
O que é Hérnia de Disco? A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa. A coluna vertebral é composta por vértebras, cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.
A hérnia de disco pode surgir devido a estresses diários, quedas, má alimentação, tabagismo, má postura, forças excessivas, sobrecarregando o corpo e pressionando os discos intervertebrais. A hérnia de disco é uma alteração que pode acometer qualquer parte da coluna vertebral, porém sendo mais frequente na região lombar.
A composição do disco intervertebral é responsável pela hidratação do núcleo e pela distribuição das pressões uniformes sobre o anel. Com a diminuição dos componentes hídricos do disco, ocorre um aumento da pressão sobre as fibras anulares que se tornam suscetíveis a rupturas.
A lesão discal, normalmente, quando não resultada de um trauma grave, não ocorre durante um esforço agudo do tronco. Ela ocorre durante a vida inteira, por pequenas lesões sobre o disco intervertebral.
Após estas pequenas lesões na cartilagem articular a nutrição discal fica reduzida. Essa redução causa diminuição de diversas células importantes ao disco, inclusive as células responsáveis pela absorção de água. Diminuindo a hidratação, o Disco fica menos maleável, e seu tamanho diminui progressivamente. Como temos lesões da cartilagem, e ainda, o disco desidratado, fica mais fácil o processo de extrusão do Núcleo Pulposo.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais.
Ela tem suas vértebras distribuídas de acordo com a região em que estão sendo 7 na cervical, 12 torácica, 5 lombar, 5 vértebras fundidas na região sacral e 4 coccígeas. As vértebras são compostas por estruturas denominadas: corpo, pedículos, lâminas e apófises ou facetas articulares. Entre as vértebras situam-se os discos intervertebrais, cuja função principal é amortecer impactos.
Dentro das estruturas ósseas da coluna passa a medula espinhal dentro do canal medular. A medula origina-se no cérebro e vai geralmente até a altura da primeira vértebra lombar. A expressão hérnia de disco é usada como termo coletivo para descrever um processo em que ocorre ruptura do anel fibroso, ocorrendo com mais frequência em indivíduos entre 30 e 50 anos, podendo ser encontrado em adolescentes e pessoas idosas e raramente em crianças.
O exercício físico como forma terapêutica é altamente desejável e realístico para a restauração da área afetada, essa afirmativa implica que o exercício é dirigido principalmente para a deficiência funcional do trauma. Ele é uma forma poderosa para recuperar situações patológicas nas quais os efeitos benéficos dos exercícios sido documentados em casos como: artroses, osteoartrites crônicas, tendinites crônicas, discopatias em geral, degeneração discal e hérnias de disco, dores posturais, entre outras doenças metabólicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas.
Os exercícios de fortalecimento de tronco, membros superiores e inferiores são fundamentais para dar suporte ao corpo e aumento da resistência à fadiga, com o propósito de minimizar as sobrecargas na coluna vertebral. Enquanto componente de treinamento físico, é responsável na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Portanto, os professores devem adaptar sua metodologia aprendendo a se comunicar com a linguagem dos alunos, e seus problemas para tornar o ensino do treinamento resistido mais interessante para os portadores da hérnia de disco. As dores devem ser caracterizadas como busca para o portador de hérnia de disco procurar academias para praticar o fortalecimento muscular adaptativo, visando o aumento de massa muscular além de desenvolver e fortalecer os músculos do corpo.
Ah, lembrando, pratique atividade física com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá organizar, planejar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades.
Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar seu estilo de vida?! Vamos aos treinos?!
Por Lance Esportivo