terça-feira, 21 de junho de 2016

Revelação potiguar disputa Brasileiro de Ginástica Rítmica em Manaus

Maria Eduarda Moraes ginasta potiguar (Foto: Divulgação)

Maria Eduarda Moraes é a primeira atleta potiguar a participar do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica na categoria infantil. O evento será realizado em Manaus, de terça a domingo. Dudinha, como é chamada, tem 10 anos e é atleta da Associação de Ginástica de Natal, entidade sem fins lucrativos que visa massificar e impulsionar a modalidade no Rio Grande do Norte.

Apesar da pouca idade, Maria Eduarda já coleciona medalhas em competições locais e regionais e já inspira as novas ginastas, sobretudo as que participam dos polos de Mãe Luiza e do Caic de Lagoa Nova. A Aginat conta com aproximadamente 90 meninas oriundas de escolas públicas, que treinam duas vezes por semana por meio do projeto social desenvolvido pela entidade.

- Nossa missão é oportunizar às meninas que tenham interesse a vivência da ginástica rítmica. Duda é um exemplo de que com talento e persistência é possível competir com igualdade de condições com atletas do país inteiro - destacou Gilmara Lira, técnica da atleta. 

A rotina de Maria Eduarda é puxada. Para o campeonato nacional, ela está treinando de segunda a sábado, quatro horas por dia. 

- Ela está acreditando em um sonho. E tem potencial pra isso - comentou Yordanka Zarkova, técnica búlgara que está em Natal especialmente para acompanhar a ginasta potiguar.

A Aginat conta com cinco técnicas, que se dividem entre os polos e as categorias infantil, juvenil e adulto. A associação veio quebrar o paradigma de que somente estudantes de escolas privadas têm acesso à prática da ginástica rítmica. Com um ano de existência, a Aginat já conta com alunas de escolas públicas na sua equipe - meninas que iniciaram nos pólos e, pelo nível de atuação, foram alçadas à equipe de rendimento.

- Esperamos massificar cada vez esse esporte tão bonito e que faz brilhar os olhos das nossas meninas - disse Kalline Miranda, técnica e idealizadora da Aginat.

Fonte Globo Esporte RN Foto Divulgação

Após boa estreia no ABC, Mancha quer dar "dor de cabeça" a Geninho

Caio Mancha atacante do ABC (Foto: Divulgação/ABC)

Não era fácil a missão do atacante Caio Mancha. Recém-chegado ao ABC, o jogador, que estava desde o começo do ano sem jogar por lesão, teve que estrear no novo clube substituindo um dos artilheiros do país na temporada, o atacante Nando, contra o líder do Grupo A da Série C e jogando fora de casa. Apesar de todos os obstáculos, Mancha superou todas as adversidades e considerou boa sua estreia na Arena Castelão.

- Eu acho que eu fiz uma estreia boa. Infelizmente estava muito fora de ritmo, mas com a sequência de treinos e jogos volto ao ponto máximo, à melhor forma física. Acho que fui bem, não só eu como o grupo inteiro. Jogamos com garra, com determinação. Isso foi o fator predominante para sairmos com o resultado de lá - comentou.

Depois do bom rendimento na sua primeira atuação, Caio Mancha espera causar uma "dor de cabeça" boa no técnico Geninho na hora de decidir a escalação da equipe titular, mas reforça que a briga será sadia com o companheiro de clube.

- Eu vou deixar essa dor de cabeça aí para o nosso treinador. Claro que eu vou brigar pela minha posição e ele vai brigar pela dele, mas tudo numa briga sadia. O grupo aqui é bem unido e vamos deixar essa dor de cabeça para o treinador. Só ele que pode decidir - disse.

A estreia de Mancha com a camisa do ABC só não foi melhor porque o gol que ele marcou acabou anulado pela arbitragem. O árbitro Marcos Mateus Pereira, do Mato Grosso do Sul, viu falta do jogador alvinegro sobre o zagueiro em dividida na bola aérea. Como o gol que fez não valeu, o centroavante conta que vai buscar no duelo contra o Remo marcar pela primeira vez desde que chegou ao Mais Querido.

- Para mim, particularmente, seria excelente esse gol. Foi uma briga normal, não houve falta. Teve aquela briga normal, empurrão meu e empurrão dele, mas infelizmente erros são coisas do futebol. Vamos brigar agora contra o Remo para fazer um - afirmou.

Por GE RN Foto: Assessoria de Comunicação/ABC

Precaução? América-RN projeta "ajeitar a casinha" diante do Bota-PB

Sérgio China técnico do América-RN (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

A derrota em casa para o ASA trouxe uma lição para o América-RN e constatou a falta que um pontinho pode fazer para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico Sérgio China citou até uma entrevista de Muricy Ramalho para indicar como deve montar o planejamento rubro para o duelo contra o Botafogo-PB, vice-líder do Grupo A, empatado com o Fortaleza em número de pontos. O confronto também está marcado para a Arena das Dunas, no sábado. Agora, a primeira ordem é defender e não sofrer gols, ou "fechar a casinha", como costumam dizer no futebol.

- Vi uma entrevista do Muricy para o Esporte Espetacular sobre a seleção brasileira. Ele disse que o Tite tinha que 'ajeitar a casinha' defensivamente, e pensar primeiro em defender para depois buscar o gol. Eu acho que nós temos que fazer isso. Nós temos que ser humildes o bastante e saber que, mesmo em casa, o empate era ruim? Era. Mas seria muito melhor que a derrota. O 1 a 1 seria mais um ponto, e o ASA não se distanciaria. É essa concepção que temos que entender. Eu sei que a torcida quer ganhar, nós queremos ganhar. Mas para reverter uma situação como essa, a gente tem que ser inteligente. Vamos tentar ajeitar nossa casinha defensivamente para não tomar gol, e buscar a vitória até o último minuto. Esse vai ser o norte para a nossa equipe - ressaltou.

Na entrevista coletiva de domingo, China comparou como acontece a cobrança ao grupo quando se vence e quando se encara uma sequência negativa. Disse ainda que o time rubro precisa reagir imediatamente para não fugir muito da briga pelo G-4. Hoje, o América é o sétimo colocado, com seis pontos, dois a menos que o Remo, que ocupa a quarta posição. 

- A cobrança é natural. Quando você tem bons resultados, você cobra de forma diferente. Quando você de três resultados negativos, sendo dois deles em casa, a assimilação do atleta tem que ser maior. Mas parte do princípio que todos nós temos que absorver o erro. Os atletas têm que saber que podem dar mais e nós temos que trabalhar mais. A partir desse princípio que aceitamos que não estamos fazendo coisas tão boas, aí podemos mudar uma situação. Isso é o que eu espero durante a semana, até porque temos um jogo difícil contra o Botafogo-PB, uma equipe qualificada. Eu sempre falei que não vai ser esse jogo que vai tirar a gente de uma possível classificação, mas, a cada jogo que se passa, se a gente se distanciar desse G-4, vai ficando mais difícil - destacou.

Fonte GE Natal Foto: Diego Simonetti

Técnico do Globo FC festeja vitória e intensidade para fazer placar elástico

Globo FC x Galícia (Foto: Rhuan Carlos/Divulgação)

O placar de 5 a 0 pode parecer que a vitória do Globo FC sobre o Galícia foi tranquila. O técnico Luizinho Lopes comemorou a intensidade da equipe tricolor, principalmente no segundo tempo, mas fez questão de frisar que o jogo no Barretão não foi fácil. O comandante da Águia de Ceará-Mirim lembrou que o time baiano resistiu bastante e chegou a ameaçar à meta de Rafael na primeira etapa.

- No primeiro tempo, a equipe estava um pouquinho tensa. Sentiu um pouco no início do jogo, nesta nossa estreia no Brasileiro em casa. A torcida também estava muito ansiosa. Até os 25 minutos, a equipe não estava conseguindo ter total controle do jogo, mas o Galícia também não teve muitas oportunidades. Nós conseguíamos controlar bem o time deles sem bola, atuar bem defensivamente, mas com a bola no pé não criamos muitas situações. Depois, a equipe se encontrou, conseguiu ganhar confiança e passou a jogar dentro do campo do adversário. Tivemos várias situações e poderíamos ter aberto o placar no primeiro tempo - falou.

Todos os gols vieram na segunda etapa. Para Luizinho, marcar o primeiro logo aos dois minutos foi fundamental para que o Globo se firmasse em campo. O treinador disse ainda que a superioridade foi comprovada com um bom índice de aproveitamento nas finalizações.

- No intervalo, passamos tranquilidade ao grupo, já que tínhamos entrado no jogo. Para a nossa felicidade, no início do segundo tempo, Tiago fez uma bela jogada individual e sofreu o pênalti. Depois do gol, a equipe se soltou, criamos várias situações e, graças a Deus, o trabalho fluiu. As substituições também ajudaram muito a nossa equipe. A entrada do Geovane, Glaucio e Renatinho foi importante. Nós ficamos satisfeitos por isso e todo mundo que entrou deu sequência. Conseguimos jogar de forma intensa e fizemos um placar elástico - concluiu.

Fonte GE RN Foto: Rhuan Carlos

Saída de bola errada de Nininho proporciona gol do Uniclinic e primeira derrota do Potiguar na Série D


Uma saída de bola errada do lateral-esquerdo Nininho proporcionou que o meia Enercino puxasse o contra-ataque e passasse a bola para o atacante Dico fuzilar o goleiro Santos e fazer o único gol da partida realizada na noite desta segunda-feira, 20, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

O jogo foi válido pela segunda rodada do grupo A8 do Campeonato Brasileiro da Série D. O resultado deixa o alvirrubro mossoroense na terceira posição da chave com três pontos. Já o Uniclinic assume a liderança isolada do grupo com seis pontos em dois jogos.

A partida foi muito disputada e as chances reais de gols foram poucas durante todo o duelo. Antes de abrir o placar a Águia de Precabura desperdiçou uma boa chance aos 12 minutos do segundo quando Leanderson ficou na frente de Santos e obrigou o goleiro do Time Macho a realizar uma grande defesa. A única grande oportunidade de gol dos visitantes na partida veio através do meia Tiago Barreiros. O jogador tabelou com Sidney e na frente do goleiro Alex ele chutou forte para boa defesa do goleiro cearense evitando o gol.

Mas o lance capital da partida veio aos 32 minutos. O lateral-esquerdo Nininho perdeu a bola no meio de campo e proporcionou contra-ataque para o Uniclinic puxado por Enercino que passou para Dico. O atacante da entrada da área chutou forte e venceu o goleiro Santos fazendo o único gol do confronto.

O Potiguar voltará a campo no próximo domingo, 26, pela terceira rodada contra o lanterna Serra Talhada. Já o time cearense recebe o Itabaiana, no estádio Presidente Vargas.

CLASSIFICAÇÃOPGJGVISG
GRUPO A8
1Uniclinic-CE6222
2Itabaiana-SE3211
3Potiguar-M-RN3210
4Serra Talhada-PE020-3

Por Edinaldo Moreno via F9.net.br Foto FCF TV