A recepção calorosa do público brasileiro no treino aberto do UFC Rio 7 (UFC 190), na quarta-feira 29, confirmou a condição de Ronda Rousey como maior estrela da companhia na atualidade. Destaque principal do evento do próximo sábado, a campeã dos pesos-galos femininos do Ultimate está abraçando a responsabilidade de sua posição. Para ela, isso é um sinal de força, e o seu diferencial para sua adversária, Bethe Correia, que declarou durante a semana que o fato de ser considerada "zebra" a aliviava de qualquer pressão.
- É certamente a luta mais pessoal em que já estive, e é a maior pressão que já sofri, e essa é mais uma razão pela qual Bethe nunca será campeã. Porque ela disse que, "Oh, não sinto pressão, ninguém espera nada de mim, então isso é uma vantagem". Então você está dizendo que se sai melhor com menos pressão, isso é melhor para você? Você não foi feita para esta vida. Não foi. Eu me saio melhor conforme há mais pressão, luto acima do que posso. Nunca estive sob tanta pressão na minha vida e vou mostrar ao mundo do que sou feita - exclamou a campeã, em entrevista à imprensa internacional durante o treino aberto.
Rousey não parou por aí. A lutadora americana também zombou os comentários de Bethe sobre suas lutas serem "sempre iguais" e disse que a brasileira simplesmente não entende de MMA.
- Quando você tenta responder alguém que não sabe do que está falando, você tem que lembrar que ela não sabe do que está falando. Minhas últimas quatro ou cinco lutas foram muito diferentes, houve uma progressão bem diferente de eventos em cada uma delas. Fica clara a ignorância dela, é como dizer que lutas de boxe "sempre terminam com um soco". Cada uma das chaves de braço, o nocaute com a joelhada e o nocaute com o overhand de direita, cada uma delas foi extremamente diferente. Se elas são iguais para você, mostra o quão pouco você entende.
Não resta dúvida que Ronda tornou o combate numa questão pessoal de honra, após o polêmico comentário de Bethe sobre suicídio, forma pela qual o pai da lutadora americana morreu. No treino aberto, a campeã escreveu "Meu amado pai", em inglês, em suas bandagens, como forma de mostrar que a ferida está aberta e que usou a controvérsia como motivação.
- Não tento fingir que isso nunca existiu, tento lembrar de meu pai o máximo possível. Não vou recitar como tudo aconteceu mais, já disse à mídia que não quero ficar repetindo as coisas, mas gosto de pensar nisso. Mesmo hoje, eu escrevi isso nas minhas bandagens, porque gosto de senti-lo no meu coração e falar dele. Gosto de falar das coisas boas. Gostaria que as pessoas perguntassem mais sobre o que ele significa para mim - contou Ronda, que relatou a mensagem que sua mãe lhe passou para o combate.
- O tipo de mensagem que minha mãe disse para entregar a ela foi, "F*** ela". Acredito que meu pai diria a mesma coisa.
O Combate transmite o evento ao vivo, no sábado, a partir de 19h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, site e canal exibem a pesagem oficial ao vivo às 17h30. Os telespectadores podem interagir com a transmissão no Twitter através da hashtag #UFCRionoCombate. Confira o card completo:
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
CARD PRELIMINAR - a partir de 20h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti
Por Adriano Albuquerque, Marcelo Barone, Raphael Marinho e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro Foto: Reprodução/SporTV