sexta-feira, 29 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Inatividade Física

A inatividade física associada a muitas doenças | Fofoca.ORG

O que é Inatividade Física? A inatividade Física também chamada de sedentarismo, fica constituída quando a pessoa não realiza atividades que promovam um gasto energético muito além da Taxa Metabólica Basal. Não é à toa que a palavra “sedentário” origina-se do latim sedere, que significa sentar.

O crescimento da inatividade física entre a população é hoje uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde no Brasil e no mundo. A quantidade de energia que o ser humano gasta diariamente pode ser divida em três partes: 10% é utilizada no processo de digestão e absorção dos alimentos; de 15% a 30% em exercícios físicos e de 60% a 75% nas atividades fisiológicas que mantêm o organismo funcionando em repouso. Segundo estudos, 47% da população adulta no país não se exercita o suficiente. A inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

As enfermidades decorrentes da ausência da atividade física. de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 31% das pessoas com 15 anos ou mais não praticam atividade física o suficiente, sendo 34% mulheres e 28% homens.

Uma vida sedentária pode também causar muitas complicações. Segundo a Organização Mundial Saúde, 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon são relacionados a uma rotina insuficiente de atividades físicas.

Para ter uma boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas do nosso organismo, é necessário se manter fisicamente ativo, para isso deve-se inserir atividades físicas em sua rotina semanal, o mínimo indicado são 3 vezes por semana, por pelo menos 30 a 40 minutos, por isso, sa sua importância. 

As consequências do sedentarismo são gigantescas e as pessoas precisam compreender que uma vida sedentária é muito arriscada. São diversos problemas e doenças relacionadas com o sedentarismo; Doenças Cardíacas; Diabetes; Obesidade; Osteoporose.

A prática de exercício físico regular pode prevenir estes problemas, mas para as pessoas que já tem esta doença, precisam contar com um acompanhamento muito mais especifico, profissional em educação física, e realizar exercícios com o mínimo de impacto possível.

Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada. Além dos benefícios para o coração, a prática ajuda no bem-estar. Mantenha hábitos saudáveis. Prefira as escadas ao invés do elevador; Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino; Dispensar a escada rolante nos shoppings; Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

Pense em sua saúde e viva bem e viva mais! Pesse nisso!

Dana White diz que Jon Jones pediu "quantia absurda de dinheiro" para enfrentar Ngannou

Dana White — Foto: Getty Images

A troca de farpas entre Jon Jones e Francis Ngannou através das redes sociais fez com que os fãs imaginassem que este duelo iria logo acontecer, mas o próprio campeão dos meio-pesados lamentou a recusa do UFC em promover este duelo alguns dias depois.

Em entrevista à “ESPN” americana, Dana White explicou o motivo pelo qual negou a realização deste confronto.

- Olha, uma coisa é você chegar e dizer que quer um pouco mais de dinheiro. A quantidade de dinheiro que o Jon Jones queria (era demais). Pra começar, na divisão dos meio-pesados, a luta com o Dominick Reyes é a luta que faz sentido. Então, Jon Jones vai lutar com Francis Ngannou e então tentar uma chance pelo cinturão dos pesados? Não acredito nisso. Ele nunca quis se mudar para os pesos-pesados antes. Pela quantidade de dinheiro que ele está pedindo, isso não vai acontecer. Você não poderia pedir uma quantia tão absurda de dinheiro em um momento pior.

Com a luta entre Jones e Ngannou descartada, Dana White contou qual deve ser o próximo desafio do campeão até 93kg do UFC.

- Ele tem uns caras na fila dos meio-pesados, seja o Jan Blachowicz ou Dominick Reyes.

Algumas horas após a entrevista de White ir ao ar, Jon Jones foi às redes sociais responder à declaração do dirigente. Segundo o campeão peso-meio-pesado, o que o presidente disse foi "mentira absoluta".

"É interessante sentar aqui e ver seu chefe mentir para a câmera assim. Nós nunca discutimos nenhum aumento no pagamento. Imediatamente a conversa foi que eu já ganhava o bastante. Eu nunca fiz uma oferta de valor", escreveu Jones. Ele acrescentou: "Se você não vai mudar meu contrato para eu subir ao peso-pesado, pelo menos tenha a decência de ser sincero com os fãs."

Por Combate.com Rio de Janeiro Foto: Getty Images

LeBron demonstra indignação e protesta contra morte de homem negro

LeBron James se junta a atletas em indignação pela morte de negro ...

LeBron James está entre vários atletas de destaque que foram às redes sociais para falar sobre a morte de um homem negro desarmado visto em um vídeo deitado de bruços na rua enquanto um policial branco ficou de joelhos sobre seu pescoço por vários minutos.

Quatro policiais de Minneapolis foram demitidos na terça-feira por causa do incidente de segunda-feira, no qual George Floyd, algemado, podia ser ouvido repetidamente gemendo e ofegante enquanto implora: "Por favor, não consigo respirar, por favor, cara".

LeBron, quatro vezes eleito melhor jogador da NBA, foi ao Instagram para publicar um post no qual se referiu a Colin Kaepernick, ex-quarterback da NFL que ficou ajoelhado durante o hino nacional dos EUA para protestar contra a injustiça racial.

LeBron James se manifesta após jovem negro ser morto por violência ...

O post incluiu uma foto do policial com o joelho no pescoço de Floyd, ao lado de uma foto de Kaepernick ajoelhado durante o hino nacional, com a legenda "Isso ... ... é o Porquê".

LeBron James, que joga no Los Angeles Lakers, também escreveu no post "Vocês entendem AGORA !! ?? !! ?? Ou ainda está embaçado para vocês? #StayWoke”.

Outros no mundo esportivo manifestaram indignação com o incidente que provavelmente adicionará combustível ao movimento Black Lives Matter, desencadeado por uma série de assassinatos de homens negros desarmados cometidos pela polícia norte-americana.

Da Reuters Foto: Nelson Chenault/USA TODAY Sports

Fã desafia Bolt a superar recorde nas Olimpíadas, e ele rebate: "Quanto está apostando?"

Usain Bolt fez  9s58 em Berlim 2009 nos 100m — Foto: Andy Lyons/Getty Images

Usain Bolt é um dos mais importantes nomes da história dos esportes olímpicos. Além de oito ouros conquistados nas Olimpíadas e 11 em Mundiais, ele é dono de inúmeros recordes, sendo o mais célebre deles os impressionantes 9s58 nos 100m do Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009. Essa marca nunca foi superada por outro esportista.

O atleta, que está aposentado desde 2017, recebeu um desafio de um fã no Twitter para voltar e tentar quebrar seu próprio recorde mundial nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para julho do ano que vem. E sua resposta animou os torcedores na rede social:

- Eu desafio Usain Bolt a voltar e disputar as próximas Olimpíadas para bater seu próprio recorde mundial. Aposto que ele não consiga fazer isso - brincou o internauta.

- Quanto você está apostando? - indagou o velocista.

Por Globo Esporte Rio de Janeiro, RJ Foto: Andy Lyons/Getty Images

Campeonato Inglês será retomado em 17 de junho

Roberto Firmino marca no fim e Liverpool enfrenta Flamengo na ...

Quarta-feira 17 de junho, este é o dia que o Campeonato Inglês volta aos gramados após paralisação em março por causa da pandemia do novo coronavírus. A data foi definida e anunciada nesta quinta-feira, 28, após reunião por videoconferência com os representantes dos 20 clubes.

“Hoje todos nós concordamos, provisoriamente, que o Campeonato Inglês retornará no dia 17 de junho”, afirmou Richard Masters, diretor-executivo Premier League, entidade organizadora da competição.

Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal, jogos adiados por causa da final da Copa da Liga Inglesa, fecham a 29ª rodada. Em 19 de junho terá início a rodada seguinte com todos os times entrando em campo até o dia 21. Todas as partidas deverão seguir um rigoroso protocolo de segurança e serão disputadas sem a presença de torcedores à covid-19.

“Essas datas, no entanto, não poderão ser confirmadas até que todos os requisitos de segurança sejam atingidos. A saúde de todos os participantes é a nossa prioridade”, disse Masters.

O dirigente lamentou a ausência dos torcedores nos estádios. “Infelizmente, as partidas não contarão com a presença do público. Mas a Premier League e os clubes têm orgulho de seus fãs apaixonados e é importante assegurar a maior quantidade de pessoas possam assistir aos jogos em casa”, completou.

O Campeonato Inglês foi paralisado no dia 9 de março, o Liverpool é o líder isolado com 82 pontos, 25 a mais que o segundo colocado City, que tem 57.

Da Redação BandSports Foto: Dylan Martinez/Reuters

Fórmula 1: GP da Holanda é cancelado e reestreia fica para 2021

Fórmula 1 cancela GP da Holanda em razão da pandemia de Covid-19 ...

A pandemia do novo coronavírus continua causando mudanças no calendário da Fórmula 1. Originalmente marcado para o dia 3 de maio, os organizadores do GP da Holanda anunciaram nesta quinta-feira, 28, o cancelamento da prova que faria sua reestreia na categoria este ano, no remodelado circuito de Zandvoort. Com isso, Max Verstappen, da Red Bull, terá de esperar até 2021 para correr diante de sua torcida.

Com a temporada 2020 adiada e um cenário que prevê que as corridas sejam disputadas sem a presença de público, medida de segurança por causa da covid-19, os responsáveis pela realização da prova holandesa acharam melhor adiar em um ano o retorno do país ao calendário da F1, que fez última corrida na Holanda em 1985.

“Estávamos completamente prontos para esta primeira corrida e ainda estamos”, disse em comunicado Jan Lammers, diretor esportivo do GP da Holanda e ex-piloto de Fórmula 1.

“Nós estudamos a possibilidade de adiar e realizar uma prova sem torcida este ano ainda, mas nós gostaríamos de celebrar este momento, o retorno de Zandvoort à Fórmula 1, junto dos fãs de corrida na Holanda. Pedimos que todos tenham paciência. Eu tive de esperar 35 anos por isso, então, posso esperar mais um ano”, acrescentou Lammers.

Os organizadores informaram ainda que os ingressos comprados para a prova de 2020 terão validade para o GP em 2021, mas quem preferir poderá pedir reembolso.

O GP da Holanda é a quarta corrida cancelada este ano, depois de Austrália – que abriria a temporada, em 15 de março –, Mônaco e França. Ainda sem um calendário fechado, a F1 deve ter entre 15 e 18 provas em 2020, em vez das 22 previamente agendadas. O GP da Áustria, em julho, deve marcar o retorno às pistas.

Da Redação BandSports Foto Divulgação

Atleta resolve comemorar seu aniversário de 60 anos correndo 60 km no quintal de casa

Vanberto no pódio após completar 1300 voltas na pista de 50 metros — Foto: Arquivo Pessoal

Para comemorar mais um ano de vida, Vanberto Xavier resolveu comemorar seu aniversário de uma forma diferente: correndo. Mas, não foi qualquer corrida. O atleta master de atletismo construiu uma pista no quintal de sua casa para correr 60 km, em alusão a idade que completa em 2020 e além de correr, Vanberto também aproveitou a ação para incentivar as pessoas a praticar exercícios em casa.

Pista construída por Vanberto no quintal de sua casa — Foto: Arquivo Pessoal

- Eu completei 60 anos ontem e como nasci 5 horas da manhã, foi a hora que eu comecei a correr. Eu resolvi fazer os 60 km e ao mesmo tempo levar uma mensagem do coronavírus, que você pode fazer o seu exercício no seu quintal. Outra mensagem é que não há idade para fazer desafiso e praticar esportes. Além disso, tentamos arrecadar algumas cestas básicas.

Vanberto produziu um troféu para comemorar a conclusão do desafio — Foto: Arquivo Pessoal

Para completar o percurso de 60 km, Vanberto construiu no quintal de sua casa, uma pista de 50 metros. O atleta revela que pensou em desistir, mas, com apoio dos amigos e da família, conseguiu finalizar o desafio, que rendeu a ele mais de 1.300 voltas.

- Fizemos uma pista de 50 metros e a cada km eu dava mais de 200 voltas, passou de 1.300 voltas. Se eu ficasse sozinho eu não ia conseguir, mas, sorte que muita gente me apoiou.

Por Globo Esporte Foto: Arquivo Pessoal

Maratona de Boston é cancelada pela primeira vez desde 1897

Competidores na Maratona de Boston em 2019 — Foto: Getty Images

Os organizadores da tradicionalíssima Maratona de Boston anunciaram nesta quinta-feira que a prova, que existe e é disputada ininterruptamente desde 1897, não será realizada em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

A maratona mais velha disputada no mundo já havia sido remarcada de 20 de abril, quando frequentemente ocorre, para o dia 14 de setembro.

- Nossa prioridade é resguardar a saúde da comunidade, bem como de nosso estafe, participantes, voluntários, espectadores e pessoas de apoio - afirmou o CEO da prova, Tom Grilk.

O prefeito de Boston, Marty Walsh, afirmou que o esgotamento de leitos em hospitais e a dificuldade para reduzir o número de novos casos e óbitos foram os fatores principais para a tomada da decisão.

- A preocupação com uma segunda onda me fez ter reservas reais sobre se podemos realizar uma maratona ou não - disse o alcaide.

Segundo Walsh, especialistas consultados lhe informaram que é possível que ocorra uma segunda onda de infecções entre agosto e setembro no estado de Massachusetts.

Todos os participantes que haviam se registrado serão totalmente ressarcidos. Além disso, os organizadores farão uma versão virtual da maratona, que será realizada entre os dias 7 e 14 de setembro. Quem aderir à versão virtual precisará completar os 42.195 metros dentro de um período de seis horas e providenciar uma comprovação para os organizadores da maratona. Todos os atletas que conseguirem completar o desafio - e comprová-lo - vão ganhar camiseta pela participação e medalha.

Por Globo Esporte São Paulo Foto: Getty Images