terça-feira, 10 de outubro de 2017

Jardim do Serido promove curso de Futsal! Tema: Aprendendo a jogar Futsal brincando

Resultado de imagem para fotos de crianças com bola de futsal

A cidade de Jardim do Serido-RN, recebe neste próximo final de semana mais um curso, desta feita, com o tema; "Aprendendo a jogar Futsal brincando". O curso é voltado para a iniciação esportiva e é aberto para toda região do seridó e outros estados.

O evento, é uma parceria da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó através da secretaria de Esportes do município com a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria de educação, onde hoje funciona a secretaria de esportes, no horário de expediente das 07h às 13h, e pelos seguintes contatos 3472-3906 ou 9-9989-7312. Serão necessários nome completo e CPF. 

A mesma é gratuito e destinado aos profissionais que atuam na área dos esportes. O evento será ministrado pelo professor Fábio Bezerra, um dos melhores profissionais do estado e do Brasil. O curso "Aprendendo a jogar Futsal brincando" acontece na Casa de Cultura Popular que fica localizada no centro da cidade. Na sexta feira acontece a abertura com a aula teórica e no sábado, aula prática, no Ginásio de Esportes Lavoisier Maia. 

Fábio falou ao Blog sobre a importância do evento, "nosso curso, tem como objetivo principal a capacitação dos profissionais que atuam no esporte em seus municípios, propiciando um enriquecedor conhecimento sobre o tema proposto e sua colaboração para a melhoria das ações desses profissionais", afirmou o professor.

Horários:
Sexta
Aula Teoria
19h às 22h

Sábado
Aula Prática 
08h às 14h (manhã) 
14h às 17h (tarde)

Com rebaixamento iminente, ABC luta para evitar vexame histórico

Itamar Schülle tem mais 10 rodadas para lutar contra campanha histórica no ABC (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Na lanterna da Série B e sem conseguir vencer uma partida sequer há 11 rodadas, o ABC faz campanha pífia na competição. Atualmente com 18 pontos, o time está a 16 pontos da Luverdense, 16ª colocada e primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Com a queda iminente, o Alvinegro já busca ter uma base para a próxima temporada enquanto tenta terminar de maneira digna a segunda divisão. Um passo importante para isso é evitar um vexame histórico.

Atualmente, o time já não corre mais riscos de fazer a pior campanha da história da Série B no atual formato. O Duque de Caxias, em 2011, fez apenas 17 pontos em 38 rodadas disputadas e tem, de longe, o pior desempenho da competição nas edições disputadas por 20 clubes, por pontos corridos.

Se o goleiro Edson já frisou que o time busca acabar a competição com "dignidade", a luta para não criar uma campanha que sirva como referência negativa segue nestas últimas 10 rodadas. O Alvinegro precisa chegar, pelo menos, aos 24 pontos para somar mais que o Mogi Mirim, que marcou 23 na campanha que o rebaixou em 2015, e tem a segunda pior campanha da história da Série B após as 38 rodadas.

Além disso, o Alvinegro não venceu nenhuma partida sequer neste segundo turno e busca um resultado positivo para evitar mais essa marca na campanha desta temporada.

Em meio a essa briga, o Alvinegro atualmente tem, ao lado de Ipatinga (em 2012), Barueri (2012) e CRB (2008), a segunda pior campanha da segunda divisão até esta 28ª rodada com 18 pontos conqusitados. Apenas o Duque de Caxias, em 2011, teve desempenho pior: fez 12 pontos neste período. Nenhum desses clubes escapou do rebaixamento e Duque de Caxias, CRB e Barueri ainda amargaram a lanterna ao final da competição.

Outra campanha ruim que merece destaque é a do Salgueiro, que caiu na 19ª posição em 2011. Naquela temporada, a equipe marcou 26 pontos na competição e também terminou rebaixada.

Nas duas últimas vezes que foi rebaixado, em 2009 e 2015, o ABC fez 35 e 32 pontos, terminando na lanterna e na 18ª posição, respectivamente.

Campanhas dos lanternas da Série B
Ano Após as 38 rodadas da Série B
2006 Vila Nova, 42 pontos
2007 Ituano, 33 pontos
2008 CRB, 24 pontos
2009 ABC, 35 pontos
2010 América-RN, 41 pontos
2011 Duque de Caxias, 17 pontos
2012 Grêmio Barueri, 30 pontos
2013 ASA, 35 pontos
2014 Portuguesa, 25 pontos
2015 Mogi Mirim, 23 pontos
2016 Sampaio Corrêa, 27 pontos

Por GE RN Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Com reservas, ABC vence Força e Luz em jogo-treino e ganha "reforços"

Reservas do ABC vencem Força e Luz em jogo-treino (Foto: Andrei Torres/ABC)

ABC realizou na tarde desta segunda-feira um jogo-treino contra o Força e Luz, clube que se prepara para a disputa da segunda divisão do Campeonato Potiguar. Utilizando apenas jogadores que não atuaram na partida da última sexta-feira, o Alvinegro venceu por 3 a 0, no Frasqueirão. O técnico Itamar Schülle aproveitou para observar peças que tiveram poucas oportunidades durante a Série B e ainda ganhou "reforços". O zagueiro Cleiton, o meia Vitor Júnior e o atacante Fabinho, recuperados de lesão, voltaram a aparecer em campo. O volante Felipe Guedes, que cumpriu suspensão contra o CRB, também participou da atividade.

O técnico abecedista montou o time com Belliato, Arez, Vinícius, Márcio Passos e Daniel Nazaré; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Vitor Júnior; Dalberto, Fabinho e Matheus Matias. O primeiro tempo terminou com vitória alvinegra por 2 a 0 - Fabinho e Matheus Matias marcaram.

Para a segunda etapa, Schülle fez várias alterações no time, para dar rodagem a quem vem jogando menos e observar os garotos recém-promovidos e escalou a seguinte formação: Jota, Araújo, Vinícius, Cleiton e Alisson; Jardel, Chiclete, Erivélton e Marquinhos; Nixon e Jackson. Erivélton, de fora da área, marcou o gol que deu números finais ao jogo-treino.

O ABC ainda não pode contar com cinco atletas que permanecem entregues ao departamento médico do clube: o zagueiro Léo Fortunato e os atacantes Adriano Pardal, Daniel Cruz, Lucas Coelho e Tatá.

O próximo compromisso do Alvinegro pela Série B é contra o Boa Esporte, no sábado. Este jogo está marcado para a Arena das Dunas, com início às 16h30. A equipe de Itamar Schülle vai treinar no palco da partida na quinta-feira.

Por GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC

Com única chapa inscrita, América-RN realiza eleição nesta terça-feira

 Eduardo Rocha é o único candidato à presidência do América-RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O América-RN realiza nesta terça-feira 10, a eleição presidencial do clube para o biênio 2018/2019. O pleito acontece às 19h, na sede social do Alvirrubro, na avenida Rodrigues Alves, em Natal. A única chapa inscrita é a "Unidos pelo América", formada pelo candidato à presidência Eduardo Rocha e o vice Eliel Tavares.

O Alvirrubro atualmente vive um momento político conturbado. Desde a renúncia do ex-presidente Beto Santos, no dia 31 de março, o clube tem no seu cargo máximo de forma interina o advogado José Rocha, que era presidente do Conselho Deliberativo e está à frente da gestão com um mandato "tampão".

A linha dessa atual eleição segue os padrões dos últimos processos eleitorais do América-RN. Assim como neste ano, os ex-presidentes Alex Padang (2012-2013), Gustavo Carvalho (2014-2015) e Beto Santos (2016-2017) foram aclamados sem concorrentes ao cargo.

Essa não será a primeira vez que Eduardo Rocha assume o comando do América-RN, caso seja confirmado. O dirigente, que é filho do atual interino José Rocha, já foi presidente do Alvirrubro entre 1996 e 1997. Já o vice-presidente Eliel Tavares, que foi diretor de futebol do clube em 2015, estará pela primeira vez na diretoria executiva.

Eliel Tavares foi diretor de futebol do América-RN em 2015 (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)

A situação atual do América-RN não será novidade para Eduardo Rocha, que já estava no clube nestes últimos sete meses. Ele comandava um grupo de futebol que montou o time que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, em que o Alvirrubro caiu nas quartas de final para a Juazeirense. Sua principal missão na gestão é buscar o acesso com o clube da quarta divisão do futebol brasileiro, além da finalização da Arena América.

No pleito do Alvirrubro, apenas os conselheiros adimplentes têm direito ao voto. Caso algum incidente impeça a votação nesta terça-feira, ela acontecerá no dia 24, data previamente marcada. Não é estipulado nenhum quórum para a eleição acontecer e fica a cargo do atual presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Gurgel, se haverá eleição - mesmo com apenas uma chapa concorrente - ou aclamação.

Por GE RN Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi e Foto: Klênyo Galvão

Copa de 2018: Brasil joga com o Chile em SP e Argentina decide vaga no Equador


Líder e com vaga garantida antecipadamente para a Copa da Rússia de 2018, a Seleção Brasileira de Futebol encerra hoje (10) sua campanha nas eliminatórias sul-americanas contra o Chile, em São Paulo. Na partida estarão em jogo a classificação chilena e a vaga da Argentina, que vai decidir seu futuro contra o Equador, já desclassificado, na casa do adversário.

Uma vitória brasileira na Arena Palmeiras ajudará a equipe argentina, desde que o time de Messi vença o jogo em Quito. Quatro vagas estão em disputa, três diretas e uma na repescagem contra a Nova Zelândia, representante da Oceania. A rodada será a seguinte: Paraguai x Venezuela; Brasil x Chile; Equador x Argentina; Peru x Colômbia e Uruguai x Bolívia. Todas as partidas começarão às 20h30, pelo horário de Brasília.

Os argentinos só precisam vencer os equatorianos para garantir a quinta colocação, com direito a disputar a repescagem. Isso porque Peru e Colômbia se enfrentam e, com uma vitória, a Argentina passaria pelo menos uma dessas duas seleções, qualquer que seja o resultado dessa partida. Mas o Chile também só depende de si e garante a vaga se vencer o Brasil, deixando os argentinos na briga pela última vaga direta e a da repescagem contra Colômbia, Peru e Paraguai.

Na classificação atual, o Brasil está em primeiro lugar com 38 pontos; seguido pelo Uruguai em segundo, com 28; Chile em terceiro, com 26; Colômbia na quarta posição, com 26 pontos; Peru em quinto, com 25; Argentina em sexto, também com 25 pontos; Paraguai em sétimo, com 24; Equador em oitavo, com 20 pontos; Bolívia em nono, com 14; e por último a Venezuela, com 9 pontos.

O técnico Tite confirmou a seleção brasileira para enfrentar o Chile, após o treino nessa segunda-feira, com Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Phillipe Coutinho; Gabriel Jesus e Neymar. As novidades em relação ao time que empatou com a Bolívia na última quinta-feira (5) são o goleiro Ederson e o zagueiro Marquinhos, que substituem, respectivamente, o goleiro Alisson e o zagueiro Thiago Silva.

Europeus
Na Europa, Sérvia e Islândia conquistaram suas vagas para o Mundial nessa segunda-feira. A Sérvia derrotou a Geórgia por 1×0 e ficou em primeiro no Grupo D. A Islândia venceu o Kosovo por 2×0 e terminou em primeiro no Grupo I, e disputará pela primeira vez uma Copa do Mundo.

Até agora, 17 seleções estão classificadas para a Copa de 2018: Rússia (país-sede), Brasil, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nigéria, Egito, México, Costa Rica, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Polônia, Sérvia e Islândia.

Por Jorge Wamburg/Agência Brasil

Neymar, Marcelo e Coutinho são indicados à Bola de Ouro


Os brasileiros Neymar, do Paris Saint-Germain, Marcelo, do Real Madrid, e Philippe Coutinho, do Liverpool, foram confirmados nesta segunda-feira como integrantes de uma lista de 30 finalistas ao prêmio Bola de Ouro, tradicional honraria concedida pela revista France Football, que elege anualmente o melhor jogador do mundo.

O trio da seleção brasileira faz parte de uma lista inicial de 15 nomes divulgados pela prestigiosa publicação, que vai anunciar aos poucos, ao longo desta manhã (no horário de Brasília), todos os outros finalistas que completarão esse grupo de 30 indicados ao prêmio de sua edição de 2017.

Em uma forma de valorizar a sua grande premiação ao longo do dia, a France Football revelou inicialmente cinco nomes como candidatos, sendo que o primeiro deles foi o de Neymar, que ganhou muita notoriedade na capital francesa depois de ter trocado recentemente o Barcelona pelo PSG naquela que se tornou a mais cara transferência da história do futebol mundial.

Ao lado de Neymar nesta primeira lista foram confirmados como finalistas o croata Modric, do Real Madrid, o argentino Dybala, da Juventus, o francês Kanté, do Chelsea, além do brasileiro Marcelo. Em seguida, a revista francesa revelou como outros cinco indicados os nomes de Philippe Coutinho, do uruguaio Luis Suárez (Barcelona), do espanhol Sergio Ramos (Real Madrid), do belga Mertens (Napoli) e do goleiro esloveno Oblak (Atlético de Madrid).

Um pouco mais tarde, a publicação também anunciou que o belga De Bruyne (Manchester City), o polonês Lewandowski (Bayern de Munique), o espanhol De Gea (Manchester United), o inglês Harry Kane (Tottenham) e o bósnio Edin Dzeko (Roma) estão entre os 30 finalistas ao prêmio, cujo grande vencedor será eleito por meio de votos de jornalistas que trabalham para a publicação ao redor do mundo.

Mais 15 nomes serão divulgados ao longo desta manhã e um dos principais deles, naturalmente, será o do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que é o atual vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo de 2016, concedido pela Fifa, entidade que unificou a sua premiação com a da tradicional publicação francesa entre 2010 e 2015, antes do fim da parceria com a France Football a partir do ano passado. Antes disso, em 2008, o astro português faturou a honraria concedida pela publicação francesa, antes de também ganhar a mesma em 2013 e 2014.

Vencedor e destaque da campanha do título da Liga dos Campeões 2016/2017 com o Real Madrid, Cristiano Ronaldo é considerado o grande favorito a vencer esta próxima edição da premiação. O argentino Lionel Messi, que também deverá ser confirmado entre os outros 15 finalistas que serão anunciados nas próximas horas, levou a honraria de melhor do mundo em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.

Ou seja, no período de parceria entre a revista e a Fifa, de 2010 a 2015, apenas o português e astro argentino do Barcelona faturaram a premiação. A France Football criou este prêmio, chamado de Bola de Ouro, em 1956, e até hoje o mesmo é considerado o mais tradicional do futebol mundial.

Por Estadão Conteúdo via Portal No Ar Esportes

9ª Corrida Noturna do SESI foi um sucesso


Mais amplo, seguro, ventilado e confortável, o novo local da Corrida Noturna do SESI, a Arena das Dunas, passou no teste. Atletas e pessoas que foram assistir ao evento gostaram da mudança. A área também facilitou a integração entre as pessoas.

Como nos anos anteriores, foram entregues prêmios, como tênis, bicicletas, uma moto e viagem para participar da Corrida de São Silvestre, no total de 10 mil, A estrutura de apoio contou com estacionamento gratuito, Massoterapia, Guarda-volumes, e Espaço Kids, entre outros.

O vice-presidente Pedro Terceiro de Melo representou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, no evento. Estiveram presentes os diretores Conceição Tavares, Heyder Dantas, Roberto Serquiz e José Garcia da Nóbrega. O superintendente do SESI-RN, Juliano Fernandes e a diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo também participaram. Diretores e gestores entregaram as premiações aos atletas vencedores.

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, considerou uma grata surpresa a receptividade dos atletas e da população ao novo local da Corrida Noturna do SESI-RN, a Arena das Dunas. “A população e os atletas gostaram muito, não só da Arena, mas da organização, do percurso, que tem um grau de dificuldade um pouco acima do normal das provas, isso conta para quem é atleta”, comentou.

Segundo ele, foi muito gratificante ter no evento 3.500 pessoas que vieram efetivamente, que participaram e prestigiaram a Corrida do SESI, que é a maior corrida de rua nosso Estado. “O desafio para o ano que vem, a décima edição, será nos planejar para trazer mais novidades, coisas diferentes e atrair mais gente para marcar os dez anos da corrida.

Juliano Martins também afirmou que o novo local está aprovadíssimo. “Atrapalha menos a cidade, nós temos também essa preocupação, em ter uma corrida que não atrapalhe tanto a mobilidade urbana. O local aqui foi perfeito”.

A coordenadora da Corrida, Daniella Cerveira, do SESI-RN, disse estar muito feliz em ter iniciado um projeto que é maior do que ela e por ter companheiros de trabalho tão comprometidos. “Desejo que a cidade vá se acostumando cada vez mais a receber corridas de rua, que os órgãos de trânsito e parceiros sejam tão comprometidos quanto nós na realização do evento e que o SESI dê continuidade ao projeto na sua 10ª edição, observando sempre as oportunidades de melhorias para atender melhor aos trabalhadores da indústria e a comunidade em geral”.

Josenildo Paz corre há 15 anos. Integra o Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte há 8. Os atletas treinam no CAIC, no bairro de Lagoa Nova. Ele informa que qualquer pessoa pode participar do Clube. Ele disputou na categoria de 10 quilômetros e alcançou o tempo de 33 minutos. Josenildo aprovou a mudança do local da Corrida. “O local é mais perto de tudo, gostei do percurso, tem muita reta, é um percurso veloz, que ajuda o corredor”, disse ele. A única ressalva do atleta foi com relação à passagem pelo túnel, que ele achou escuro.

Afrânio Miranda é figura conhecida em Natal. Por duas razões: sua empresa, Miranda Computação é uma das mais antigas do ramo na cidade; e ele é corredor há mais de 20 anos, já tendo participado de mais de 200 corridas de rua e da São Silvestre. Participou de todas as novas edições da Corrida Noturna do SESI. Ele considerou o novo local da competição “muito melhor”. No geral considerou a edição deste ano “impecável”. Segundo ele, a “organização foi impecável, o SESI está de parabéns”. A Miranda participou este ano com mais de 60 colaboradores.

Adelson Costa, da Cia. Hering, estava com os amigos da empresa, e participa da corrida pelo quinto ano. “Todos os anos nós participamos, nossa firma está aqui com 200 corredores, esta atividade ajuda na nossa confraternização, gera melhor entendimento, fazemos mais amizades”.

Solange Vieira é corredora desde os 20 anos, participou de todas as corridas do SESI. “Eu adoro participar das corridas do SESI, corro pelo prazer de correr e pela qualidade de vida que o esporte me dá, sinto mais saúde participando desse esporte”.

Ana Paula Gomes, junto com José Victor, de seis anos, mostrava com orgulho a medalha que o filho ganhou. “Nós estamos adorando, adorando, ele já está com a medalha, agora vamos participar todos os anos, é muito bom, muito divertido”.

Paulo José Mariano participou junto com o filho de 4 anos Davi Mariano, e a esposa Luciana Mariano. A família sempre participa de eventos esportivos. “Estamos aqui para participar, se divertir e manter a forma. Queremos passar essa cultura do esporte para nosso filho desde criança, o SESI está de parabéns”.

Por Portal No Ar Esportes