terça-feira, 3 de junho de 2025

Potiguar Victória Barros elimina cabeça 7 e se classifica em Roland Garros


A potiguar Victória Barros avançou às oitavas de final da chave juvenil de Roland Garros após vencer de virada a tcheca Jana Kovackova, sétima favorita e número 12 do ranking mundial juvenil, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. A partida durou 1h54min.

“Estou muito feliz. Consegui me manter bem focada. No primeiro set, ela estava muito bem e me incomodando bastante, com bolas profundas. Eu consegui ajustar meu jogo, variar mais, ir pra frente. Acho que isso fez a diferença no final”, afirmou Victória após a vitória.

Na próxima rodada, a potiguar enfrentará a americana Julieta Pareja, 14ª do ranking, que foi vice-campeã do Trofeo Bonfiglio, torneio J500 disputado em Milão.

“Eu sabia que ela era uma das favoritas do torneio, número 12 do mundo, e estava jogando muito bem. Eu já tinha jogado com ela uma vez, perdido, então estava com muita vontade de ganhar. Entrei com o pensamento de jogar ponto a ponto, bola por bola, e deu certo”, completou Victória.

Outros brasileiros foram eliminados. No feminino, Nauhany Silva, 47ª do ranking, perdeu para a búlgara Rositsa Dencheva, 43ª, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/2, na segunda rodada. Pietra Rivoli caiu na estreia para a francesa Ksenia Efremova por 6/4 e 6/1.

No masculino, Luis Guto Miguel, 21º do mundo e campeão em Charleroi, na Bélgica, foi derrotado pelo francês Pierre Antoine Faut, 103º, por duplo 6/4.

Fonte Agora RN Foto Nicolas Gouhier/FFT

Ferreira desfalca o América-RN nos próximos dois jogos; entenda


Titular absoluto no meio de campo do América, o volante Ferreira será desfalque da equipe nos dois próximos jogos contra CSA/AL e Sousa/PB, pela Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro, respectivamente. O camisa 33 recebeu o terceiro cartão amarelo nas duas competições e cumpre suspensão automática.

Para a posição, o técnico Moacir Júnior tem à disposição como alternativas os volantes Robson, Mikael e Marquinhos. O segundo chegou a receber oportunidade entre os titulares e até a braçadeira de capitão sob o comando de Moacir, mas perdeu sequência por conta de uma lesão.

“É a oportunidade que vai ter o Robson, Mikael ou Marquinhos. A gente pode oportunizar alguém para fazer o jogo e o Ferreira está merecendo um descanso. Também o Davi Gabriel, que fez todas as partidas do ano. Vamos analisar isso também”, explicou o treinador do alvirrubro.

Desde 2024 no elenco do América, Ferreira acumula 62 jogos e três gols marcados. O volante também conquistou o Campeonato Potiguar em duas oportunidades: 2024 e 2025.

Na atual temporada, junto ao goleiro Renan Bragança é o segundo jogador mais atuou, com 24 jogos, atrás somente do lateral-esquerdo Davi Gabriel, que disputou 25 partidas.

Com chances de classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste, o América recebe o CSA/AL neste sábado (7), às 17h30, pela última rodada da fase de grupos. O alvirrubro precisa de uma vitória simples somada a uma combinação de resultados para avançar ao mata-mata.

Já a partida contra o Sousa/PB será no dia 11 de junho (quarta-feira), às 19h30, no Estádio Marizão, na Paraíba, pela 8ª rodada da Série D.

Fonte Tribuna do Norte Foto Gabriel Leite/América FC

ABC não vence em casa há dois meses; aproveitamento no ano é de 45%


Nesta temporada o ABC demonstra não saber utilizar o fator casa a seu favor, diferente dos últimos anos quando fazia jus ao mando de campo. A equipe está sem vencer há 78 dias (dois meses e 18 dias) como mandante. O último triunfo aconteceu no dia 16 de março contra o Laguna, ainda pelo Campeonato Potiguar.

Desde então, o alvinegro realizou cinco jogos como mandante, contabilizando sendo três empates e duas derrotas — uma delas para o rival América, que resultou na perda do título do Campeonato Potiguar em pleno Frasqueirão. A outra foi mais recente: para o Ituano/SP por 3 a 2 pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Trazendo o retrospecto geral na atual temporada, em onze jogos realizados em casa, o ABC venceu apenas três, que resulta em um aproveitamento de 45%, conforme levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE. Nas demais partidas, o alvinegro empatou seis vezes e saiu derrotado em duas oportunidades. Dos 33 pontos disputados em casa, 15 foram conquistados.

Já o aproveitamento em casa pela Série C, o ABC é a pior equipe neste quesito, com 25%. Como mandante na competição, o time ainda não venceu nos quatro jogos disputados até o momento, sendo três empates e uma derrota. Junto ao alvinegro, o lanterna Anápolis/GO também não venceu em casa.

Questionado após o empate sem gols com o Náutico/PE no último sábado (31), sobre o retrospecto abaixo do esperado em casa, o técnico do alvinegro Evaristo Piza admitiu um desconforto quanto a isso. “Isso me chateia muito. Porque o que eu mais queria era vencer e nos colocar mais perto do G8. Muita coisa envolvia esse jogo e, mais uma vez, a gente não conseguiu trazer (a vitória)”, disse.

“Tem que entender se é emocional, se é psicológico, se é a que pesa jogar em casa. Porque a gente joga muito fora de casa e chega em casa, às vezes você tem um jogo para fazer, faz dois jogos que a gente não consegue”, completou Piza.

Completados 90 dias à frente do comando técnico do alvinegro, Evaristo contabiliza duas vitórias em 12 jogos disputados. Nos demais jogos, foram oito empates e duas derrotas, resultando em um aproveitamento de aproximadamente 39%.

O próximo jogo do ABC em casa será daqui a 27 dias. O alvinegro recebeu no dia 29 de junho — no aniversário de 110 anos do clube — o Ypiranga/RS, em jogo válido pela 10ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro.

Confira o retrospecto do ABC como mandante em 2025ABC 0 x 0 Maracanã – Pré-Copa do Nordeste
ABC 1 x 1 Laguna – Campeonato Potiguar
ABC 3 x 0 Santa Cruz de Natal – Campeonato Potiguar
ABC 1 x 0 América – Campeonato Potiguar
ABC 0 x 0 Globo – Campeonato Potiguar
ABC 1 x 0 Laguna – Campeonato Potiguar
ABC 0 x 1 América – Campeonato Potiguar
ABC 1 x 1 CSA – Série C
ABC 2 x 3 Ituano – Série C
ABC 3 x 3 Anápolis – Série C
ABC 0 x 0 Náutico – Série C

Total (em 2025)11 jogos
3 vitórias
6 empates
2 derrotas
45% de aproveitamento

Total (na Série C)4 jogos
3 empates
1 derrota
25% de aproveitamento

Por André Luís Fonte Tribuna do Norte Foto Léia Ventura/UDE