terça-feira, 1 de julho de 2014

No fim da prorrogação, Di María coloca Argentina nas quartas de final

Argentina 1 x 0 Suíça

A Argentina atingiu 100% de aproveitamento na fase de grupos da Copa do Mundo sem convencer, claramente dependendo de Lionel Messi. Nesta terça-feira, deve agradecer a outro astro: Angel Di María. O atacante do Real Madrid superou a própria má atuação e fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Suíça no fim do segundo tempo da prorrogação.

Messi, como já tinha ocorrido neste Mundial, tentou carregar sua pouco inspirada seleção durante toda a partida. Aos 12 minutos do último período da partida, o craque foi abrindo espaço até encontrar Di María completamente livre para balançar as redes. Nos acréscimos, o suíço Dzemaili ainda acertou a trave.

No sufoco, a bicampeã mundial está nas quartas de final da Copa do Mundo. Tentará encerrar jejum de 28 anos e manter o sonho do terceiro título às 13 horas (de Brasília) de sábado, quando encara no Mané Garrincha o vencedor do duelo entre Bélgica e Estados Unidos.

Luiz Ricardo Fini e William Correia São Paulo (SP) via Gazeta Esportiva

Jornalista potiguar lança livro com histórias sobre as Copas do Mundo

"A Copa é Nossa" - capa livro Alexandre Gurgel Natal Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)

A paixão pelo futebol e o gosto por colecionar objetos que recordem as histórias dos jogadores potiguares, além de fatos que marcaram as Copas do Mundo, foram a inspiração para que o jornalista potiguar Alexandre Gurgel reunisse alguns temas no livro "A Copa é Nossa". O lançamento está marcado para esta quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Capitania das Artes, que fica no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal (veja vídeo ao lado).

Entre os capítulos do livro, estão histórias sobre a chegada do futebol ao Rio Grande do Norte; os 100 anos da seleção brasileira; a realização de uma partida da Mini-Copa em Natal, em 1972, que teve a vitória de Portugal por 3 a 0 sobre Equador; e os potiguares que já vestiram a camisa da Seleção - como Dequinha, Nonato, Souza e Marinho Chagas, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974.

- Neste livro eu conto um pouco da história do que representou Marinho Chagas para o futebol brasileiro. Ele foi o nosso maior representante da seleção canarinho - recorda Alexandre.

O escritor, que também é chef de cozinha, ressalta que o livro conta alguns fatos que marcaram o futebol potiguar, como a construção do antigo Estádio Castelão - que depois foi chamado de Machadão -, local onde fica atualmente a Arena das Dunas. Outro capítulo trata da passagem da seleção brasileira por Natal em 1982, quando venceu a Alemanha Oriental por 3 a 1. Também destaca algumas lembranças do Estádio Juvenal Lamartine, principal praça esportiva do estado até a construção do Castelão.

- A ideia de fazer um livro num estilo de revista é para ajudar as novas gerações que gostam muito de imagens e ajudar na leitura do exemplar. Esse livro nos dá uma leitura gostosa, prazerosa e que vai tornar a história do futebol potiguar mais acessível, não só aos estudiosos, mas também as novas gerações - finalizou.

Fonte Globo Esporte Natal

América e ABC seguem se preparando para a Série B



Faltando duas semanas para o reinício da série B do Brasileiro, o técnico do América, Oliveira Canindé, ganhou três reforços para o restante da competição. A direção alvirrubro acertou com o lateral direito Digão e os meias Andrezinho e Morais, experiente jogador, com passagens pelo Vasco, Atlético/MG, Corinthians e Bahia e que na temporada passada defendeu o Criciúma/SC. O meia até defendeu a seleção brasileira, logo após o Mundial da Alemanha, em 2006, quando foi convocado por Dunga. Nas últimas temporadas, o atleta caiu de produção e até pensou em abandonar o futebol, para se dedicar a família e cuidar do pai, que sofre do mal de Parkinson.

O técnico americano falou sobre os novos reforços e o que ele espera que os atletas façam com a camisa do América. “O Morais é um jogador que já esteve até na seleção brasileira, então, espero que ele venha centrado naquilo que nós precisamos dele e que ele possa acrescentar em cima do grupo que nós temos. O André é um jogador que eu acredito que seja de movimentação. Por estar fora do país, por saber jogar nessas funções que nós vamos exigir, já que é um sistema parecido com o que jogam lá fora, espero que ele possa acrescentar também. Já o Digão, espero que seja uma característica diferente da do Marcelinho e do Wálber e que possa acrescentar do meio para trás já que temos mais alas do que laterais”, revelou Canindé.

Andrezinho e Digão já se apresentaram. Morais deve chegar a Natal amanhã. No próximo sábado, o América faz mais um amistoso antes da série B, contra o Globo, no estádio Nazarenão, em Goianinha, às 16h. No último sábado, a equipe derrotou o Currais Novos, por 3x0, com gols de Rodrigo Pimpão, Tiago Cristian e Wanderson.

Nessa partida, Oliveira Canindé não pôde contar com o zagueiro Edson Rocha e o meia Artur Maia, que voltaram a sentir lesões e retornaram ao departamento médico.

ABC
Depois de golear o Atlético do Potengi, por 7x1, no último sábado, com destaque para o atacante Rodrigo Silva, autor de três gols, o alvinegro retorna a campo hoje, no Frasqueirão, para um amistoso contra o Globo, às 15h.

O meia Rogerinho e o atacante Gilmar, estão no departamento médico e ficam de fora. O meio campo Octávio, foi devolvido ao Botafogo e o volante Michel Schmoller foi para o Remo/PA. O atacante João Paulo deve assinar com o clube ainda hoje para ser o novo reforço abecedista para a sequência da temporada.

Fonte Tribuna do Norte Foto Augusto Gomes 

Alemanha 2 x 1 Argélia - Africanos assustam, mas europeus garantem duelo contra a França


Sem apresentar o futebol vistoso que lhe pertence e levar diversos sustos durante os 90 minutos, ficando apenas no empate por 0 a 0, a Alemanha sofreu, mas venceu a Argélia, por 2 a 1, na noite desta segunda-feira, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Beira Rio, em Porto Alegre. Enquanto Schürrle e Özil anotaram para os europeus, Djabou descontou para os africanos.

Para os argelinos, que batalharam até o final, uma mistura de sentimentos. Ao mesmo tempo em que se orgulham de pela primeira vez na história conseguirem passar da fase de grupos, se lamentam por ter tido chances de eliminar os europeus, mas não conseguir aproveitar.

Classificada às quartas de final, a Alemanha volta a campo na sexta-feira, às 13 horas, diante da França, no Maracanã, em confronto válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. Já a Argélia, da adeus para a competição.

Por Agência Futebol Interior

França 2 x 0 Nigéria - Não tem mais bobo no futebol


Brasília, DF, 30 (AFI) – Na primeira falha de Enyeama na Copa, a França venceu a Nigériacom gols de Pogba e Yobo (contra), no Mané Garrincha, em Brasília. Apesar da bela atuação nigeriana, os franceses saíram com a vitória e vão para as quartas de final da Copa do Mundo.

A França joga no próximo sábado, às 13h00, contra a Alemanha no grandioso Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Por Agência Futebol Interior