quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Seleção Feminina: Emily chega à Seleção: "Realização de um sonho"


Emily Lima está oficialmente apresentada como a nova treinadora da Seleção Brasileira Feminina. Na manhã desta quinta-feira (3), a técnica concedeu sua primeira entrevista coletiva, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e falou sobre o estilo de jogo que pretende implantar no time.

– Venho com uma missão de fazer tudo diferente do que eu vivi durante 25 anos no futebol. Então eu vou trazer o de melhor e mais moderno para a CBF. Claro que tenho que pensar muito bem o modelo de jogo que vou utilizar, porque no clube eu tenho algumas peças que eu precisava me adaptar. Aqui eu posso convocar as melhores atletas da atualidade. Minha ideia é trabalhar sim nas duas linhas de quatro, para manter um padrão definido. Então espero modernizar o máximo que eu conseguir dentro das peças que nós convocarmos. Gosto muito do jogo apoiado. Temos que nos atualizar. Estudo muito o futebol da Europa, que é o futebol mais vistoso que eu vejo hoje.

Questionada sobre o futuro da Seleção com a aproximação de saídas de referências como Marta, Formiga e Cristiane, Emily não escondeu a admiração por suas ex-companheiras de futebol e também falou sobre a nova geração.

– Ainda acredito que a Marta consiga ficar nesse ciclo de quatro anos, nesse ciclo olímpico, e a Cristiane também. Gostaria que a Formiga também, mas ela já estará com seus 42 anos e não sei. Mas eu ainda apostaria que daria para a gente trabalhar juntas nesse ciclo. Acredito nas meninas novas que estão vindo. Mas temos que ver essa renovação com cautela.

Ex-jogadora e atualmente treinadora, Emily tem 36 anos e será a primeira mulher a comandar a Seleção Brasileira Feminina principal. A técnica falou em sonhos e na honra pelo convite da CBF.

– Meu principal sonho era estar aqui. Acho que o primeiro sonho está sendo realizado. O segundo não é pessoal. É ver a modalidade ser reconhecida e valorizada no nosso país. Para mim, o meu maior sonho é ver a modalidade onde ela merece estar. Acho que a cultura do nosso país é machista, mas a gente está quebrando essa barreira. Vou valorizar muito o que o presidente está fazendo, de ter muita coragem de colocar uma mulher à frente da Seleção principal.

O primeiro compromisso de Emily à frente da Seleção será em dezembro, no Torneio Internacional de Manaus. 

– Vai ser o meu maior desafio, por ser a primeira competição. Tenho que ter muita calma com toda a minha comissão técnica. Não ir com muita sede. É a competição mais importante, por ser a nossa primeira. Todos aqui dentro estão me dando apoio, me orientando. A gente sempre está aprendendo. Esse é meu objetivo aqui dentro.

Fonte Site da CBF

Atlético e Grêmio estão na final da Copa do Brasil


A Copa do Brasil 2016 conheceu seus finalistas na noite desta quarta-feira (2). Com as arenas lotadas, Atlético-MG e Grêmio avançaram diante de suas torcidas e irão disputar a taça da competição. O Galo, que venceu a ida por 2 a 1, empatou com o Internacional por 2 a 2, no Independência, e se garantiu na decisão. O Tricolor, que havia vencido o Cruzeiro por 2 a 0 no primeiro jogo, ficou no 0 a 0 na Arena do Grêmio.

Em Belo Horizonte, Atlético-MG e Internacional fizeram um jogo emocionante. Buscando o ataque a todo instante, os times empataram em 2 a 2. O primeiro gol saiu aos 26 minutos. Anderson cruzou para Aylon, que colocou o Inter na frente. Cinco minutos depois, Lucas Pratto acertou a trave e quase empatou para o Galo. Pressionando, o time da casa conseguiu o gol aos 47. Pratto recebeu de Luan e tocou para Robinho, que finalizou rasteiro no canto esquerdo de Danilo Fernandes. Aos 49, Anderson aproveitou falha na saída do goleiro Victor e deixou o Colorado na frente novamente. Na volta do intervalo, Lucas Pratto recebeu de Robinho e marcou o segundo gol do Galo: 2 a 2. Com a classificação encaminhada, o Atlético seguiu pressionando e o goleiro Danilo salvou o Inter em dois lances perigosos, com Carlos César e Otero. O Colorado focou nos contra-ataques até o final, mas não conseguiu evitar a eliminação.

Em Porto Alegre, Grêmio e Cruzeiro mostraram equilíbrio no primeiro tempo, sem muitas oportunidades de gol. A melhor chance para o Tricolor foi com Marcelo Oliveira, que recebeu de Luan, mas tocou por cima do gol de Rafael. A Raposa quase marcou com Ariel Cabral, que acertou a trave. Depois, de falta, o chute de Arrascaeta tirou tinta do gol do Grêmio. O ritmo não mudou na volta do intervalo. Em uma das melhores chances do time gaúcho, Douglas quase marcou um gol olímpico. Na sequência, Ramiro e Geromel obrigaram o goleiro Rafael a fazer duas boas defesas. O Cruzeiro chegou perto com Alisson, Rafael Sobis e Ábila. Sem muita criatividade no ataque, os times ficaram no 0 a 0 até o apito final.

O sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil será nesta sexta-feira (4), às 9h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão da CBF TV, no site da entidade.

Fonte Site da CBF Foto Lucas Uebel/Grêmio FBPA

ABC apresenta Arez, ex-América-RN, como primeira contratação para 2017

RN - Arez, volante do ABC (Foto: Assessoria de Comunicação/ABC FC)

O ABC anunciou na tarde desta terça-feira a primeira contratação para a temporada 2017. Trata-se do volante Arez, ex-América-RN. O jogador de 22 anos disputou o Campeonato Potiguar deste ano pelo Alecrim e foi um dos destaques do Alviverde no estadual. Em um dos jogos, marcou o gol da vitória do Periquito sobre o Alvinegro no Frasqueirão, pelo primeiro turno da competição. O volante acabou negociado com o Mecão para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo em nenhum jogo. O contrato com o Mais Querido tem validade até o fim do estadual.

Herbton Ferreira da Silva é natural da cidade da Arez, a 58 km de Natal. O volante tem no currículo um título estadual sub-20 em 2013, pelo próprio Verdão, além da participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2014. Antes de ser jogador, Arez trabalhava como feirante ao lado do pai e era encarregado por organizar as bancadas para as mercadorias.

Por GE Natal Foto: Assessoria de Comunicação/ABC FC

Santa Cruz e América de Boa Cica decidem o Matutão no próximo dia 12

Santa Cruz - Matutão (Foto: Divulgação)

O futebol amador do Rio Grande do Norte viu este ano a volta do Matutão, torneio que marcou época nas décadas de 70 e 80. Depois de 22 anos de hiato, a edição que marca o retorno da competição está chegando ao fim. No dia 12 deste mês, a final será disputada entre as equipes do Sport Club Santa Cruz e América de Boa Cica, no Estádio Iberezão, no município de Santa Cruz, a 111 km de Natal. O jogo está marcado para as 16h.

As expectativas em relação à volta do Matutão eram altas. No entanto, a edição deste ano esbarrou em dificuldades financeiras e em exigências que excluíram muitos times. No início, a meta era reunir 20 equipes na competição, mas apenas nove participaram. 

- Este ano foi muito difícil porque, com o processo eleitoral, muitos times não puderam participar. Muitas vezes a prefeitura e os vereadores são a principal fonte de renda desses times e as eleições prejudicaram. Algumas exigências que a gente fez também atrapalharam. Por exemplo, a gente quis estádios com boas condições de segurança, com alambrados, e muitos times não tinham em seus municípios. Então, de 72 times na pré-inscrição, apenas nove conseguiram participar. Ficou um grupo com quatro e outro com cinco - declarou Francinaldo Bezerra da Costa, um dos organizadores do torneio este ano.

Mesmo com as adversidades, a volta do Matutão conquistou bom público em jogos em cidades como Campo Redondo, Lajes, Senador Elói de Souza, Jaçanã e Santa Cruz.

Dos finalistas que estarão em campo no dia 12, o Sport Club Santa Cruz já é conhecido do futebol potiguar. Fundado em 2003, no município de Santa Cruz, o clube chegou a ser campeão do primeiro turno do estadual em 2011. Por problemas financeiros, a equipe profissional pediu afastamento das competições oficiais em 2016. Para não deixar o futebol do município apagado, a decisão foi participar do Matutão como amador e aproveitar a estrutura do clube. 

- A ideia de participar do Matutão surgiu de um projeto da Secretaria Municipal de Esportes para valorizar os atletas de Santa Cruz. Então, procuramos os melhores jogadores daqui e formamos o time. Hoje, tem apenas um jogador de fora do município. Nós treinamos semanalmente no Centro de Treinamento da cidade, usamos academia. Temos uma certa estrutura - disse Jaedyson Silva, um dos diretores do Santa Cruz.

O América de Boa Cica existe desde a década de 70, sempre como amador. O distrito de Boa Cica fica na cidade de Touros, a 90 km de Natal. A equipe sempre se manteve em atividade em campeonatos municipais e regionais. Sem o principal torneio do estado, restava alguns municipais e regionais.

- A gente sempre disputou os campeonatos amadores. Alguns municipais, outros regionais. Com a volta do Matutão, a gente conseguiu apoio financeiro de alguns empresários locais e também da prefeitura. Apesar de não ter estrutura para treino, os jogadores já tinham um certo entrosamento por causa dos outras competições e isso facilitou bastante a nossa campanha - afirmou Eugênio Antunes, presidente do América.

O retorno do Matutão
Nas décadas de 70 e 80, não foram poucas as histórias que encheram os campos pelo interior do Rio Grande do Norte. O clima de rivalidade entre os municípios e os episódios que aconteciam em campo são sempre lembrados. Em 1994, no entanto, tudo isso ficou restrito à memória dos interioranos e jogadores que participavam do torneio. Entre estes estava Francinaldo Bezerra, que participou da seleção de Elói de Souza. 

Depois do fim do torneio, Francinaldo chegou a trabalhar na Federação Norte-rio-grandense de Futebol por nove anos, de 2004 a 2013. Lá, esteve no Setor de Transferência e Registro de Atleta e no Departamento Técnico, onde auxiliava na organização de tabela de jogos e calendário. Foi, então, que acumulou a experiência necessária para ter coragem de voltar a escrever a história do Matutão.

Matutão Sub-15 em 2017
Para organizar o Matutão deste ano, a única fonte financeira de Francinaldo foi a taxa de inscrição dos times, de R$ 400. O valor arrecadado deu para pagar o troféu e as medalhas, mas as dificuldades não foram poucas. Para 2017, além de repetir a dose com os adultos, será realizado o torneio na categoria sub-15. As equipes interessadas podem entrar em contato pelo telefone (84) 99985-7641.

- Já estou organizando o Matutão Sub-15, para janeiro de 2017. As inscrições estão abertas, com o mesmo valor de R$ 400, e alguns clubes já demonstraram interesse. A ideia de organizar o Matutão para jovens é tentar revelar jogadores para o nosso estado. Sem um campeonato como o nosso, muitos se perdem - concluiu Francinaldo.

Por Luiz Henrique*Natal * Estagiário sob supervisão de Augusto César Gomes.

TAC expira e Bombeiros interditam o Estádio Nogueirão, em Mossoró

RN - Estádio Nogueirão, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Estádio Nogueirão, em Mossoró, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira. O local, que teve a responsabilidade repassada da Liga Desportiva Mossoroense para a Prefeitura de Mossoró, estava com uma situação parcial de interdição e, por não cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, que havia sido renovado no fim de 2015 e tinha validade até 31 de outubro deste ano, não poderá receber jogos oficiais até que haja uma solução para os problemas. Segundo o secretário de Esportes e Lazer de Mossoró, Abraão Dutra, o fechamento da praça esportiva era aguardada porque o prazo para as readequações expirou e as obras não foram executadas. O plano de reforma está orçado em cerca de R$ 320 mil.

- Já era esperada essa interdição por parte dos Bombeiros, até porque o Termo de Ajustamento de Conduta feito com a instituição era até ontem (31 de outubro). Essa interdição é para a prática esportiva. Nos últimos 75 dias, nós estamos realizando um trabalho de recuperação do gramado para o estadual. Estamos providenciando as ações, com os laudos e documentos para serem quitados e para buscar a renovação junto aos Bombeiros. Quando tivermos os laudos prontos, vamos encaminhar aos Bombeiros. Infelizmente, nós abrimos três licitações para a reforma do estádio, mas as três foram desertas. Nós temos um projeto confeccionado e esperamos uma empresa para que seja feita a obra - disse Abrãao Dutra à Rádio Difusora de Mossoró.

Nesta quinta-feira, uma comitiva da Secretaria de Esporte e Lazer de Mossoró deve se reunir no comando do Corpo de Bombeiros, em Natal. A intenção do encontro é buscar uma prorrogação no prazo do Termo de Ajustamento de Conduta até o início do Campeonato Potiguar de 2017, marcado para o dia 15 de janeiro, em que está marcado o jogo Potiguar de Mossoró x Assu.

- Nós vamos conversar com o comando do Corpo dos Bombeiros nesta quinta-feira, em Natal, para sabermos da possibilidade de se prorrogar, pelo menos, até que a nova gestão municipal tome posse do cargo. Esperamos que a licitação seja realizada e que alguma empresa realize a obra. Os valores da obra são aproximadamente em R$ 319 mil, com a recuperação da infraestrutura, a aplicação das medidas contra incêndio, a retirada de alguns muros para facilitar a saída de emergência do público, a instalação de duas caixas d'água para a retirada dos brigadistas e dos caminhões pipa - completou.

Fonte GE RN Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi