terça-feira, 29 de março de 2016

Disputa aberta! Sete clubes lutam por vaga na final do 2º turno do Estadual


Faltam três rodadas para o fim da Copa Rio Grande do Norte – segunda fase do Campeonato Potiguar – e sete times ainda têm chances, embora algumas sejam remotas, de chegar a final. Após a última bateria, disputada no fim de semana, as vagas na decisão estão sendo ocupadas por Potiguar e Alecrim. Os clubes estão invictos e acumulam 10 pontos, cada.

O time de Mossoró lidera por ter um gol de saldo a mais. Se um time do interior, o Potiguar, e outro que não conquista um título a 30 anos impressionam, as grandes forças do futebol do estado decepcionam.

O América não consegue repetir a campanha que lhe levou a conquistar o primeiro turno do campeonato e ocupa apenas a sexta posição.

O ABC aparece em terceiro após perder para o Alecrim em um confronto direto pela ponta da tabela. Além disso, na classificação geral, a soma dos dois turnos, o time alvinegro tem a segunda pior campanha – ganha apenas do Palmeira, já rebaixado.

Após disputar a final da primeira fase do Estadual com o América, o Globo ainda não mostrou a que veio no returno. O time de Ceará-Mirim ainda não conseguiu vencer nos quatro jogos disputados.

Com apenas dois pontos, está na sétima colocação. ASSU e Baraúnas têm cinco pontos, cada, e ocupam a quarta e quinta colocação, respectivamente. O único que não pode chegar na decisão é o Palmeira, que não pontuou e já está rebaixado à Segunda Divisão.

Premiações
Quem vencer o segundo turno garantirá sua participação na Copa do Brasil e também na Copa do Nordeste do próximo ano. Além disso, disputará a final do Estadual com o América – isso se o time alvirrubro não conquistar o segundo turno e, assim, se tornar campeão, automaticamente.

Para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro são somados os pontos das equipes nos dois turno e hoje Potiguar, com 24 pontos, e Globo, com 17, detêm as vagas. Alecrim e ASSU, com 16, e Baraúnas, com 15, estão no páreo. ABC e América disputarão a Série C após rebaixamento na Segunda Divisão Nacional do ano passado.

Por Ayrton Freire Foto Jarbas Fonsêca via Portal No Ar

Líder, técnico do Potiguar valoriza vitória sobre Assu e mira América-RN

Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

Líder do returno do estadual com 10 pontos, o Potiguar de Mossoró comemorou muito a vitória sobre o Assu, fora de casa. Após o jogo, o técnico Bira Lopes lembrou "não dá para ganhar sempre com envolvimento, com brilhantismo, e tem que ganhar um pouco também na raça, na gana e na vontade ser campeão". O Alvirrubro não sabe o que é sofrer gol há seis jogos e tem como próximo adversário o América-RN, vencedor do primeiro turno. 

- Derrotar o Assu no Edgarzão é muito difícil, mas o Potiguar conseguiu e temos que valorizar essa vitória. Foi suada, encontramos dificuldades, principalmente no primeiro tempo da partida. No segundo tempo, a postura foi outra, voltamos com mais determinação, mais ligados e conquistamos mais uma importante vitória na competição. Agora é focar no América-RN, nosso próximo adversário. Espero que a nossa equipe continue com a dedicação que vem apresentando em todos os jogos - falou.

O atacante Bruno Gaúcho foi o autor do gol do triunfo. Ele já tinha marcado contra o Baraúnas, na rodada anterior, e vibrou com a oportunidade de ser titular em Assú.

- Estou muito feliz por jogar 90 minutos. Foi um gol importante, que nos deu a liderança do segundo turno e nos deixou muito perto da vaga para a Série D. Marcar gols é importante para qualquer jogador, ainda mais para os que jogam no ataque. Fico contente em poder ajudar o Potiguar mais uma vez - declarou Bruno.


Por Globo Esporte RN Foto: Marcelo Diaz/Divulgação

Base Aérea de Natal recebe pela primeira vez prova de corrida de rua

Base Aérea de Natal (Foto: Canindé Soares)

A 17ª edição da Carreira Jurídica tem como atrativo um percurso inédito para corridas de rua no Rio Grande do Norte. Marcada para o dia 22 de maio, a prova será disputada na Base Aérea de Natal, e os atletas podem optar por 6 km ou 12 km. A largada está marcada para 7h30. 

As inscrições estão abertas e custam R$ 50 para advogados e R$ 80 para os demais atletas, e podem ser feitas pela internet até 15 de maio. 

Todo o percurso será realizado na área interna da Base Aérea (próxima ao antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim), com o acesso à largada permitido somente aos atletas identificados. Segundo a organização, treinadores, acompanhantes e o público em geral terão acesso livre às dependências da Base Aérea, em local reservado, obedecendo à sinalização e à orientação militar.

A prova é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN).

Fonte GE RN Foto: Canindé Soares

Dunga admite que Brasil terá dificuldades para se classificar à Copa

PE - ELIMINATÓRIA/BRASIL E URUGUAI - ESPORTES - jogador Neymar durante a partida entre Brasil e Uruguai válida pela Eliminatória da Copa do Mundo 2018, no Estádio Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife (PE), nesta sexta-feira (25). 25/03/2016 - Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A classificação das Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2018 mostra o Brasil no terceiro lugar. Mas uma derrota para o Paraguai, nesta terça-feira, em Assunção, pode jogar a seleção brasileira para o sétimo lugar, uma vez que Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Colômbia estão separados por apenas um ponto após cinco rodadas. São só quatro vagas diretas para a Rússia e o técnico Dunga admite que a classificação não será fácil.

“Nunca vi ninguém fazer planejamento de ficar fora ou perder, é sempre otimista. Mas sabemos que vai ser disputado até a última rodada. Se nas outras Eliminatórias, que não considerávamos tão difíceis, o Brasil sempre se classificou na última rodada, essa será ainda mais complicada. Temos que jogar para vencer”, comentou Dunga, nesta segunda-feira, em entrevista coletiva.

Para complicar a situação do Brasil, o principal jogador da equipe, Neymar, estará ausente, suspenso pelo segundo cartão amarelo. O craque não viajou com o elenco para Viamão, no Rio Grande do Sul, onde a seleção se prepara, e passou o sábado à noite em uma casa noturna de Santa Catarina. Nas redes sociais, o capitão foi criticado pela falta de comprometimento.

Dunga saiu em defesa do seu jogador. “Temos que respeitar individualidades, as gerações mudam bastante. Hoje tem as redes sociais. Os jogadores do meu tempo não tinham essa exposição quando começavam a ter ascensão social. Não posso querer que os jogadores tenham o mesmo comportamento, joguem ou pensem da minha forma. O mais importante é que ele jogue o melhor possível quando estiver dentro da seleção”, opinou o técnico, que também já foi capitão do Brasil.

Na ausência de Neymar, a tendência é que Ricardo Oliveira entre na equipe e jogue centralizado. Também David Luiz está fora, suspenso, e seu substituto deverá ser o ex-corintiano Gil. Foi isso que Dunga indicou no domingo. Nesta segunda-feira, ele fechou o treino e, quando questionado na coletiva, preferiu não revelar o time.

“Escolhemos pela forma que os jogadores estão treinando e jogaram os últimos jogos da seleção brasileira, e pelas características que precisamos em campo. Temos outras opções, com atacantes de força e movimentação. Vamos analisar bem para decidir”, explicou Dunga.

Por Estadão Conteúdo Foto: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Pai e filho fazem gols no mesmo jogo e destacam "momento único"

Cascata e Brendo América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Jogadores do América-RN, Cascata e Brendo têm uma relação de pai e filho. O jovem atleta formado na base do Alvirrubro é enteado do experiente camisa 10. No último sábado, os dois viveram um momento especial que ficará marcado para sempre. Brendo, de 19 anos, entrou na partida contra o Palmeira-RN, que o Mecão venceu por 7 a 0, e os dois entraram em campo juntos pela primeira vez. Brendo fez a jogada que resultou no segundo gol do meia de 33 anos na partida. O camisa 20 já havia atuado no time profissional este ano, porém Cascata não estava na partida.

- Senti uma emoção muito grande. Foi uma satisfação, a realização de um sonho. O mais importante foi a maneira que ele entrou e graças a Deus ele foi bem e nos ajudou bastante - comentou Cascata depois da partida.

Na segunda etapa do mesmo jogo, foi a vez de Brendo marcar seu primeiro gol como profissional e tornar a data ainda mais especial.

- A felicidade foi enorme, um momento único. Minha batalha, eu ainda vou seguir e graças a Deus consegui marcar. O amor que eu tenho por ele é imensurável. Ele me orienta em casa e no campo. Ele sabe o quanto o amo - conta.

O pai diz que se conteve, apesar de toda a emoção em ver Brendo marcando seu primeiro gol como profissional com ele em campo. A comemoração no campo realmente não foi efusiva, mas ele revela que demonstra o que guardou quando chega em casa.

- Ali dentro de campo eu sou completamente profissional. A emoção dele ter feito um gol foi muito grande mas eu procurei me conter e me comportar como se fosse qualquer outro dos meus companheiros. Claro que depois, em casa, a gente conversando me mostro orgulhoso - afirma.

O atacante relata que apesar da convivência diária nos treinamentos, o sentimento de disputar uma partida profissional ao lado do pai é diferente.

- É diferente. A responsabilidade aumenta um pouco quando ele está em campo, apesar de já treinarmos juntos. A felicidade é muito grande - explica.

Além de Brendo, Cascata tem outros dois filhos. Uma garotinha de 5 anos e um garoto de 17, que joga na base do América-RN. Depois da atuação ao lado de Brendo, o Casca agora vive a expectativa de poder jogar Daveds, volante que é destaque do time sub-17. Sem nem cogitar a ideia de se aposentar do futebol, o sonho de jogar junto com os dois filhos passou a ser motivação para o meia seguir jogando profissionalmente.

Jogar ao lado dos dois seria um outro sonho que gostaria de realizar. Vou me cuidar pra isso - resume.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira/Divulgação

Dois jogadores deixam Potiguar e Baraúnas

Resultado de imagem para fotos de potiguar x baraunas

Baraúnas e Potiguar tiveram duas baixas para a sequência do Campeonato Estadual. Os laterais Fernandes e Magno entraram em acordo com as diretorias e não fazem mais parte dos elencos.

Com passagem por clubes como América, Alecrim e Santa Cruz-RN, Fernandes, que chegou no início da temporada para assumir a lateral-direita do Baraúnas, não conseguiu ter uma sequência de jogos, enfrentando sucessivas contusões. O mesmo ocorreu com o lateral-direito Magno, que colecionava sua segunda passagem pelo Potiguar e que nesta temporada conseguiu atuar em sete jogos do clube no primeiro turno do Estadual.

Restando três rodadas para o fim da Copa RN, não haveria tempo hábil para recuperação e condicionamento físico dos atletas. Assim, ambos resolveram procurar as respectivas diretorias e entrar em acordo para a rescisão contratual.

Fábio Oliveira/F9.net.br

ABC tem segunda pior campanha do estadual; Palmeira-RN está rebaixado

Campeonato Potiguar classificação geral (Foto: Editoria de Arte)

O fim da quarta rodada do returno do Campeonato Potiguar decretou o rebaixamento do Palmeira-RN. Com apenas três pontos na classificação geral, o time de Goianinha não pode mais alcançar os adversários nas três rodadas que restam e vai jogar a segunda divisão em 2017. A segunda pior campanha deste ano é do ABC, com 14 pontos. Apesar da derrota para o Alecrim, no domingo, o Alvinegro ainda tem chances de chegar à final do returno.

Quem ocupa o topo da tabela é o Potiguar de Mossoró, invicto há seis jogos. O "Time Macho" lidera o segundo turno com 10 pontos - leva vantagem sobre o Alecrim no saldo de gols - e a classificação geral, com 24. O Alvirrubro está praticamente assegurado na Série D do Campeonato Brasileiro, já que abriu boa vantagem para Globo FC (17), Assu (16), Alecrim (16) e Baraúnas (15).

O Rio Grande do Norte tem direito a duas vagas para o Brasileirão. A primeira é do campeão estadual. Caso o título fique com América-RN ou ABC, que já estão inseridos na Série C, a classificação para a Série D é definida pela classificação geral. Portanto, mesmo que o Potiguar não vença o estadual, deve entrar pela pontuação obtida durante a competição.


Quanto à decisão do estadual, o regulamento dá uma vantagem ao dono da melhor campanha nos dois turnos: a de fazer o segundo jogo em casa. Campeão do primeiro turno, o Mecão tem as três últimas rodadas para melhorar na classificação geral e garantir a final na Arena das Dunas, independentemente do adversário. O Potiguar precisa ganhar o returno e se manter à frente do América-RN para levar o jogo do título para o Nogueirão, em Mossoró.

Returno
O Potiguar depende das próprias forças para chegar à final do returno. Os três próximos compromissos serão contra América-RN (casa), Alecrim (casa) e ABC (fora). Os dois últimos são confrontos diretos. Também com 10 pontos, o Verdão ainda encara Globo (fora) e Assu (casa). Já o ABC, que soma sete pontos, tem Baraúnas (casa) e Assu (fora). Assu e Baraúnas, com cinco pontos, correm por fora, mas com chances menores.


Fonte GE RN Foto: Editoria de Arte