quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apoteótico: Time e torcida do Flamengo voltam a vibrar juntos no Maracanã


Vozes que viram braços e empurram. Que impulsionam um time com reconhecidas limitações, mas fazem do impossível algo palpável. Foram 53 mil rubro-negros no Maracanã na noite desta quarta-feira. Pareciam muito mais. A velha e boa casa, agora moderna e bem cuidada, continua acolhedora e mágica. Em tempos de consórcio, de discussões sobre preços de ingressos assustadores, ficou claro que a posse do Maraca vai muito além de contratos e cifras desproporcionais. É amor.

Foi apenas o terceiro jogo do Flamengo no palco reconstruído. Antes, o time enfrentara Botafogo e Fluminense no Brasileirão. Pela segunda vez, o Rubro-Negro mandou uma partida desde o seu retorno ao estádio, mas o melhor jogador do time esteve nas cadeiras. Coube a Elias o gol decisivo da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, que fez a equipe de Mano Menezes avançar às quartas da Copa do Brasil (assista ao vídeo), mas é inegável : o golaço foi marcado fora de campo.

Houve irritação e algumas vaias após alguns erros, principalmente de André Santos e Carlos Eduardo, mas foram 90 minutos de apoio. Ora com vozes, ora com mãos tremendo em clima de suspense, os torcedores do Flamengo não desistiram da classificação nem por um instante. Não houve desânimo. Ninguém arredou o pé antes que a bola entrasse. A impressão que se tinha é de que seria assim até o gol sair. Se precisso fosse, amanheceriam lá. Homens, mulheres e crianças à espera daquilo que foram buscar: vitória e vaga.

Aos 43. Foi assim também em 2001, na decisão do Carioca contra o Vasco. No velho Maracanã, o gol de falta de Petkovic desmontou o adversário. Um a um, eles caíam em campo incrédulos e desanimados. Desta vez foram os cruzeirenses que levaram um soco no estômago.

A torcida do Flamengo, enfim, voltou ao Maracanã. Agora, aguarda uma decisão da diretoria sobre o futuro do time no estádio. A possibilidade de mandar jogos em Brasília ainda existe, já que a relação com o Consórcio Maracanã S.A não é das mais amistosas. O Mané Garrincha, em Brasília, principal casa da equipe no Brasileirão, também está cotado. Após a partida, Mano Menezes mostrou-se grato e encantado com os torcedores, mas reconheceu que a sintonia depende muito do desempenho do time.

- Nós vamos jogar o próximo jogo do Brasileiro aqui no Maracanã (contra o Vitória, dia 4 de setembro). Só é possível manter a magia, a empatia com o torcedor, repetindo isso. Aí ele se identifica com a equipe, empurra mesmo, tem um amor muito grande por quem veste a camisa do seu clube. Estamos aqui para isso. Sabemos das limitações, que não somos os melhores da temporada ainda, mas podemos crescer e nos transformar. Em competições como essa, você precisa ser só melhor na hora que enfrenta o adversário. Não precisa ser o melhor o mês todo. Assim como fomos melhores que o Cruzeiro – disse o treinador rubro-negro, que afirmou que seria um pecado que o público voltasse para casa sem a vaga.

Nas quartas de final, o Flamengo vai enfrentar o Botafogo. E o Botafogo vai enfrentar o Flamengo e um bocado de gente. Os jogos serão nos dias 23 e 30 de outubro.

Fonte Richard Souza Rio de Janeiro

Judô: Rafaela Silva dá volta por cima e faz história com primeiro ouro em Mundial


O Brasil conquistou nesta quarta-feira, dia 28, não apenas sua terceira medalha no Campeonato Mundial de Judô Rio 2013, que está sendo disputado no Maracanãzinho, mas a primeira medalha de ouro feminina do país em toda a história da competição. A carioca Rafaela Silva, da categoria até 57kg, superou a americana Marti Malloy na final da competição e levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio.

Há dois anos, na edição 2011 do Mundial, em Paris, Rafaela Silva já havia conquistado a medalha de prata na categoria. Além da brasileira e da americana, completaram o pódio a eslovena Vlora Bedeti e a alemã Miryam Roper.

Os outros brasileiros que estiveram em ação nesta quarta-feira foram Ketleyn Quadros (-57kg), no feminino, e Bruno Mendonça (-73kg), no masculino, mas ambos acabaram eliminados antes das quartas de final.

A virada por cima
Rafaela Silva só queria a medalha de ouro. Depois da traumática eliminação nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, quando foi desclassificada por um golpe ilegal, ela sentiu um grande baque. Precisou do apoio da família e dos amigos. Chegou a mudar de categoria, mas depois voltou para a até 57kg. E acabou se consagrando nesta quarta-feira, com a conquista do primeiro título mundial do judô feminino brasileiro.

Fonte Agência Estado

América-RN bate ABC e é campeão do returno do Campeonato Estadual Sub-20


O América-RN é o campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar Sub-20. O time rubro bateu o rival ABC por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira, e assegurou vaga na decisão da competição, contra o Alecrim. O gol do título foi marcado pelo atacante Gláucio, ainda no primeiro tempo. A partida foi realizada no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

América e Alecrim serão os representantes do Rio Grande do Norte na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2014.

Por ter feito a melhor campanha da fase classificatória, o Mecão tinha a vantagem do empate para ficar com o título, fator que levou o técnico Romildo Freire jogar com o "regulamento debaixo do braço".

- Foram três bolas na trave, uma do América e duas do ABC. Fomos para cima no início do jogo e conseguimos nosso gol, depois disso ficamos mais fechados e esperamos a partida acabar. Agora é trabalhar para a final, e no ano que vem estaremos na Copa São Paulo. Isso é o mais importante - declarou Romildo.

As finais entre América e Alecrim deverão ser realizadas nos dois próximos sábados, dias 31 de agosto e 7 de setembro.

Romildo Freire ainda destacou a importância da vaga para a Copa São Paulo.

- A conquista da vaga veio coroar o trabalho feito pelos jogadores. Isso dá muita visibilidade. No ano passado, graças a essa visibilidade, conseguimos vender dois jogadores, o Ita, que hoje está no Grêmio, e o Júnior, que está no Atlético-PR. A competição representa muita visibilidade para os jogadores e também experiência, pois irão jogar com as melhores equipes do Brasil - finalizou Romildo.

Fonte Globo Esporte RN

Confira os resultados de ontem, jogos de hoje e os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil!


As quartas de final da Copa do Brasil tiveram praticamente todos os seus confrontos definidos. Mesmo com os dois últimos duelos nesta quinta-feira dia 29, Vasco e Internacional estão praticamente garantidos na próxima fase, já que venceram sem dificuldade os primeiros jogos.


O grande destaque das quartas de final ficará por conta do clássico carioca entre Botafogo e Flamengo. Por sua vez, Corinthians e Grêmio prometem também fazer um belo confronto. Os mando de campos ainda não foram definidos, mas os jogos de ida são nos dias 23 e 24 de outubro. A volta acontece na semana seguinte, nos dias 30 e 31.


Resultados de ontem;
Goias-GO 2 x 0 Fluminense-RJ
Atlético-MG 2 x 2 Botafogo-RJ
Corinthians-SP 2 x 0  Luverdense-MT
Grêmio-RS 2 x 0 Santos-SP
Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras-SP
Flamengo-RJ 1 x 0 Cruzeiro-MG

Jogos de Hoje;
Salgueiro-PE x Internacional-RS, jogo de ida Inter 3 x 0 Salgueiro-PE
Vasco x Nacional-AM, jogo de ida Vasco-RJ 2 x 0 Nacional-AM


Confira os confrontos da Copa do Brasil:
Corinthians x Grêmio
Internacional / Salgueiro x Atlético-PR
Nacional-AM / Vasco x Goiás
Botafogo x Flamengo


Fonte AFI adaptado ao Lance Esportivo

Alteração na abertura do Estadual de futsal


Em virtude da realização dos Jogos Escolares da Juventude no ginásio Nélio Dias, em Natal, a Federação Norte-rio-grandense de Futsal alterou o local e data do jogo de abertura do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino 2013.

América/Cavaleiros do Forró x Florânia, pelo grupo A da competição, será realizado nesta terça-feira dia 3 de setembro, às 21h, no ginásio do Sesi Clube. Na tabela divulgada pela federação na última segunda-feira dia 26, este jogo que abre o Estadual estava marcado para esta segunda-feira dia 2 de setembro, às 21h, no ginásio Nélio Dias.

Fonte FNFS

Série C: Pelo mata-mata, Vila Nova contrata Felipe Alves, do ABC


O Vila Nova trabalha nos bastidores para continuar brigando pela classificação ao mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série C. Para isso, contratou o atacante Felipe Alves, que não vinha sendo aproveitado pelo ABC, lanterna da Série B.

A diretoria ainda não confirma, mas o time potiguar já deu como certa a transferência do jogador em seu site oficial. Ele inclusive desembarca em Goiânia ainda nesta semana, quando começará a treinar sob o comando do técnico Heriberto da Cunha. Ele é o 40.º reforço do Tigre na temporada.

Mas, se Felipe foi contratado, Geovani, também do ABC não vem mais. Sua transferência não pôde acontecer, pois ele já atuou por outros três times diferentes em 2013 – Novo Hamburgo-RS, Ceará e ABC. Por isso, ele terá que permanecer no alvinegro do Rio Grande do Norte.

Ele é o segundo reforço em menos de dois dias. Antes, o Vila Nova já havia contratado o lateral Tiago Cametá, que rescindiu com a Ponte Preta. Mais dois jogadores podem pintar no time para a Terceirona.


O Vila Nova é o terceiro colocado do Grupo B, com 18 pontos ganhos. O time volta a campo no próximo domingo, contra o Mogi Mirim, às 10 horas, em Goiânia.

Fonte AFI

Promotor pede interdição do Estádio Nazarenão, em Goianinha


O América-RN corre o risco de não voltar para o Estádio Nazarenão. O motivo é uma ação movida pelo promotor José Augusto Peres, da Comissão Permanente de Implantação do Estatuto do Torcedor, que pede a interdição do estádio localizado em Goianinha devido à capacidade menor que a definida no regulamento da competição. Na Série B, a capacidade mínima para um estádio é de 10 mil lugares.

De acordo com a ação movida pelo promotor, além da interdição, o América e a CBF receberiam uma multa diária por descumprir o regulamento da Série B e o Estatuto do Torcedor. "Se permitirmos que a CBF rasgue o regulamento a favor de um time local, amanhã fará o mesmo contra nós. Principalmente se for a favor de um grande", postou José Augusto Peres em seu perfil em uma rede social.

O América anunciou recentemente que irá voltar a jogar no Nazarenão, com o aval da CBF. Jogando no estádio localizado em Goianinha, o alvirrubro conseguiu o acesso para a Série B, em 2011, além do título estadual em 2012. Em 2013, o clube passou a mandar seus jogos no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, onde só conseguiu uma vitória em 11 jogos, além de cinco empates e cinco derrotas, sendo a última perante a Chapecoense, na última terça-feira.

Veja nota do Ministério Público:

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 24ª Promotoria de Justiça, com atribuições na defesa do consumidor, ajuizou Ação Civil Pública, nesta quarta-feira, dia 28/08, para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se abstenha de marcar partidas do América Futebol Clube, como mandante, no campeonato de futebol da Série B, em estádios como o “Nazarenão” em Goianinha, que não obedeçam as exigências do Estatuto do Torcedor e do regulamento específico da competição, notadamente, a norma que exige capacidade mínima de 10 mil torcedores sentados.

A Ação a ser distribuída em uma das varas cíveis da Comarca de Natal pede também que a Justiça proíba a CBF de designar jogos para o estádio José Nazareno do Nascimento, enquanto o “Nazarenão” não estiver, comprovadamente, por meio de laudos, a capacidade mínima exigida de torcedores sentados.

Na Ação é pedida a aplicação de multa de R$ 100 mil por cada jogo marcado em desconformidade por parte da CBF, como o América F.C e São Caetano, do próximo sábado, dia 31/08. Pede-se também multa de R$ 500 mil por cada jogo realizado em descumprimento a eventual decisão judicial.

O representante do MP Estadual requer ainda que seja deferida a adoção cautelar de afastamento do Presidente da CBF, José Maria Marin, e do Presidente do América, Alex Sandro Ferreira de Melo, nomeando-se interventores tanto para a CBF quanto para o clube de Natal, pelo prazo que durar o processo. E pede a suspensão das funções dos dois dirigentes pelo prazo de seis meses, com base no Estatuto do Torcedor.

O 24° Promotor de Justiça da Comarca de Natal pede na Ação que a Justiça condene a CBF e o América F.C ao impedimento de gozar de benefício fiscal em âmbito federal, bem como à suspensão por seis meses dos repasses de recursos públicos federais da administração direta e indireta, inclusive, dos recursos da Time mania, provenientes da Caixa Econômica Federal.


Fonte Globo Esporte Natal

Cruzetense pode fechar contrato com o Santos-SP


O jovem zagueiro Mael, do ABC, está perto de acertar com o Santos. O jogador, de 19 anos e cujo contrato com o time potiguar se encerra em novembro, chamou a atenção do Peixe no primeiro semestre e as tratativas, que estão estágio avançado, devem ser finalizadas até o final da semana.

O advogado e empresário de Mael, Lupércio Segundo, confirma as negociações.

- É uma situação que está sendo conversada. O Mael tem idade de sub-20 e oportunidade de disputar uma Copa São Paulo. As tratativas existem. Não queria entrar em detalhes, mas (a negociação) deve ser concretizada nos próximos dias – explica.

Mael que é natural de Cruzeta-RN foi formado nas categorias de base do próprio ABC, estreando pelo clube de Natal contra o ASSU, no Campeonato Potiguar, em maio. O zagueiro deve assinar contrato com o Santos válido até janeiro de 2015 e, a princípio, reforçar a equipe sub-20 do Peixe nas disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão da categoria.

Atualmente, o Santos conta com sete zagueiros no elenco profissional: Durval, Edu Dracena, Neto, Gustavo Henrique, Jubal, Rafael Caldeira e Walace, sendo que os quatro últimos foram formados nas categorias de base do Peixe.

Fonte Lincoln Chaves - Santos, SP adaptado ao Lance Esportivo