O ABC tem, neste final de Série B, um retrospecto de quem briga pelo acesso. Nas 10 rodadas recentes, o time tem a quinta melhor campanha da competição. A reação, no entanto, foi tardia e não evitou o rebaixamento para a Série C, mas tirou o clube da lanterna do certame na rodada passada.
O Alvinegro marcou 16 pontos neste período, com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Entre os clubes rebaixados (Luverdense, Santa Cruz e Náutico), o Alvinegro foi a equipe com melhor desempenho neste final de segunda divisão.
Nestas dez rodadas finais, o ABC ficou só ficou atrás de clubes que subiram e brigaram pelo acesso: Londrina (22 pontos), América-MG (22), Ceará (19) e Paraná (17). O Alvinegro está na frente, inclusive, do Internacional, que briga pelo título, nesta reta final: o time gaúcho marcou 14 pontos.
A engrenada do time abecedista acontece justamente no mesmo período em que alguns atletas oriundos das categorias de base passaram a ser mais utilizados no time titular, como o zagueiro Tonhão, os meias Fessin e Berguinho e o atacante Matheus.
Outro ponto que coincide é a mudança na comissão técnica. O preparador físico Ranielle Ribeiro assumiu a equipe de forma interina na reta final desta Série B e dirigiu a equipe nas sete últimas rodadas dessa sequência. Quatro das cinco vitórias neste período foram sob o comando dele.
O Alvinegro também tem, ao lado de Londrina e América-MG, o segundo melhor ataque neste período: 12 gols. As equipes só balançaram menos as redes do que o Paysandu, que fez 14 gols.
O ABC encerra sua participação nesta Série B do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando enfrenta o Ceará, no estádio Castelão, às 17h30 (horário de Brasília). Com 34 pontos e na 18ª posição, a comissão técnica estipulou como missão encerrar a competição fora da lanterna - hoje essa posição é ocupada pelo Náutico, com 32.
Por GE RN Foto: Andrei Torres/ABC FC