sábado, 10 de dezembro de 2022

Copa do Qatar: Marrocos surpreende novamente, derruba Portugal e vai a semi final do Mundial. França vence Inglaterra e fará duelo contra Marrocos nas semi


Marrocos surpreendeu novamente ao derrubar Portugal por 1 a 0, e garantir vaga nas semifinais da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, na tarde deste sábado dia 10 de dezembro. Marrocos derrubou mais um favorito. 

Após mardar de volta para casa a Bélgica na fase de grupos e a Espanha nas oitavas de final, os marroquinos fizeram a festa para seus torcedores com a vitória histórica no estádio Al Thumama, e se tornou a primeira seleção africana na história a avançar para uma semifinal de Copa do Mundo. O gol da partida foi do atacante En-Nesyri, no final do primeiro tempo.

Já a atual campeã, a França, despachou a Inglaterra por 2 a 1 e está classificado a semifinal do mundial do Qatar. Os gols do jogo foram marcados por Tchouaméni e Giroud para os franceses e Harry Kane descontou para os ingleses. Kane ainda perdeu uma penalidade nos minutos finais. 

Quartas de Final:
Croácia 1 Vs 1 Brasil (pênaltis 4 a 2 para a Croácia)
Holanda 2 Vs 2 Argentina (pênaltis 4 a 3 para a Argentina)
Marrocos 1 Vs 0 Portugal
França 2 Vs 1 Inglaterra

Semifinal
Dia 13 de dezembro
Horário: 16h
Estádio Lusail Iconic
Croácia Vs Argentina

Semifinal
Dia 14 de dezembro
Horário: 16h
Estádio Al Bayt
Marrocos Vs França 

Por Jarbas Fonsêca Fotos Getty Imagem

CBF se vê sem escolha para vaga de Tite e pode abrir espaço para estrangeiro


Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), não é muito afeito à possibilidade de colocar um estrangeiro à frente da seleção brasileira. Mas pode ser o jeito.

Ele nem queria tratar de possíveis nomes, do Brasil ou de fora, antes do fim da trajetória do Brasil na Copa do Mundo no Qatar. Tinha medo de que isso pudesse atrapalhar o trabalho do técnico Tite e levar às próprias costas o peso de um resultado ruim.

O dirigente tinha medo de trabalhar na sucessão e ver a notícia vazar. Exigia que nenhum funcionário ou diretor da entidade criasse obstáculos ao comandante do time até o final da competição. O que o treinador e sua comissão pediam era lei.

Mas a busca era inevitável, principalmente desde o anúncio de Tite de que não continuaria à frente do time canarinho independentemente do resultado no Mundial. A queda nas quartas de final nesta sexta-feira 9, com derrota nos pênaltis, antecipou o adeus.

No momento, Ednaldo não tem ideia de quem vai colocar no lugar do técnico que comandou o país nas Copas de 2018 e 2022. Ele não vê entre os brasileiros muitas opções que considere à altura do cargo. Por isso pode abrir espaço para um estrangeiro.

Terminado o jogo, Tite confirmou sua saída, descartando uma mudança de planos. A decisão já estava tomada fazia algum tempo, como contou ao jornal Folha de S.Paulo antes do Mundial.

“Um ano e meio ou dois anos atrás, eu chamei a comissão técnica toda e coloquei a eles: depois de se encerrar o ciclo [da Copa de 2022], novas lideranças têm que surgir e um novo processo tem que acontecer. É assim que se oxigena, que se revigora e que se evolui”, afirmou o treinador.

Por Alex Sabino, Luciano Trindade e Victoria Damasceno - Folhapress Foto: Reprodução

Andreza Vitória chega à final no Mundial de bocha paralímpica


A pernambucana Andreza Vitória alcançou a final individual do Campeonato Mundial de bocha paralímpica nesta sexta-feira (9) no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro).

A vaga na grande decisão veio após a atleta da classe BC1 (para pessoas que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar) vencer seus jogos desta sexta, contra a tailandesa Satanan Phromsiri, por 5 a 1, e contra a japonesa Yuriko Fujii, por 5 a 0. A final será disputada neste sábado (10) contra a croata Dora Basic.

“Estou muito feliz, amanhã vamos lutar para tocar o hino nacional no pódio”, afirmou a atleta diagnosticada com a Síndrome de Leigh, doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central.

Também no sábado e na classe BC1, José Carlos Chagas joga por uma medalha de bronze. Já na classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa), o mineiro Mateus Carvalho disputa uma semifinal.

Com estes resultados o Brasil já supera a campanha feita na última edição de Mundial da modalidade, em Liverpool (Inglaterra), em 2018. Naquela ocasião, os brasileiros não medalharam e conquistaram apenas um quarto lugar, na disputa por equipes BC1/BC2.

O Mundial de bocha (principal competição da modalidade do ciclo Paris 2024, que reúne mais de 170 atletas de 40 países) será disputado até a próxima terça-feira (13). O evento é transmitido, ao vivo, pelo canal da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande) no YouTube.

Fonte Agência Brasil

Copa do Qatar: Marrocos Vs Portugal e França Vs Inglaterra concluem neste sábado as quartas de final e definem os semi finalistas


Vai ser de arrepiar torcedor! O Marrocos do goleiro Bono, destaque do último jogo e Portugal do artilheiro Gonçalo Ramos se enfrentarão neste sábado dia 10 de dezembro, às 12h, no Estádio Al Thumama, no Qatar. O jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. O retrospecto é de uma vitória para cada lado. Em 1986, na fase de grupos, os marroquinos venceram por 3 a 1. Em 2018, também na etapa inicial, os portugueses levaram a melhor por 1 a 0.


França e Inglaterra fazem jogaço na tarde deste sábado dia 10, às 16h de Brasília, no estádio Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Os atuais campeã, disputam a sua 17ª Copa, ficando fora apenas das edições de 1950, 1962, 1970, 1974, 1990, 1994. Os Blues levantaram o troféu em 1998, quando venceu o Brasil por 3 a 0, e em 2018 ao derrotar a Croácia por 4 a 2.

Para este grande embate o brasileiro Wilton Pereira Sampaio está escalado como árbitro central e será auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Pires e Mohammed Mohammed como quarto árbitro.

Quartas de Final:
Estádio Cidade da Educação
Croácia 1 Vs 1 Brasil (pênaltis 4 a 2 para a Croácia)

Quartas de Final:
Estádio Lusail Iconic
Holanda 2 Vs 2 Argentina (pênaltis 4 a 3 para a Argentina)

Quartas de Final:
Dia 10 de dezembro
Horário: 16h
Estádio Al Bayt
França Vs Inglaterra

Quartas de Final:
Dia 10 de dezembro
Horário: 12h
Estádio Al Thumama
Marrocos Vs Portugal

Semifinal
Dia 13 de dezembro
Horário: 16h
Estádio Lusail Iconic
Croácia Vs Argentina

Por Jarbas Fonsêca Fotos Getty Imagem