quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Seridosão 2016 inicia hoje em Jardim do Seridó com a solenidade de abertura!


Depois de muita luta e trabalho da organização para organizar o Ginásio de Esportes Lavoisier Maia da cidade de Jardim do Seridó-RN, está tudo pronto para que, após 22 anos, o maior evento amador esportivo do interior do estado do Rio Grande do Norte começa hoje quinta feira dia 1º de dezembro de 2016, as 19h00, com a solenidade de abertura.

Segundo Neto de Cida e Corrinha, organizadores do evento na cidade, não só o ginásio de esportes mais toda a cidade está de braços abertos e aguardando com expectativa para receber todos os participantes do evento. Serão quase 30 cidades e quase 140 esquipes desfilando seu talento na quadra de jogo. 

Na abertura, teremos a solenidade com a presença das autoridades do município, execução do hino Nacional Brasileiro, hino do Município, discurso e certamente se terá um minuto de silêncio em virtude do trágico acidente com a delegação da Chapecoense. 

Após solenidade haverá duas partidas de futsal, uma no sub 9 e outra que trará para a quadra de jogo atletas do antigo Pato Branco, clube esse que conquistou o título de 1994, ultima vez que a competição foi realizada em sua cidade. As partidas são locais e não sendo válidas pelo certame, apenas de caráter amistoso. 

Depois de 22 anos a maior e mais tradicional competição amadora de futsal e vôlei da região do seridó, o campeonato Seridozão de Futsal e Vôlei Masculino e Feminino está de volta a Jardim do Seridó-RN. O evento será realizado pela 32ª vez em sua história e acontecerá no período de 01 a 18 de dezembro de 2016, no Ginásio de Esportes Lavoisier Maia pela 5ª vez.

Observação: A organização comunica que terá estacionamento privado para carros e motos. Já os preços do ingresso será de R$ 3,00 na primeira fase e R$ 5,00 da segunda fase em diante, assim como vem sendo em todas as cidades em que Seridosão é realizado. Hoje entrada gratuita. 

Confira os anos em que Jardim do Seridó foi sede:
1994 Sede: Jardim do Seridó - Campeão: Jardim do Seridó Vice: Acari
1992 Sede: Jardim do Seridó - Campeão: Currais Novos Vice: Jardim do Seridó
1989 Sede: Jardim do Serido - Campeão: Jardim do Seridó Vice: Santana do Matos
1987 Sede: Jardim do Seridó - Campeão: Caicó Vice: Parelhas

Texto e Foto por Jarbas Fonsêca

AABB Natal representa o RN na primeira Taça Brasil de Futsal Sub-13

AABB Natal sub-13 futsal (Foto: Divulgação)

A AABB Natal será a representante do Rio Grande do Norte na primeira edição da Taça Brasil de Futsal Sub-13, que será realizada em João Pessoa. A equipe potiguar estreia na segunda-feira, contra a Associação Karmélia Futsal, da Paraíba. O grupo E1 ainda conta com o Esporte Clube Macapá e o Remo.

Para montar a equipe da AABB, o treinador Helder Moura realizou uma seleção dos melhores atletas do estado ao fim dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Os treinamentos começaram no início do mês, três vezes por semana. Entre os destaques do time, o professor cita o garoto conhecido como Cleidson "Pitbull", do município do Alto do Rodrigues, a 180 km de Natal.

- Nós reunimos atletas de todo o estado do Rio Grande do Norte. Os destaques dos Jerns e muitos meninos do interior. Somos a única equipe do estado que investiu na competição e essa seleção foi feita para fortalecer. Eu vejo muito potencial no Cleidson Pitbull. Pela experiência que eu tenho no futsal, já exportando jogadores que atuam até fora do país, ele tem tudo para ser um atleta de alto nível - declarou.

Segundo o treinador, é difícil traçar um panorama da competição por ser a primeira edição do Brasil. A idade dos garotos também dificulta isso por se tratar de uma faixa de muita inconstância nos jogos.

- Essa competição é a primeira que vai acontecer no Brasil. Vai ser a estreia de todo mundo. Como essa faixa de idade é muito inconstante, a gente não tem muito o que prever. Infelizmente, nós nos limitamos muito às competições escolares e temos poucas equipes, não há um intercâmbio com outros estados. Então, é tudo muito novo - completou.

O outro grupo da competição será composto pela Associação Desportiva Rocket Power (SE), Minas Tênis Clube (MG), Associação Desportiva Brazuca Esporte Clube (RO), Associação Batista Canaã (AM) e Benfica Futebol Clube/Meninos da Paraíba (PB). Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. A decisão está marcada para o dia 11 de dezembro.

Confira os jogos da AABB Natal:
Segunda-feira, 5 de dezembro - 20h
Associação Karmélia Futsal (PB) x AABB Natal (RN)

Quarta-feira, 7 de dezembro - 21h
AABB Natal (RN) x Clube do Remo (PA)

Quinta-feira, 8 de dezembro - 19h
AABB Natal (RN) x Esporte Clube Macapá (AP)

Fonte GE RN Foto Divulgação

Ex-companheiro lembra passagem de Arthur Maia pelo América-RN

Arthur Maia, meia do América-RN (Foto: Jocaff Souza)

A manhã desta terça-feira 29, surgiu com uma triste notícia para o mundo - especialmente para o futebol. O acidente da delegação da Chapecoense, vitimando mais de 70 pessoas, comoveu torcedores, jornalistas e diversos profissionais do esporte que acompanhavam o êxtase do clube nas vésperas da primeira final em uma competição internacional. Entre as vítimas, estava Arthur Maia. O meia-atacante teve passagem pelo América-RN em 2014 e foi lembrado pelo técnico Luizinho Lopes, do Globo FC, auxiliar técnico do Alvirrubro na época.

Arthur Maia morreu aos 24 anos. Na sua passagem pelo América-RN, ficou marcado após marcar um dos gols mais bonitos da história da Arena das Dunas, durante o Campeonato Potiguar de 2014, contra o Globo. Na época, Luizinho Lopes era auxiliar de Leandro Sena e tinha uma relação próxima com o jogador. Quando o Flamengo se interessou pelo meia, o técnico foi o responsável por realizar um relatório do jogador para entregar ao clube carioca. Apesar da distância, os dois mantinham contato pelas redes sociais.

- O Arthur Maia era um atleta especial. Estive com ele no América-RN, era um menino que tinha um futuro promissor e muita coisa para viver na carreira. Lembrei da relação próxima que a gente tinha no América-RN, vi algumas fotos da época. Na semana passada ele comentou uma foto minha em uma rede social, tínhamos conversado... É muito triste o que aconteceu - falou.

As lembranças com Arthur Maia foram marcantes pelo período em que passaram juntos. No entanto, há 14 anos Luizinho teve uma passagem de três meses pela Chapecoense quanto atuava como jogador, por empréstimo do América-RN. O período foi suficiente para criar amizades com diversos funcionários do clube. A Chape era um time diferente, longe da elite brasileira e desconhecido por muitos. Mesmo que tenha passado por uma revolução nos últimos 10 anos, saindo de crises financeiras para se tornar exemplo de gestão de futebol no Brasil, o time continuou familiar para Luizinho nos detalhes que resistiram ao tempo.

- Houve uma revolução muito grande nesses dez anos. A estrutura se modificou completamente. É um outro time. Mas eu morei na cidade, perto da Arena Condá, via o estádio todos os dias... Eu estava vendo um vídeo que foi postado e, na passagem do vestiário, reconheci que alguns corredores continuavam os mesmos da minha época. Quando eu vi os nomes, reconheci o de um roupeiro que era o mesmo da época - completou.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Nacional e Chapecoense: unidos pela solidariedade


A noite de quarta-feira (30) estava reservada às emoções da primeira partida da final da Copa Sul-Americana. A tragédia de Cerro Gordo interrompeu a trajetória terrena de 71 pessoas e instalou a dor em nossos corações. Mas, no exato momento em que a bola deveria rolar, as torcidas de Atlético Nacional e Chapecoense nos deram demonstrações de esperança e fé.

Na Arena Condá e no Atanasio Girardot, mais de 100 mil pessoas, dentro e fora dos estádios, se reuniram para homenagear as vítimas do acidente aéreo ocorrido na madrugada na última quarta-feira (29).

Enquanto o sofrimento insiste em machucar o espírito dos familiares, amigos e pessoas que comoveram-se com a tragédia, a solidariedade que emanou de Chapecó e Medellín, certamente, fez um afago na alma de todos que precisam de apoio e força nestes dias tão difíceis.

Os torcedores da Chapecoense lotaram a Arena Condá para o "Tributo Verde e Branco", uma vigília de solidariedade pelas vítimas e uma corrente de fé pela recuperação dos sobreviventes. Os nomes foram entoados e cantos se somaram às orações em uma noite de homenagens.



No Atanasio Girardot, balões brancos foram levados ao ceú, enquanto eram pronunciados os nomes de todas as vítimas, entre jogadores, convidados, jornalistas e tripulantes. Autoridades colombianas e brasileiras, acompanhadas da delegação do Atlético Nacional, ficaram no gramado, consolados pela energia que vinha das arquibancadas.

A CBF mantém toda a sua estrutura no apoio às famílias e à Chapecoense, com representantes trabalhando nos dois países, em conjunto com as mais diversas instituições, nesta corrente de solidariedade.

Aos colombianos, fica o nosso muito obrigado! Essa noite de carinho não será esquecida!

Fonte CBF Créditos: Twitter de Federico Gutiérrez / Prefeito de Medellín

Técnico elogia crescente do ABC na busca por título do estadual de futsal

Bizinho - Goleiro de Futsal do ABC (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

O ABC deu na última terça-feira um passo importante para retomar a hegemonia no Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal após seis anos longe das quadras. Ao lado da torcida, no ginásio Marcelo Carvalho (DED), o Alvinegro conquistou a classificação para a final com uma goleada convincente sobre a boa equipe de Macau (5 a 0). Na decisão, vai enfrentar Alto do Rodrigues e definir quem ficará com a vaga do Rio Grande do Norte para Divisão Especial da Taça Brasil de Clubes, em 2017. O técnico Iberê Barreto comemora a evolução do Mais Querido no estadual, após um início não tão empolgante.

- O time vem em uma crescente durante o campeonato e a tendência é melhorar mais. A gente vinha pecando um pouco na finalização durante os jogos, mas desta vez conseguimos fazer os gols e isso tranquiliza a equipe - declarou após o duelo contra Macau.

O goleiro Bizinho, profissional de futsal há 20 anos, destacou que a presença do ABC na final é importante para a modalidade no Rio Grande do Norte. Sem time de futsal desde 2010, ano do último título estadual, o Alvinegro trouxe consigo os torcedores que estão comparecendo em bom número ao ginásio do DED durante a competição.

- O ABC é grande. Para o bem do futsal, o ABC não poderia ficar de fora. Hoje eu fico emocionado porque é como se fosse o primeiro campeonato, pela situação que se encontra o nosso futsal. O futsal dá retorno. Não é só o futebol de campo - disse o goleiro de 37 anos.

Na briga pelo título, o ABC enfrenta Alto do Rodrigues fora de casa nesta sexta-feira, às 20h30 no ginásio Ivanildo Bezerra da Silva. O segundo jogo da final será na terça-feira, às 21h, no DED, em Natal. Apesar de contar com maior investimento e ter um grupo mais experiente, o Alvinegro adota a cautela e o respeito ao adversário. 


- O Alto do Rodrigues ganhou a Copa do Rio Grande do Norte com os meninos de casa, da base. Não chegou à final à toa. A gente tem que ter respeito e entrar em quadra com uma pegada melhor ainda do que na semifinal. O Alto mereceu estar na final e a gente sabe disso. Vai ser uma final digna da boa situação que está o nosso futsal - completou Bizinho.

Homenagem à Chapecoense
Antes do confronto contra Macau, todos os presentes ao ginásio do DED respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente que envolveu a delegação da Chapecoense e jornalistas na Colômbia, na madrugada de terça-feira. Bizinho destacou a dificuldade de jogar no dia que a tragédia sensibilizou o mundo e, sobretudo, os profissionais que estão inseridos em uma rotina de viagens.

- Foi um dia difícil para todo mundo. Nós jogadores passamos mais tempo fora de casa, viajamos muito. Levantamos a hipótese até de não jogar, mas o presidente nos falou que não tinha como pela falta de datas. Os caras (da Chapecoense) eram alegres, então viemos aqui dar alegria também. Graças a Deus, o ginásio lotou e houve um minuto de silêncio que eu nunca vi aqui. Estava todo mundo caladinho - desabafou o goleiro.

Por GE Natal Foto: Diego Simonetti

Goleiro Vinícius é confirmado como reforço do América-RN para 2017

Vinícius, goleiro do Vila Nova (Foto: Daniel Mundim)

O goleiro Vinícius, ex-Atlético-PR e Vitória, é o novo reforço do América-RN para a temporada 2017. O anúncio da contratação do jogador de 31 anos e 1,91m de altura foi feito na tarde desta terça-feira.

Cria do Furacão, Vinícius Barriviera tem dupla nacionalidade (Brasil e Itália) e chegou a defender a seleção brasileira nas categorias de base. Também jogou no Vila Nova-GO e estava no Litex Lovech, equipe da primeira divisão da Bulgária.

No currículo, tem dois títulos do Campeonato Paranaense (2005 e 2009), um do Baiano e da Copa do Nordeste pelo Vitória em 2010, e um da Liga Búlgara (2010/2011) e um da Supertaça Búlgara em 2010, pelo Litex.

Em 2017, Vinicius vai jogar o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão pelo América. Os outros reforços oficializados pelo clube para a próxima temporada até o momento são o lateral-direito Osmar, o meia Marcos Júnior e o atacante Dija Baiano, todos ex-Volta Redonda, e o volante Michel Benhami, ex-Caldense e ABC.

Por GE RN Foto: Daniel Mundim