
Maria Eduarda Moraes é a primeira atleta potiguar a participar do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica na categoria infantil. O evento será realizado em Manaus, de terça a domingo. Dudinha, como é chamada, tem 10 anos e é atleta da Associação de Ginástica de Natal, entidade sem fins lucrativos que visa massificar e impulsionar a modalidade no Rio Grande do Norte.
Apesar da pouca idade, Maria Eduarda já coleciona medalhas em competições locais e regionais e já inspira as novas ginastas, sobretudo as que participam dos polos de Mãe Luiza e do Caic de Lagoa Nova. A Aginat conta com aproximadamente 90 meninas oriundas de escolas públicas, que treinam duas vezes por semana por meio do projeto social desenvolvido pela entidade.
- Nossa missão é oportunizar às meninas que tenham interesse a vivência da ginástica rítmica. Duda é um exemplo de que com talento e persistência é possível competir com igualdade de condições com atletas do país inteiro - destacou Gilmara Lira, técnica da atleta.
A rotina de Maria Eduarda é puxada. Para o campeonato nacional, ela está treinando de segunda a sábado, quatro horas por dia.
- Ela está acreditando em um sonho. E tem potencial pra isso - comentou Yordanka Zarkova, técnica búlgara que está em Natal especialmente para acompanhar a ginasta potiguar.
A Aginat conta com cinco técnicas, que se dividem entre os polos e as categorias infantil, juvenil e adulto. A associação veio quebrar o paradigma de que somente estudantes de escolas privadas têm acesso à prática da ginástica rítmica. Com um ano de existência, a Aginat já conta com alunas de escolas públicas na sua equipe - meninas que iniciaram nos pólos e, pelo nível de atuação, foram alçadas à equipe de rendimento.
- Esperamos massificar cada vez esse esporte tão bonito e que faz brilhar os olhos das nossas meninas - disse Kalline Miranda, técnica e idealizadora da Aginat.
Fonte Globo Esporte RN Foto Divulgação