quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Título polêmico de Senna e última dobradinha do Brasil na F1 completam 25 anos

Bicampeonato de Ayrton Senna completa 25 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Japão, 21 de outubro de 1990. O público no autódromo de Suzuka e milhões de fãs da Fórmula 1 não precisaram de mais do que 10 segundos para conhecer o desfecho de um dos momentos mais tensos da história da categoria. Em uma manobra polêmica, o acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost logo na primeira curva garantia o bicampeonato mundial ao brasileiro.

A história começa em 1989, segundo ano do “Dream Team” da McLaren formado por Senna e Prost. Após o primeiro título de Ayrton, no ano anterior, a relação dos pilotos começou a estremecer no Grande Prêmio de San Marino, quando o brasileiro teria descumprido um acordo entre os dois de não atacar quem chegasse na frente na primeira curva.

Meses depois, na penúltima prova da temporada, a rivalidade ganhou outra dimensão. Caso Senna não terminasse aquele GP do Japão, o francês seria tricampeão do mundo. Pole position, o brasileiro perdeu a ponta para Prost logo na largada. Após uma disputa acirrada durante toda a corrida, os dois se tocaram a seis voltas do fim, ao dividirem a freada em uma chicane.

Enquanto Prost abandonava, Ayrton pedia que os comissários de pista empurrassem seu carro para retornar à prova. Em uma recuperação impressionante, o brasileiro venceu a corrida, mas acabou desclassificado por uma decisão da Fisa (hoje chamada de FIA) contestada por muitos até hoje. O presidente da entidade, Jean-Marie Balestre, compatriota e amigo de Prost, alegou que Senna não poderia ter retornado à corrida pela área de escape.

Em 1990, o francês trocou a McLaren pela Ferrari, enquanto Ayrton permaneceu na equipe inglesa. Com uma disputa ponto a ponto dentro das pistas, a tensão entre os dois só aumentava ao longo da temporada. Até que, novamente no GP do Japão, a situação do campeonato anterior se repetiu, com uma exceção: se Prost não terminasse, era Senna quem seria campeão.

À flor da pele
O clima, antes da corrida, ganhava contornos dramáticos. Não bastasse a tensão criada pela polêmica do ano anterior, a reunião da direção de prova com os pilotos antes da corrida ficou marcada por um protesto de Senna.

A pedido de Nelson Piquet, ficou decidido que a manobra que rendeu a desclassificação de Ayrton no ano anterior – de contornar a chicane pela área de escape – agora seria permitida. “Não posso aceitar isso. É uma piada”, disse Senna, enquanto se levantava para abandonar a reunião.

Na pista, a disputa terminou 800 metros após a largada. Assim como em 1989, Senna largou na pole, mas acabou sendo ultrapassado por Prost. Logo na primeira curva, uma nova disputa de freada voltava a tirar os dois pilotos da prova. Com o abandono de ambos, o brasileiro chegava ao segundo título mundial, após seis vitórias, 11 pódios e dez poles nas 16 etapas do Mundial.

Prost deixou o Japão revoltado com a manobra do brasileiro. O francês reclamou e acusou ter sido alvo de um toque proposital. O próprio Senna nunca se sentiu à vontade para falar do acidente e sempre conviveu com críticas pela manobra na primeira curva daquela corrida em Suzuka.

Última dobradinha do Brasil
Ainda que o título de Ayrton Senna não tenha vindo da maneira que os fãs esperavam, a penúltima etapa da Fórmula 1 em 1990 traz ótimas recordações aos brasileiros. Foi naquele GP do Japão que o País conquistou sua última “dobradinha” na categoria.

Após o acidente entre Senna e Prost, Gerhard Berger assumiu a ponta, mas também acabou abandonando ao perder a direção do carro e rodar já na segunda volta. Nigel Mansell, novo líder, manteve a ponta até a 26ª volta, quando entrou no pit stop para trocar os pneus. Ao retornar à pista, seu carro perdeu potência no motor e o inglês também deixou a prova.

A partir daquele momento, os dois primeiros lugares não mudaram: Nelson Piquet, na ponta, e um surpreendente Roberto Pupo Moreno na segunda colocação. Os dois guiaram até o fim e subiram ao pódio acompanhados de Aguri Suzuki, da Larrousse, o primeiro japonês a terminar uma prova entre os três primeiros.

Moreno foi chamado às pressas pela Benetton após o grave acidente de helicóptero de Alessandro Nannini, que coincidentemente havia herdado a vitória no Japão em 1989, após a desclassificação de Senna. O italiano, que chegou a ter o braço direito amputado e reimplantado, depois retomou a carreira e competiu em campeonatos de turismo.

Com a bandeirada, a Benetton conquistou sua primeira dobradinha e o Brasil, a 11ª e última. José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi, duas vezes em 1975, e Ayrton Senna e Nelson Piquet, oito vezes entre 1986 e 1990, foram os responsáveis pelas outras dez.

Por Estadão Conteúdo Foto: Reprodução/Facebook

Salesiano Dom Bosco é campeão no basquete infantil dos Jerns

Basquete Jerns Salesiano Dom Bosco x CEI Romualdo (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

A disputa dos esportes coletivos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) já estão na reta final. O Ginásio Professor Marcelo Carvalho, o DED, é sede das competições. Nesta quarta-feira, o GloboEsporte.com acompanhou a final do basquete na categoria infantil masculino entre os colégios CEI Romualdo Galvão e Salesiano Dom Bosco, de Parnamirim.

O Salesiano acabou vencedor pelo placar de 43 a 39, com destaque para atuação do armador Gabriel Américo. O camisa 10, de apenas 13 anos, foi o cestinha e manteve a frieza em momentos cruciais da partida para dar o título à escola de Parnamirim.

- É uma emoção imensa. Já presenciei isso uma vez, mas dessa vez foi muito concorrido, muito disputado o jogo. Só tenho que agradecer a todos que me apoiaram e a essa torcida que é excelente. Foram vários campeonatos que a gente veio trabalhando e agora conseguiu a vitória. É só comemorar - falou.

Após o apito final do árbitro, o treinador Maciel Neto foi carregado nos braços pela torcida que invadiu a quadra para celebrar. A comemoração só terminou após a entrega das medalhas, quando enfim ele pôde contar o que sentiu depois de levar a garotada do Salesiano Dom Bosco ao título e parabenizou Américo pelo seu lado aluno, além do atleta.

- A educação é primordial. O que mais me recompensa são os valores que eles aprendem. O camisa 10 é um dos melhores alunos da escola e é o melhor atleta dentro de quadra. Então, ele é exemplo para toda a escola. É um aluno que tem média anual próxima a dez. Todos eles são bons alunos e quatro ou cinco têm média acima de nove - comemorou.

Experiente na disputa de jogos com jovens jogadores, Maciel lembrou o esforço dos meninos até chegar ao resultado e elogiou a participação das famílias dos atletas.

- Para os garotos, esse é um resultado grandioso. Batalham, treinam, se esforçam e o resultado, para quem trabalha, sempre vem. É um grupo muito bom, unido e com a família presente. Foram coroados com muito esforço. Foi um jogo difícil e venceu quem errou menos - concluiu.

Finais do vôlei são na quinta-feira
Na quinta-feira, o DED recebe as disputas nas finais do vôlei infantil masculino e feminino e juvenil masculino e feminino. Confira os horários dos jogos:

Infantil Feminino
9h - CEI Romualdo Galvão x Henrique Castriciano
Infantil Masculino
11h - Teresa de Lisieux - Parnamirim x Marista 

Juvenil Feminino
14h - Facex x Henrique Castriciano
Juvenil Masculino
16h - Encanto Santarém x Comando Equipe

Fonte GE RN Foto: Augusto Gomes

RN é campeão por equipe em Uberlândia

Vitor Firmo perdeu o ouro e a prata nos critérios de desempate

O Rio Grande do Norte conquistou mais um expressivo resultado na modalidade de Xadrez, durante a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (Jub's), se sagrando campeão por equipe na competição realizada em Uberlândia e encerrada no dia 15 de outubro. Agora a meta e trazer outro bom resultado do Campeonato Brasileiro, marcado para ter início dia 30 de outubro, em Manaus (AM).

Essa é a terceira vez que a equipe potiguar conquista o título por equipe no Jub's. “Desde 1975 quanto tive a oportunidade de conquistar o primeiro lugar individual no Jub's, o RN vem frequentando o pódio com alguma frequência no xadrez. Mesmo com o nível mais forte”, observou Máximo Valério Soares Macedo.

Prova do bom nível dos potiguares, foi que Vitor Firmo acabou o Jub’s com a mesma pontuação dos outros integrantes do pódio, ficando com o bronze nos critérios de desempate. Além d victor a equipe contou com Lucca Lucas Xavier e Israel Snith. A equipe feminina formada por Carolina Alves Silva, Bianca Lopes e Ana Paula Salarberry ficou em terceiro lugar na classificação geral.

Fonte Portal no Ar Alex Régis

FNF adia rodada de abertura do Campeonato Potiguar Feminino

Estádio Juvenal Lamartine, em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

A primeira rodada do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino, marcada para sábado, foi adiada para o dia 31 de outubro. Segundo uma resolução publicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol nesta quarta-feira, as justificativas para a alteração na data são a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste fim de semana, como também a impossibilidade de novos registros de atletas no Boletim Informativo Diário e a inatividade do Sistema de Gestão Web da CBF, que passará por manutenção e atualização entre os dias 23 e 26 de outubro.

A primeira rodada terá dois jogos: Parnamirim x Corintians-RN, às 13h; e Força e Luz x União, às 15h. Os dois confrontos serão realizados no Estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, em Natal. O quinto clube, Monte Líbano, folga na primeira rodada.

Com isso, as demais rodadas da competição serão alongadas em uma semana. O documento ainda estabelece que a documentação necessária para o registro das atletas terá que ser protocolada junto à FNF até o dia 28 de outubro, tendo o nome das mesmas publicadas no BID até o dia 30 de outubro para condição de jogo das atletas na primeira rodada. Para as demais rodadas, a condição de jogo se dará com a publicação no BID até o último dia antes das partidas, sendo permitidos novos registros até o último dia útil da fase semifinal.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Macaé-RJ pode perder pontos no STJD e beneficiar ABC na luta contra Série C

SAFERJ revelou ao Supremo que todos os atletas do Alvianil estão com salários atrasados entre dois e seis meses (Foto: Wellington Rocha)

Adversário direto do ABC na luta contra o rebaixamento na Série B, o Macaé-RJ vive a possibilidade de ser penalizado com a perda de pontos na competição nacional. O clube carioca foi intimado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a se pronunciar até a próxima sexta-feira (23) sobre a denúncia apresentada pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ) contra atrasos salarias do seu elenco e que pode beneficiar o Alvinegro potiguar contra o Z4.

Caso a dívida fique comprovada e o time do Rio de Janeiro seja punido com a dedução dos pontos conquistados, as equipes da zona de rebaixamento ganharão fôlego na luta pela permanência. O Macaé é o primeiro time fora do Z4, que é ocupado por Ceará, o próprio ABC, além de Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP.

A notícia da infração teve origem no dia 6 de outubro. Na denúncia, a SAFERJ revelou ao Supremo que todos os atletas do Alvianil estão com salários atrasados entre dois e seis meses. Na nota, o sindicato ainda pede que o clube comprove a efetuação dos pagamentos e que, caso isso não aconteça, seja punido com a perda de pontos no Campeonato Brasileiro.

A pena para os devedores está prevista no artigo 16 do Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro Série B deste ano. Já no primeiro parágrafo consta que “o clube que estiver em atraso com o pagamento de remuneração ficará sujeito à perda de três pontos por partida a ser disputada”.

O Macaé tem até a próxima sexta para se pronunciar. A partir de então, o STJD irá definir um prazo para regularização da situação. Caso o clube não cumpra, será aplicada a sanção que prevê a perda de pontos, conforme aponta o segundo parágrafo do artigo 16.

Débito
Em nota divulgada à imprensa no dia 30 de setembro, o presidente do clube carioca Teodomiro Bittencourt confirmou a existência da dívida. “O Macaé reconhece que está em débito com os atletas e a comissão técnica e o mesmo será quitado com as futuras receitas, seja de patrocinadores e/ou das cotas de televisionamento. Além disso, o clube busca, incansavelmente, alternativas de receita para quitar os débitos”.

A dívida do clube carioca veio a tona após o desabafo do atacante Pipico depois da derrota por 1 a 0 sobre o Santa Cruz-PE, pela 20ª rodada da Série B. Na ocasião, a equipe chegou a oito jogos sem vencer na competição e o jogador justificou o resultado como sendo um reflexo da situação externa do Alvianil. “Quando as coisas estão erradas, vem atingir aqui dentro de campo”.

O presidente explicou que a dívida do clube está se deve a falta de repasse do seu patrocinador máster, a Prefeitura de Macaé. O munícipio produtor de petróleo passa por uma crise financeira. Além do apoio governamental, as únicas fontes de renda para o time são uma parceria com uma empresa de construção civil e a cota dos direitos de transmissão da televisão, que é de R$ 270 mil.

A folha salarial do Macaé é de aproximadamente R$ 320 mil, conforme publicou reportagem do portalnoar.com no último dia 6 de outubro. Na Série B, o clube beira a zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 35 pontos. Caso seja penalizado, o ABC será beneficiado diretamente com a punição já que ocupa a 18ª colocação com 27 pontos. A 17ª posição pertence ao Ceará que acumula 29 pontos na tabela.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar

Técnico do ABC faz mistério e escala 13 atletas como titulares em treino

ABC - 13 jogadores no time titular - treino (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Para dar mais mobilidade ao ataque do ABC para o jogo contra o Paraná, neste sábado, o técnico Sérgio China realizou um treinamento com 13 jogadores na equipe titular. A atividade aconteceu durante o trabalho desta quarta-feira, no CT Alberi Ferreira de Matos. Além dos 11 jogadores que começaram a partida contra o América-MG, no último sábado, o treinador comandou boa parte dos exercícios com Chiclete e Jeferson Paulista no meio-campo. 

Dessa forma, a equipe principal treinou com Saulo; Ednei, Luizão, Adriano Alves e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton, Chiclete, Ronaldo Mendes, Jeferson Paulista; Romarinho e Rafinha.

Ausente nesta terça-feira, o atacante Bismark realizou um trabalho com o preparador físico Flávio Paiva. O jogador, que sentiu dores no tornozelo direito, executou exercícios de força e corridas em campo. No final do treinamento, ainda participou de uma sequência de chutes ao gol, tendo Gilvan como goleiro.

Nesta quinta-feira, segundo a programação divulgada pela comissão técnica, o elenco alvinegro realiza um treino coletivo ás 15h30, no Estádio Frasqueirão.

Fonte Globo Esporte RN Foto: Jocaff Souza