sábado, 31 de dezembro de 2022

Vila Belmiro recebe últimos preparativos para velório de Pelé


O Santos abriu neste sábado 31 os portões da Vila Belmiro para os últimos registros da estrutura que está sendo montada para o velório de Pelé. A cerimônia será aberta ao público na segunda-feira 2, a partir das 10h (horário de Brasília).

Dezenas de jornalistas de todo o país, além de agências internacionais de notícias, puderam ver por uma hora o trabalho de profissionais no setor onde ficam as cadeiras cativas, acessado em dias de jogos do clube pelo portão 16.

O local ainda recebe preparativos para a cerimônia, mas já tem a maior parte da estrutura instalada. No período, cadeiras e tablados foram posicionados no estádio.

Nas cadeiras destinadas aos associados, no centro da arquibancada superior, foram estendidas duas faixas: “Viva o Rei” e “Pelé 82 anos”, com a imagem de Pelé com a camisa 10 do clube.

No gramado é possível ver duas tendas montadas: uma menor, que será destinada a familiares e ídolos do clube, com aproximadamente 100 lugares, e outra para autoridades e convidados.

O velório seguirá de forma ininterrupta até as 10h de terça (3) quando haverá um cortejo fúnebre até a casa onde mora Celeste Arantes, mãe de Pelé, no canal 6.

Depois disso, o cortejo segue para o cemitério Memorial Necrópole Ecumênica. A expectativa de chegada é por volta de 12h (de Brasília), com a cerimônia de sepultamento às 14h.

Na tenda menor, a principal, o caixão com o corpo do Rei do Futebol ficará posicionado ao centro, entre cadeiras. Os tablados dos dois lados de fora da tenda servirão para a passagem de fãs, de um lado, e dos convidados, do outro. Eles entrarão e sairão por portões diferentes.

Com relação a presenças de autoridades, especula-se que diversos nomes sejam convidados a entrar na tenda principal, dependendo apenas de um aval da família.

Para fãs de Pelé, o acesso acontece pelos portões 2 e 3 da Vila Belmiro. Eles seguirão em fila indiana, em percurso pronto e monitorado, e depois sairão pelos portões 7 e 8. A estimativa de permanência dentro do local é de até dez minutos.

A exemplo de como foi o funeral da Rainha Elizabeth 2ª, no Reino Unido, as pessoas não poderão parar.
Toda a solenidade deve acontecer com caixão lacrado, com rígido protocolo de segurança.

No portão 10, o Salão de Mármore, ficarão membros do Conselho Deliberativo do clube, políticos e outros convidados.

No portão 20, serão posicionados os jornalistas, que precisarão passar por credenciamento prévio para a cobertura do velório.

Possíveis entrevistas e contato com figuras ilustres presentes só ocorrerão fora das dependências do estádio.

O Santos também não fala sobre o horário da chegada do corpo do maior ídolo do clube na segunda e explica só estar auxiliando na cerimônia, organizada pela família

Recentemente, ao jornal Folha de S.Paulo, a assessoria de imprensa do cemitério Memorial desmentiu informações sobre um possível caixão dourado do Rei do Futebol.

A família do ex-jogador concordou com sugestão da administração do local, e o corpo será colocado em um mausoléu, no primeiro andar da construção.

A mudança transformará o local em uma espécie de novo ponto turístico em Santos, no litoral paulista, com visitas abertas ao público alguns dias após a cerimônia.

Por FolhaPress - KLAUS RICHMOND Foto Reprodução

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Vini Jr. cobra punições após novo ataque racista: ‘LaLiga segue sem fazer nada’


O atacante Vinicius Junior voltou a ser alvo de ofensas racistas na Espanha e fez uma publicação no Instagram para criticar a LaLiga, associação que organiza o Campeonato Espanhol, por não tomar providências diante de episódios do tipo Vídeos feitos nas arquibancadas do Estádio José Zorrilla, onde o Real Madrid venceu o Valladolid por 2 a 0 na sexta-feira, mostram torcedores do time adversário imitando sons de macacos guinchando. Alguns também usaram o insulto racista “mono”, macaco em espanhol, para ofender o brasileiro.

“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e a LaLiga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando minhas vitórias e do Real Madrid. No final, a culpa não é minha”, escreveu o jovem de 22 anos em publicação na sua página oficial do Instagram, neste sábado.

Vinicius Junior foi substituído nos minutos finais do segundo tempo e saiu pelo lado do campo. Como o banco de reservas estava na outra lateral, precisou caminhar no gramado para chegar ao local e, logo no início dos trajeto, começou a ouvir o barulho que vinha da arquibancada.

Quando passava por trás da área defendida pelo companheiro Courtois, viu Benzema marcar o segundo gol merengue e vibrou virado para a torcida do Valladolid. A partir daí, as ofensas ficaram ainda mais fortes. O vídeo também mostra o brasileiro chutando um de muitos objetos atirados nele pelos torcedores.

RECORRENTE
A lista de ataques racistas a um dos principais jogadores brasileiros da atualidade é extensa. Até durante a Copa do Mundo ele foi atacado. Momentos após a eliminação do Brasil no Catar, o jogador Ivan Alejo, do Cádiz, da Espanha, usou emojis de dança e de macacos para comentar sobre o resultado do duelo entre brasileiros e croatas. Alejo apagou o tweet.

Em setembro deste ano, Pedro Bravo, presidente da associação de empresários de jogadores da Espanha, disse em uma emissora de TV que o atacante brasileiro tinha que parar de “fazer macaquice” em campo. A fala despertou indignação e aumentou o debate sobre racismo na Espanha. Alguns dias após o acontecido, durante um clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid pela rodada do Campeonato Espanhol, Vini Jr. foi hostilizado pela torcida do Atlético durante quase toda a partida.

Recentemente, o Ministério Público de Madrid decidiu arquivar a denúncia contra os xingamentos racistas contra o brasileiro durante o clássico entre as equipes da capital por terem acontecido em um “contexto de máxima rivalidade” e por terem “durado poucos segundos”.

Por Estadão Conteúdo Foto: reprodução/Twitter/Real Madrid

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

LUTO! Morre Pelé, o Rei do futebol aos 82 anos


O mundo do esporte perdeu seu maior nome de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, morreu nesta sexta-feira, aos 82 anos. Merecidamente reconhecido como “Rei do Futebol”, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.


Antes da confirmação de sua morte, já se especulava a notícia. Isso porque o hospital informou que não divulgaria um boletim médico, como vinha fazendo. Além disso, vídeos e fotos passaram a circular nas redes sociais sobre uma movimentação na Vila Belmiro, com montagem de estrutura no gramado, que receberá homenagens ao Rei.

Nesta semana, o boletim médico havia informado que Pelé apresentou progressão da doença oncológica, o que requeria maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, a alta não estava prevista para o Natal.

Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Ele precisava ir ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento e avaliação. Em setembro de 2021, foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no mesmo hospital. No início deste ano, exames constataram a metástase que atinge o intestino, pulmão e o fígado.

Por Agência Futebol Interior

América-RN apresenta elenco e novos programas de sócio


A noite desta quarta-feira 28 marcou o primeiro encontro entre torcida e o time que defenderá o América-RN na temporada de 2023. A diretoria do time apresentou à torcida o elenco americano em evento na Sede Social do clube.

Ainda na oportunidade, foram apresentadas peças do novo enxoval que vestirá o plantel, além do novo segundo uniforme e valores atualizados do programa Sócio Mecão – que até o dia 1º de janeiro poderá ser adquirido com os valores congelados de 2022.

Na oportunidade, foi apresentada uma nova modalidade de Sócio voltado para a torcida feminina. No total, 29 atletas tiveram o primeiro “corpo a corpo” com a torcida. Torcedores puderam aderir ou renovar o título de Sócio, além de comprar produtos oficiais da Mecão Store durante o evento.

Elenco apresentado:
GOLEIROS: Bruno Pianissolla, Carlão, Felipe e
Lucas Freitas (base);
ZAGUEIROS: Jean Pierre, Edson Silva, Rômulo e
Everton Sena;
LATERAL DIREITO: Everton Souza e Norberto;
LATERAIS ESQUERDOS: Rafael Carioca, Felipe Cruz e Luiz Paulo;
VOLANTES: Allef, Juninho, Rafinha, Gelson e Nikollas (base);
MEIAS: Araújo, Téssio, Lucas Dias e Beto (base);
ATACANTES: Iago, Wallace Pernambucano, Elvinho, Wermeson,
Histone, Ítalo Carvalho e Flávio Souza.

Fonte Agora RN Foto: divulgação / América

Allan Dias fala sobre a relevância do Campeonato Potiguar: “Carro chefe”


Após oito meses sem atuar em uma partida oficial, por causa de uma lesão no tornozelo na final do segundo turno do Campeonato Potiguar deste ano, Allan Dias espera que 2023 seja melhor. Com contrato renovado até o fim do estadual, o jogador disse que usa a pré-temporada para retomar a forma física, a confiança e projeta foco em campeonatos como a Copa do Nordeste, em que o ABC ainda não venceu, e ressaltou a importância do estadual.

Entre os primeiros passos, o jogador afirma que se sente preparado e que a busca pela melhor forma é contínua. “A gente está se preparando aos pouquinhos conforme os jogos também. Se Deus quiser, na nossa estreia, é iniciar se não 100%, mas 90% ou o mais próximo possível do 100%. Dia a dia ir afiando os cascos para, no início, estar bem”, disse em entrevista coletiva no Centro de Treinamento do alvinegro.

A lesão no tornozelo fez com que o atleta não jogasse mais no restante da temporada. Foram oito meses sem entrar em campo, mesmo sendo relacionado na reta final da Série C, como prêmio pela disciplina durante a recuperação. Com o foco no ano que vem, ele já até atuou no amistoso contra o Botafogo/PB, na última semana. “Foi o maior tempo que fiquei em inatividade e é horrível. Vai desenferrujando, voltando a ter aquela questão psicológica de poder jogar, enfrentar o adversário, fisicamente voltar ao nível que estava até a lesão. Feliz demais e agora é desfrutar cada vez mais, trabalhar duro no começo do estadual para que a gente consiga iniciar com o pé direito”, pontuou.

Allan Dias também falou um pouco sobre a volta após a recuperação da lesão. “No início a gente sofre um pouco, principalmente na minha parte, por ter ficado esse tempo todo parado. Então volta, sente dor aqui, ali, é sofrido um pouquinho o início mas agora não. A gente está mais solto, mais leve e aos pouquinhos. Se Deus quiser estaremos bem preparados para o ano todo, é um calendário cheio, de muitos compromissos, então a gente precisa estar preparado para fazer nosso melhor”, contou.

Polivalente, o jogador virou uma espécie de coringa na equipe. Chegou como volante, já atuou como um camisa 10 e volta e meia joga como um centroavante, o clássico número nove. “A gente está se preparando para isso. O professor tem cobrado bastante. Toda vez que sobra uma bola, que eu consigo finalizar o professor diz ‘olha aí, tá vendo? Tem que estar dentro da área’. Eu gosto de participar bastante do jogo, de receber a bola, de criar. Eu tenho que estar com a cabeça voltada para isso e ter um pouco mais de paciência, até porque muita parte do jogo eu fico sem encostar na bola. É ter paciência, trabalhar essa questão mental para saber que tem que ficar ali, que uma bola que passar eu tenho que estar preparado para dominar e fazer o gol. Aos pouquinhos, no dia a dia, nos jogos treino vou treinando, para poder iniciar assim. Nos jogos que fiz, comecei como 10 e no decorrer fui para a nove. Só trabalhar essa questão mental para jogar o jogo inteiro com a nove”, explicou.

Questionado a respeito da próxima temporada, ele valorizou a importância da Copa do Nordeste, um título que a equipe ainda não conquistou, sem deixar de lado a importância para outros campeonatos, como a Série B, Copa do Brasil e o estadual. “Campeonato que o ABC não tem o título. Campeonato Potiguar a gente sabe que é o carro-chefe. Para o ano seguinte, temos uma prioridade para o potiguar, apesar de já estar em casa, 57 vezes campeão. É uma competição onde a gente volta nossa atenção. Mas falando de visibilidade, a questão da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, que entra uma renda parao clube, as competições são muito importantes”, finaliza.

Fonte Douglas Lemos Foto: Reprodução / ABC F.C

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Alexandr Fier e Juliana Terao são os campeões brasileiros de xadrez


Depois de nove dias de disputas no salão de eventos do hotel Jangadeiro, no Recife-PE, foram conhecidos os campeões brasileiros de xadrez de 2022. No absoluto, o campeão foi o GM Alexandr Fier, enquanto que no feminino o título ficou com a FM Juliana Terao. Além da premiação em dinheiro e troféus, os dois vencedores garantiram vaga na seleção olímpica de 2024.

O vice-campeão brasileiro no absoluto foi o GM Yago Santiago e o terceiro lugar do IM Roberto Molina. Pelo feminino, a NM Ellen Larissa Bail conquistou o segundo lugar e a WIM Kathiê Librelato a terceira colocação. Com mais de 150 participantes de todas as regiões do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, elogiou o desempenho dos atletas.

"O nível técnico foi excelente com a participação dos três primeiros colocados de 2021 tanto no feminino quanto no absoluto, merecendo uma divulgação na página principal do site da Federação Internacional de Xadrez", revelou o dirigente que também destacou a organização do evento.

"A organização da competição foi bastante elogiada, inclusive com transmissão de imagens em alta qualidade, assim como foi no FENAC & FENAJ 2022, e autorizada reprodução para alguns canais, em especial ao Raffael Chess, que atingiu em alguns dias mais de 45 mil visualizações", disse Igor.

Para 2023, a Confederação Brasileira de Xadrez projeta uma competição ainda mais grandiosa, uma vez que serão definidas mais três vagas paras as equipes olímpicas de 2024. A 88ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto e 61º Feminino foi promovido pela CBX em parceria com Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX), tendo como responsável pela organização e direção o MN Rodrigo Yoshio.

Classificação final
88º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
1º GM Alexandr Fier - 9,5 pontos/11 partidas
2º GM Yago Santiago - 9,0 pontos/11 partidas
3º IM Roberto Molina - 9,0 pontos/11 partidas
61º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez
1ª FM Juliana Terao - 9,0 pontos/ 9 partidas
2ª NM Ellen Larissa Bail - 7,0 pontos/9 partidas
3ª WIM Kathiê Librelato - 6,5 pontos/9 partidas

Por Lancesportivo1 Fonte Fábio Pacheco

CBF muda sistema de classificação para Copa do Brasil e valoriza estaduais


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no sistema de classificação para a Copa do Brasil de 2024. A entidade descartou o ranking nacional de clubes e passou a valorizar os campeonatos estaduais como referência para preencher 80 das futuras 92 vagas para o torneio nacional de 2024.

As novidades foram anunciadas já no regulamento da Copa do Brasil de 2023, publicado na noite de segunda-feira 26. Na parte final do documento, a CBF explica as mudanças, com mais de um ano de antecedência, a tempo de as federações estaduais se adaptarem aos novos critérios.

Se o sistema de classificação para 2023 conta com três critérios, o processo contará com apenas dois para o ano seguinte. O primeiro não sofreu alteração e trata das 12 vagas a serem concedidas aos clubes que se classificarem para a Copa Libertadores e para aqueles que se sagrarem campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde, complementando esta lista de 12 times com equipes do Brasileirão, respeitando a ordem de classificação.

A grande novidade está no segundo critério. Até a edição de 2023, este critério abarcava 70 clubes classificados com base nos estaduais de 2022. Havia ainda um terceiro critério, reservando 10 vagas para equipes a se classificarem para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes.

Com a mudança, o segundo e o terceiro critérios foram unidos em apenas um, excluindo a parte do ranking dos clubes. Assim, 80 vagas serão definidas a partir dos estaduais. E a distribuição de vagas por estado vai respeitar o ranking nacional das federações.

Desta forma, São Paulo e Rio de Janeiro, que são as duas primeiras colocadas na lista das federações, terão seis vagas na competição nacional. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná terão cinco times cada, enquanto Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão vão contar com têm três vagas. Os demais estados terão apenas duas.

Assim, a CBF fortalece os campeonatos estaduais e também as próprias federações, que ganharam maior autonomia para definir os times classificados por meio dos novos critérios. Pelas regras, nos estados com apenas duas vagas, estas deverão ser reservadas automaticamente para os dois melhores times do respectivo torneio estadual.

Mas, a partir do aumento destas vagas em cada federação, há a liberdade de escolher até três times que não sejam os melhores do Estadual, a critério de cada entidade local. As federações poderão até criar torneios seletivos especificamente para dar vaga na Copa do Brasil, desde que estas competições sejam reconhecidas pela CBF.

Fonte Estadão Conteúdo Foto: divulgação

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Técnico revela trabalho psicológico com os jogadores do PSG após decepção na Copa


Mbappé, Neymar, Marquinhos e Hakimi estão relacionados para a volta do Paris Saint-Germain aos gramados, nesta quarta-feira, no Parque dos Príncipes, diante do Strasbourg, pela 16ª rodada do Campeonato Francês. Todos defenderam seus países na Copa do Mundo e acabaram frustrados, seja por eliminação precoce ou por derrota na final, caso do atacante francês. O técnico Christophe Galtier revelou nesta terça-feira que vem fazendo um trabalho psicológico com os jogadores para afastar possíveis traumas.

Os brasileiros são quem mais sofreram, por queda ainda nas quartas de final, diante da Croácia, em jogo no qual tinham a vaga faltando somente quatro minutos para o fim – levaram o empate na prorrogação e perderam nos pênaltis, com o zagueiro falhando uma cobrança. Hakimi viu o Marrocos ficar no quarto lugar, mas com sentimento de que poderia ir além. Já Mbappé anotou um hat-trick na final com a Argentina e mesmo assim não conseguiu celebrar o segundo título consecutivo.

“Mandei mensagens de apoio para quem ficou decepcionado, e mensagens de parabéns para quem conseguiu ir longe na competição Eles são jogadores de alto nível e acho que o melhor remédio para eles é voltar ao trabalho o mais rápido possível, cercados por seus amigos, para recuperar o gosto pela competição”, afirmou Galtier. “Vejo que todos estão mentalmente disponíveis para que possamos trabalhar juntos. Vi o Kylian ir dar os parabéns ao Leo (Messi) e ao treinador adversário na entrega do troféu. São sinais de respeito entre os nossos jogadores. O que me lembro é a atitude muito boa de Kylian, que mostrou know-how e classe, apesar da decepção. É uma coisa muito boa para a equipe e para o clube.”

Marquinhos e Neymar tendem a ser titulares após 10 dias de folgas. Já Hakimi e Mbappé descansaram menos, e são dúvidas. Mesmo com o astro francês querendo estar em campo, Galtier admite que precisa repensar para não perder o astro por lesão.

“Para o retorno dos nossos jogadores, fizemos (avaliação) caso a caso, seja fisicamente ou mentalmente”, disse. “Infelizmente, houve jogadores eliminados antes de outros. Havia a vontade de Achraf e Kylian voltarem conosco muito rapidamente. Desde que estejam fisicamente e mentalmente bem, não temos motivos para nos privar deles nestes próximos dois jogos do campeonato que serão muito importantes”, afirmou, com um precioso adendo.

“Por outro lado, cabe a nós pensar no período adequado para que eles descansem e descomprimam durante as próximas semanas. Todos os jogadores que retornaram estarão disponíveis para o jogo de amanhã (quarta-feira). Os espanhóis, portugueses e brasileiros tiveram dez dias de folga. Todos retornaram na data combinada e estão treinando normalmente. Minha equipe estava em contato constante com todos os nossos jogadores. Leo teve que voltar à Argentina para as várias comemorações. Ele estará de volta conosco em 2 ou 3 de janeiro.”

Sobre Neymar, Galtier não tem preocupação. “De fato, vimos que ele teve o tornozelo inchado durante a Copa do Mundo, mas conseguiu jogar duas partidas depois”, avaliou. “Pudemos ver seu magnífico gol contra a Croácia. Isso significa que, nesse intervalo, foi capaz de se curar. Depois disso, é claro, ele pôde aproveitar o tempo de folga no Brasil. Estava cercado por sua equipe médica e está bem, tanto física quanto mentalmente”, afirmou.

Por Estadão Conteúdo Foto: Matthias Hangst Source/ Getty Images

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Rejeição a técnico estrangeiro na seleção diminui, aponta Datafolha


A rejeição dos brasileiros a um técnico estrangeiro na seleção é menor após a Copa do Mundo, mostra a mais recente pesquisa Datafolha. Ainda há mais gente contra do que a favor, mas a diferença diminuiu consideravelmente após o fracasso do time no Catar. São 41% os favoráveis à contratação de um técnico de fora pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Manifestaram-se de maneira contrária 48%. Há 6% de indiferentes a respeito da questão, e 5% não souberam responder sobre o assunto.

O Datafolha ouviu 2.026 pessoas de 16 anos ou mais, em 126 municípios, nos dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O resultado do mais recente levantamento apresenta uma variação significativa em relação ao anterior, realizado em julho, com a mesma margem de erro. Na ocasião, havia 30% a favor e 55% contra.

A mudança nos números certamente tem a ver com o fracasso do Brasil no Mundial e com a subsequente queda na avaliação do trabalho de Tite. Ele confirmou que não permanecerá à frente da seleção, e a CBF agora busca um substituto. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, não é um apaixonado pela ideia da contratação de um estrangeiro, mas já deu demonstrações de que pode rever sua posição. Sua constatação é que não há um nome brasileiro incontestável – como havia na época da contratação de Tite, em 2016.

Rodrigues passou a olhar para outros centros, mas alguns dos treinadores de prestígio já lhe fecharam a porta. O italiano Carlo Ancelotti disse que pretende permanecer no Real Madrid, a não ser que o demitam. O catalão Pep Guardiola renovou seu contrato com o Manchester City. O futebol brasileiro de clubes teve casos recentes de grande sucesso com técnicos estrangeiros, sobretudo portugueses. Jorge Jesus conquistou a Copa Libertadores de 2019 e vários outros títulos com o Flamengo. Abel Ferreira, do Palmeiras, trinfou na Libertadores em 2020 e 2021.

Os resultados ajudaram a minar a resistência, que, no entanto, ainda é considerável. Não à toa, os dois estão entre os cotados. Entre os brasileiros aparecem nomes como Dorival Júnior, Mano Menezes e Fernando Diniz. Ednaldo já avisou que decidirá sozinho. Se escolher um estrangeiro, terá resistência maior das mulheres: 54% são contra, apenas 33% a favor. Os homens se mostram mais abertos à ideia: 50% são a favor, 43% contra. No recorte de gênero, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Há também uma abertura maior dos mais jovens na comparação com os mais velhos. Na faixa dos 16 aos 24 anos, por exemplo, há 46% favoráveis e 46% contrários. Na faixa dos 60 anos para cima, são 32% favoráveis e 51% contrários. No recorte etário, a margem de erro é de cinco pontos.

Por Marcos Guedes - Folhapress Foto: CBF

domingo, 25 de dezembro de 2022

Feliz Natal a todos os nossos parceiros e leitores espalhados por todo Mundo!


Você é mais que um leitor ou leitora, é uma peça essencial para que nosso Blog se mantenha firme. Agradecemos a parceria caros clientes e amigos. Somos gratos em saber que vocês confiam em nosso trabalho. 

Obrigado pela confiança em nossa empresa e no nosso trabalho. Só existimos devido a clientes e leitores como vocês. Que Deus de infinita bondade posso abençoar vocês e suas famílias sempre. Feliz Natal!

Zidane é candidato a substituir Tite na seleção brasileira, diz jornal francês


Zinedine Zidane entrou na lista dos cotados para substituir o técnico Tite no comando da seleção brasileira. Neste domingo, o jornal francês L’Équipe afirmou que o ex-atacante se tornou candidato a vaga por preencher os requisitos básicos que estariam sendo exigidos pela cúpula da CBF.

De acordo com o tradicional periódico francês, o perfil de Zidane seduz a CBF por ser um técnico estrangeiro que está livre no mercado e com larga experiência. O ex-jogador nunca comandou uma seleção, mas conquistou o respeito do mercado como técnico por conduzir o Real Madrid a três títulos da Liga dos Campeões.

Zidane é conhecido do torcedor brasileiro por ser o algoz da seleção em duas Copas do Mundo. Em 1998, liderou a França na vitória por 3 a 0 sobre o Brasil, na decisão daquele Mundial. Em 2006, já mais experiente, sobrou em campo no triunfo por 1 a 0, pelas quartas de final.

Aos 50 anos, ele atuou como treinador em apenas uma equipe, o próprio Real Madrid, entre 2016 e 2021, com uma breve interrupção neste período. No clube espanhol, ganhou tudo que podia, incluindo o Campeonato Espanhol e o Mundial de Clubes da Fifa por duas vezes.

A CBF tem evitado se manifestar sobre o futuro comandante da seleção brasileira. Quando vem a público, nega qualquer nome ou busca específica e ainda desmente eventuais intermediários. Se tiver interesse em Zidane, a entidade brasileira terá como principal concorrente a própria Federação Francesa de Futebol, que já indicou interesse em ter Zidane no lugar de Didier Deschamps.

Sem citar fontes de informação, o L’Équipe publicou ainda outros treinadores estrangeiros têm o perfil buscado pela CBF, como os argentinos Marcelo Gallardo e Mauricio Pochettino, o alemão Thomas Tuchel e os espanhóis Roberto Martínez e Rafa Benítez.

Estadão Conteúdo Foto: Reprodução

sábado, 24 de dezembro de 2022

Mulheres conquistam maioria dos pódios do Brasil em Campeonatos Mundiais de 2022


As atletas brasileiras brilharam em Campeonatos Mundiais disputados este ano. Das 23 medalhas conquistadas pelo Brasil em provas olímpicas, as mulheres somaram 12 pódios para o país. Os números mostram que elas dominam também a quantidade de títulos. Cinco das sete medalhas de ouro foram para a dupla Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Mayra Aguiar e Rafaela Silva, do judô; Rebeca Andrade, da ginástica artística; e Rayssa Leal, do skate.

Para o diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ney Wilson, o esporte olímpico brasileiro segue em evolução, especialmente com as conquistas das mulheres nos últimos anos.

“A participação das mulheres tem progredido bastante, seja em Jogos Olímpicos, Pan-americanos ou Sul-americanos. Das sete medalhas de ouro conquistadas em Tóquio, três foram das atletas brasileiras. Agora em Campeonatos Mundiais foram cinco. Isso mostra a evolução feminina nas conquistas do Brasil em uma velocidade maior que o masculino e, de um modo geral, elas vêm ocupando esse espaço de forma consistente. Entendo que o COB faz muito bem esse papel na busca da equidade, pois temos trabalhado na procura de treinadoras, árbitras e gestoras que também possam contribuir dentro desse processo”, afirmou.

Ney Wilson avaliou ainda a participação feminina até Paris 2024. “Essa evolução não vai parar por aqui. Creio que chegaremos mais fortes em Paris com a equipe feminina e muitas possibilidades de medalhas. Temos muito o que potencializar nesse trabalho, porque existem muitas especificidades das mulheres. Mas também acredito que o COB tem dado essa atenção há um tempo, e tendo uma participação maior em todas essas áreas conseguimos trazer mais detalhes que sejam importantes na performance da mulher”, concluiu.

Relembre as conquistas das medalhistas de ouro em Campeonatos Mundiais de 2022:

Duda e Ana Patrícia / Vôlei de Praia
O Brasil voltou ao topo do pódio no vôlei de praia em 2022 com a conquista do título mundial das atletas Duda e Ana Patrícia. A dupla venceu as canadenses Bukovec/Brandie por 2 sets a 0 na final do Campeonato Mundial da modalidade disputado em Roma, na Itália, no mês de junho. Antes disso, o último ouro no feminino para o país foi há sete anos com Ágatha/Bárbara Seixas no Mundial de 2015, na Holanda, quando o pódio foi todo brasileiro.

A conquista da dupla premia a parceria retomada este ano e soma aos ótimos resultados nas categorias de base que as brasileiras têm no currículo. Duda e Ana Patrícia foram campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 e bicampeãs mundiais sub-21 em 2016 e 2017.

Mayra Aguiar e Rafaela Silva / Judô
Em outubro deste ano, Mayra Aguiar (-78kg) e Rafaela Silva (-57kg) foram medalhistas de ouro no Campeonato Mundial realizado em Tashkent, no Uzbequistão. Essa foi a melhor participação brasileira com a segunda colocação geral, só atrás do Japão. Nesta mesma competição Beatriz Souza, na categoria acima de 78kg, garantiu a prata.

Mayra foi campeã diante da chinesa Zhenzhao Ma, após conseguir um wazari ainda no começo da luta. Esta é a terceira medalha de ouro de Mayra Aguiar em Mundiais na categoria e alcança, com mais essa conquista, um feito inédito na história do judô. Isso porque nenhum outro judoca brasileiro chegou a essa marca antes.

Afastada dos tatames desde 2019, quando foi suspensa por doping no Pan-americano de Lima, Rafaela Silva deu a volta por cima e conquistou o bicampeonato mundial. Faltando 30 segundos para terminar a luta, a atleta aplicou um wazari certeiro na rival japonesa Haruka Funakubo.

Rebeca Andrade / Ginástica Artística
A atleta Rebeca Andrade conquistou, em novembro, o ouro inédito para o Brasil no individual geral do Mundial de ginástica artística, realizado em Liverpool, na Inglaterra. Com o título, Rebeca se tornou a primeira brasileira campeã mundial da prova mais tradicional da modalidade. A americana Shilese Jones ficou com a prata. A agora ginasta mais completa do mundo também ficou com o 3º lugar no solo neste Mundial.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio Rebeca havia ganhado a medalha de prata nesta mesma prova, sendo campeã no salto. No mundial, realizado no mesmo ano, a brasileira conquistou o ouro no salto, também inédito, além da prata nas barras assimétricas.

Em outros mundiais o Brasil venceu na final do aparelho com Daiane dos Santos e Diego Hypólito, no solo; e Arthur Zanetti, nas argolas.

Rayssa Leal / Skate
Coroando uma temporada perfeita, a atleta Rayssa Leal foi a grande campeã da Liga Mundial de Skate Street. A maranhense de 14 anos venceu todas as etapas e levou o título, após vencer a final no Rio de Janeiro, em novembro.

Rayssa estava na terceira colocação, atrás das japonesas Momiji Nishiya e Funa Nakayama, porém conseguiu a vitória na última manobra. A atleta, que já havia vencido as etapas de Jacksonville, Seattle e Las Vegas, nos Estados Unidos, precisava de 5 pontos, mas a manobra final foi certeira e conquistou nota 7,4.

Por Bandsports Foto Instagram/CBG

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Brasil mantém liderança do ranking da Fifa e Argentina sobe para o 2º lugar


Apesar da dura eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira se manteve no topo do ranking da Fifa, atualizado nesta quinta-feira 22. A Argentina, nova tricampeã mundial, e o Marrocos, grande surpresa do Mundial, foram os destaques da lista.

O Brasil sustentou a ponta, mas a diferença para o rival sul-americano é pequena: 1.840,77 pontos contra 1.838,38. Os argentinos subiram uma posição em relação ao ranking anterior, atualizado em outubro, após a conquista do tricampeonato na Copa do Catar, no domingo passado.

O “pódio” tem ainda a França, vice-campeã mundial no fim de semana. Os franceses ganharam uma colocação, figurando agora no terceiro posto. Quem perdeu estas posições conquistadas por argentinos e franceses foi a Bélgica, uma das decepções da Copa. Os belgas, que caíram para o quarto lugar, foram eliminados na fase de grupos.

Alvos de muitos elogios ao longo da Copa, os ingleses completam o Top 5 da lista, mantendo a posição anterior. Logo atrás vêm a Holanda, que caiu nas quartas de final, e a Croácia, que terminou em terceiro lugar. Os holandeses galgaram duas posições, enquanto os croatas saltaram do 12º para o sétimo posto.

Fora da Copa, a Itália ocupa a oitava posição, caindo dois lugares. O Top 10 conta ainda com Portugal e Espanha, outras seleções que desapontaram seus torcedores. Os portugueses, eliminados nas quartas da Copa, mantiveram o nono posto. Os espanhóis, que caíram nas oitavas, perderam três colocações e trocaram o sétimo pelo 10º lugar.

Os dois times ibéricos tiveram o mesmo algoz no Catar: o Marrocos. Grande surpresa do Mundial, a seleção árabe conquistou 11 posições, aparecendo agora em 11º lugar. No Catar, o time terminou em quarto lugar, na melhor colocação de uma equipe africana na história do Mundial.

Com performances mais discretas na Copa, Austrália e Camarões subiram 11 e 10 posições cada, respectivamente. Os australianos figuram agora em 27º, enquanto o time africano, que derrotou o Brasil na fase de grupos, aparece no 33º posto.

A próxima atualização do ranking da Fifa está prevista para o dia 6 de abril de 2023.

Confira o Top 20 do ranking da Fifa:
1º – Brasil 1.840,77
2º – Argentina 1.838,38
3º – France 1.823,39
4º – Bélgica 1.781,3
5º – Inglaterra 1.774,19
6º – Holanda 1.740,92
7º – Croácia 1.727,62
8º – Itália 1.723,56
9º – Portugal 1.702,54
10º – Espanha 1.692,71
11º – Marrocos 1.672,35
12º – Suíça 1.655.,2
13º – Estados Unidos 1.652,74
14º – Alemanha 1.646,91
15º – México 1.635,78
16º – Uruguai 1.627,45
17º – Colômbia 1.612,78
18º – Dinamarca 1.608,11
19º – Senegal 1.603,98
20º – Japão 1.593,08

Fonte Agora RN Foto: Lucas Figueiredo / cbf

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

‘Não queria parar de tentar conquistar’ a Copa, diz Messi em carta aos argentinos


Horas antes de sair às ruas de Buenos Aires com a seleção argentina para ser saudado pelos milhões de torcedores, Lionel Messi publicou uma carta aberta no Instagram falando da sua trajetória até a conquista do título mundial na Copa do Qatar.

Em um trecho, ele diz: “sempre tive o sonho de ser campeão do mundo e não queria parar de tentar, mesmo sabendo que isso poderia nunca acontecer”.

Messi entre Rodrigo De Paul (à esq.) e Cristian Romero na parada pelas ruas de Buenos Aires, para a seleção ser saudada pelos torcedores, nesta terça-feira 20.

Junto à carta, ele postou um vídeo de sua carreira desde o início na província de Rosario até chegar à glória na Europa e com a seleção. “De Grandoli à Copa do Mundo no Qatar, passaram-se quase 30 anos. Foram quase três décadas em que a bola me deu muitas alegrias e também algumas tristezas”, escreveu, citando o clube do seu bairro onde começou a jogar bola, em 1993.

O camisa 10 também agradeceu à torcida, a Maradona e a seus companheiros de seleção, que o ajudaram a conquistar seu maior sonho. E lamentou a derrota na final da Copa de 2014, no Brasil, quando havia chegado mais perto da taça.

Confira a íntegra da carta:
De Grandoli à Copa do Mundo no Qatar, passaram-se quase 30 anos. Foram quase três décadas em que a bola me deu muitas alegrias e também algumas tristezas. Sempre tive o sonho de ser campeão do mundo e não queria parar de tentar, mesmo sabendo que isso poderia nunca acontecer.

Esta Copa que conquistamos é também para todos aqueles que não a conquistaram nas Copas do Mundo anteriores que disputamos, como em 2014 no Brasil, onde todos a mereceram pela forma como lutaram até a final, trabalharam muito e a quiseram tanto quanto eu… E nós merecemos mesmo naquela maldita final.

É também do Diego que nos encorajou lá do céu. E de todos aqueles que sempre bancaram a seleção nacional sem olhar tanto para o resultado mas sim para a vontade que sempre tivemos, também quando as coisas não correram como queríamos.

E, claro, é de todo esse belo grupo que se formou e da comissão técnica e de todas as pessoas da seleção que, sendo anônimos, trabalham dia e noite para facilitar para nós.
Muitas vezes o fracasso faz parte da jornada e do aprendizado, e sem decepção é impossível o sucesso chegar.

Muito obrigado de coração! Vamos, Argentina!!!

Fonte Folhapress Foto Calrl Recine

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

CBF divulga tabela detalhada da eliminatória da Copa do Nordeste


A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada da Eliminatória da Copa do Nordeste 2023. O documento traz as definições de datas, horários e locais das partidas. O canal ESPN transmite dois jogos da etapa.

As Eliminatórias para a Copa do Nordeste serão disputadas em duas fases e em jogos únicos. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da "Lampions League". São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.

Representando o RN, Potiguar de Mossoró enfrenta o CSA em Alagoas enquanto o América recebe o Moto Club na Arena das Dunas. As estreias acontecem no dia 5 de janeiro às 20h.

Entre os clubes participantes da Eliminatória estão os nove melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sendo um para cada Federação, excluídos os já classificados para a Fase de Grupos da competição e mais sete clubes advindos das vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022.

As 16 equipes serão ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases.


Fonte FNF RN Foto Divulgação

Potiguares da Sadef conquistam ouros e bronze


Enquanto os olhos do mundo estavam voltados para o Catar, sede da disputa da Copa do Mundo de futebol, uma outra Copa consagrava potiguares. A Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, realizada até ontem nos Emirados Árabes Unidos, também na Ásia, encerrou o calendário da modalidade em 2022. E dos quatro atletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) convocados para a competição, três subiram ao pódio.

Já no primeiro dia de disputas, o pódio dourado. Maria Rizonaide, da categoria até 50kg, levantou quase o dobro do próprio peso (95kg) e festejou: “Medalha de ouro, e minha melhor marca pessoal. Agradecer primeiro a Deus por mais essa conquista, ao meu técnico, fisioterapeutas, médicos, ao meu clube Sadef e a todos que torceram por mim. Essa medalha é de todos”, afirmou Rizonaide. Na mesma prova, a potiguar Maria Luzineide foi quinta colocada.

Na categoria até 61kg, mais um ouro para o Brasil e para Sadef. Depois de duas tentativas invalidadas, Naira Cruz, estreante em Copa do Mundo, levantou 93kg na terceira e última tentativa, mais que suficiente para o ouro. A segunda colocada, uma taiwanesa, levantou 10kg a menos. No mesmo dia, na categoria masculina até 54kg, a dobradinha brasileira no pódio teve a presença de um potiguar. Júnior França faturou o bronze, com 159kg levantados, apenas 6 a menos que o compatriota Bruno Carra, que ficou com a prata.

O Brasil terminou a competição com 12 pódios: seis ouros, três de prata e três de bronze. Para a disputa em Dubai, foram convocados apenas atletas que disputaram competições obrigatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, definidas pela WPPO (Organização Mundial de Halterofilismo Paralímpico, na sigla em inglês). Além disso, os atletas convocados necessitavam, com suas marcas no ranking nacional de halterofilismo, no período de 22/11/2021 a 08/10/2022, estarem também no TOP 10 do ranking internacional.

O técnico da Sadef, Carlos Williams, foi um dos técnicos da Seleção Brasileira em Dubai. Já a atleta Alane Dantas chegou a ser convocada para a seleção, mas às vésperas da viagem, testou positivo para Covid e acabou não viajando.

Fonte Tribuna do Norte Foto Divulgação

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Argentinos lotam ruas e praças de Buenos Aires à espera dos jogadores


A avenida Nove de Julho e a praça de Maio, em Buenos Aires, estão tomadas de torcedores desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira 20 à espera dos campeões da Copa do Mundo.

O clima é de festa, quase um êxtase coletivo, com cantos de guerra, pulos e gritos em meio a um dia de muito calor.

Com vias bloqueadas para veículos e o transporte funcionando de forma irregular, muitos argentinos estão indo a pé para a avenida, onde os jogadores vão desfilar com a Taça Fifa.

Na praça de Maio, a cada momento chegava uma caravana com centenas de torcedores cantando em coro a música dos argentinos na Copa. Eles vêm com tambores, bandeiras e chapéus, e camisetas azul e branco completam o figurino.

O turismólogo Aníbal Origuela, 42, saiu de San Telmo com o amigo comerciante Geraldo Nunes, 27, para participar do que consideram um momento histórico da vida deles e do país. A caminhada de cerca de 40 minutos não foi nada perto da conquista do Mundial.

Um outro grupo de jovens vindo de La Plata, a cerca de 100 quilômetros de Buenos Aires, também preferiu deixar o carro nas imediações da praça de Maio e continuar a pé. Foi a primeira vez que eles viram a seleção argentina ser campeã do mundo.

“É uma emoção muito forte que vou levar para sempre comigo. Não sei explicar”, disse a estudante Valentina Peralta, 20.

“Participar desta festa é um prazer, uma maneira de devolver o que os jogadores fizeram pelo país. Isso tudo é o mais lindo do que se tem no esporte”, afirmou o estudante Lúcio Baldoni, 20.
Com o país em crise econômica, alguns aproveitam a festa para ganhar dinheiro. E não é só com as habituais cerveja e água geladas ou o churrasquinho.

O vendedor de carros Ivan Lopez, 35, deixou o ofício de lado nesta terça para oferecer fotos com uma réplica da taça Copa do Mundo. Havia até fila para tirar a foto com ele, e as pessoas davam apenas uma contribuição voluntária.

“Eu comprei a taça pela internet e paguei US$ 500. É muito pesada, semelhante à oficial. Temos que aproveitar [a festa] para ganhar dinheiro”, disse Lopez.

Mesmo trabalhando, ele afirmou que estava muito feliz e brincou ao saber que a entrevista era para um jornal brasileiro. “Aqui estamos como a música da Xuxa: ‘Todo mundo está feliz? Tá feliz!'”, disse, cantando e pulando.

Por REGIANE SOARES BUENOS AIRES, ARGENTINA FOLHAPRESS Foto: Agustin Marcarian/ Reuters

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Copa do Qatar: O que representa a roupa que Messi usou ao levantar a taça da Copa


A cena foi vista por todo o mundo: Messi se encaminha para receber a taça do mundo das mãos do presidente da Fifa, Giani Infantino. Neste momento, o emir do Qatar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani apresentou para Messi uma roupa preta com certa transparência com detalhes em douradas. Começou a vesti-lo, o jogador argentino aceitou.

Assim, quando levantou a taça, o camisa 10 argentino usava essa espécie de túnica. Ou seja, a imagem mais marcante do Mundial é marcada por essa roupa.

O nome da peça é Bisth, uma roupa tradicionalmente usada pelos qataris em ocasiões especiais. Pode ser utilizada quando há um casamento, noivado ou quando o Emir vai receber uma autoridade de outro país. O próprio Al Thani estava vestido com a roupa.

O Bisth pode ter diversas cores e é usado por cima de outras roupas. Sua característica principal é ter detalhes em dourado. Por ser uma roupa típica do Qatar está com sua imagem diretamente ligada ao país. Ao colocar a roupa em Messi, o Emir fez com que a entrega da taça tivesse um elemento do país na foto icônica.

O Qatar quis organizar a Copa-2022 como forma de projetar a imagem do país, seja como força política, seja por uma suposta receptividade. Nos preparativos do Mundial, houve severas críticas ao país por leis que são restritivas a direitos da comunicada LGBTQIA+ quanto relacionado a desrespeito a trabalhadores que atuaram na construção de projetos da Copa do Mundo.

Não é costume jogadores utilizarem roupas tradicionais do país na entrega da taça. Em geral, estão com seus uniformes de jogos ou podem usar uma peça pessoal, como foi o caso de Cafu na entrega da taça do pentacampeonato. Tinha uma camisa com alusão ao bairro de sua infância.

Na imagem que Messi levanta a taça, boa parte do uniforme da seleção argentina está tampado pelo Bisth. Na sequência, o jogador tirou a roupa.

Por Danilo Lavieri, Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Pedro Lopes e Rodrigo Mattos/Folhapress Foto Divulgação

domingo, 18 de dezembro de 2022

Copa do Qatar: Em jogo dramático com empate no tempo normal, na prorrogação e com decisão por pênaltis Argentina é campeã da Copa do Mundo no Qatar


Mais que merecido! A Argentina voltou ao topo do futebol mundial. Em jogo dramático com empate no tempo normal, na prorrogação e com decisão por pênaltis Argentina é campeã da Copa do Mundo no Qatar. Os hermanos conquistaram o Tri Campeonato Mundial coroando a carreira de um gênio do futebol mundial Lionel Messi.

As duas melhores seleções da Copa Argentina e França, fizeram uma final épica no Qatar. Após 36 anos não poderia ser diferente a conquista do título. Com empate de 3 Vs 3 no tempo normal e adicional, nas cobranças de pênaltis, os sul-americanos venceram por 4 Vs 2, e levantara o caneco do torneio neste domingo dia 18 de dezembro de 2022. Dia para entrar para a história do futebol mundial e não sair mais da mente dos torcedores que foram ao estádio Lusail.


À campeã mundial, serão destinados US$ 42 milhões (R$ 221,7 milhões). A França, vice-campeã, receberá US$ 30 milhões (R$ 158,4 milhões). A seleção da Croácia, que ficou em terceiro lugar na Copa do Catar ao derrotar Marrocos por 2 a 1 no sábado (17/12), reembolsará US$ 27 milhões (R$ 142,5 milhões). A confederação marroquina, por sua vez, ficará com US$ 25 milhões (R$ 132 milhões).

Final
Argentina 3 Vs 3 França (Pênaltis 3 a 2 Argentina)

Campeã Argentina (Tri-Campeã do Mundo)
Vice campeã França
3º lugar Croácia
4º lugar Marrocos

Por Jarbas Fonsêca Foto FIFA 

Copa do Qatar: Argentina Vs França fazem duelo de gigantes em busca do Tri campeonato Mundial!


O que era bom acabou. Termina hoje domingo a Copa do Mund FIFA do Qatar. Argentina e França fazem duelo de gigantes em busca do Tri campeonato Mundial. As duas seleções concluem hoje a última e decisiva partida do mundial FIFA Qatar 2022. Que vencer fica com troféu de campeão. Hoje, dia 18 de dezembro, as duas melhores seleções estarão frente a frente, e de quebra, os dois melhores jogadores do Mundial Messi que fará sua última Copa e Mbappé que apenas está começando a carreira.

Duas feras, duas credencias, dois países que sonham com o título. A partida acontece às 12h, horário de Brasília, no estádio Lusail Iconic. Para a decisão a FIFA escalou oque eles consideram de melhor na arbitragem do mundial.

Veja a arbitragem completa da final:
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistente 1: Pawel Sokolnicki (Polônia)
Assistente 2: Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Quatro árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Quinto árbitro: Kathryn Nesbitt (EUA)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia)
Assistente do VAR: Juan Soto (Venezuela)

3º Lugar
Croácia 2 Vs 1 Marrocos

Final
Dia 18 domingo
Horário 12h
Estádio Lusail Iconic
Argentina Vs França

Por Jarbas Fonsêca Foto Lance

Copa do Qatar: Croácia vence Marrocos e fica com 3º lugar


Não faltou vontade dos dois lados de campo, mas foi a Croácia quem terminou a Copa do Mundo no pódio. Na disputa pelo terceiro lugar, os croatas derrotaram o Marrocos por 2 a 1 no Estádio Internacional Khalifa e conquistaram a medalha de bronze. Os gols europeus foram marcados por Gvardiol e Orsic. Achraf Dari descontou para os marroquinos.

A grata surpresa do torneio o Marrocos, por sua vez, termina a Copa do Mundo com a melhor campanha de um país africano na história da Copa do Mundo.

Walid Regragui, técnico do Marrocos
“Futebol faz as pessoas sonharem, especialmente as crianças. Nós permitimos que elas sonhassem, que mantivessem esse sonho vivo. Agora elas podem sonhar em ser jogadores e jogarem a Copa do Mundo. Isso não tem preço. Significa mais do que vencer qualquer partida.”

Luka Modric, capitão da Croácia
“Pode ser meu último jogo em uma Copa do Mundo, mas não posso falar nada. Mas claro, estou muito feliz com toda a minha carreira na Croácia. Ganhar duas medalhas é muito importante. Meu sonho era vencer a Copa, não aconteceu, mas estou muito feliz, confirmamos que a Croácia tem um grande time, com um futuro muito bom pela frente e temos que continuar.”

3º Lugar
Dia 17 sábado
Horário 12h
Estádio Khalifa Internacional
Croácia 2 Vs 1 Marrocos

Final
Dia 18 domingo
Horário 12h
Estádio Lusail Iconic
Argentina Vs França

Por Jarbas Fonsêca Foto FIFA