quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Brasil reencontra Colômbia na disputa da Copa América; veja grupos

Brasil e Colômbia se enfrentaram na Copa do Mundo 2014. Foto: Divulgação

Foram sorteados na noite desta segunda-feira, em Viña Del Mar, no Chile, os grupos da Copa América de 2015. Com direito à presença da presidente do país Michelle Bachelet, que disse esperar que o troféu fique “em casa”, a Seleção Brasileira, cabeça de chave do Grupo C, foi sorteada com Colômbia, Peru e Venezuela.

A equipe de Dunga, portanto, reencontrará a Colômbia, adversária do País nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. No duelo, a Seleção nacional comandada por Felipão conseguiu vitória por 2 a 1 sobre o time de James Rodríguez e companhia, classificando-se para a semifinal, quando seria humilhada por 7 a 1 pela Alemanha. A partida contra os sul-americanos ficou marcada pela lesão de Neymar, após dura entrada do colombiano Zuñiga.

Além da Colômbia, que provavelmente terá também o atacante Falcao Garcia desta vez, o Brasil terá trabalho com outros dois adversários da chave. O Peru tem como destaque o corintiano Paolo Guerrero, enquanto a Venezuela tem um futebol crescente e chegou a disputar com afinco uma vaga na Copa do Mundo de 2014.

O sorteio da Copa América de 2015 ainda colocou dois rivais históricos no Grupo B: Argentina e Uruguai serão adversários em chave completada por Paraguai e Jamaica. Já os chilenos terão México, Equador e Bolívia na primeira fase.

Os responsáveis por sortear os papéis foram ex-jogadores históricos do continente: o chileno Elias Figueroa, o argentino Leonardo Rodriguez, o também chileno Ivan Zamorano e o paraguaio Carlos Gamarra. O nome da bola também foi anunciado no evento: Cachaña.

Confira as chaves: 
Grupo A 
Chile 
México 
Equador 
Bolívia

Grupo B 
Argentina
Uruguai
Paraguai
Jamaica 

Grupo C
Brasil
Colômbia
Peru 
Venezuela 

Fonte Jornal de Hoje Foto: Divulgação

Apesar da interdição, FNF marca jogo do Estadual para o Nogueirão


Pelo anúncio da tabela do primeiro turno do Campeonato Potiguar de 2015, o estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, embora funcionando apenas com metade do lance de arquibancadas, vai continuar aberto para jogos oficiais. Indiferente aos laudos necessários para a sua reabertura, já que o estádio se encontra interditado, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) confirmou para Mossoró, no dia 25 de janeiro, o jogo entre Baraúnas e Globo. 

Enquanto isso, programada para hoje, acontece mais uma audiência na Justiça do Trabalho, a fim de fechar um acordo no sentido de que a Liga Desportiva Mossoroense possa começar a pagar suas dívidas trabalhistas. Com o caso correndo à revelia, já que no dia da audiência de instrução e julgamento não apareceu nenhum representante da Liga 
(advogado e muito menos seu presidente na época), a entidade deve mais de R$ 100 mil, apenas em uma causa da qual saiu perdedora. 

Indiferente ao que vem sendo discutido, se o estádio permanece com a LDM, ou se será repassado para o município, além de que forma a dívida será paga, a partida de abertura do Estadual, envolvendo o time do Baraúnas, foi agendada para acontecer no Nogueirão. De certa forma, com esse anúncio, espera-se que exista das partes o discernimento necessário para que um acordo seja fechado ainda hoje; do contrário, corre o risco de os jogos programados para Mossoró serem transferidos para outros municípios.

Fonte O Mossoroense

Destaque no Globo FC, Ricardo Lopes é emprestado a clube da Coreia

Artilheiro do estadual, Ricardo Lopes, do Globo FC, foi bem marcado na final contra o América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Destaque da temporada 2014 do futebol potiguar, o atacante Ricardo Lopes deixou o Globo FC e vai atuar no Jeju United FC, da Coreia do Sul. O jogador, que estava emprestado ao Fortaleza desde que o clube de Ceará-Mirim foi eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro, viajou na madrugada desta terça-feira para assinar contrato com o novo clube. 

- Estou muito feliz por esta oportunidade e espero mostrar meu futebol como fiz este ano. Agradeço ao Globo por ter me aberto as portas nesta temporada - falou.

O presidente do Globo FC, Marconi Barrretto, disse que o jogador vai para a Ásia por empréstimo de um ano.

- Ele está indo emprestado por um ano e com o passe fixado em 1 milhão de dólares. Ele vai fazer todos os exames médicos e volta daqui a dez dias. Mas o jogador continua pertencendo ao Globo. Temos contrato com ele até 2019 - esclareceu o empresário.

Ricardo Lopes se destacou vestindo a camisa do Globo FC em 2014. Na Águia, marcou 24 gols na atual temporada, quando o time foi vice-campeão potiguar. O jogador tem 24 anos e já atuou por Ituano, Gurupi-TO, Interporto-TO e Fortaleza.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira/Divulgação

Mascotes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são apresentados


As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentados no último domingo (23). O nome oficial da dupla sairá de uma votação popular até o dia 14 de dezembro, e as opções são Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim e Vinícius e Tom.

Para participar é preciso acessar o site criado para narrar a história e as características dos embaixadores informais do megavento esportivo, e também no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). 

As mascotes são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências da cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. "Eles são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque criam um elo emocional com o público e são os verdadeiros embaixadores do evento, com uma conexão especial com as crianças", explica Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

O conceito mistura ficção e realidade. A história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes.

Os conceitos por trás dos nomes
Oba e Eba - Segundo a definição no site oficial dos mascotes, são duas palavras que querem dizer uma porção de coisas legais: "Alegria! Festa! Amigos! Oba e Eba é o que dizemos quando estamos muito felizes e queremos que todo mundo fique sabendo."

Tiba Tuque e Esquindim - Em tupi-guarani, Tiba quer dizer “muito”. Com o sobrenome Tuque, forma a palavra “batuque”, que marca o ritmo do samba. Esquindim lembra ginga, vontade de dançar.

Vinicius e Tom - Homenageiam os músicos e parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que tiveram importância fundamental na Bossa Nova, "movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio de Janeiro."

Para chegar às mascotes, optou-se por uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto.

Fonte Jornal de Fato Foto: Divulgação/Rio 2016

Presidente do América-RN não descarta ‘incentivo’ ao ABC contra o Bragantino

Gustavo Carvalho não descarta incentivo ao ABC  (Foto: Wellington Rocha)

O presidente do América, Gustavo Carvalho, não descartou a possibilidade de incentivos para equipes que enfrentam adversários do Alvirrubro na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.

“Vamos tomar essas decisões a partir de uma reunião hoje à tarde. Vamos ver quais medidas vamos adotar, ainda não tem nada definido”, disse Gustavo Carvalho.

Empatado em pontos com o Bragantino, se conseguir uma vitória simples sobre o Paraná, o América só será rebaixado se o Massa Bruta superar a diferença de seis gols de saldo.

Caso o Bragantino, 17º com 43 pontos, seja derrotado para o ABC, o Mecão irá garantir automaticamente a vaga na edição de 2015. O outro confronto que interessa o Alvirrubro é o embate entre Oeste-SP, 15º com 45, e Joinville-SC. Todas as partidas estão programadas para as 15h20 (horário de Natal) do sábado (29).

No caso do Oeste, o adversário Joinville-SC ainda possui grandes pretensões na Série B. Na liderança com 70 pontos, o Coelho precisa de uma vitória na rodada de encerramento para conquistar a taça.

Já para o Bragantino, o ABC não tem aspirações na Segundona. O Alvinegro garantiu a permanência ao bater o Vila Nova por 5 a 3 na última rodada e apenas cumpre tabela no confronto derradeiro. Apesar disso, o treinador da equipe, Roberto Fonseca, não pensa em poupar jogadores.

“Muito tem se falado em poupar jogadores, dar férias antecipadas, mas não penso nisso. Temos um compromisso dentro de casa e a ideia é terminar a competição bem”, disse o comandante.

‘Motivação’
Após o empate com o Paraná por 1 a 1 na última rodada, o presidente do Bragantino, Marco Chedid, já confirmou que irá ‘motivar’ o Tricolor da Vila no confronto com o América.

“Não tenha dúvida que vamos motivar o Paraná para a última rodada. Vamos motivar o Paraná para ganhar do América lá”, disse o cartola em entrevista à Rádio 102FM, de Bragança Paulista.

Por Miguel Medeiros Foto: Wellington Rocha

CBF define arbitragem para partidas finais dos potiguares na Série B

CBF define arbitragem para partidas finais dos potiguares na Série B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a escala de arbitragem para as partidas dos clubes potiguares pela 38ª rodada, a última, da Série B do Campeonato Brasileiro para os clubes potiguares. Todos os jogos da rodada acontecerão às 15h20, no horário natalense.

Jogando em Curitiba, o América jogará pela sua permanência na Segunda Divisão diante do Paraná sob o comando do carioca Marcelo de Lima Henrique, que será auxiliado pelos conterrâneos Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Henrique Correa. Para seguir na Série B em 2015, o Alvirrubro depende apenas das suas forças.

Em Natal, no estádio Frasqueirão, o ABC, que já está garantido na competição do próximo ano, encara o Bragantino-SP, principal concorrente do seu arquirrival na luta contra o descenso. A partida terá comando de gaúchos. Anderson Daronco será auxiliado por José Antônio Chaves Franco Filho e por José Eduardo Calza.

Por Portal no Ar