia com um bom futebol”.

Carvalho Filho falou ainda que o Chile aceitou o convite, no entanto, acabou não enviando a confirmação. Para preencher a vaga em aberto, Trinidad e Tobago foi convidado. “É um país pequeno, que fez parte do grupo do Brasil no Pan-Americano”, acrescentou.

O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, representou o governo do RN na coletiva e festejou a oportunidade de a capital potiguar sediar o evento esportivo pela primeira vez.

“Vai ser um marco para o Estado. Há muito tempo que não temos um evento esportivo internacional aqui em Natal, com exceção da Copa do Mundo. Tenho certeza que será um sucesso”, afirmou o secretário.

O comentário do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) seguiu ma mesma toada. Para Zé Vanildo, o governo está evoluindo no quesito esporte e relembrou a disputa das Paralimpíadas Escolares, realizada no fim do mês passado.

“O governo está conseguindo demonstrar evolução no esporte ao trazer a competição para cá. Outro exemplo é a Paralimpíada, que aconteceu na última semana. O esporte é uma porta de entrada para o turismo potiguar”, disse.

A Croácia seria a adversária do Brasil na estreia da competição, no dia 9. Agora, o primeiro duelo das meninas brasileiras será contra Trinidad e Tobado, às 20h45, horário de Natal. Antes, às 18h15, México e Canadá se enfrentam também na Arena das Dunas.

A disputa
Como em todos os outros anos, as partidas acontecem às quartas-feiras e domingos, em rodadas duplas. A fórmula da disputa é simples: nos dias 09, 13 e 16, haverá confronto direto em turno único, todos contra todos.

As duas seleções melhores classificadas disputam a grande final no domingo, dia 20. Antes da final, haverá ainda o jogo de disputa pelo terceiro lugar, totalizando oito jogos na competição.

A expectativa é de muita emoção, muitos gols e, claro, uma oportunidade de curtir o futebol como um programa familiar, com as arquibancadas sempre lotadas com mulheres, crianças e famílias inteiras.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a competição tem um atrativo a mais, já que servirá para a nossa Seleção treinar e medir forças com grandes equipes, já de olho na medalha de ouro das Olimpíadas.

Histórico
O Torneio Internacional de Futebol Feminino começou em 2009, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Desde sua primeira edição, se caracterizou por levar grandes públicos aos estádios nos jogos do Brasil e por alcançar médias expressivas na audiência, comprovando o potencial da modalidade no país.

Em 2013, já em sua quinta edição, a competição foi realizada em Brasília, no novo Mané Garrincha, onde permaneceu até o ano passado. O Brasil busca o sexto título. A equipe canarinha só não conquistou o título em 2010.

Por Heilysmar Lima Foto Divulgação

Jogadoras de time de futebol feminino do RN sonham com Seleção Brasileira

Treino Monte Líbano - Campeonato Potiguar de Futebol Feminino RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Campeonato Potiguar de Futebol Feminino entra na reta final. No sábado, acontecem as semifinais da competição. Sem muitas equipes em atividade, a solução encontrada pelo Monte Líbano, uma das quatro equipes que luta pelo troféu do estadual, foi treinar contra garotos da cidade de Nísia Floresta, a 30 quilômetros de Natal. A realidade do futebol feminino no Rio Grande do Norte é amadora, mas as atletas não desanimam. Elas mostram ainda mais entusiasmo em dezembro porque Natal sediará o Torneio Internacional de Futebol Feminino, a partir do dia 9 de dezembro.

- É o meu sonho pelo menos poder dar um toque assim para uma delas (Marta ou Cristiane). Eu já estaria com meu sonho realizado. Futebol é minha vida. É o que eu mais gosto de fazer - afirma Vivian Dias, atacante do Monte Líbano.

O bate-bola com Marta ainda é possível, mas Cristiane não vem mais para Natal. Ela e Érika não conseguiram a liberação do clube onde atuam, o PSG, da França. Apesar disso, as meninas de Natal não desanimam e seguem com o sonho de um dia chegar a vestir a camisa amarelinha.

- Tem que ter muito foco para chegar lá... muito treino, muita determinação - frisa Dayse, que aos 16 anos, já recebeu convites para fazer testes em outros clubes fora do estado.

Coordenadora do Monte Líbano, Isabel Santos conta que vê em algumas atletas potencial para que as meninas possam chegar à seleção, se tiverem chance de mostrar o talento que têm.

- Tem umas cinco atletas aqui que me enchem os olhos e eu acredito que, quem sabe, se elas tiverem uma oportunidade podem chegar a uma seleção - diz.

Um exemplo da realidade amadora do futebol feminino é a zagueira Verônica, chamada pelas colegas de Tinha. A atleta tem que trazer a própria filha para o treinos e quando não está em campo, fica nas arquibancadas do estádio como vendedora.

- Eu trago cerveja, dindin, pastel, bolo... o que for de lanche, eu gosto de trazer - conta.

Mesmo lidando com o preconceito e as dificuldades encontradas para a prática do esporte, as meninas não desistem do sonho de se tornarem atletas profissionais.

- Você quer uma motivação, mas não encontra e ainda é um sonho a gente poder chamar realmente de futebol feminino. Ainda tem muito o que crescer, muito o que ganhar - conclui Isabel Santos.

Além de Corintians-RN x Monte Líbano, a outra semifinal do Campeonato Potiguar é entre União e Parnamirim. As duas partidas serão no próximo sábado, em Caicó e Natal.

Confira as semifinais do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino:
15h - União x Parnamirim - Estádio Juvenal Lamartine (Natal)
17h - Corintians-RN x Monte Líbano - Estádio Marizão (Caicó).

Fonte GE RN Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Incerteza? Crise financeira pode deixar Potiguar 2016 com apenas seis clubes

José Vanildo já pensa em reduzir a quantidade de equipes para os próximos anos (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

O Campeonato Potiguar 2016 como proposto inicialmente pela Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) está ameaçado. Após a desistência do Santa Cruz em participar da competição que começa em janeiro do próximo ano, outros clubes também sinalizaram dificuldades financeiras e podem ter o mesmo destino da equipe da região Agreste.

Quem ameaça seguir o caminho do Santa Cruz é o Corintians de Caicó e o Potiguar de Mossoró que passam por dificuldades financeiras.

A falta de contribuição da Prefeitura de Caicó foi dada como justificativa pelo próprio presidente do Corintians, Lobão Filho, ao informar sobre a crise pela qual passa o clube e que pode resultar no abandono da competição antes mesmo dela começar.

Já o Potiguar cobra o cumprimento da promessa da prefeitura mossoroense que não fez um repasse equivalente a R$ 80 mil. Outro que também sinaliza, de forma ainda tímida, é o Palmeira de Goianinha que busca uma parceria para confirmar a sua presença na disputa, apesar de a informação não ser confirmada oficialmente por dirigente algum.

No pior dos cenários, caso as outras três desistências se confirmem, o Estadual previsto inicialmente para ser disputado por 10 equipes poderá ser jogado por seis equipes, o que implicaria numa mudança radical na tabela e até mesmo na fórmula de disputa.

Redução natural
Mesmo assim, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, demostra confiança na participação dos nove clubes, ao menos até aqui, confirmados.

“Não posso ficar imaginando que eles (clubes) vão desistir. Eu prefiro acreditar que teremos um campeonato equilibrado e que as equipes vão conseguir seus objetivos e participar do campeonato”, comenta o dirigente.

A tendência de redução de clubes na competição para as próximas temporadas já é encarada por José Vanildo com naturalidade, mas ele evita prognósticos sobre eventuais próximos passos neste sentido.

Quanto às saídas de Corintians e Potiguar que têm as prefeituras de Caicó e Mossoró, respectivamente, como principais parceiras, José Vanildo volta a adotar o discuso crítico contra a falta de apoio do poder público ao futebol e aos clubes.

“É lamentável. Vejo o poder público investir em eventos ditos culturais e esquecer-se de contribuir para o futebol, para o esporte. Não concordo que o governo dê dinheiro aos clubes. Mas acredito que deveriam usar o futebol como ferramenta de divulgação para os municípios”, declara.

Potiguar 2016
O Campeonato Potiguar terá início em 24 de janeiro de 2016. Por enquanto, será disputado pelo ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Corintians, Globo, Palmeira e Potiguar. Se este último conseguir garantir sua participação, folgará na primeira rodada já que receberia o Santa Cruz no estádio Nogueirão, em Mossoró.

Por Ayrton Freire Foto: Alberto Leandro via PortalNoar

Com Messi, Neymar, Kidiaba e Robinho, clubes inscrevem atletas para o Mundial

Neymar, do Barcelona, é o destaque entre os brasileiros (Foto: Divulgação)

Com praticamente tudo pronto para o Mundial de Clubes deste ano, seis dos sete participantes tiveram seus jogadores inscritos revelados nesta quinta-feira (3). Com a exceção do representante japonês, que só será conhecido no domingo, Auckland City, River Plate, América do México, Barcelona, Guangzhou Evergrande e Mazembe anunciaram os 23 atletas que os representarão na competição que acontecerá a partir da semana que vem, no Japão.

No total, serão nove brasileiros na competição, distribuídos em somente dois times. O principal destaque, como não poderia deixar de ser, é Neymar, do Barcelona. O time catalão conta ainda com Daniel Alves, Adriano e Douglas, inscrito mesmo com pouquíssimas chances nos últimos meses. A maior aposta da equipe está no ataque, que além de Neymar conta com Messi e Suárez.

Os outros cinco jogadores do Brasil estão no Guangzhou Evergrande. São eles: Alan, ex-Fluminense, Paulinho, ex-Corinthians, Elkeson, ex-Botafogo, Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, e Robinho, ex-Santos. O campeão asiático conta ainda com um brasileiro no banco: Luiz Felipe Scolari.

Mas o principal candidato a incomodar o amplo favoritismo do Barcelona é mesmo o River Plate. Campeão da Libertadores, o time argentino tem em seu elenco os veteranos Lucho González e Saviola, além de bons valores como o meio-campista Kranevitter, presença constante nas últimas convocações da Argentina e já negociado com o Atlético de Madrid para o ano que vem.

Possível adversário do Barcelona, assim como o Guanghzou, o América do México tem um elenco repleto de atletas com passagens pela seleção do país, mas pouco conhecidos do público brasileiro. As principais exceções são o lateral Miguel Samudio, ex-Cruzeiro, e o meia Sambueza, ex-Flamengo.

Já Auckland City e Mazembe chegam como prováveis figurantes para o torneio. O time semiprofissional da Nova Zelândia mescla atletas de diversos países, como Espanha, Coreia do Sul e Inglaterra, mas todos desconhecidos. Já no Mazembe, a grande figura é o goleiro Kidiaba, que ficou famoso por seu estilo despojado de comemoração após a histórica zebra contra o Internacional no Mundial de 2010.

Por Estadão Conteúdo Foto Divulgação

Copa do Mundo deverá contar com 40 seleções a partir de 2026

Copa do Mundo do Catar será começará em 21 de novembro de 2022 (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A Copa do Mundo passará a ter 40 seleções, numa decisão que deve ser aprovada ainda nesta quinta-feira pela Fifa. A medida valeria a partir do Mundial de 2026 e faz parte de uma reforma da entidade que serve como compensação política para a perda de poder das confederações regionais no controle do futebol mundial.

Hoje com 32 times, o Mundial já se transformou em um desafio operacional. Ao colocar mais oito seleções, o torneio promete passar de um mês de duração por contar com mais de 80 partidas.

A medida, que está sob debate nesta quinta no Comitê Executivo da Fifa, está sendo duramente criticada por pessoas ligadas ao futebol. A acusação é de que isso seja uma forma de compensar as confederações regionais que, na criação de uma nova Fifa, terão seus poderes limitados.

A Copa do Mundo passou a contar com 32 times em 1998, na França. Agora, um novo formato dará a possibilidade para que a Fifa conceda mais lugares na competição para seleções de fora da Europa.

Para 2018, os europeus terão 14 seleções, quase dez a mais que a segunda confederação melhor representada. Os africanos contam com cinco lugares, contra quatro e meio para a América do Sul – quatro vagas diretas e uma outra que é disputada na repescagem.

Por Estadão Conteúdo Foto: Marcelo Camargo/ABr

Semifinais do Potiguar de Futebol Feminino têm arbitragem divulgada


A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou a escala de arbitragem para as semifinais do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino. Moiséis Estevão de Moura Lima apita o duelo entre União e Parnamirim, no sábado, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal. Ele será auxiliado por José Givanilson dos Santos e Pedro Sanderson da Silva. O jogo começa às 15h.

O outro duelo será Corintians-RN x Monte Líbano e quem comanda é Leandro de Sales Barchz, auxiliado por Francisco de Assis da Hora e Ruan Neres Souza de Queirós. A partida será no Estádio Marizão, em Caicó, com início às 17h. Este jogo terá a transmissão da rádio Caicó AM 1290.  

Fonte GE Natal

Com presença de Romário e Popó, Natal recebe jogo solidário no sábado

Romário visitou Manaus nesta quinta-feira (Foto: Isabella Pina)

Com o objetivo de ajudar crianças cardiopatas atendidas pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), Natal recebe neste sábado uma partida de futebol que terá como atrações o senador e ex-jogador Romário, o pugilista Acelino "Popó" Freitas, além dos cantores de axé Bell Marques, Ricardo Chaves e Duval Lelys, que estão na cidade para participar do Carnatal. O jogo será disputado no hotel Ocean Palace, na Via Costeira, no sábado, a partir das 12h. O acesso é limitado e a entrada é condicionada à compra de uma camiseta da Amico, na sede da entidade, que fica na Avenida Amintas Barros, na sexta-feira; ou no local do evento, pelo valor de R$ 30.

- É um evento com o propósito de atrair doações para a Amico, que tem feito um belo trabalho no tratamento de crianças cardiopatas do Rio Grande do Norte, entidade conduzida com muita seriedade pelo médico Madson Vidal. Será um jogo de confraternização e um momento de todos nós abraçarmos essa causa - explica o deputado federal Fábio Faria, um dos idealizadores do evento em Natal.

Cerca de 20 deputados federais já confirmaram presença no Futebol Solidário, além dos deputados estaduais do Rio Grande do Norte e do governador Robinson Faria. 

Fonte GE RN Foto: Isabella Pina