quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mapa de Curtidas: Flamengo domina em Natal; grandes do RN ficam atrás

Mapa curtidas Natal (Foto: Reprodução)

A hegemonia é rubro-negra em todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte, segundo o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil. O levantamento feito pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook revela a afinidade do torcedor potiguar com o Flamengo. Em Natal a maior quantidade de curtidas é do clube carioca, com 22,4%, e os dois maiores clubes do estado, ABC e América-RN, têm briga acirrada pelo segundo lugar. O Alvinegro vence o rival por 19,4% a 19,2%. O quarto colocado é o Corinthians, com 8,5%.

Das 50 cidades que mais curtem o Mecão, o destaque é para o município de Goianinha, localizado no Agreste do estado. A região, que foi adotada pelo clube americano em 2011, quando passou a disputar os jogos dos Campeonatos Potiguar e Brasileiro no estádio Nazarenão, tem 20,8% das curtidas do clube no RN, ocupando o segundo lugar. Os outros clubes mais curtidos são Flamengo, com 22,4% de curtidas; ABC, com 12,2%; e São Paulo, com 10,6%. Segundo dados do IBGE, 24.889 pessoas vivem na cidade. No total, 4.562 municípios apresentaram dados mínimos que indicam a presença de torcedores. Destes, em 43 cidades, o América-RN é o segundo clube mais curtido no Facebook.

Os números do ABC também são relevantes. Em Maxaranguape, município da Grande Natal, o clube tem 21,2% das curtidas. A cidade possui 11.628 moradores, conforme dados do IBGE. Quem lidera a tabela de curtidas é, mais uma vez, o Flamengo, com 23,6%. Após o ABC, que ocupa a segunda colocação, estão América-RN (16,8%) e Corinthians (11,8%). Em 3.122 municípios houve um índice mínimo de curtidas no Facebook para o time alvinegro. Desse montante, o ABC ocupa a segunda colocação com mais curtidas na rede social em 37 cidades.

Fonte GE Natal Foto Reprodução

Sauber e Force India enviam queixa contra a Fórmula 1 à União Europeia

Medida já era esperada, dada a insatisfação de algumas equipes com menos peso da categoria (Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1)

As equipes Force India e Sauber enviaram nesta terça-feira (29) uma queixa formal à União Europeia (UE) contra a estrutura da Fórmula 1. Elas reclamam que o sistema de formulação de regras e distribuição de receitas da categoria são ilegais, injustos e prejudiciais. “Recebemos uma queixa e vamos estudá-la”, limitou-se a informar um porta-voz da União Europeia, Ricardo Cardoso.

A medida já era esperada, dada a insatisfação de algumas equipes com menos peso da categoria. Encabeçadas pela Force India e a Sauber, elas tentam desafiar o domínio dos principais protagonistas da Fórmula 1 e acreditam que poderiam nivelar o Mundial se tivessem tanto poder ou verba.

Em um comunicado oficial, no qual confirmou que era uma das equipes que apresentou a queixa, a Force India apontou que “os sistemas de divisão de receitas e de determinação das regras da Fórmula 1 são injustos e ilegais”.

A Sauber, por sua vez, divulgou nota na qual afirmou que a Fórmula 1 está violando as leis da União Europeia e questionou “os poderes e privilégios de formulação de regras, que prejudicam o esporte”. Se a UE decidir atuar, a investigação deve acabar se prolongando, sem resultado previsto.

Por Estadão Conteúdo Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1

Karatê: Atletas precisam de patrocínio para competir em etapa do Brasileiro

José Wilson e os alunos Diomara, José e Gabriel aguardam ajuda – Foto Cedida

Após vencerem a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju-SE, três alunos da Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias, de Mossoró, estão em busca de apoio financeiro para participar da fase final da competição, que acontece em Joinvile-SC nos dias 14 a 18 de outubro. Diomara Oliveira, José Soares e Gabriel Nunes fazem parte do projeto social ‘Mais Educação’ e precisam de patrocínio para viajar.

As aulas do projeto são ministradas pelo experiente faixa preta e professor José Wilson na Escola Tertuliano Ayres desde 2011. A diretora da unidade, Annatalya Oliveira, e coordenadora do programa Mais Educação, Consuelo de Lima, estão orgulhosas dos resultados dos alunos e confiam que os atletas vão conseguir apoio para viajar.

“O Projeto Mais Educação é muito bom e vem ajudando muitas crianças daquela escola, não só aos alunos da modalidade Karatê, mas como também os alunos das outras modalidades. Infelizmente dessa vez a escola não está podendo ajudar. Os recursos que liberados foram somente para custear as aulas”, lamenta José Wilson.

Os interessados em colaborar com os estudantes podem entrar em contato com o professor José Wilson através dos números de telefone: (84) 99655-8802 / 98882-4207.

Fonte Gazeta do Oeste Foto Cedida

De volta! Invicto, Assu garante vaga na elite do futebol potiguar

Assu foi campeão sem contestações, com cinco vitórias e um empate – Foto Site do Assu

Está definido o décimo integrante da primeira divisão do Campeonato Estadual de futebol 2016. A equipe do Assu, com uma campanha invicta, derrotou o Santa Cruz de Natal na última rodada, por 6 x 3 no Estádio Edgarzão, sábado passado, e ficou com a vaga e o título, garantindo o seu retorno após uma temporada longe da elite potiguar.

A vitória do fim de semana começou a ser construída com os dois gols do atacante Val Paraíba no primeiro tempo, com o meia Juninho Paraíba diminuindo para o Santa Cruz, de pênalti. Na segunda etapa o atacante Will empatou para o Santa, mas viu Duduzinho e Pablo Oliveira ampliarem o placar para 4 a 2. Will voltou a marcar para o Santa, mas David Arez, do time de Natal, marcou um gol contra, ampliando a vantagem para 5 a 3. Nininho ainda fez o sexto gol e deu números finais à partida.

O time treinado pelo técnico Reginaldo Sousa foi campeão da segunda divisão escalado com Elias (Erasmo), Ila (Pablo), Jonatha, Romeu e Nininho; Lano, Jair (Pablo Franklim), Pablo Oliveira e Da Silva; Val Paraiba e Duduzinho.

Romeu se mostrou satisfeito e orgulhoso com o desempenho do Assu na competição durante as últimas semanas: “Emoção muito grande terminar o campeonato com essa conquista. O torcedor que sentiu muito com a queda do time para a segunda divisão agora está feliz”, disse o zagueiro em entrevista ao site da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Sem saber o que é derrota, a equipe terminou a competição com 16 pontos conquistados. Em seis jogos, foram cinco vitórias e apenas um empate. Agora, o Camaleão do Vale se junta novamente a ABC, Alecrim, América, Baraúnas, Corintians de Caicó, Globo, Palmeira de Goianinha, Potiguar e Santa Cruz para disputar a primeira divisão do próximo ano.

TABELA
A segunda colocação da segunda divisão do Campeonato Estadual ficou com o Santa Cruz, somando dez pontos. Em terceiro aparece o Atlético Potengi com cinco, e na lanterna, com apenas três pontos conquistados ficou o Mossoró Esporte Clube.

Fonte Gazeta do Oeste Foto Site do Assu

Técnico do ABC ganha reforços para duelo contra o Macaé pela Série B

Leonardo Luiz foi liberado pelo DM (Foto: Wellington Rocha)

Na retomada dos trabalhos para a próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico do ABC, Hélio dos Anjos, ganhou três reforços para partida do sábado (3). O zagueiro Leonardo Luiz, o meia Cleyton e o atacante Rafael Silva foram reavaliados e liberados pelo departamento médico para voltar aos treinos.

O zagueiro Leonardo Luiz se recuperava de um edema no joelho direito, o meia Cleyton estava com uma lesão no pé direito e o atacante Rafael Silva apresentava uma contusão muscular na coxa direita.

Os três participaram normalmente do treino físico comandado pelos preparadores físicos. Iniciaram a movimentação com um trabalho para prevenção de lesões musculares, exercícios funcionais e um treinamento de força no CTFIS-ABC, e depois complementaram a atividade com um treino de coordenação, agilidade e velocidade no campo do CT.

A volta do defensor será importante para Hélio dos Anjos. Sem poder contar com Luizão, expulso na última partida contra o Náutico, Leonardo Luiz deve ficar com a vaga no time titular.

Apesar dos retornos, o comandante abecedista ainda segue sem contar com outras peças do elenco. O atacante Rafinha deve passar de três a quatro semanas entregue ao departamento médico por conta de lesão na coxa direita.

Alvinho, o único atacante que esteve na apresentação do elenco no começo do ano que permanece no clube, mas que ainda não fez uma única partida pela equipe na atual temporada, começará os trabalhos para voltar aos gramados, o que deve ocorrer em um mês.

Quando emprestado ao Campinense-PB, o jogador se machucou durante uma partida contra o Bahia válida pela Copa do Nordeste. O atacante voltou ao ABC no final de abril para ser tratado pelo departamento médico do clube e aparenta está próximo do retorno aos jogos abecedistas.

Fonte Portal no Ar Foto: Wellington Rocha

América-RN confirma permanência de cinco atletas e planeja temporada 2016

Eliel Tavares comentou a situação do América (Foto: Wellington Rocha)

Eliminado da disputa da Série C do Brasileiro ainda na primeira fase, o América começará suas negociações com jogadores e comissão técnica a partir da próxima segunda-feira (05). A diretoria tenta manter a base do time para a temporada do ano que vem e fará propostas para os atletas.

A linha de negociação passará por reduções salariais para se adequar a realidade do clube que passará três meses sem jogar e continuará com uma receita “padrão Série C” para a temporada 2015.

“Trataremos do assunto individualmente e explicaremos a situação. Quem se adequar e tiver interesse de ficar com a nova realidade do clube, terá o seu contrato renovado”, disse o diretor de futebol, Eliel Tavares.

Por enquanto, apenas cinco nomes estão garantidos para a temporada seguinte em função de os contratos encerrarem apenas em 2016. Com vínculo contratual válido até novembro do próximo ano, o meia Cascata, ídolo do clube, encabeça a lista que ainda conta com o atacante Max, que pertence ao Alvirrubro até o mês de maio.

O meia Reis, com vínculo contratual também até maio, o zagueiro Zé Antônio Potiguar que encerrará seu contrato em setembro do ano que vem, e o atacante Luiz Eduardo com permanência assegurada até novembro de 2016, fecham os primeiros nomes do Alvirrubro para 2016.

Receita
Sem receita até o fim do ano, o presidente do clube, Hermano Morais, comentou sobre a atual situação alvirrubra. “Nós temos que aprender com os erros cometidos e fazer um planejamento para o próximo ano. De imediato, vamos ter que equacionar muitos problemas até o final do ano. Vamos ter que acertar a questão financeira, que não é fácil”.

A última partida do América na atual temporada aconteceu no último domingo (27). A equipe goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 pela Série C, na Arena das Dunas, mas foi prejudicado pela derrota do Salgueiro-PE para o Confiança-SE por 1 a 0 e acabou eliminada ainda na primeira fase da competição nacional. O Alvirrubro terminou o campeonato na quinta colocação do Grupo A com 29 pontos.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha