O aeroporto era em São Gonçalo, mas a festa mais parecia ser no Rio de Janeiro. A chegada do Flamengo a Natal para o duelo da próxima quarta-feira (1º), contra o América, na Arena das Dunas, foi marcada por uma recepção calorosa.
Ao menos duas centenas de torcedores do clube carioca estiveram presentes para recepcionar o time que vai encarar os donos da casa na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Crianças, adultos, idosos, todos esperaram ansiosamente. Enquanto isso, gritaram, torceram e fizeram do saguão do aeroporto uma espécie de anexo das arquibancadas do Maracanã.
O pequeno Bruno Rafael, de 9 anos, só viu o Flamengo pela TV. Sem ingressos para ir ao jogo, ele garante que o autógrafo do goleiro Paulo Victor seria suficiente. “Vou ver de perto pela primeira vez, quero tirar uma foto com o Paulo Victor”, disse ele, acompanhado da mãe Eleide que, já que não conseguiu comprar ingresso para o jogo, garantiu uma camisa do time ao filho.
Sem entender muito bem o que estava acontecendo, a pequena Maria Júlia, de sete meses, nos braços da tia, apenas assistia com curiosidade a euforia do pai Geovani Carlos. “Comprei o ingresso, vou com meu irmão. Sempre vejo na TV, agora vou ver ao vivo”, disse ao lado de outros familiares, também rubronegros.
Quando o primeiro componente da comissão técnica apontou no corredor do salão de desembarque, a torcida foi à loucura. Disputa por espaço, por um autógrafo ou foto com o ídolo eram a tônica da recepção. Os jogadores tiveram dificuldades inclusive de chegar ao ônibus em meio ao assédio dos flamenguistas.
O lateral-direito Léo Moura, goleiro Paulo Victor e o meia Eduardo da Silva, além do técnico Vanderlei Luxemburgo estiveram entre os mais procurados pelos torcedores. Alguns conseguiram deixar o aeroporto com a lembrança do momento, outros, apenas com a frustração de ver rápido e, de longe, os jogadores do rubronegro carioca.
As duas equipes se enfrentam a partir das 22 horas, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo vem das oitavas após desclassificar o Coritiba, enquanto o América deixou para trás o Atlético-PR. Duelo acontece na Arena das Dunas.
Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha