terça-feira, 30 de agosto de 2016

Acesa com o calor humano, tocha paralímpica percorrerá seis cidades

Tocha paralímpica Rio 2016 (Foto: Divulgação/Rio 2016)

A tocha paralímpica inicia o seu revezamento no próximo dia 1º de setembro, quinta-feira, passando por seis cidades até chegar ao Maracanã para a cerimônia de abertura, no dia 7, feriado da Independência do Brasil. A grande novidade da chama paralímpica é o seu mecanismo de acendimento - o calor humano.

O fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura será formado pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço do movimento paralímpico no mundo.

Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo poderão enviar mensagens positivas, por meio de hashtags, acumulando energia suficiente para acender cada chama. Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre de manhã em cada cidade, a tocha ganhará as ruas pelas mãos dos condutores e fará visitas em locais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

Cada chama simbolizará um valor paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; e Joinville – coragem. Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio com a paixão pelo esporte. Para participar do movimento, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag oficial e a hashtag do valor abraçado pela cidade.

As cinco chamas chegarão ao Rio por estradas digitais. Elas serão enviadas virtualmente para a cidade-sede após o fim do revezamento em cada região. No dia 06, uma cerimônia de união formará a chama paralímpica no Museu do Amanhã, marco da revitalização do Centro do Rio. O evento marcará o início do revezamento na cidade, que terá duração de dois dias e mobilizará 360 condutores.

Veja também:
NÚMEROS
AGENDA


Por Globo Esporte Rio de Janeiro Foto: Divulgação/Rio 2016

CBF divulga numeração da seleção e dá a camisa 9 para Gabriel Jesus

(Foto: Divulgação/CBF)

A numeração dos jogadores da seleção brasileira, divulgada na tarde desta segunda-feira (29) pela CBF, pode dar alguns indícios da escalação que Tite pretende mandar a campo já na partida da próxima quinta-feira, contra o Equador, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Pelo menos no setor defensivo, a tendência é que sejam mantidos os jogadores que vinham atuando sob o comando de Dunga.

A defesa poderá ter Alisson (número 1), Daniel Alves (2), Gil (3), Miranda (4) e Filipe Luís (6). Se for utilizar o sistema de jogo que mais lhe agrada, o 4-1-4-1, Casemiro (5) será o volante titular.

A partir daí há algumas incógnitas. Renato Augusto (8) no meio de campo e Neymar (10) no ataque estão garantidos. Willian (19) também deve ser titular, bem como Phillipe Coutinho (11).

Apesar de ter a camisa 7, o estreante Rafael Carioca deverá ser reserva. Paulinho (15) de volta à seleção tem até mais chances se estiver melhor fisicamente.

No ataque, Gabriel Jesus (9) disputa um lugar com Gabriel (21) e até Taison (17).

Completam a seleção Marcelo Grohe (12), Marquinhos (13), Pedro Geromel (14), Marcelo (16) Giuliano (18), Lucas Lima (20), Fagner (22) e Weverton (23).

Por Almir Leite via Estadão Conteúdo Foto: Divulgação/CBF

Mateus Sena comanda o ataque potiguar na 1ª etapa do Circuito Cearense de Surf 2016

Potiguar domina competição de surf no Ceará

O surfista potiguar Mateus Sena foi um dos grandes destaques da 1ª etapa do Circuito Cearense de Surf 2016, o Maresia Pro Taíba, que aconteceu de 26 a 28 de agosto, no Ceará. O jovem atleta chegou a três finais, venceu as categorias sub 14 e sub 16 e ficou em segundo lugar na categoria sub 18. Mateus ainda disputou a categoria Profissional, onde competiu com atletas como Itim Silva e Pablo Paulino e avançou até as quartas de final, ficando com a 9ª posição.

Além dele, Elias Lamas também alcançou o lugar mais alto do pódio ao vencer a categoria Kahuna. Os potiguares Alysson Matheus, Geovana Vitória, Emanoel de Souza, Patrício Marinho e Emanoel Tobias também chegaram às finais das suas categorias.

“O campeonato foi muito bom, consegui fazer três finais, as disputas foram acirradas. Eu estou com uma lesão no pé e passei dez dias sem surfar. Voltei a treinar uma semana antes desse campeonato. Vim pra cá preocupado com o meu desempenho, mas eu consegui me superar tive um excelente resultado”, disse o atleta.

Na final sub 14 Mateus competiu com os cearenses Lucas Bezerra e Luiz Felipe e com o paraibano Yuri Barros. Ele acertou um aéreo rodando que lhe rendeu uma nota 8. Ao todo, Mateus somou 14.25 contra 13.50 de Lucas Bezerra que ficou com segunda colocação.

Na sub 16 Mateus enfrentou os cearenses Lucas Bezerra, Mathias Ramos e Paulo Bruno. Mais uma vez o garoto deu um show de surf, somou 12.35 e ficou com o título.

Na categoria sub 18, Mateus competiu com os cearenses Rafael Tigrão e Raoni Ribeiro, e com o potiguar e parceiro de treinos Emanoel Tobias. Mateus somou 10.45 e ficou com a segunda colocação. O título ficou com rafael Tigrão que somou 12.50. Emanoel Tobias ficou em terceiro e Raoni Ribeiro em quarto.

Potiguares
Outros potiguares também se destacaram na 1ª etapa do Maresia Pro Taíba 2016. Elias Lamas venceu a categoria Kahuna contra três cearenses com média 12.50 . Alysson Matheus ficou com a segunda colocação na categoria Infantil (sub 12). Geovana Vitória fez final e ficou com a quarta colocação na categoria Feminino Junior. Emanoel de Souza ficou em terceiro na categoria Senior.

Dois atletas potiguares fizeram final na categoria Open. Patrício Marinho ficou com a terceira colocação e Emanoel de Souza com o quarto lugar.

O atleta Emanoel Tobias foi o representante potiguar na final da categoria Profissional. Ele somou 11.25 e ficou com a terceira colocação. “Fiquei muito feliz. Claro que eu queria ganhar, quem não quer? Mas chegar à final e ficar em terceiro foi um ótimo resultado, ainda mais porque esse foi meu primeiro evento profissional”, disse.

Por Portal No Ar

Técnico do América-RN vibra com vitória em noite de estreia de reforços

Botafogo-PB x América-RN Jussimar (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O América-RN manteve a esperança do torcedor viva após a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-PB, na noite deste sábado. A missão de chegar ao G-4 do Grupo A da Série C ainda é complicada, mas o resultado conquistado em João Pessoa deixou realmente uma boa impressão. Muito se deve à presença do trio de reforços que estava no Campinense. O volante Magno, o lateral-esquerdo Danilo e o meia Jussimar (foto) estiveram muito bem, e, para muitos, ficou aquela sensação de que a história do Mecão no Brasileirão poderia ser outra se tivessem desembarcado antes no CT Abílio Medeiros.

O técnico Francisco Diá, que trabalhou com os três atletas no Campinense, destacou a importância deles para a vitória obtida no Estádio Almeidão, e lembrou do pouco tempo que tiveram de se entrosar com a equipe. Do trio, destaque maior para Jussimar, autor dos dois gols do Alvirrubro. Outro fator a se comemorar é ter se afastado do temido Z-2 - abriu seis pontos do Confiança, nono colocado, que ainda joga no domingo.

- Eles chegaram na quarta-feira, não treinaram. Foram fazer exame cardiológico. Treinaram na quinta-feira, um trabalho tático. E hoje (sábado) fizeram um grande jogo. São jogadores que trabalharam conosco (no Campinense). Nós sabíamos a maneira que o Botafogo jogava e conseguimos anular bem. Os jogadores estão de parabéns por terem feito um grande jogo e conquistado uma grande vitória para o futebol do Rio Grande do Norte e para o América - falou.

O time rubro agora terá dois jogos seguidos na Arena das Dunas, em Natal. Recebe Cuiabá e Confiança nos dias 4 e 10 de setembro, respectivamente. Para seguir sonhando com o G-4, as vitórias em casa serão essenciais. Hoje com 19 pontos, chegaria a 25 com estes dois triunfos e iria para a última rodada, possivelmente, em um confronto direto contra o Remo, em Belém. Mas tudo isso ainda é projeção. Diá se mostra mesmo precavido quanto ao duelo com o Cuiabá e quer o apoio da torcida.

- Será uma pedreira o jogo contra o Cuiabá. Depois da chegada de Roberto Fonseca, ele contratou bastante e arrumou a equipe. Vai ser um jogo muito difícil. Espero que o torcedor compareça em massa para empurrar o América para mais uma vitória - completou.


Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

ABC vence Remo e assume liderança do grupo A da Série C

ABC x Remo Série C Frasqueirão (Foto: Frankie Marcone/ABC FC/Divulgação)

O ABC conquistou um importante resultado na noite desta segunda-feira (29). Jogando no estádio Frasqueirão, o Alvinegro bateu o Remo-PA por 2 a 0, pela 15ª rodada da Série C. Os gols do triunfo foram marcados por Echeverria e Jones, ambos no segundo tempo. O nome do jogo foi Jones Carioca (foto) que deu a assistência para o primeiro gol e fez o segundo do ABC.

Com o resultado, o ABC assume a liderança do grupo A da Terceirona, com 25 pontos e saldo positivo de sete gols. O Fortaleza-CE é o vice-líder com a mesma pontuação, mas saldo seis.

Na próxima segunda-feira (5), o ABC enfrenta o Ríver-PI pela 16ª rodada. A partida será no estádio Albertão, em Teresina, às 19h15.

Por Heilysmar Lima Foto: Frankie Marcone/ABC FC via Portal No Ar