quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Após acesso inédito à elite do RN, Globo FC já visa vaga para Série D


"Vamos em busca da Série D. Esse é o nosso objetivo". Este é o pensamento do presidente do Globo Futebol Clube, Marconi Barretto, após a conquista do acesso à elite do Campeonato Potiguar. O time de Ceará-Mirim foi campeão da segunda divisão de forma invicta e, para o dirigente, o título significa a afirmação do clube no cenário estadual.

O Globo conquistou o acesso à primeira divisão justamente no seu primeiro torneio profissional. Marconi não esconde que tem planos de chegar o mais longe possível no Estadual de 2014, mas confessa que a primeira meta é garantir vaga para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

- Lógico que ser campeão é uma coisa que todo mundo quer, e comigo não é diferente. Mas o nosso objetivo é participar da Série D. É isso que vamos em busca em 2014 e, depois que conseguirmos, aí sim vamos pensar em títulos, subindo um degrau de cada vez - afirmou Barretto.

No Rio Grande do Norte, a vaga para a Série D é garantida ao campeão estadual - se não for ABC, América-RN ou Baraúnas, que já têm vaga assegurada no Campeonato Brasileiro -, ou ao melhor clube colocado - caso um dos três citados seja campeão.

O presidente garantiu que o desejo dos jogadores campeões pelo clube é de continuar defendendo as cores do Globo. O técnico campeão, Fábio Giuntini, deve ser mantido no cargo, e reforços serão contratados para a próxima temporada.

- Todas as pessoas com quem eu falo e que participaram da campanha do time demonstram o interesse em continuar. Alguns jogadores continuam treinando e outros saem, mas voltam em novembro para a preparação do Estadual - disse.

Para a disputa da segunda divisão, o Globo montou uma equipe com jogadores bastante rodados no Rio Grande do Norte, com destaque para o zagueiro Robson, ex-América-RN e Alecrim; o meia Jozicley, ex-Baraúnas; além dos atacantes Zé Maria e Ebinho, ambos ex-Corintians.

Crescimento rápido
Com apenas um ano de existência, o caçula do futebol potiguar já detém uma estrutura de fazer inveja a outras equipes do estado. O complexo esportivo do Globo foi construído na cidade de Ceará-Mirim, a 30 quilômetros de Natal, às margens da BR-406. O clube é proprietário do Barretão, estádio que foi construído em apenas sete meses, e tem capacidade para 10 mil espectadores. O equipamento chegou a ser utilizado pelo América-RN na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.

- Para o ano de 2014, minha intenção é terminar a construção da casa que estou fazendo dentro do complexo. Ela servirá de moradia para as famílias dos jogadores que vão atuar pelo clube. Também deveremos ampliar a escolinha de futebol que conta com 60 crianças, mas deve chegar a 200 no próximo ano - destacou Barretto.

Fundado em 18 de outubro de 2012, o Globo traz uma águia no escudo, e tem as cores vermelha, preta e amarela, uma homenagem à Alemanha. A inspiração para o nome do clube surgiu da admiração do presidente Marconi Barretto pelo jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de Televisão.

Por Ferreira Neto Natal Foto Alisson Felipe/CN Agitos

América sai na frente, mas JEC empata e segue firme no G-4


Não foi um resultado frustrante, mas não era o presente esperado pelo técnico Pintado, que completou 48 anos de idade nesta terça-feira. Em casa, o América-RN saiu na frente, mas cedeu a igualdade ao Joinville. No segundo tempo, o Mecão teve chances de alcançar a vitória, mas parou no goleiro Ivan e teve que se contentar com o empate por 1 a 1, que foi o suficiente para manter a tranquilidade dos catarinenses no G-4. A partida, válida pela 23ª rodada da Série B, foi realizada no Estádio Nazarenão, em Goianinha.
Com o resultado, o JEC mantém uma série de oito jogos de invencibilidade, e ocupa agora a quarta posição, com 41 pontos, firme na briga pelo acesso. Já o Mecão está na 15ª colocação, com 26 pontos, três a mais que o primeiro clube da zona de rebaixamento, o ASA.

Na próxima rodada, o América encara o Guaratinguetá no Estádio Dario Rodrigues Leite, em jogo marcado para as 21h de sábado. Já o Joinville faz o clássico catarinense com o Avaí, na sexta-feira, às 21h50m, na Arena Joinville.

Fonte Globo Esporte Foto Frankie Marcone/Futura Press

Série B: Leandro Campos pede demissão no ASA


A torcida alvinegra agradece. Na madrugada desta quarta-feira dia 18, depois da derrota para o Boa Esporte, por 1 a 0, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, Leandro Campos teve o pedido de demissão acatado pela diretoria do ASA. Assim, ele não é mais o treinador do clube alagoano.

Leandro Campos já havia demonstrado desejo de "abandonar o barco" na última sexta-feira, quando o ASA perdeu para o Joinville, por 1 a 0, também em casa. No entanto, a diretoria não aceitou e convenceu o treinador a permanecer no cargo. A derrota nesta rodada, porém, deixou a situação insustentável.

"Procurei fazer o meu melhor, mas não consegui o desempenho que esperava e estou me sentindo enfraquecido por não ter conseguido algo a mais. O ASA precisa de uma nova dinâmica, porque ainda tem mais 15 rodadas. Não estou fugindo e tomei essa atitude porque vejo como uma situação emergencial. Peço para a diretoria acertar na mosca em relação ao meu substituto", justificou o treinador.

Conhecido pelo estilo "retranqueiro", Leandro Campos iniciou a Série B no Ceará, mas foi rapidamente demitido e chegou para substituir Ricardo Silva no ASA depois da sétima rodada. Foram 16 jogos, sendo cinco vitórias, um empate e dez derrotas. O treinador deixa o Fantasma na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 23 pontos.


Agora, a diretoria trabalha em busca de um substituto para Leandro Campos. O ASA volta a campo nesta sexta-feira, contra o Icasa, às 19h30, no Estádio Romeirão, pela 24ª rodada da Série B. O zagueiro Tiago Garça, o lateral-direito Osmar e o volante Jorginho cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já o goleiro Gilson (dores na região lombar) e o volante Basílio (torceu o tornozelo) são melhores avaliados pelo departamento médico.

Fonte Agência Futebol Interior

As conquistas que vão além das 18 medalhas


Os Jogos Escolares da Juventude, edição nacional de 2013, ocorridos em Natal, Rio Grande do Norte, foram os maiores da história do desporte escolar no Brasil. Cerca de 5.000 atletas de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal e Natal - cidade anfitriã -, movimentaram durante 10 dias as quadras, piscinas e a moderna pista de atletismo da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foram mais de 25.000 diárias em hotéis de padrão internacional. Mais de 50.000 refeições em cozinha industrial de alto padrão. Grande presença de familiares de atletas de outros estados acompanhando os jogos. Turismo esportivo em alta escala. Pista de atletismo que encheu os olhos de atletas, dirigentes, professores, autoridades e torcedores. Pista que está entre as mais modernas do mundo. Pista de atletismo conquistada pelo esforço, inicialmente solitário, da Secretaria de Esporte do RN, tendo à frente seu titular, Joacy Bastos. Pista feita com recursos do Ministério do Esporte dentro do Campus Central da UFRN. Pista conquistada devido a realização dos Jogos Escolares da Juventude em Natal.

"Os Jogos Escolares Brasileiros em Natal significam a transformação de um grande sonho em uma realidade maior ainda. Fizemos o maior evento do desporto escolar da história do País. Mobilizamos, pela força do esporte, milhares de atletas de todas as regiões de um País de dimensões continentais. Tivemos aqui delegações de todos os estados, Tivemos atletas das mais diferentes etnias, culturas e classes sociais. Todos competindo com lealdade, altivez e vontade de representar bem sua terra. Os jogos representam uma grande vitória para o Rio Grande do Norte", afirmou o secretário do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos.

Desdobramentos
O evento, e tudo que ele movimentou, entre os dias 5 e 14 deste mês, traz desdobramentos positivos para o Rio Grande do Norte. Nenhum participante esquecerá a beleza de Natal, tão comentada nesses dias, nem a estrutura desportiva e hoteleira disponibilizada.Também não esquecerá a organização do evento, nem a presença do poder público, a maior já registrada na história dos jogos - que hoje se chamam Jogos Escolares da Juventude, e que em 2014 voltarão a ser chamados de Jogos Escolares Brasileiros

As delegações potiguares do RN e de Natal conquistaram 18 medalhas durante os Jogos Escolares da Juventude, categoria de 12 a 14 anos. As últimas medalhas, conquistadas no sábado, 14, foram a de ouro para o RN no handebol feminino, ganha pelo Instituto Sagrada Família, a de prata também no handebol feminino, conquistada pelo Instituto O Mestre, de Natal, e a de prata no basquete masculino, conquistada pelo Colégio Marista.

Fonte Anote RN

Com dois a menos e gol anulado, ABC perde por 2 a 1 para o Bragantino-SP


Ainda não foi desta vez que o ABC conquistou a primeira vitória fora de casa. Apesar de ter apresentado um futebol melhor do que contra o Ceará e ter atuado parte do segundo tempo com dois a menos , o Alvinegro potiguar não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1 para o Bragantino-SP, no Estádio Nabi Abi Chedid.

Os paulistas abriram o placar ainda no primeiro tempo com Alex e Nilson. O ABC descontou em cabeçada de Alvinho. Schwenck ainda marcaria o gol de empate, mas árbitro anulou ao marcar falta do atacante abecedista. Com o resultado, o time potiguar segue estacionado na última posição com 17 pontos e cada vez mais longe de deixar a zona de rebaixamento. O Massa Bruta, por outro lado, ganha três pontos, vai a 30 e chega na 10ª posição.

O Jogo

Com as duas equipes de olho na vitória, os primeiros minutos foram de troca de passes na intermediária adversária. O tempo de estudos durou pouco. Logo aos nove minutos, Alex fez boa jogada pelo lado esquerdo, abriu espaço na marcação dentro da área e chutou forte para vencer o goleiro estreante do ABC, Wilson Junior: 1 a 0 Bragantino.

Poucos minutos depois, em boa trama do ataque, o Massa Bruta quase chegou ao segundo em chute de Dudu. O ABC respondeu aos 22 minutos com Somália. O volante cabeceou, a bola tocou no goleiro e foi na trave. Na sobra, Lino ainda tentou, mas o goleiro defendeu a batida do zagueiro abecedista.

Daí, em diante, as duas equipes se revezaram no ataque, e parecia que seriam superadas pelos goleiros e a falta de pontaria. Para o Bragantino, ao menos, não foi assim. Em troca de passes dentro da área abecedista, a bola terminou nos pés de Nilson que, sem dificuldades, mandou para o fundo das redes para decretar o placar do primeiro tempo.

O ABC voltou para o segundo tempo com mudanças. Daniel Paulista e Michel Schmoller saíram para as entradas de Wesley Bigu e Lima. E não precisou sequer de um minuto para o placar também mudar. Após cobrança de lateral, Schwenck dominou, cruzou para Alvinho que cabeceou firme para o fundo do gol para descontar: 2 a 1.

Próximo do empate, o Alvinegro potiguar passou a pressionar. Após levantamento na área e Gilson desviou, mas a defesa impediu que a bola terminasse no gol. Alvinho, por pouco não marcou seu segundo gol na partida. Pela direita, dominou em velocidade e chutou para defesa de Gilvan.

A reação abecedista recebeu um duro golpe com a expulsão do zagueiro Gilson, que recebeu o segundo amarelo após falta no campo de defesa. A persistência em busca do empate não cessou e Schwenck balançaria as redes aos 20 minutos, mas pôde comemorar, já que o árbitro anulou o gol. Lá e cá, o jogo seguiu aberto até o final. O ABC ainda teria o volante Bileu expulso pelo segundo amarelo, mas nada que pudesse modificar o placar novamente.

Na próxima rodada, no sábado (21), o ABC volta a atuar em casa, contra a Chapecoense-SC, às 16h20, pela 24ª rodada da Série B. O Bragantino, pelo contrário, vai jogar longe de seus domínios, quando enfrentará o São Caetano-SP, no estádio Anacleto Campanella.

Por Bruno Araújo via Portal no Ar

AABB/Currais Novos joga neste sábado com Florânia em Tenente Laurentino Cruz-RN

                                              aabb


A AABB/Currais Novos jogará  sábado dia 21 de setembro, pelo campeonato Estadual de Futsal, no Ginásio Dom José Delgado em Tenente Laurentino Cruz-RN, às 20h30min. O jogo é válido pela terceira rodada da competição contra a Seleção de Florânia. Os Atletas relacionados pelo treinador Wilame são: Rômulo, Fofinho, Marcelo, Walker, Alinho, Jefinho, Chocolate, Hans, Macaíba, Nenzinho, Felipe, Neysinho e Juninho. O carro sairá às 17h30min da praça da rodoviária.

Nota da direção
A direção do time agradecer ao  Prefeito Vilton Cunha que tem ajudado com o transporte e as taxas de arbitragem dos jogos locais e Afrânio em ter sempre se prontificado e ajudado na agilização do transporte e alguns detalhes junto a prefeitura. Também não podemos esquecer-nos de Neto (Tenente Laurentino), Vinicius (Britador Acauan), Valmir (Panificadora Renascer), Geraldinho (Restaurante e Churrascaria Portal do Serido), Cícero (Real Brilho) que mais uma vez estar nos ajudando com a alimentação dos atletas. Alexandre Dias Dantas-Leleco (Serigrafia Nova Arte) e Elton Do Ó (Óticas Mirna)  pelo material de viagem, o Danilo e Radi (CEFET) pelo espaço cedido para treinamento da equipe e agradecer também a Aryhudson Felix e Antonio Marcos Merica (AABB), sem essas pessoas a cidade de Currais Novos não teria um representante no Estadual de Futsal.


Fonte Blog do Jota Dantas

Presidente da Comissão Nacional debate arbitragem com times do RN


O presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, Antônio Pereira da Silva, estará em Natal nesta quinta-feira, a convite da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, para tratar sobre a atual situação da arbitragem no país. Entre os assuntos abordados, estão as frequentes reclamações dos dirigentes de ABC e América-RN quanto aos homens do apito. Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, a vinda do dirigente será exclusivamente para falar sobre as ações da comissão nacional quanto à formação e à reciclagem dos árbitros.

- Será uma reunião para explicar o trabalho da Comissão Nacional de Arbitragem, o que está sendo feito e as medidas adotadas para amenizar os problemas na arbitragem. Iremos conversar sobre o atual estágio dos árbitros brasileiros. Vamos expor também sobre a arbitragem potiguar e a formação de novos integrantes do quadro estadual - disse José Vanildo.

O evento será realizado na sede da FNF e terá a particiáção dos dirigentes de ABC e América-RN, além de árbitros potiguares. Os dois clubes, representantes do Rio Grande do Norte na Série B, têm reclamado bastante de erros de arbitragem durante o Campeonato Brasileiro, e cobravam alguma atitude por parte do presidente José Vanildo.

Esta será a segunda visita de Antônio Pereira à capital potiguar como presidente da Conaf. A primeira ocorreu em maio deste ano, logo após tomar posse na entidade.

Por Jocaff Souza Natal Foto Lailson Duarte/O Popular

Com corda no pescoço, só milagre salva Baraúnas do rebaixamento


Por um fio. É assim que se encontra o Baraúnas na Série C do Campeonato Brasileiro. Afundado na penúltima posição do Grupo A, com 13 pontos, o tricolor só fará mais quatro jogos e tem chances remotas de escapar da degola. Na verdade, só um milagre salva a equipe.

O Leão está 11 pontos atrás do CRB, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. A matemática é simples e pouco provável: o Baraúnas precisa vencer os quatro compromissos que terá pela frente e torcedor para que Cuiabá, nono colocado com 21, e CRB não pontuem. Estes adversários, por sinal, ainda farão cinco partidas.

Com aproveitamento de apenas 27,1%, o Baru volta a campo no próximo domingo, contra o Santa Cruz. O duelo será realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O local foi escolhido pela diretoria do clube mossoroense para que possa ter um público maior, gerando mais receita neste fim de participação na Série C.

Campanha pífia
O Baraúnas esteve entre os últimos na tabela durante quase toda a Série C. Apenas em três rodadas - da segunda a quarta -, o time chegou a ocupar a oitava colocação. No total, foram 11 derrotas, incluindo goleadas sofridas para Fortaleza (4 a 1) e Cuiabá (6 a 2), em casa.

O principal "feito" dos mossoroenses foi, justamente, contra o próximo adversário, o Santa Cruz. O Leão venceu o tricolor pernambucano por 2 a 0, em pleno Estádio do Arruda, no Recife.

Para o reencontro do próximo domingo, o técnico Paulo Renato tem o retorno do zagueiro Índio, que cumpriu suspensão na última rodada. Por outro lado, o Baru perdeu o volante Batata, expulso em Cuiabá.

Fonte Globo Esporte RN Foto Wilson Moreno/gazeta do Oeste