
Faltam três rodadas para o fim da Copa Rio Grande do Norte – segunda fase do Campeonato Potiguar – e sete times ainda têm chances, embora algumas sejam remotas, de chegar a final. Após a última bateria, disputada no fim de semana, as vagas na decisão estão sendo ocupadas por Potiguar e Alecrim. Os clubes estão invictos e acumulam 10 pontos, cada.
O time de Mossoró lidera por ter um gol de saldo a mais. Se um time do interior, o Potiguar, e outro que não conquista um título a 30 anos impressionam, as grandes forças do futebol do estado decepcionam.
O América não consegue repetir a campanha que lhe levou a conquistar o primeiro turno do campeonato e ocupa apenas a sexta posição.
O ABC aparece em terceiro após perder para o Alecrim em um confronto direto pela ponta da tabela. Além disso, na classificação geral, a soma dos dois turnos, o time alvinegro tem a segunda pior campanha – ganha apenas do Palmeira, já rebaixado.
Após disputar a final da primeira fase do Estadual com o América, o Globo ainda não mostrou a que veio no returno. O time de Ceará-Mirim ainda não conseguiu vencer nos quatro jogos disputados.
Com apenas dois pontos, está na sétima colocação. ASSU e Baraúnas têm cinco pontos, cada, e ocupam a quarta e quinta colocação, respectivamente. O único que não pode chegar na decisão é o Palmeira, que não pontuou e já está rebaixado à Segunda Divisão.
Premiações
Quem vencer o segundo turno garantirá sua participação na Copa do Brasil e também na Copa do Nordeste do próximo ano. Além disso, disputará a final do Estadual com o América – isso se o time alvirrubro não conquistar o segundo turno e, assim, se tornar campeão, automaticamente.
Para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro são somados os pontos das equipes nos dois turno e hoje Potiguar, com 24 pontos, e Globo, com 17, detêm as vagas. Alecrim e ASSU, com 16, e Baraúnas, com 15, estão no páreo. ABC e América disputarão a Série C após rebaixamento na Segunda Divisão Nacional do ano passado.
Por Ayrton Freire Foto Jarbas Fonsêca via Portal No Ar