sexta-feira, 27 de maio de 2016

Campinense "classifica" o Sousa e Série D já tem todos os participantes

CSP x Campinense, Paraibano (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)

O Campeonato Brasileiro da Série D já conhece os seus 68 clubes. O último deles foi definido na noite da quarta-feira, com a classificação do Campinense para a decisão do Campeonato Paraibano. Com isso, o Sousa se garantiu como o segundo melhor time paraibano - o Botafogo-PB, o outro finalista do estadual, já disputa a Série C.

A briga do Sousa era com o CSP. Se o Tigre tivesse eliminado o Campinense nas semifinais, estaria classificado para a Série D, e a Raposa ficaria com a segunda vaga. Como o Rubro-Negro passou, o Sousa ficou com a vaga por ter feito melhor campanha que o CSP na competição.

A classificação para a final do Campeonato Paraibano definiu a composição de dois grupos da Série D. Como "PB 1", o Campinense entra no Grupo 7 e enfrenta América-PE, Galícia e Globo FC na primeira fase. Já o Sousa ficou como "PB 2" e terá como adversários no Grupo 9, Fluminense de Feira, Murici e Sergipe.

A estreia dos dois times também já está definida. O Campinense enfrenta o Globo FC no dia 12 de junho, no Amigão. Já o Sousa joga fora de casa, diante do Murici, no interior alagoano.

Com as confirmações de Campinense e Sousa, a CBF deve homologar nas próximas horas a tabela definitiva da Série D. Mas pela tabela básica, já dá para projetar os jogos.

TABELA DO GRUPO 7
TABELA DO GRUPO 9

Por Globo Esporte João Pessoa Foto: Edgley Lemos

Jornada de Medicina do Futebol do Nordeste reúne 14 clubes em Natal

José Luis Runco (Foto: Reprodução SporTV)

Médicos de 14 clubes nordestinos se reúnem em Natal nesta sexta-feira 27, para uma rodada de palestras sobre a evolução da medicina esportiva brasileira. A 1ª Jornada de Medicina do Futebol do Nordeste vai debater temas como Ortopedia, Cardiologia, Otorrino e Neurocirurgia, e vai contar com a presença do ex-médico da seleção brasileira de futebol e do Flamengo, José Luiz Runco. O evento acontece no Holiday Inn Hotel, a partir das 8h. Segundo o médico Marcos Rego, que é um dos coordenadores do encontro, além de se discutir os avanços na área, os participantes conhecerão alguns casos ocorridos com jogadores profissionais e os métodos de tratamento aplicados para a recuperação.

- Será uma jornada pioneira na região Nordeste e traremos os médicos dos principais clubes nordestinos, além do convidado principal que é José Luiz Runco, que foi médico da seleção brasileira entre os anos de 2002 a 2012 e tem inúmeras experiências na área de ortopedia - contou Marcos Rego.

Em 2013, José Luiz Runco esteve em Natal para o 4º Encontro Nacional de Médicos do Futebol, evento que reuniu todos os médicos dos 64 clubes que disputaram as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O ex-coordenador técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, esteve no encontro e defendeu a profissionalização dos departamentos médicos e um maior investimento dos clubes na área médica.

A cada dois anos, ocorre um evento de mesmo porte com a presença de médicos de quase todos os clubes brasileiros. Para o encontro em Natal, são esperados 120 congressistas e a presença de 30 médicos de clubes como América-RN, ABC, Fortaleza, Ceará, Vitória, Bahia, Santa Cruz, Sport, Náutico, Treze, Botafogo-PB, Campinense, Guarany de Sobral e Vitória da Conquista.

- A experiência vivida por cada profissional médico e os temas abordados serão de grande relevância para a jornada. Vários acadêmicos e profissionais da área da saúde também estarão presentes no evento - completou.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contatojmfn@gmail.com ou pelo telefone (84) 99868-4319, sendo cobrado R$ 150 para médicos e R$ 70 para acadêmicos e profissionais da saúde.

Fonte Globo Esporte Foto: Reprodução/SporTV

Goleiro afirma que derrota na estreia não apaga boa sequência do ABC

ABC - Vaná, goleiro (Foto: Divulgação/ABC)

A derrota na primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro não desanimou o elenco do ABC. A equipe se prepara para receber o Salgueiro, no Estádio Frasqueirão. Como ainda tem 17 jogos pela frente nesta primeira fase de competição, o goleiro Vaná sabe que dá para o Alvinegro se recuperar, mas ressalta a importância de fazer os resultados dentro de casa.

- A gente sabe da sequência boa que está vivendo. Foi um tropeço no começo de um campeonato que ainda tem mais 17 rodadas nessa primeira fase. É levantar a cabeça que a sequência não vai ser desfeita por um resultado negativo. Agora a gente vem para um jogo dentro de casa. A gente sabe que é importante não deixar o pessoal do grupo da frente dar uma desgarrada, ainda mais dentro de casa. A gente sabe que nessa Série C esse método de competição, com a divisão de dois grupos, vencer dentro de casa é muito importante, então é focar no sábado, fazer uma boa partida para merecer a vitória e começar a dar uma boa sequência - disse.

Será o terceiro confronto entre ABC e Salgueiro este ano. Nos dois primeiros pela primeira fase da Copa do Nordeste, o Carcará do Sertão levou a melhor em ambas, com vitórias por 2 a 0 no Cornélio de Barros e 2 a 1 em Natal. Mesmo com o retrospecto negativo, o camisa 1 do Mais Querido acredita que o jogo deste sábado será diferente por se tratar de outra competição.

- Favorito só pelo fato de jogar em casa. Quem tem o mando de campo tem que fazer valer. Jogamos duas vezes contra o Salgueiro esse ano na Copa do Nordeste e encontramos bastante dificuldade. No primeiro turno, com o comando do Narciso. No segundo, com o Geninho ainda no começo de trabalho. Acredito que o jogo de sábado é completamente diferente dessas duas partidas que se passaram - completou.

O jogo entre ABC e Salgueiro é no sábado, às 20h, no Estádio Frasqueirão. O Alvinegro estreou com derrota no Clássico Rei e ainda não marcou ponto na Série C. O Carcará vem de vitória sobre o Botafogo-PB, em Salgueiro, e divide a liderança do grupo A ao lado do América-RN.

Fonte GE RN Foto ABC

No América-RN, Thiago Potiguar é poupado e não joga contra River-PI

Thiago Potiguar América-RN x ABC (Foto: Fabiano de Oliveira)

A reapresentação do América-RN foi com novidades para o jogo deste domingo contra o River-PI, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O atacante Romão, contratado na última semana, teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF na noite de quarta-feira e vai reforçar a equipe em Teresina. O zagueiro João Paulo, que não encarou o Gama na Copa do Brasil, trabalhou normalmente e retorna à zaga contra a equipe piauiense. A única baixa no elenco é o atacante Thiago Potiguar, que segue em fase de recuperação após uma lesão na coxa direita e acabou poupado pelo técnico Sérgio China e não viajará com o restante do elenco.

- O João Paulo volta e o Romão está em condições e é mais uma opção. A gente vai analisar bem, o momento do grupo é bom, e ainda tem a questão do Thiago Potiguar, que dificilmente vai ser utilizado, até porque está há uma semana sem treinar e tem que passar por uma fase de transição, que é importante para que não aconteça outra lesão e a gente perca o atleta por mais tempo - revelou o treinador alvirrubro.

Na estreia da Terceirona, o Mecão passou pelo rival ABC, em um clássico na Arena das Dunas, enquanto o River-PI arrancou um empate no fim do jogo contra o Fortaleza, no Castelão. A preocupação de Sérgio China é com as dificuldades que os jogadores americanos vão enfrentar no Estádio Albertão.

- A dificuldade para nós começou quando enfrentamos o ABC em um clássico. Nós sabemos que vamos ter dificuldades em determinados estádios, com um gramado diferente em relação ao que jogamos, mas a nossa equipe está condicionada a fazer o melhor jogo possível, independentemente do estádio e da equipe, mas sabendo que vai ser muito difícil contra o River-PI, que teve um grande resultado contra o Fortaleza. É uma equipe muito compacta, organizada e a Série C vai ser isso. Nosso grupo precisar estar focado e não pode relaxar em nenhum momento, porque cada ponto nessa competição é muito importante para o nosso time - concluiu.

Por GE RN Foto: Fabiano de Oliveira