quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Treze desiste, e tabela da Copa do Nordeste Sub-20 demora a sair

Fórum do Futebol Alagoano 2016 (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

A primeira edição da Copa do Nordeste sub-20 começa no próximo domingo, em Alagoas, mas ainda há questões pendentes. À frente da organização do torneio, a Federação Alagoana de Futebol tem trabalhado junto à CBF para tratar de regulamento, tabela, logística e alojamento para as delegações. Tudo com muita pressa. Nesta terça, o Treze decidiu que não participará da competição, atrasando as definições sobre os jogos e horários do regional. Segunda, o Icasa desistiu e foi substituído pelo Guarany de Sobral .

- A CBF nos informou que o Treze, que estava a princípio no campeonato, não irá mais participar. Logo estarão substituindo o desistente e definindo a tabela e o regulamento. Estamos contactando o departamento de competições da CBF, e ficou definido que os detalhes poderiam ser divulgados (tabela e regulamento) nas próximas horas. Esperamos que isso ocorra para dar uma condição melhor de planejamento aos clubes e à FAF - comentou o gerente administrativo da federação, Júnior Beltrão (segundo da dir. para esq.).

A desistência do Treze não preocupa a organização. Beltrão disse acreditar que serão mantidos os 20 clubes, e o período de disputa, entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro, não deve sofrer alterações. A Copa do Nordeste Sub-20 deve ter seis datas (22, 24, 26, 28, 30 de novembro, e 2 de dezembro). 

- Os grupos estarão divididos em cinco sedes, mas as quartas de final serão em Maceió e Arapiraca, e as semifinais e final apenas no Estádio Rei Pelé, em Maceió - explicou o dirigente.

A federação busca ainda hotéis e pousadas para as delegações dos 20 clubes. Outra preocupação é com os locais de treinamento. 

- Estamos em contato com todas as sedes para encontrar locais para os treinamentos das equipes. No caso de Maceió, usaremos o Estádio João Batista e o CT Eurico Beltrão. Em Arapiraca, temos definido o campo do Sesi, mas estamos à procura de mais um. Na sede de Coruripe serão utilizados o Estádio Gérson Amaral e as instalações do Barreiras, e em Boca da Mata, por enquanto, apenas o Olival Elias. Já em São Miguel estamos entrando em contato com a Secretária de Esportes e Lazer do município para encontrarmos instalações - explicou Beltrão.

Confira os grupos e as sedes:
Grupo A (Maceió): Bahia, Campinense, Ceará e CRB
Grupo B (Arapiraca): Boca Juniors-SE, Serrano, Sport e Guarany de Sobral
Grupo C (Coruripe): América-RN, Confiança, Coruripe e Vitória
Grupo D (Boca da Mata): ABC, Botafogo-PB, Fortaleza e Náutico
Grupo E (São Miguel dos Campos)*: Globo-RN, Salgueiro, Santa Cruz, a definir*

* Falta a definição de um clube

Por Globo EsporteMaceió Foto: Denison Roma

Crise hídrica faz Santa Cruz desistir do Campeonato Potiguar 2016

Tomba confirmou a desistência do Santa Cruz (Alberto Leandro/PortalNoar)

A seca que atinge o sertão do Rio Grande do Norte chegou ao futebol. O presidente do Santa Cruz, o deputado estadual Tomba, confirmou o que já era esperado. Em 2016, a equipe do Trairi não disputa o Campeonato Potiguar. O dirigente apontou a crise hídrica como um dos principais motivos pela desistência.

Além disso, há a velha problemática da questão financeira que sempre põe em xeque a participação dos clubes de menores expressões nas competições locais e nacionais, ano após ano.

“Não temos água para aguar o Iberezão. São cerca de oito caminhões de água por dia, o que dá mais de R$ 30 mil reais por mês. Não dá para permitir que a população fique com sede só para fazer futebol. Seria incompatível com aquilo que a gente prega”, comentou.

Tomba ainda revelou que terá um encontro com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, até a quinta-feira (19) para acertar o abandono do clube. Na ocasião, o mandatário concederá entrevista coletiva para explicar a decisão.

“Até a quinta-feira eu vou dar uma entrevista coletiva com o presidente da Federação, que pediu para eu não tomar nenhuma decisão antes de falar com ele. Acredito que ele está querendo ajudar, mas não tem a menor condição, pois o problema é hídrico também”, completou.

Federação
Em Salvador para acompanhar a partida da Seleção Brasileira diante do Peru, nesta terça-feira (17), pelas Eliminatórias, Zé Vanildo confirmou a reunião com Tomba e destacou que vai buscar uma solução para o caso do Tricolor.

“Vou tentar conversar com ele e ver o que é possível ser feito. O Tomba sabe da importância do Santa Cruz para o futebol do estado. Reconheço as dificuldades e sei que não depende só da vontade dele e da Federação. Vamos torcer para encontrar o termo de conciliação”, declarou.

Fundado em 2003, o Santa Cruz foi campeão da Segunda Divisão do estado um ano depois. O time que já foi vice-campeão estadual em 2011, ano em que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro- em 2008 já havia participado da Série C.

A equipe também participou da Copa do Brasil em 2012 e 2013. A estreia do Tricolor no próximo Estadual estava prevista para o dia 24 de janeiro, contra o Potiguar.

Por Heilysmar Lima Alberto Leandro via PortalNoar

No ABC, presidente licenciado assume culpa por fracasso em 2015

ABC - Rubens Guilherme (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Uma gestão composta por vários sentimentos, da glória com o título nacional da Série C do Campeonato Brasileiro ao rebaixamento no ano em que o ABC completa o centenário. Foram seis anos à frente do clube, e a despedida será no dia 14 de dezembro, quando será conhecido o novo presidente após a escolha do conselheiros do clube. Licenciado da presidência desde setembro deste ano, o empresário Rubens Guilherme Dantas já começa a ensaiar a despedida do comando alvinegro.

A expectativa da torcida abecedista em 2015 era de que o clube conquistasse o acesso à Série B do Brasileirão e, para isso, um grande planejamento foi estruturado. Mas, ao contrário do esperado, a temporada acabou se tornando uma crise enorme, que culminou com a queda à terceira divisão. A contratação de Rodrigo Pastana, profissional responsável por cuidar dos rumos do futebol, acabou não dando o resultado esperado. As trocas de treinadores, seis ao longo do ano, e as contratações de alguns jogadores como o volante Neto Coruja, que não apresentou condições físicas para atuar com o mesmo nível de outros atletas, comprometeram o rendimento da equipe.

Houve ainda um jejum de 19 partidas sem vitórias, fato nunca ocorrido por um clube que disputou a fase por pontos corridos do Campeonato Brasileiro, e que afundou as chances do Alvinegro na competição. Diante de tantos problemas, Rubens Guilherme assumiu a culpa pelo mau planejamento e lamentou ainda que a torcida não teve o que comemorar em um ano que deveria ser marcado por celebrações.

- A responsabilidade é total da presidência, porque fomos nós que traçamos um planejamento que não deu certo. A vinda de vários treinadores é uma consequência dos resultados. No futebol, quando não tem resultado, não tem jeito. Não tem como se ter sucesso se o clube não teve o resultado dentro de campo. Estou muito triste com o momento do ABC, com o rebaixamento do clube. Nós passamos cinco anos na Série B, e, no ano do centenário, nada deu certo - lamentou Rubens Guilherme.

No início do ano, o time ainda passava pelo período de formação, e houve a primeira mudança na comissão técnica. Com a saída de Roberto Fonseca e a chegada de Josué Teixeira, a equipe conquistou de forma invicta o segundo turno do Campeonato Potiguar. No entanto, a perda do título para o rival América-RN, no Frasqueirão, deu início à má fase alvinegra. Depois, ocorreu a eliminação na Copa do Brasil em casa, para o Paysandu. Por último, a inexplicável sequência de 19 partidas sem vencer na Série B, que só terminou no dia 17 de outubro, após a vitória por 4 a 2 sobre o América-MG. Sem falar de seis meses sem os torcedores terem o prazer de uma vitória em casa.

- Nós tivemos um bom início de ano, o time produziu muito e, no segundo turno do estadual, quando conquistamos, sofremos apenas um gol. Esse time foi elogiado por toda a torcida, mas, a partir de um determinado momento, não conseguiu produzir mais, apesar de fazer grandes jogos, mas não conseguiu desenvolver um bom futebol. Os jogadores perderam a confiança e não tivemos resultado dentro de campo e, com isso, tornou um ano que nos deixou muito tristes, porque fizemos um planejamento totalmente diferente de anos anteriores, mas as coisas dentro de campo não aconteceram da forma esperada - comentou.

Veja também:

Fonte Globo Esporte RN Foto: Jocaff Souza

Presidente do América-RN quer definir elenco até o fim da próxima semana

Beto Santos - presidente do América-RN (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

Até o final de novembro o América-RN já deve ter seu elenco completamente formado para iniciar a pré-temporada e disputar as competições no ano de 2016. A promessa é do presidente eleito do clube, Beto Santos. Ele diz que a ideia é trabalhar com 28 jogadores, sendo que 14 já foram anunciados.

- Faltam 14. Nós estamos exatamente com metade da nossa equipe formada. Estes outros 50% nós formaremos até o fim da próxima semana. Até mesmo porque no dia 1º de dezembro temos a apresentação e o início da pré-temporada, então nós temos que ter essa equipe formada até o fim da próxima semana - confirma.

Um dos nomes que o torcedor espera que esteja entre esses 14 é o do volante Judson. Destaque na última temporada, o jogador ainda negocia a permanência no clube. De acordo com Beto Santos, faltam apenas detalhes para a decisão sobre o futuro do atleta no Alvirrubro.

- Judson está nos procedimentos finais de renovação ou não. Estamos tratando de detalhes com o atleta e com o empresário dele para ver se nós seguimos adiante. O América tem todo o interesse em continuar com o atleta e acredito que Judson tenha interesse em permanecer no América. Mas o jogador também tem que pensar na carreira dele e saber se é o melhor momento para ficar ou sair. Isso quem tem que decidir é ele, ao lado do empresário. O América quer que ele fique e está fazendo proposta para que Judson fique. Vamos decidir, acredito eu, daqui para o fim da próxima semana esse capítulo. Nós queremos Judson no nosso plantel - disse.

O orçamento do clube vai reger as contratações que virão para o Mecão. Os valores, no entanto, Beto não revela. Segundo ele, o orçamento é "segredo de Estado".

- As contratações passam, primeiramente, dentro de um orçamento. Esses atletas também são apostas, conhecemos o trabalho desses jogadores, sabemos dos resultados que eles trouxeram para as equipes que passaram, do comprometimento que eles tiveram e a linha de contratação é essa. São atletas que cabem no nosso orçamento e que estão comprometidos com o resultado para que o América-RN possa atingir seus objetivos - explica.

O sistema administrativo criado pelo presidente leva em consideração o peso de cada competição para o clube e recompensa financeiramente os atletas pelo rendimento. Beto explica ainda que o seguimento do trabalho do jogador do clube só depende dele próprio.

- Quem vai dizer se essa continuidade haverá ou não são os próprios atletas, que deverão demonstrar comprometimento e resultados. Isso acontecendo, fatalmente eles irão continuar. Não acontecendo, nós trocaremos as peças - enfatiza.

O América-RN se apresenta no dia 1º de dezembro, quando dá início à pré-temporada para a disputa do Campeonato Potiguar 2016. A estreia no estadual está prevista para o dia 24 de janeiro, contra o Alecrim, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz

Brasil 3 x 0 Peru - Vitória para fechar o ano em terceiro lugar nas Eliminatórias

Douglas Costa foi o grande destaque da Seleção Brasileira

Vencer sempre faz bem e abre caminho para buscar posições entre os países da América do Sul. O Brasil venceu o Peru, por 3 a 0, nesta terça-feira à noite (17), no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA), pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundode 2018, na Rússia. A vitória garantiu duas posições aos brasileiros, que estavam em quinto lugar e agora aparecem em terceiro, com sete pontos, mesma pontuação do Paraguai, com campanha parecida – duas vitórias, um empate e uma derrota. Os paraguaios, em quarto lugar, só perdem no critério do saldo de gols: 3 a 1.

Mas o Brasil continua atrás do Uruguai, com nove, e do surpreendente Equador, com 12 pontos, líder e com 100% de aproveitamento. Esta foi a segunda vitória brasileira, ambas em casa. Na segunda rodada, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), fez 3 a 1 sobre a Venezuela. Antes, na estreia, tinha perdido para o Chile, por 2 a 0, em Santiago, na abertura da competição. Na última rodada, mesmo não jogando bem, empatou com a Argentina, por 1 a 1, em Buenos Aires.

Se não é a campanha que a exigente torcida queria, pelo menos, o Brasil fecha o ano com vitória e dentro da zona de classificação. O time de Dunga só volta a campo contra o Uruguai em solo brasileiro, no dia 24 de março, em local ainda indefinido. De outro lado, o Peru é vice-lanterna entre os 10 selecionados, com apenas três pontos – uma vitória e três derrotas. Sua grande chance de melhorar será na quinta rodada, quando vai receber a lanterna Venezuela, com quatro derrotas e nenhum ponto.

Por Agência Futebol Interior