Marta estreou na lista em 2003, quando foi décima colocada na votação daquele ano. Na temporada seguinte, aos 18 anos, já era a terceira melhor do mundo. Em 2005 ficou em segundo (sempre perdendo para a alemã Birgit Prinz) e venceu pela primeira vez em 2006. Depois, ganhou de forma consecutiva em 2007, 2008, 2009 e 2010.
Nas últimas duas temporadas, foi superada pela japonesa Homare Sawa, que liderou o time japonês ao título mundial em 2011, e pela norte-americana Abby Wambach, destaque da campanha que culminou com o ouro olímpico aos Estados Unidos em Londres.
Em 2013, porém, o Brasil não disputou o principal torneio do ano, a Eurocopa, e só fez cinco amistosos. Marta foi convocada para os dois jogos contra a França, mas foi cortada por lesão. Depois, participou do finalzinho do jogo contra a Suécia. Em novembro, o Brasil ainda pega os EUA, mas ela não joga porque seu time não a liberou.
Pelo Tyresö, Marta venceu pelo segundo ano seguido o Campeonato Sueco, marcando 12 gols em 22 jogos. Foi apenas a quinta artilheira do torneio. Seu time não jogou a temporada passada da Liga dos Campeões da Europa, principal competição do mundo. Nesta temporada, avançou da primeira fase eliminando o forte time do PSG, mas ainda não jogou a segunda rodada, classificatória para as oitavas de final.
Concorrem com Marta a goleira Nadine Angerer (Alemanha), Nilla Fischer (Suécia), Lena Goessling (Alemanha), Saki Kumagai (Japão), Alex Morgan (EUA), Yuki Ogimi (Japão), Lotta Schelin (Suécia), Christine Sinclair (Canadá) e Abby Wambach (EUA).
Fonte Agência Estado