Pela primeira vez na história, dois clubes do Rio Grande do Norte estão nas quartas de final da Copa do Brasil: América de Natal e ABC conquistaram as vagas inéditas após vencerem o Atlético-PR e o Vasco, respectivamente. Com a eliminação do Ceará pelo Botafogo na última quarta-feira, as equipes são também as únicas representantes do nordeste vivas no torneio, além de serem as únicas integrantes da Série B entre os oitos finalistas.
Para o presidente do América, Gustavo Carvalho, os investimentos que a Copa do Mundo levou para Natal foram fundamentais para os times da capital do estado chegarem tão longe no torneio.
“Os investimentos trazidos pelo Mundial, como a construção da Arena das Dunas, foram fatores que deram condições às equipes potiguares de se classificarem para as quartas. O torcedor está com sua autoestima lá em cima novamente. Apesar de o ABC ser nosso maior rival, a conquista histórica é importante para o estado pois colocará nossos atletas na vitrine do cenário futebolístico brasileiro e espero que sirva como referência para os demais clubes do nordeste”, acrescentou o dirigente.
Em sua 18ª participação na Copa do Brasil, a melhor campanha do América foi em 2000, quando chegou às oitavas e foi eliminado pelo São Paulo após ser derrotado em dois embates. No jodo de ida, o Tricolor venceu por 3 a 1 em Natal, e no jogo de volta, por 3 a 2 na capital paulista. Em 11 edições, o clube deixou a competição ainda na primeira fase, e em outras cinco foi eliminado na segunda fase, como aconteceu no ano passado, quando o Mecão foi goleado pelo Atlético-PR por 6 a 2.
Ironicamente, a classificação veio justamente em cima dos paranaenses. No reencontro da torcida com a Arena da Baixada, na última quarta-feira, o Furacão bateu o América por 2 a 0, mas com a vantagem de 3 a 0 construída em casa, o clube potiguar ficou com a vaga.
“A classificação do América para as quartas de final de um campeonato de importância nacional é uma conquista histórica para o clube. A Copa do Brasil reúne alguns dos maiores times do país, e estarmos entre os oito finalistas é um marco. O América teve grandes feitos, já fomos campeões do nordeste duas vezes, é uma equipe que tem sua base muito bem estruturada", afirmou Gustavo Carvalho.
Nesta temporada da Copa do Brasil, o Mecão bateu o Boa Vista na primeira fase, o Náutico na segunda e eliminou o Fluminense na terceira. Diante do clube carioca, o América perdeu o primeiro jogo em casa por 3 a 0, mas buscou a recuperação e goleou o Tricolor Carioca por 5 a 2 no Maracanã, garantindo a classificação.
Após triunfar sobre o Atlético-PR, o adversário nas quartas de final será o Flamengo, que eliminou o Coritiba nos pênaltis na última quarta-feira. “É um adversário de muito respeito no futebol mundial e nós teremos todo o respeito, mas nenhum temor”, comentou.
O América completa 100 anos em julho de 2015, e com a aproximação do Centenário, a equipe luta para se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B, onde figura na 15ª posição na tabela, com 23 pontos. Apesar das dificuldades, o compromisso de manter em dia os salários dos jogadores é motivo de orgulho para a diretoria.
"Nos damos ao luxo de não ter dívida, e a credibilidade nos favorece nas conquistas e no respeito nacional. Isso vem amadurecendo a cada ano. O grupo trabalha com dedicação e serenidade. Não temos uma folha de pagamento tão alta quanto a maioria dos clubes, mas temos nossos compromissos cumpridos”, finalizou o presidente.
Confira a campanha do América-RN na Copa do Brasil de 2014:
Primeira fase
Ida: Boa Vista 2 x 1 América
Volta: América 2 x 0 Boa Vista
Segunda fase
Ida: América 3 x 0 Náutico
Volta: Náutico 2 x 0 América
Terceira fase
Ida: América 3 x 0 Fluminense
Volta: Fluminense 2 x 5 América
Oitavas de final
Ida: América 3 x 0 Atlético-PR
Volta: Atlético-PR 2 x 0 América
Confira a campanha do América-RN na história da Copa do Brasil:
1989 – Eliminado na primeira fase pelo Atlético-MG
1990 – Eliminado na primeira fase pelo Santa Cruz
1992 – Eliminado na primeira fase pelo Corinthians
1993 – Eliminado na primeira fase pelo Flamengo
1997 – Eliminado na primeira fase pela Portuguesa
1998 – Eliminado na primeira fase pelo Linhares
1999 – Eliminado na segunda fase pelo Vasco
2000 – Eliminado nas oitavas de final pelo São Paulo
2001 – Eliminado na primeira fase pelo Bahia
2002 – Eliminado na segunda fase pelo Bahia
2003 – Eliminado na segunda fase pelo Náutico
2004 – Eliminado na primeira fase pelo Ferroviário
2007 – Eliminado na segunda fase pelo Fluminense
2009 – Eliminado na primeira fase pelo Confiança
2010 – Eliminado na primeira fase pelo São José-AP
2012 – Eliminado na primeira fase pelo Horizonte-CE
2013 – Eliminado na segunda fase pelo Atlético-PR
Olga Bagatini, especial para a GE.net São Paulo (SP)