sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fase final dos Jerns começa nesta sexta-feira com participação de 10 mil atletas

Abertura da fase final dos Jerns será nesta sexta (Foto: Alberto Leandro)

A fase final dos Jerns, maior competição entre escolas do Rio Grande do Norte, começa nesta sexta-feira (9). A cerimônia de abertura será realizada no ginásio Professor Marcelo Carvalho (DED), em Candelária, às 16 horas. O evento contará com representantes das mais de 450 escolas que estarão na disputa em 2015. A solenidade terá desfile das escolas, fogo simbólico, hasteamento de bandeiras, além de uma apresentação de artes marciais. A disputa segue até o dia 30 deste mês.

Ao todo, mais de 10 mil atletas distribuídos em 25 modalidades – divididas nas categorias mirim (sub-12), infantil (sub-14) e juvenil (sub-17). A disputa segue até o próximo dia 30.

Entre as modalidades estão atletismo, badminton, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, handebol de areia, judô, karatê, luta olímpica, nado sincronizado, natação, surf, taekwondô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas e xadrez.

De acordo com o representante da Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria de Estado da Educação, Gileno Souto Junior, a disputa deste ano terá dois entraves, devido as realizações das provas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dia 18, e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 24 e 25.

“Nesses três dias não teremos competições. Muitos atletas vão precisar voltar para o interior para fazer as provas e não haverá condição de ter jogos”, afirmou Gileno.

Para o coordenador de desportos do RN, os Jerns não fazem muito sucesso com o público em geral. De acordo com ele, os pais dos competidores são os que mais estão presentes aos jogos.

Por Heilysmar Lima Foto: Alberto Leandro

A oito jogos do fim da Série B, ABC ainda confia que pode escapar do Z-4

ABC - Ednei - Reginaldo (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Mais um resultado para se lamentar no ABC. A 19ª partida sem conquistar a vitória, com o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, deixa o Alvinegro com a marca de um turno sem saber o que é terminar um jogo com o placar positivo. Na classificação, o Mais Querido é o 18º colocado, com 24 pontos. Cabisbaixos, alguns jogadores preferiram nem falar com a imprensa após o jogo. Outros, procuravam encontrar respostas para o inacreditável, mas mantendo a confiança no trabalho para as oito rodadas que restam até o fim da competição, na qual o Mais Querido luta para escapar do rebaixamento. O risco de queda para a Série C do time é de 99%.

Do elenco, Ednei foi um dos poucos jogadores que conseguiu um bom desempenho em campo, embora tenha atuado improvisado na lateral esquerda, já que sua posição de origem é o setor direito. Mesmo assim, o jogador considerou que o momento do grupo abecedista é difícil, mas espera uma entrega maior dos jogadores nos próximos jogos.

- Nós estamos tentando da melhor forma possível buscar a vitória. Não falta vontade, não falta empenho do início até o fim de cada jogo e na situação que o time está, em momento algum nos escondemos do jogo, mas precisamos vencer. Faltam oito partidas e nosso time precisa buscar essa vitória. A bola não está entrando, estamos há muito tempo sem vencer, mas vamos continuar trabalhando para vencer os próximos jogos - analisou Ednei.

Nesta quarta-feira dia 7, os jogadores foram liberados pela comissão técnica e a reapresentação está marcada para a quinta-feira, às 15h30, no CT Abílio Medeiros, na zona Sul de Natal. O próximo compromisso será no dia 17 de outubro, contra o América-MG, em jogo válido pela 31ª rodada.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Após perder Maguinho, dirigente do América-RN confirma saída de Álvaro

Eliel Tavares, diretor de futebol do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O América-RN continua no processo de reestruturação do elenco para a temporada de 2016. Nesta quinta-feira, após o volante Maguinho ter rescindido o contrato com o clube, o diretor de futebol do Alvirrubro, Eliel Tavares, confirmou a saída do meia Álvaro. No início desta semana, já haviam sido confirmadas as rescisões do lateral-direito Marcelinho, o goleiro Renan Rocha e o lateral-esquerdo Rafael Estevam.

- Conversamos com eles dois hoje (quinta-feira) durante a tarde e a conversa foi boa. Maguinho tirou férias, pediu a rescisão do contrato, mas deixou uma esperança boa. Não quer sair de Natal e deu preferência para o América-RN. Ele ficou de me ligar no dia 10 de novembro com a esperança de retornar - disse Eliel Tavares, anunciando que a reapresentação do elenco alvirrubro acontecerá no dia 16 de novembro.

O dirigente continuou o discurso e também explicou a situação do meia Álvaro, muito similar à do seu ex-parceiro de clube.

- Álvaro também tem pretensão de ficar aqui, e eu conversei com ele, rescindimos o contrato, mas a preferência que ele nos deu foi de retornar ao América-RN, haja vista que ele se adaptou à cidade, gosta do América-RN e tem interesse em permanecer no clube. Mas somente dia 10 de novembro que ele vai ligar para mim e aí a gente vai tentar fazer um acordo para que ele possa ficar - disse.

Com um ambiente de "pré-temporada precoce", a diretoria se vê em meio a renovações e dispensas. Com tantos jogadores no plantel alvirrubro, Eliel explicou como vêm sendo feitas as conversas e negociações com cada atleta, visando a próxima temporada. 

- Nós estamos chamando eles paulatinamente, porque são muitos jogadores e não tem como você fazer uma composição com vários jogadores em uma mesma sala. Moura esta fazendo um cronograma para que todo dia nós posamos trazer dois ou três jogadores para fazermos essas negociações - declarou.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

Chilenos se impõe em casa e Seleção Brasileira perde pela primeira vez em estreia de Eliminatórias


Pela primeira vez, o Brasil estreou com uma derrota nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, o time comandado por Dunga perdeu por 2 a 0 para o Chile, no Estádio Nacional de Santiago.

Nas outras onze eliminatórias, a seleção pentacampeã mundial obteve seis vitórias e cinco derrotas. Com o resultado negativo, os brasileiros largam atrás dos principais concorrentes na competição. Colômbia, Uruguai e Paraguai também conquistaram vitórias na rodada.

Na segunda rodada das Eliminatórias, o Brasil recebe a Venezuelão no Castelão, em Fortaleza, na próxima terça-feira, às 22 horas. No mesmo dia, mas as 23h15, o Chile vai ao Peru enfrentar a seleção local.

Por Agência Futebol Interior