quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

LUTO! Morre Pelé, o Rei do futebol aos 82 anos


O mundo do esporte perdeu seu maior nome de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, morreu nesta sexta-feira, aos 82 anos. Merecidamente reconhecido como “Rei do Futebol”, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.


Antes da confirmação de sua morte, já se especulava a notícia. Isso porque o hospital informou que não divulgaria um boletim médico, como vinha fazendo. Além disso, vídeos e fotos passaram a circular nas redes sociais sobre uma movimentação na Vila Belmiro, com montagem de estrutura no gramado, que receberá homenagens ao Rei.

Nesta semana, o boletim médico havia informado que Pelé apresentou progressão da doença oncológica, o que requeria maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, a alta não estava prevista para o Natal.

Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Ele precisava ir ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento e avaliação. Em setembro de 2021, foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no mesmo hospital. No início deste ano, exames constataram a metástase que atinge o intestino, pulmão e o fígado.

Por Agência Futebol Interior

América-RN apresenta elenco e novos programas de sócio


A noite desta quarta-feira 28 marcou o primeiro encontro entre torcida e o time que defenderá o América-RN na temporada de 2023. A diretoria do time apresentou à torcida o elenco americano em evento na Sede Social do clube.

Ainda na oportunidade, foram apresentadas peças do novo enxoval que vestirá o plantel, além do novo segundo uniforme e valores atualizados do programa Sócio Mecão – que até o dia 1º de janeiro poderá ser adquirido com os valores congelados de 2022.

Na oportunidade, foi apresentada uma nova modalidade de Sócio voltado para a torcida feminina. No total, 29 atletas tiveram o primeiro “corpo a corpo” com a torcida. Torcedores puderam aderir ou renovar o título de Sócio, além de comprar produtos oficiais da Mecão Store durante o evento.

Elenco apresentado:
GOLEIROS: Bruno Pianissolla, Carlão, Felipe e
Lucas Freitas (base);
ZAGUEIROS: Jean Pierre, Edson Silva, Rômulo e
Everton Sena;
LATERAL DIREITO: Everton Souza e Norberto;
LATERAIS ESQUERDOS: Rafael Carioca, Felipe Cruz e Luiz Paulo;
VOLANTES: Allef, Juninho, Rafinha, Gelson e Nikollas (base);
MEIAS: Araújo, Téssio, Lucas Dias e Beto (base);
ATACANTES: Iago, Wallace Pernambucano, Elvinho, Wermeson,
Histone, Ítalo Carvalho e Flávio Souza.

Fonte Agora RN Foto: divulgação / América

Allan Dias fala sobre a relevância do Campeonato Potiguar: “Carro chefe”


Após oito meses sem atuar em uma partida oficial, por causa de uma lesão no tornozelo na final do segundo turno do Campeonato Potiguar deste ano, Allan Dias espera que 2023 seja melhor. Com contrato renovado até o fim do estadual, o jogador disse que usa a pré-temporada para retomar a forma física, a confiança e projeta foco em campeonatos como a Copa do Nordeste, em que o ABC ainda não venceu, e ressaltou a importância do estadual.

Entre os primeiros passos, o jogador afirma que se sente preparado e que a busca pela melhor forma é contínua. “A gente está se preparando aos pouquinhos conforme os jogos também. Se Deus quiser, na nossa estreia, é iniciar se não 100%, mas 90% ou o mais próximo possível do 100%. Dia a dia ir afiando os cascos para, no início, estar bem”, disse em entrevista coletiva no Centro de Treinamento do alvinegro.

A lesão no tornozelo fez com que o atleta não jogasse mais no restante da temporada. Foram oito meses sem entrar em campo, mesmo sendo relacionado na reta final da Série C, como prêmio pela disciplina durante a recuperação. Com o foco no ano que vem, ele já até atuou no amistoso contra o Botafogo/PB, na última semana. “Foi o maior tempo que fiquei em inatividade e é horrível. Vai desenferrujando, voltando a ter aquela questão psicológica de poder jogar, enfrentar o adversário, fisicamente voltar ao nível que estava até a lesão. Feliz demais e agora é desfrutar cada vez mais, trabalhar duro no começo do estadual para que a gente consiga iniciar com o pé direito”, pontuou.

Allan Dias também falou um pouco sobre a volta após a recuperação da lesão. “No início a gente sofre um pouco, principalmente na minha parte, por ter ficado esse tempo todo parado. Então volta, sente dor aqui, ali, é sofrido um pouquinho o início mas agora não. A gente está mais solto, mais leve e aos pouquinhos. Se Deus quiser estaremos bem preparados para o ano todo, é um calendário cheio, de muitos compromissos, então a gente precisa estar preparado para fazer nosso melhor”, contou.

Polivalente, o jogador virou uma espécie de coringa na equipe. Chegou como volante, já atuou como um camisa 10 e volta e meia joga como um centroavante, o clássico número nove. “A gente está se preparando para isso. O professor tem cobrado bastante. Toda vez que sobra uma bola, que eu consigo finalizar o professor diz ‘olha aí, tá vendo? Tem que estar dentro da área’. Eu gosto de participar bastante do jogo, de receber a bola, de criar. Eu tenho que estar com a cabeça voltada para isso e ter um pouco mais de paciência, até porque muita parte do jogo eu fico sem encostar na bola. É ter paciência, trabalhar essa questão mental para saber que tem que ficar ali, que uma bola que passar eu tenho que estar preparado para dominar e fazer o gol. Aos pouquinhos, no dia a dia, nos jogos treino vou treinando, para poder iniciar assim. Nos jogos que fiz, comecei como 10 e no decorrer fui para a nove. Só trabalhar essa questão mental para jogar o jogo inteiro com a nove”, explicou.

Questionado a respeito da próxima temporada, ele valorizou a importância da Copa do Nordeste, um título que a equipe ainda não conquistou, sem deixar de lado a importância para outros campeonatos, como a Série B, Copa do Brasil e o estadual. “Campeonato que o ABC não tem o título. Campeonato Potiguar a gente sabe que é o carro-chefe. Para o ano seguinte, temos uma prioridade para o potiguar, apesar de já estar em casa, 57 vezes campeão. É uma competição onde a gente volta nossa atenção. Mas falando de visibilidade, a questão da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, que entra uma renda parao clube, as competições são muito importantes”, finaliza.

Fonte Douglas Lemos Foto: Reprodução / ABC F.C