quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Valorizado, Jones Carioca não fica no ABC e destino deve ser a Turquia

ABC x Guarani Estádio Frasqueirão Série C - Jones Carioca - Lúcio Flávio (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)

O atacante Jones Carioca está de malas prontas para jogar novamente na Turquia, onde defendeu o Karabukspor e o Giresunspor entre 2014 e 2015. Artilheiro da Série C deste ano pelo ABC, com 12 gols, o jogador de 28 anos recebeu uma proposta para retornar ao país europeu e não deve permanecer no Mais Querido para a temporada 2017. A informação foi confirmada ao Globo Esporte pelo vice-presidente de futebol alvinegro, Leonardo Arruda, que não soube informar o clube que demonstrou interesse no atacante. Jones tem vínculo com um grupo de empresários e tem os direitos federativos ligados ao Deportivo Maldonado, do Uruguai.

- Tivemos uma enorme satisfação em contar com Jones Carioca esse ano. O clube demonstrou ao jogador o total interesse na permanência dele, mas o atleta recebeu uma proposta da Turquia muito superior ao que podemos custear. Infelizmente, é um jogador que deve sair do ABC - revelou o dirigente alvinegro.

Os laterais Filipi Sousa e Alex Ruan, titulares na campanha do acesso à Série B, também não chegaram a um acordo com o clube. Para o lado esquerdo, inclusive, o ABC já contratou Romano, campeão da Série C com o Boa, e Marquinhos, campeão brasiliense com o Luziânia.

- Não renovamos com os laterais desta temporada, mas já estamos suprindo as lacunas - completou Leonardo.

Quanto ao meia Lúcio Flávio, capitão da equipe durante toda a temporada, o vice de futebol destacou que o camisa 10 manifestou a vontade de continuar no Alvinegro, mas ainda não conversou com o presidente Judas Tadeu.

- O jogador demonstrou interesse em permanecer no clube e marcamos uma reunião para o dia 20. Ele vai se reunir com o presidente Judas Tadeu para tratar do assunto. Esperamos que haja sucesso, pois ele é um excelente jogador e nos ajudou muito - concluiu.

Por GE RN Foto: Alexandre Lago

Potiguar é campeã nacional de Karatê e vai disputar Sul-Americano


Atleta vai representar RN em  competição sulamericana (Foto: Arquivo/Pessoal)

Uma estudante natalense de apenas 12 anos conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos da 1ª Divisão, disputado na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Disputando na categoria Kata Equipe, a jovem Isabelle Dantas concorreu com os 18 melhores caratecas do Brasil e vai representar o RN na etapa Sul-Americana.

O pai da atleta, Daniel Dantas, não esconde o orgulho da filha e diz que foi o principal incentivador para que ela se dedicasse ao esporte. Também apaixonado pelo Karatê, ele encontrou na modalidade uma forma de direcionar a energia da filha, além disso, dar a ela noções de autodefesa e disciplina.

“Sou praticante do Karatê desde cedo e quis que a minha filha também se dedicasse a esse esporte que, além de uma modalidade de competição esportiva é também uma filosofia de vida, trabalhando não só o corpo, mas também a mente”, destacou Daniel.

Izabelle conta que começou a seguir os primeiros passos no esporte aos sete anos de idade. De lá para cá já colecionado vários títulos, municipais, estaduais e regionais. “O maior desafio agora vai ser concorrer no Sul-Americano, pois vou disputar com os melhores do continente”, observou.

A categoria Kata Equipe é uma modalidade na qual os atletas participam de uma luta imaginária. Sempre com três participantes por apresentação, eles têm que mostrar uma espécie de coreografia, através da qual é avaliado o controle dos movimentos e sincronia.

A etapa Sul-Amnericana será realizada em julho de 2017 na Argentina. Até lá Izabelle terá que dividir sua rotina entre estudos e treino. “Estou muito feliz por saber que vou representar o meu estado em uma competição tão importante. Espero trazes o resultado para o RN”, disse.

Por Saulo de Castro via Portal No Ar Foto: Arquivo/Pessoal

Meninas do RN se destacam no futsal, ganham bolsa e vão jogar em Brusque

Futsal, Jogos Escolares da Juventude, João Pessoa, Paraíba (Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB)

Sair de casa ainda bem jovem faz parte da vida de um atleta. E para as jogadoras do Rio Grande do Norte, Isabella Souza e Giselly Oliveira, não foi diferente. Elas são do interior do estado e receberam bolsas para estudar e jogar futsal pelo Expansivo Colégio e Curso, de Natal.O passo seguinte foi acertar com um time do futsal catarinense, um dos grandes centros da modalidade no país. E tudo isso já aconteceu.

A saudade de casa é uma constante na vida delas, mas as atletas deixaram isso de lado e se destacaram na goleada por 10 a 0 em cima do Colégio Santíssima, de Maceió-AL, na estreia das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos, que está acontecendo em João Pessoa, na Paraíba.

Capitã do time, a camisa 10 Isabella Souza nasceu em Mossoró-RN e há dois anos deixou o conforto da casa dos pais para morar sozinha em Natal. Com muita técnica e um chute potente, a atleta de 16 anos marcou quatro gols na vitória do time potiguar, em jogo disputado no ginásio da Funad.

- Treinamos forte desde o início do ano para conquistar esse título para o Rio Grande do Norte. Nosso time está preparado e a gente não esperava dominar a partida com tanta facilidade. Mas esse foi o resultado do nosso treinamento. Estou perseguindo o sonho de ser jogadora profissional e pra isso eu tive que deixar a minha cidade natal. Morar sozinha é muito difícil, mas todo o esforço vale a pena - disse Isabella Souza.

Nascida na pequena cidade de São Bento do Trairi (RN), cidade com 3.909 habitantes segundo o censo do IBGE de 2010, a fixo e ala direita do time potiguar, Giselly Thais Oliveira, de apenas 15 anos, também se destacou na partida. O domínio de bola de encher os olhos e a desenvoltura dentro de quadra, são os pontos fortes da jovem que deixou a sua cidade natal com apenas 12 anos para estudar e defender as cores do Expansivo.

- Minha família é muito pobre, muito humilde e o esporte está me dando oportunidades que os meus pais não puderam me dar. O futsal está abrindo muitos caminhos na minha vida. Hoje eu estudo no Expansivo, mas no ano que vem já acertei tudo para estudar e jogar no Barateiro, time da melhor jogadora do mundo de futsal. Eu, a Isabella e a Emmily (camisa 7 da equipe e autora de gols na partida) já estamos de malas prontas para jogar lá no ano que vem - afirmou Giselly Thais.

A jovem atua como fixo e ala direita na equipe do Expansivo e disputa a sua segunda edição dos Jogos Escolares. No ano passado, na edição de 12 a 14 anos, ela conquistou a medalha de ouro da competição. Giselly joga também no campo, onde atua de lateral direita e meia. O Barateiro Futsal é de Brusque, Santa Catarina, longe de São Bento do Trairi, e a menina sabe que verá a família raramente. Mas a vontade de vencer na vida é maior do que a saudade, pelo menos nesse início de carreira.

- Claro que não vai ser fácil, mas estou preparada para enfrentar esse novo desafio. Não estarei lá sozinha, terei minhas amigas ao meu lado - resumiu a jovem guerreira sonhadora atleta.

A equipe potiguar não deu chances ao time alagoano na partida da Grupo A da terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude. Logo após o apito inicial, a capitã Isabella Souza chutou forte, a ágil goleira alagoana Thamyres Angelo espalmou, e Camila França abriu o placar. Logo depois, após bobeada da defesa, Emmily Gomes aumentou o placar. No minuto seguinte, Isabella bateu uma falta na barreira e a bola sobrou para Giselly Thais, que marcou um golaço no ângulo.

Na sequência, Emmily Gomes roubou a bola no ataque, driblou uma adversária e tocou para Joyce Batista fazer 4 x 0. Ainda no primeiro tempo, Emily Lima e Isabella marcaram dois gols. Assim, no 6 a 0 do primeiro tempo seis atletas diferentes marcaram gols, dando uma noção da qualidade do time potiguar. No segundo tempo, Isabella anotou outros três gols na partida e Emmily Gomes fechou o placar.

Se não fosse a atuação da goleira Thamyres e da pivô Luana Vitória, a equipe alagoana teria sofrido uma goleada ainda pior. Luana é irmã do meia esquerda Pedro Vitor, o Pedrinho, que fez sucesso em duas edições dos Jogos Escolares da Juventude e conquistou o título na edição 2011 da competição. Pedrinho hoje joga no sub-20 do Corinthians e já conquistou como titular o vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, ao perder a final nos pênaltis para o Flamengo.

Por GloboEsporte.comJoão Pessoa Foto: Saulo Cruz

Alecrim divulga elenco com 23 atletas e aguarda por Athirson no domingo

RN - Moisés, meia do Alecrim (Foto: Reprodução)

O técnico Athirson Mazzoli desembarca em Natal neste domingo e inicia na segunda-feira os trabalhos à frente do Alecrim para a disputa do Campeonato Potiguar 2017. Será o terceiro clube profissional que o ex-jogador vai trabalhar como treinador. Para o estadual, a diretoria do Verdão acertou, inicialmente, com 23 jogadores. Na relação, três atletas integraram o elenco alviverde que foi vice-campeão do estadual sub-19 deste ano: o goleiro Manaus, o zagueiro Anderson e o atacante Xilu.

Outra aposta da diretoria é na formação da comissão técnica. O educador físico Ismael Cassiano, que dirige o Esporte Clube Nazaré, vai passar por um processo de experiência como auxiliar técnico no Periquito. A intenção do clube é formar um grupo competitivo e revelar profissionais potiguares para o futebol.

- Eu estou buscando a minha qualificação. Vou fazer um curso na CBF de treinador, faço uma pós-graduação em futebol. Eu acredito que você não pode se abater ou deixar se abalar pelas adversidades. Você precisa trabalhar, se capacitar, porque quando a oportunidade aparecer, você vai estar apto para ela e, com certeza, as coisas vão fluir bem - contou Ismael.

Confira a lista dos jogadores do Alecrim para o estadual 2017:
Goleiros: Messi, Fernando e Manaus (Sub-19);
Laterais: Augusto, Luiz Henrique, Thiago e Ulisses;
Zagueiros: Fernando, Moisés, Marcelo e Anderson (Sub-19);
Volantes: Carlos Mipibu, Farinha e Lucas Periquito;
Meias: Renato, Fábio Potiguar, Moisés e Mateus;
Atacantes: Léo Bahia, Geovani, Igor, Roberto Júnior e Xilu (Sub-19).

Por GE RN Foto Divulgação

Luiz Eduardo conta com confiança de Surian no América-RN: "Será artilheiro"

Gol Luiz Eduardo América-RN x Remo Arena das Dunas (Foto: Fabiano de Oliveira)

Felipe Surian nem iniciou os treinamentos no América-RN, mas já sabe quem será o o dono da camisa 9 da equipe no início da temporada 2017. Remanescente da campanha que rebaixou a equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro, Luiz Eduardo é um velho conhecido do novo treinador rubro. Os dois trabalharam juntos na Caldense, em 2014. O comandante acredita na capacidade do centroavante e espera que ele possa ter um rendimento melhor do que o alcançado este ano no Mecão.

- Trabalhei com Luiz Eduardo em Minas Gerais. É um excelente jogador. Infelizmente, eu não sei porque ele não fez mais gols nesta temporada, mas em alguns jogos que eu pedi ao pessoal da comunicação, vi que ele estava realizando uma função diferente da que eu havia trabalhado com ele em Minas Gerais. Tenho certeza que no ano que vem ele será o artilheiro não só do estadual, mas também da Copa do Nordeste. Aposto muito neste jogador - afirmou Felipe Surian em entrevista à rádio 98 FM.

Neste ano, Luiz Eduardo realizou 29 jogos e marcou apenas sete gols. Quando o América-RN anunciou a chegada do atacante Dija Baiano, a dúvida sobre o futuro de Luiz no time cresceu por parte da torcida do Mecão. Pelo menos agora, Surian garante que Dija Baiano e Luiz Eduardo podem, sim, estar juntos em campo.

- Ele (Luiz Eduardo) e o Dija Baiano fazem funções diferentes. O Dija é de força, velocidade, muito tático. É muito provável que os dois estejam juntos. Pela qualidade, os dois irão se completar - completou.

Por GE RN Foto: Fabiano de Oliveira