terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Campeonato Potiguar: ABC estreia contra o Força e Luz


A bola vai começar a rolar para a disputa do Campeonato Estadual, e quem irá abrir a competição de 2023, remodelada, com um menor número de jogos e deslocamentos, é o ABC que vai encarar o Força e Luz numa partida prevista para ter início às 19h30, no Frasqueirão. A equipe preparada ao longo de quase 60 dias pelo treinador Fernando Marchiori, enfim terá o seu primeiro teste oficial, atrás de ter um bom início e já de olho no América, que será o adversário do próximo domingo.

Tarcísio Flores da Silva foi o árbitro escalado para o jogo inicial, que terá como auxiliares Jean Márcio dos Santos e Lorival Cândido das Flores. Na quarta-feira a rodada será complementada com outros três jogos, todos com início às 15h: América x Potyguar de Currais Novos, no estádio José Rocha, Globo x Alecrim, no Barrettão, e Santa Cruz x Potiguar, no Frasqueirão. A rodada teve de ser desmembrada porque alguns clubes estão com dificuldade de estádio para atuar, casos de Alecrim e Força e Luz, que solicitaram a transferência de mando de campo para os seus adversários.

Marchiori acredita que mesmo enfrentando um certo grau de desnivelamento físico no elenco, pelo fato de o ABC ter sido obrigado a dividir a apresentação em dois blocos, a equipe chega a abertura da competição local bem preparada e dentro de um bom nível físico e técnico.

“Temos a dificuldades de possuirmos muitos atletas novos no elenco e até ganhar um conjunto e um ritmo demanda sempre um tempinho. Porém, tudo isso faz parte e consideramos estar dentro do processo de normalidade. Esperamos então, matar a saudade do nosso torcedor e juntos, eles nos apoiando, quem sabe não podemos ter uma grande estreia”, afirmou o treinador.

Uma mudança no calendário de inscrição de atletas, vem provocando uma grande expectativa dentro da comissão técnica abecedista, que corre o risco de não poder contar com sete atletas na estreia. A questão é que as inscrições de atletas que jogaram a Série B só será liberada hoje.

“Cleber Romualdo, encarregado de realizar as inscrições dos nossos atletas está buscando encontrar algumas soluções, ele é muito competente nessa área e vamos esperar para ver se vai conseguir trazer para gente algumas boas notícias”, salientou Marchiori.

Embora não haja fonte de informações sobre o Força e Luz, que não anunciou nenhum amistoso em Natal, o comandante abecedista disse que ainda assim, conseguiu colher informações sobre o adversário da estreia. Segundo Fernando Marchiori o ABC irá enfrentar uma equipe com um grupo de muitos jovens e desempenhando um futebol cheio de variedade táticas, na onda da modernidade do seu novo técnico.

“A nossa diretoria também repassou alguns jogadores revelados em nossas bases para eles e tenho certeza que o Força e Luz possui boa qualidade. O comandante abecedista vislumbra encontra bastante dificuldade na partida e aponta que a equipe alvinegra tem de trabalhar para minimizar os erros e também torcer para que todos em campo estejam numa noite bem assertiva”, destacou.

A estreia sempre tem alguns pontos de dificuldade, no lado Alvinegro é o fato de muitos dos atletas que estarão em campo, terão o seu primeiro contato oficial com a torcida, o campo de jogo.

“Então, existem uma série de fatores que podem interferir no rendimento de um atleta em partidas desse tipo, mas estamos buscando passar confiança a todos para que eles tenham tranquilidade e leveza a fim de desempenhar um bom papel”, ressaltou Marchiori.

Fonte Tribuna do Norte Foto Rennê Carvalho

Campeonato Potiguar: quatro estádios estão inaptos a receber torcedores


O Campeonato Potiguar 2023 começa nesta terça-feira (10), com jogo entre ABC e Força e Luz no estádio Frasqueirão, às 19hh30. O palco da estreia do estadual faz parte das três praças esportivas que podem receber partidas com torcida. Dos sete estádios onde os times participantes da competição mandam jogos, quatro estão inaptos para contar com público.

Arena América (Parnamirim), Nazarenão (Goianinha), Barretão (Ceará-Mirim) e Bezerrão (Currais Novos) não apresentam todos os documentos necessários, segundo notificação da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta segunda-feira (9).

Conforme preconiza o Estatuto do Torcedor, as praças esportivas precisam ter licenças de funcionamento expedidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A Arena América tem pendências com Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e PM. No Nazarenão, faltam todos. O Barretão tem pendência dos bombeiros e Polícia Militar, enquanto que o Bezerrão só falta o laudo da PM.

Junto ao Frasqueirão, Arena das Dunas e Nogueirão, em Mossoró, estão quites com as licenças necessárias.

Fonte Tribuna do Norte Foto Alex Régis

Troféu de artilheiro do Carioca 23 será batizado de Roberto Dinamite


O perfil oficial do Campeonato Carioca anunciou na tarde deste domingo 8 que o troféu de artilheiro da competição deste ano será batizado em homenagem a Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Carioca.

“Uma homenagem justa pela grandeza do Bob”, anunciou o perfil do Estadual.

O ex-jogador morreu neste domingo, de causa não divulgada, mais de um ano após descobrir tumores na região do intestino.

Dinamite é o maior goleador do Vasco, do Carioca, Brasileiro e dos clássicos do Rio, entre outros recordes.

Ele fez 289 gols em jogos do Campeonato Carioca, quarenta a mais do que o segundo colocado da lista, Zico. O ex-centroavante foi artilheiro de três edições do Estadual (1978, 81 e 85) e pentacampeão (1977, 82, 87, 88 e 92).

Ele jogou mais de vinte anos no Vasco, entre os Anos 1970 e 90, divididos apenas por uma breve passagem pelo Barcelona (ESP). Além das glórias no Carioca, Dinamite foi campeão brasileiro pelo Cruz-maltino (1974) e artilheiro duas vezes do Brasileirão (1974 e 84).

Dinamite morreu aos 68 anos. Desde o fim de 2021 ele fazia tratamento para tumores descobertos na região do intestino, mas a causa da morte não foi divulgada.

Fonte Folhapress Foto: Divulgação