terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Sena não terá problema para definir o América-RN


O América entrou na semana de estreia na temporada e, pelo visto, o treinador Leandro Sena não terá maiores problemas para definir a equipe que irá enfrentar o Moto Club-Ma, na próxima quinta-feira, na Arena das Dunas. A partida será válida pela fase qualificatória da Copa do Nordeste e quem vencer fará um segundo jogo contra o vencedor de CSA-AL x Potiguar de Mossoró, no domingo, para ver quem passará à fase de grupos da competição regional. O lateral-Luiz Paulo que deixou o amistoso contra o Retrô, contundido, retomou os trabalhos normalmente.

A maior preocupação do comandante americano é aproveitar o tempo que resta antes da estreia na nova temporada, para corrigir as falhas que a equipe apresentou diante do Retrô, que bateu o alvirrubro por 2 a 0. Vale salientar que o resultado foi obtido ainda na etapa inicial, quando Sena usava a equipe que pretende mandar a campo no compromisso que irá abrir o calendário oficial para o clube potiguar.

Apesar do último amistoso ter sido interrompido aos 25 minutos da etapa complementar, devido a uma confusão generalizada dentro de campo, envolvendo atletas e os membros da comissão técnica das duas equipes, Leandro Sena disse que o teste foi bom.

“Foi um bom teste, tivemos a oportunidade de rodar um pouquinho o elenco, conseguimos ver uma formação com meio-campo composto por atletas de mais toque de bola, o que serviu para a comissão técnica tirar uma leitura mais correta da nossa equipe. Não fomos bem no primeiro tempo, quando sofremos os dois gols, mas com as alterações, crescemos na segunda parte, encurralamos o adversário e poderíamos ter saído com um resultado melhor de campo. Agora vamos procurar trabalhar ainda mais para realizar uma grande estreia”, disse.

A inesperada derrota, na visão do comandante alvirrubro, não deve afetar o desenvolvimento do trabalho que vem sendo desempenhado na preparação do elenco americano. Ele disse que foi um amistoso contra um adversário que se mostrou bem qualificado, mas o segredo é manter a cabeça tranquila e buscar fazer a coisa certa, para que na quinta-feira o clube possa sair de campo comemorando um resultado positivo.

No Moto Club, a partida diante do América na Arena das Dunas, está sendo encarada como uma gerra pelos atletas rubro-negros. O treinador Wallace Lemos já trabalha com a equipe considerada titular, onde o atacante Jhonny surge como uma das principais peças do grupo para 2023. Como ocorreram muitas modificações, a preocupação é assimilar logo o estilo de jogo do treinador.

“Precisamos estar preparados para "guerra" no dia 5. É a primeira vez que estou trabalhando com o treinador. Mas já deu pra perceber que ele gosta de ter a bola o tempo todo e isso é bom pra mim, já que não preciso ficar me desgastando tanto na marcação, assim guardo energia para quando for finalizar”, disse Jhonny.

O grupo que vem sendo trabalhado para encarar o representante potiguar na partida eliminatória conta com a seguinte formação: Éder Moreira; Arlen, Júnior Fell, Luís Felpe e Maxwell; Léo Couto, Paulo Matheus e Wanderley (Juninho Arcanjo); Pedrinho, Jhonny e Ronald.

Fonte Tribuna do Norte Canindé Pereira

ABC volta o seu foco para estreia no Estadual


A praticamente uma semana da estreia no Campeonato Estadual, marcada para o próximo dia 10, contra o Força e Luz, no estádio Frasqueirão, o treinador Fernando Marchiori vai definindo a equipe que pretende mandar a campo para esse primeiro compromisso dentro da nova temporada. Nos três jogos-treinos realizados contra equipe profissionais, a equipe acumulou duas vitórias e uma derrota e o momento agora é de ajustar a “sintonia fina” para deixar tudo pronto para o confronto inicial.

“Segundo dando ritmo a mais atletas que consideramos fundamentais para o nosso grupo. É fundamental termos o conhecimento profundo das peças que temos à disposição e esses testes serviram para isso. Mas ainda temos bastante a evoluir, porém creio estar-mos no caminho correto”, destacou.

Marchiori explicou que os jogos treinos contra equipe amadoras, foram realizados sem que fosse retirada qualquer carga de treinos a que o grupo alvinegro estava exposto. Tudo fez parte do processo de preparação do grupo, que vem trabalhando desde o dia 14 de novembro.

“Nesse elenco tem vários atletas que a gente ainda não conhecia, temos também a volta do Allan Dias, que depois de oito meses voltou a ter contato com a bola numa condição de jogo e está se saindo bem. Pouco a pouco as coisas vão seguindo e necessitamos estar cada vez mais focados devido a aproximação do início do nosso calendário oficial”, ressaltou o comandante alvinegro.

Apesar de ter na mente a ideia do time que irá enfrentar o Força e Luz, na estreia do Campeonato Potiguar, todos os atletas vão continuar recebendo a mesma carga de trabalho, tendo em vista que a temporada será de muitos jogos para o ABC.

“Nós iremos montar a nossa equipe conforme o adversário exigir. Tudo feito pouco a pouco, estudando muito os nossos oponentes”, disse o técnico.

Fonte Tribuna do Norte Renne Carvalho/ABC

América-RN estreia na Copinha nesta terça-feira


O América-RN já está na cidade de Catanduva para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. A delegação viajou de avião na madrugada de sábado 31 e passou a virada do ano na cidade do interior paulista. O time alvirrubro é um dos três representantes do Rio Grande do Norte na Copinha, com o ABC e o Alecrim.

O América está no Grupo 6, ao lado de Catanduva, Avaí e Ceilândia. A estreia na competição será nesta terça-feira 3, às 17h45, contra os donos da casa. A partida será realizada no Estádio Municipal Sílvio Salles. A equipe contará com 22 atletas para o torneio.

Time foca na pré-Copa do Nordeste
O ano de 2023 começou definitivamente nesta segunda-feira 2 para o grupo de jogadores do América, que se reapresentaram pela manhã e deram continuidade à preparação para o jogo da próxima quinta-feira 5, às 20h, contra o Moto Club-MA, pela pré-Copa do Nordeste.

Comandados pelos preparadores físicos Hebert Araújo e Kayame Leite, os atletas realizaram trabalhos de força na academia com transição e finalização no campo. O grupo americano realizou atividades na manhã deste sábado 31 no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim. Após os trabalhos, os atletas foram liberados para comemorar o réveillon com a família.

Após o segundo e último amistoso contra o Retrô-PE, o técnico Leandro Sena atendeu à imprensa e falou sobre o jogo que fechou a temporada de testes antes do primeiro jogo oficial de 2023 contra o Moto Club-MA.

Na sexta-feira 30 o América disputou contra o Retrô-PE o último amistoso da pré-temporada. O placar do confronto, ocorrido no estádio José Vasconcelos da Rocha, fechou em 2 a 0 para a equipe visitante. Os gols foram marcados por Radsley e Alencar, no primeiro tempo.

Fonte Agora RN Foto América-RN

Adeus ao Rei: Pelé será enterrado nesta terça-feira


Aqueles apaixonados por futebol – ou mesmo os que não gostam tanto assim – tiveram nesta segunda-feira 2 a chance de se despedirem do maior de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, como era conhecido. Aos 82 anos, o Rei do Futebol morreu na última quinta, 29, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à condição clínica prévia, segundo o boletim médico divulgado pelo hospital em que estava internado desde o fim do mês de novembro em São Paulo. O velório que começou às 10h de ontem na Vila Belmiro, estádio do Santos, e tem previsão para durar 24h. O enterro está programado para esta terça-feira 3.

A despedida começou ainda na capital paulista, na madrugada. Por volta das 2h, o corpo dele deixou o hospital Albert Einstein, sob escolta. Poucos torcedores, a maior parte com camisas do Santos, clube onde Pelé começou a carreira, foram ao local. Em Santos, o corpo de Pelé foi recebido por uma torcida organizada da equipe, com bandeiras, buzinaço e fogos de artifício.

Ao chegar na Vila Belmiro, estádio do clube onde começou a carreira e ganhou inúmeros títulos como duas Libertadores e dois campeonatos mundiais, Edinho, filho de Pelé, e Zé Roberto, ex-jogador de futebol, carregaram o caixão do Rei até o gramado. No velório, compareceram vários ex-jogadores, como Elano e autoridades como Gianni Infantino, presidente da Fifa.

“É um ídolo. Um ícone. Tive a honra e a sorte de conhecer Pelé e tive a sorte de estar sentado com ele em Milão, em 2016, quando o conheci pessoalmente. Eu recordo de episódios da minha infância, quando tinha 11 anos. Fui ao cinema com meu pai ver o filme do Pelé. Foi a única vez que fui ao cinema com meu pai. Ele me explicou quem era este jogador”, disse o chefe da entidade máxima do esporte.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, também compareceu ao velório de Pelé. Ele considerou a data como um momento de dor para os fãs do futebol. “Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno.

Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, afirmou. No decorrer do dia, fãs tiveram acesso ao velório de Pelé para dar o último adeus ao maior jogador de futebol de todos os tempos.

HISTÓRICO
Não caberia nesta página todas as histórias que Pelé construiu e o quanto ele mudou os rumos do futebol brasileiro a ponto de tornar a seleção canarinho uma potência do esporte bretão. Único jogador a vencer três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970, Pelé fez história e não foi eleito o Rei do Futebol à toa. No primeiro título, com apenas 17 anos, ainda foi artilheiro da seleção, com seis gols marcados. Aos 22 anos, já tinha 500. Aos 29, em 1969, marcou o milésimo tento No ano de 1980, também foi escolhido como o atleta do século pelo jornal francês L’Équipe.

Em 1969, no ano do milésimo gol, parou uma guerra na Nigéria, em uma época em que o continente africano vivia um clima efervescente. Tinha a mania de se referir a si mesmo em terceira pessoa. Não foi o mais exemplar dos cidadãos e colecionou algumas polêmicas, principalmente em razão do não reconhecimento de uma filha, mesmo após paternidade comprovada por meio de teste de DNA. Mas no quesito esporte, convenhamos: Edson Arantes do Nascimento tinha orgulho de Pelé. O mesmo sentimento que tantos outros brasileiros, que choraram a partida de Edson, que se foi. Mas Pelé fica. Na história, nas assinaturas, nos registros, nos mais de mil gols. Pelé é eterno. Pelé é imortal.

Por Douglas Lemos Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Presidente da Fifa pede que todos os países nomeiem estádios de Pelé


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que pedirá para que federações internacionais filiadas à entidade nomeiem pelo menos um estádio cada para homenagear Pelé, morto na última quinta-feira 29 por falência de múltiplos órgãos em decorrência da progressão de um câncer de cólon.

“Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele. É um grande do futebol que nos emocionou”, disse Infantino.

O dirigente da entidade chegou à Vila Belmiro para acompanhar o velório do Rei do Futebol ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, da Conmebol, Alejandro Domínguez, e da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos.

“A propositura [dos três corações na camisa] foi feita e segue firme, é uma questão de justiça apenas. O Pelé fica nos corações de todas as pessoas que amam o futebol”, concordou Domínguez.

Infantino e os outros cartolas subiram à sala da presidência do Santos Futebol Clube, Andres Rueda, para aguardar o início da cerimônia, prevista para às 10h (de Brasília).
“O Pelé era uma lenda e foi um presente dos deuses para dar emoções para as pessoas. Muitas pessoas tiveram emoções e riram graças ao Pelé porque ele deu isso para as pessoas”, afirmou.

Antes de ser aberto ao público, a Vila Belmiro já contava com considerável fila nos arredores do estádio. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lembrou da primeira partida em que viu Pelé jogar, em Ilhéus.

“Inesquecível, eu tinha 13 anos, mas desde os nove já ouvia os feitos do Pelé. Era muito difícil ter televisão naquele período, mas a gente ouvia no rádio. O Santos foi jogar em Ilhéus conta a seleção de ilhéus e eu pedi ao meu pai que me levasse para o jogo. É um momento que eu jamais vou esquecer. O Santos venceu por 3 a 1 e ele fez o terceiro gol. A torcida ia a loucura sempre que o Pelé pegava na bola. Acho que todo mundo era Santos, mesmo sendo ilheense”, contou.

O corpo do ex-jogador chegou ao estádio que o projetou ao futebol as 4h54, após duas horas de cortejo desde o Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo.
Integrantes de uma torcida organizada soltaram fogos na chegada do corpo em carro funerário escoltado por batedores e carros da polícia.

Desde então, a fila foi crescendo lentamente até torcedores e fãs chegarem em peso a partir das 8h30. Antes dos dirigentes, a primeira autoridade no velório foi o ministro Gilmar Mendes, torcedor do Santos e amigo do Rei do Futebol.

Por FÁBIO PESCARINI, KLAUS RICHMOND E LUCIANO TRINDADE - Estadão conteúdo Foto: reprodução de vídeo