terça-feira, 7 de março de 2017

Finalistas do estadual em 2016, ABC e Macau fazem amistoso nesta terça

ABC x Macau futsal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Campeão potiguar na temporada 2016, o ABC/Nossa Terra faz nesta terça-feira um amistoso contra Macau. O jogo começa às 20h30, no ginásio Virgílio Barbosa, na cidade de Macau, a 180 km de Natal. A Taça Macau de Futsal, como está sendo chamado o duelo, é o último teste da equipe alvinegra antes da estreia na Divisão Especial da Taça Brasil de Futsal, que está marcada para segunda-feira. 

Toda a renda do amistoso será destinada para custear as despesas da viagem do time natalense a Francisco Beltrão, no Paraná, sede do torneio nacional. Os ingressos serão vendidos ao preço simbólico de R$ 3 e a expectativa é por uma grande partida de futsal, reunindo os finalistas do Campeonato Norte-rio-grandense do ano passado. 

O ABC viaja para o Paraná na quinta-feira. O time alvinegro está no Grupo E1 da Taça Brasil, ao lado de Joinville (SC), Balsas (MA), Atlântico (RS) e Cresol/Marreco (PR). A competição começa no domingo, mas o ABC só estreia na segunda-feira, contra o Balsas. 

Copa do Brasil
O amistoso também serve como preparação para Macau, que será o representante do Rio Grande do Norte na primeira edição da Copa do Brasil de Futsal. A competição tem início previsto para 30 de abril, no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. O adversário da equipe macauense será o Horizonte Futsal, indicado pela Federação Cearense. O vencedor deste confronto encara Náutico (PE) ou Karmélia (PB).

Por GE Natal Foto: Augusto Gomes

Técnico festeja primeiro título com Globo e garantia de calendário 2018

Luizinho Lopes técnico do Globo FC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

O técnico Luizinho Lopes conquistou o seu primeiro título no comando do Globo FC neste domingo, após um ano de trabalho, e não escondeu a felicidade de ver sua equipe vencedora. O Tricolor de Ceará-Mirim triunfou sobre o ABC e se sagrou campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar. Após o apito final, o comandante da Águia saiu correndo em direção ao vestiário, mas logo retornou ao gramado para a comemoração. Segundo ele, precisava fazer uma oração para agradecer pela façanha. Eufórico, ainda no primeiro contato com a imprensa, não se conteve e deixou escapar um palavrão para destacar as dificuldades encontradas pelo clube e a importância do título.

- Eu disse que era difícil para c**** ser campeão. É muito difícil. A gente é um clube humilde. As pessoas pensam que o Globo tem uma p*** estrutura. Tem uma condição boa, mas é um clube simples. Se você pegar nossa folha (salarial), não é lá essas coisas. Realmente é uma sequência de trabalho, de organização diária. A gente se entrega de corpo e alma, e fomos presenteados com esse título. Eu estou muito feliz - falou.

Luizinho chegou ao Globo FC em abril de 2016 e encarou o desafio de ser técnico principal da equipe. Antes, só havia trabalhado como auxiliar técnico no América-RN. Desde os seus tempos no Alvirrubro, o comandante sabia do potencial do Tricolor de Ceará-Mirim e tratou de corrigir os erros que enxergava quando jogava contra a equipe.

- Eu sempre observei que o Globo FC era um time que jogava muito e criava muito, mas não tinha um equilíbrio tão bom para competir e ser campeão por causa da defesa. A gente tentou fazer com que esses jogadores habilidosos entendessem que é preciso defender quando está sem a bola, que tem que compactar, e quando tem a bola, a gente não rifa. Nós fazemos trabalho diariamente e ninguém ensina a dar chutão. A gente ensina a sair trocando passe de pé em pé e isso tem demonstrado nos jogos, e a gente fica satisfeito por ter essa forma de jogar e com resultado - continuou.

A conquista da Copa Cidade do Natal garante ao Globo a participação na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2018. Esta foi a segunda vez que a Águia conquistou um turno do Campeonato Potiguar. Fundado em 2012, o clube havia conquistado o primeiro turno da competição em 2014. Fez boas campanhas nas edições seguintes, mas esbarrou no "quase". Desta vez, Luizinho Lopes quer ir além e conquistar o inédito título estadual. Se possível, sem tirar o pé no segundo turno.

- Quem me conhece sabe que eu sou extremamente focado e chato para caramba com os atletas diariamente. Nós vamos comemorar muito segunda-feira e na terça, até porque a gente só joga no dia 15, mas, obviamente, quando a gente retornar aos trabalhos, já vai voltar o foco e ninguém vai achar que está tudo certo. A gente vai buscar ser campeão geral, sim, agora com humildade, realizando bom trabalho, com 'pezinho' no chão. É muito importante esse título porque a gente garante o calendário do ano que vem. Para um clube da dimensão do Globo, tem que se comemorar. O Globo precisa de calendário para continuar crescendo, então tem que comemorar muito - afirmou.

Fonte GE RN Foto: Augusto Gomes

ABC tem desfalque de Léo Fortunato e Echeverría para encarar São Paulo

ABC x Globo FC final (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

O ABC iniciou na tarde desta segunda-feira 06, a preparação para o primeiro jogo contra o São Paulo, marcado para quarta-feira, com um clima de desânimo. Além da derrota para o Globo na decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, o Alvinegro teve a confirmação do desfalque do capitão Léo Fortunato, que voltou ao departamento médico por causa de uma lesão no joelho. Outra baixa para o duelo pela Copa do Brasil é o meia Echeverría, suspenso após a expulsão contra o Audax-SP e que também não teria condição de jogo devido a uma lesão na coxa.

O lateral-esquerdo Marquinhos e o volante Anderson Pedra, que não enfrentaram o Globo no fim de semana, também estão fora da partida no Morumbi. Eles continuam em tratamento no DM e devem iniciar a transição para o campo nesta semana. Na quinta-feira, uma reavaliação será feita com os jogadores para definir se irão atuar contra o Itabaiana.

- A gente espera liberar o mais rápido possível esses atletas. Essa sequência de jogos interfere mesmo nas lesões pequenas porque não dá tempo de recuperar como deveria ser. Essas viagens cansativas também prejudicam muito porque causa problema de alimentação e para dormir. Tudo isso interfere porque cansa os jogadores e deixa a predisposição para pequenas lesões - afirmou o médico Roberto Vital.

A equipe viaja na tarde desta terça-feira para São Paulo e, da capital paulista, segue direto para Aracaju na quinta-feira, sem passar para Natal. A medida foi tomada para poupar o desgaste dos jogadores em relação a viagens.

Fonte GE RN Foto: Augusto Gomes

Suelson Diógenes Medeiros apita América-RN x Santa Cruz; veja escala

Suelson Diógenes de França Medeiros árbitro (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

Suelson Diógenes de França Medeiros é o árbitro escolhido para América-RN x Santa Cruz de Natal, na abertura do segundo turno do Campeonato Potiguar. O jogo está marcado para quarta-feira, Às 20h, na Arena das Dunas. Mais duas partidas da rodada tiveram escalas divulgadas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

Confira abaixo:
Quarta-feira, 8 de março
América-RN x Santa Cruz de Natal
Arena das Dunas (Natal) - 20h
Árbitro: Suelson Diógenes de França Medeiros
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Luis Carlos de França Costa

Quinta-feira, 9 de março
Potiguar de Mossoró x Assu
Estádio Nogueirão (Mossoró) - 19h
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva
Assistentes: Edilene Freire da Silva e Alex Batista da Silva

Domingo, 12 de março
Baraúnas x Alecrim
Estádio Nogueirão (Mossoró) - 17h
Árbitro: Tarso Rocha Lula Pereira
Assistentes: Rômulo Bruno Campos Alves e Bruno Eduardo da Silva Trindade

Por GE RN Foto: Fabiano de Oliveira

América-RN anuncia contratação do meia Geovani, ex-CSA e Cuiabá

Geovani, meia do CSA (Foto: Alisson Frazão /Ascom CSA)

O América-RN oficializou nesta segunda-feira o acerto com o meia Geovani, que estava no CSA. O jogador de 24 anos também tem no currículo passagens por Cuiabá, Mixto e Nova Iguaçu. Como já atuou na Copa do Nordeste, só poderá defender o Mecão no segundo turno do Campeonato Potiguar e na Série D do Campeonato Brasileiro.

Um possível empréstimo de Geovani para o Sertãozinho - que disputa da Série A2 do Campeonato Paulista - chegou a ser cogitado pelo CSA. O meia disputou cinco jogos oficiais pelo time alagoano - contra Murici, ABC, Sport, Sete de Setembro e CEO -, marcando um gol. Geovani deve chegar a Natal ainda nesta segunda-feira.

Por GE Natal Foto: Alisson Frazão /Ascom CSA

Após greve, jogadores do Alecrim devem retornar aos treinos nesta terça

Alecrim x ABC Messi (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

A situação financeira do Alecrim não é nada boa. Com um mês de salários atrasados - quase entrando para o segundo -, os jogadores não treinam desde quinta-feira. Os funcionários também estão sem receber. A suspensão das atividades é tratada sem mistério. A paralisação foi confirmada pela própria assessoria de imprensa do clube. No momento, a diretoria tenta unir forças para sanar a dívida e busca soluções com parceiros e conselheiros. Até a possibilidade de licenciamento chegou a ser cogitada pelo Verdão. 

A expectativa é que os treinos sejam retomados nesta terça-feira pela manhã, no campo do Parque dos Coqueiros. Houve a palavra da diretoria garantindo que o pagamento será feito esta semana e os jogadores decidiram acabar com a greve e retornar às atividades.

Além do esforço da direção do clube, os torcedores, sensibilizados com a causa, também resolveram apoiar e foi criada uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é arrecadar R$ 50 mil, e haverá o sorteio de um carro entre os doadores.

O Alecrim terminou o primeiro turno do Campeonato Potiguar na penúltima posição, com cinco pontos. A equipe do técnico Edson Alves terá todo o returno para fugir do rebaixamento - apenas o lanterna cai para a segunda divisão.

Fonte GE RN Foto: Fabiano de Oliveira

Chapecoense inscreve Alan Ruschel e Neto na Copa Libertadores


Faltando apenas um dia para a estreia da Chapecoense na Copa Libertadores, contra a equipe do Zulia, o clube catarinense apresentou novidades na lista dos 30 jogadores inscritos para a competição. Alan Ruschel e Neto, sobreviventes da queda do avião da equipe em novembro do ano passado, foram incluídos na relação entregue à Conmebol na última sexta-feira (3).

Os reforços da equipe catarinense ainda estão em fase de recuperação. Portanto, não viajaram com o grupo para a estreia na competição sul-americana, nesta terça, na cidade venezuelana de Maracaibo.

O lateral-esquerdo Alan Ruschel já realiza treinos com bola e foi um dos convidados para acompanhar a equipe sub-23 em um amistoso no Peru, contra o Sport Boys, no último sábado. Neto continua os tratamentos em Chapecó e ainda não tem uma previsão de retornos aos gramados.

Preparada para o próximo confronto, a equipe principal da Chapecoense encarou uma viagem de 30 horas para a Venezuela e desembarcou nesta segunda-feira. O clube foi recepcionado com uma salva de palmas pelos torcedores presentes no aeroporto e recebeu o apoio do governo local, que se colocou à disposição para auxiliar a delegação.

Por Estadão Conteúdo