quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CBF confirma finais da Série D para os dois próximos domingos

Primeiro jogo será no estádio Barretão, casa do Globo FC (Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi)

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira 29, as datas e horários dos jogos das finais da Série D do Campeonato Brasileiro entre Operário-PR e Globo FC. O primeiro duelo da decisão será neste domingo, dia 3, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, às 17h.

A partida da volta, que definirá quem irá erguer a taça de campeão da competição, acontecerá no domingo seguinte, dia 10, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, às 19h.

O Operário-PR faz o segundo jogo como mandante por ter a melhor campanha na classificação geral da Série D. O time fez 31 pontos ao longo da competição - um a mais que o rival de Ceará-Mirim.

As duas equipes lutam pelos seus primeiros títulos brasileiros na história.

Por GE RN Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

Série D tem decisão improvável; relembre finalistas de outras edições

Globo FC passou pela Juazeirense na semifinal (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

Operário-PR e Globo FC irão protagonizar uma final improvável na Série D do Campeonato Brasileiro. As duas equipes não eram tidas como favoritas no início da competição, mas contrariaram as previsões, superaram adversários fortes e chegaram à decisão por méritos - tanto que carregam as duas melhores campanhas na classificação geral. Agora, sonham mais além: com o primeiro título brasileiro de suas histórias.

A final é um das mais inusitadas desde que a Série D começou em 2009. São Raimundo-PA e Macaé decidiram o título no ano de estreia. Guarany de Sobral e Madureira também fizeram uma decisão imprevisível, em 2010. A tradição prevaleceu em 2013, por exemplo, com os finalistas Botafogo-PB e Juventude, dois dos favoritos daquela temporada. Santa Cruz, em 2012, e CSA, em 2016, também chegaram à final, mas ficaram sem o título.

Em 2017, América-RN, Portuguesa e Campinense, por exemplo, carregavam o favoritismo pelo acesso. Nenhum deles sequer subiu. "Azarões", Operário-PR e Globo FC se destacaram já na primeira fase, com as melhores campanhas dos seus grupos, e ganharam força no decorrer da competição.

O Fantasma não vivia grande ano até a chegada da Série D. Depois de conquistar o título paranaense de forma surpreendente em 2015, o time de Ponta Grossa caiu para a segunda divisão estadual no ano seguinte e não conseguiu retornar para a elite em 2017. O ano parecia perdido, mas o bom desempenho no Campeonato Brasileiro garantiu o acesso à Série C, competição que a equipe não disputa desde 1992. Agora, a temporada pode culminar com um título brasileiro.

Do lado da Águia de Ceará-Mirim, que ainda vai completar cinco anos de existência, a final também é um passo a mais que o esperado. Vice-campeão potiguar deste ano, o Globo tem tido boas participações no Rio Grande do Norte desde 2014, mas não havia conseguido lograr êxito em competições nacionais. Com baixo investimento, o clube apostou na manutenção do elenco e do técnico Luizinho Lopes e pode colher os frutos com a taça da Série D.

As duas equipes se enfrentam neste domingo, dia 3, às 17h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, pelo primeiro jogo da final. A partida da volta será em Ponta Grossa - porque o Operário tem melhor campanha -, no Estádio Germano Kruger, no dia 10, às 19h.

Relembre os finalistas de todas as edições da Série D
SÉRI

ANO CAMPEÃO               VICE
2016 Volta Redonda             CSA
2015 Botafogo-SP                River-PI
2014 Tombense                    Brasil de Pelotas
2013 Botafogo-PB               Juventude
2012 Sampaio Corrêa          Crac
2011 Tupi                             Santa Cruz
2010 Guarany de Sobral      Madureira
2009 São Raimundo-PA      Macaé


Por GE Natal Foto: Diego Simonetti

ABC dá ritmo a reservas em jogo-treino; Dalberto pede para sair

Adriano Pardal participa de treino de finalizações no Frasqueirão (Foto: Andrei Torres/ABC)

Os jogadores reservas do ABC participaram de um jogo-treino contra a seleção da UFRN, na tarde desta terça-feira, no Frasqueirão. O Alvinegro venceu por 4 a 0, com gols de Matheus Matias, Daniel Cruz e Berguinho. O interino Ranielle Ribeiro acompanhou a atividade e destacou a importância de movimentar o grupo enquanto a diretoria não encontra um novo técnico. O próximo compromisso da equipe é só no dia 9, contra o Santa Cruz, na Arena das Dunas.

O ABC jogou com Jota, Levy, Vinicius, Álvaro (base) e Arez; Jardel, Erivélton e Nixon (Chiclete); Matheus Matias (base), Berguinho e Daniel Cruz.

- Fizemos essa movimentação com aquele pessoal que não vem jogando com tanta frequência, para dar um ritmo de jogo para eles para que o nosso novo comandante, assim que chegar, já tenha esses atletas próximos de realidade que ele precisa, em cima das condições que ele há de querer aproveitá-los e essas duas semanas vão servir muito para isso. A parte psicológica também, para fugir um pouquinho da pressão do jogo, o grupo firmar um pouquinho em cima da confiança e tentar adquirir a confiança que precisa para esse jogo contra o Santa Cruz, que é muito importante para nós - afirmou Ranielle.

Após o jogo-treino, o grupo principal também realizou atividade no Frasqueirão. Ranielle focou as finalizações. O zagueiro Léo Fortunato, o volante Felipe Guedes e o atacante Adriano Pardal participam normalmente do treino. Apenas o meia Vitor Júnior, o lateral-esquerdo Marquinhos e o zagueiro Oswaldo estão no departamento médico.

- Já que temos esses 15 dias para trabalhar, vamos reequilibrar algumas situações que precisamos, tanto no lado físico quanto no lado técnico porque, quando se cai tecnicamente, claro que o lado físico está por trás. Então tem que se trabalhar tecnicamente também para tentar melhorar - completou Ranielle, que é preparador físico.

Dalberto fora
O atacante Dalberto não treinou na tarde desta terça-feira. O jogador, que esteve no Frasqueirão, com uniforme do treino, procurou a diretoria e pediu para deixar o clube. Uma reunião ficou marcada para quarta-feira para selar a saída. Não se sabe o destino do artilheiro alvinegro da Série B, com quatro gols. A direção ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por GE RN Foto: Andrei Torres/ABC

Seleção tem Phillipe Coutinho na reserva e Willian titular


A escalação do meia Willian no lugar de Phillipe Coutinho no time titular foi a novidade no primeiro treino com os 23 convocados da seleção brasileira em Porto Alegre para o jogo com o Equador, nesta quinta-feira (29), pelas eliminatórias da Copa do Mundo. A alteração poderá ser confirmada pelo técnico Tite nesta quarta-feira (30), depois do último treinamento antes da partida contra os equatorianos.

William e Coutinho jogam na Inglaterra – Chelsea e Liverpool, respectivamente – mas enquanto Coutinho não vem jogando pela sua equipe desde que o Barcelona manifestou interesse em contratá-lo, William tem tido boas atuações pela equipe rival.

O meia do Liverpool não joga pelo seu time sob a alegação de dores nas costas, mas na seleção nenhuma contusão foi constatada pelos médicos e ele treinou normalmente, mas no time reserva, embora fosse titular da equipe de Tite até a atual convocação. Liberado pelos médicos, ele estará à disposição do técnico para jogar ou ficar no banco de reservas.

A imprensa só teve acesso aos primeiros 25 minutos de treino, mas foi o suficiente para constatar que Coutinho ficou na reserva e Willian na equipe titular. Assim, a equipe para enfrentar o Equador na Arena Grêmio, quinta-feira, às 21h5, deverá ser a seguinte: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto e Willian; Neymar e Gabriel Jesus.

O Brasil já está classificado para a Copa da Rússia em 2018 – foi o primeiro país a conquistar a vaga nas disputas regionais – e lidera as eliminatórias sul-americanas, com 33 pontos. A Colômbia ocupa a vice-liderança com 24 pontos, seguida do Uruguai (23), Chile (23), Argentina (22), Equador (20), Peru (18), Paraguai (18), Bolívia (10) e Venezuela (6). Depois da partida com o Equador, a seleção brasileira seguirá para Barranquilla, onde, no dia 5, enfrentará a Colômbia.

Com o campeonato brasileiro interrompido para os jogos da seleção, nesta quarta-feira ocorrerão as quartas de final da Primeira Liga, torneio que reúne equipes das regiões Sul e Sudeste do país. Os jogos são os seguintes: Internacional x Atlético MG; Londrina x Fluminense; Cruzeiro x Grêmio e Flamengo x Paraná.

Por Jorge Wamburg/Agência Brasil via Portal No Ar Esportes