sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Medina dá show, vence etapa francesa e sobe para 5º no ranking do surfe

Medina encerrou em grande estilo o jejum de mais de um ano sem vencer uma etapa do Circuito Mundial  (Foto: Divulgação/ASP)

Atual campeão mundial, Gabriel Medina encerrou em grande estilo o jejum de mais de um ano sem vencer uma etapa do Circuito Mundial de Surfe. Nesta quinta-feira (15), com atuações impecáveis nas baterias decisivas, o brasileiro conquistou o título da etapa francesa do Circuito Mundial de Surfe, realizada em Hossegor.

A etapa da França foi, curiosamente, o palco da primeira vitória de Medina no Circuito Mundial de Surfe, em 2011. E ele voltou a triunfar em Hossegor nesta quinta, podendo comemorar a conquista de uma das etapas do Circuito Mundial, o que não fazia desde agosto do ano passado, quando levou a taça no Taiti depois de superar a lenda Kelly Slater na final.

Dessa vez, a conquista de Medina foi sobre o australiano Bebe Derbidge por 17,50 a 9,44. O brasileiro foi bem superior na bateria decisiva, tendo conseguido boas notas logo nas primeiras ondas, ao contrário do adversário, que demorou a pontuar e só conseguiu avaliações intermediárias.

O brasileiro, inclusive, se deu ao luxo de ousar nas suas manobras, chegando aos 17 pontos, frutos das notas 8 e 9, bem superiores ao resultado de Derbidge, que conseguiu 4,77 e 4,67. Assim, Medina conquistou com certa tranquilidade o título da etapa francesa.

Antes mesmo da final, Medina já havia mostrado que estava em grande forma. Nas semifinais, o brasileiro já havia conseguido a sua segunda nota 10 no evento, o que acabou sendo fundamental para que ele superasse o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho, por 15,67 a 12,50. Esse resultado, inclusive, impediu Mineirinho de deixar a França na liderança do ranking mundial.

Também nesta quinta-feira, nas quartas de final, Medina derrotou o havaiano John John Florence por 14,43 a 13,10. Já Mineirinho havia avançado com o triunfo diante do australiano Owen Wright por 15,37 a 13,83. O potiguar Italo Ferreira, de Baía Formosa, esteve presente nas quartas de final, mas deixou a disputa com a vitória do australiano Julian Wilson por 17 a 9.

Nessa mesma etapa, o australiano Mick Fanning foi eliminado. Ainda assim, ele conseguiu se manter na liderança do ranking mundial, agora com 49.900 pontos. Mineirinho vem logo atrás, na segunda colocação, com 49.450, seguido por Owen Wright, com 43.600, e de Julian Wilson, com 41.450.

Após um início ruim de temporada, Medina ascendeu no ranking com a vitória na etapa francesa e atingiu a quinta colocação, com 40.650, e ainda com chances de defender o título mundial. E o Brasil ainda possui outros dois representantes entre os dez melhores do mundo: Filipe Toledo, em sexto, com 40.200, e Italo Ferreira, em oitavo, com 34.100.

Ainda restam duas etapas para o fim da temporada 2015 do Circuito Mundial de Surfe, com 20 mil pontos em disputa. A próxima está prevista para começar na terça-feira, em Peniche, Portugal. Já a grande decisão será a partir de 8 de dezembro, em Pipeline, no Havaí.

Por Estadão Conteúdo Foto: Divulgação/ASP

Judoca potiguar briga por patrocínio para disputar Sul-Americano na Argentina

(Foto: Divulgação)

Ao conquistar o vice-campeonato brasileiro de judô, na categoria sub-13 (menos 47kg), a potiguar Sarah Marques garantiu uma vaga no Campeonato Sul-americano do esporte. No entanto, a jovem judoca enfrenta um sério problema: a falta de patrocínio.

Para participar da competição que será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, em Córdoba, na Argentina, a mãe de Sarah, Jose Marques, calcula que é preciso um investimento de aproximadamente R$ 11 mil, distribuídos entre hospedagem e passagem para a atleta e o seu treinador.

Além da ajuda financeira, mãe e filha também estão recebendo doações de milhas aéreas para a compra das passagens.

Mãe dedicada e presente, Jose revela apreensão com a indefinição. “Coração fica tenso. É complicado. Não temos apoio de ninguém. Estou correndo atrás, fazendo campanha na internet e em vários lugares. Preciso levar a Sara para a Argentina”, comentou.

Desde novinha
De acordo com Jose Marques, a paixão da garotinha de 12 anos começou aos seis, ainda na escola. Em 2013, Sara participou dos Jerninhos. No entanto, os melhores resultados aconteceram neste ano, com as conquistas da competição regional e o vice no Brasileiro, garantindo a vaga na disputa continental.

“Ela começou no judô com 6 anos, na escola. Desde então, foi gostando e não parou mais”, declarou.

Por Heilysmar Lima Foto: Divulgação

Dirigente revela "compromisso" de Del Nero para Seleção jogar em Natal

estádio Arena das Dunas jogo Itália x Uruguai (Foto: Getty Images)

A informação de que a seleção brasileira deve percorrer as arenas construídas para a última Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, deixou em alerta os representantes das federações estaduais de Norte a Sul do país. No Rio Grande do Norte, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de futebol, José Vanildo, mostrou-se entusiasmado com a ideia de trazer um dos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018 para a Arena das Dunas, em Natal.

Ao GloboEsporte.com, José Vanildo falou que existe um compromisso de Marco Polo Del Nero com a capital potiguar e que acredita ser viável uma partida do Brasil na Arena das Dunas. A partida em análise seria Brasil x Uruguai, com data prevista para 21 de março do próximo ano. Com a confirmação da CBF de que a partida contra o Peru pela quarta rodada das Eliminatórias, marcada para o dia 17 de novembro, será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, as autoridades potiguares se manifestaram sobre a presença da seleção em Natal. 

Em encontro com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, durante o sorteio da Copa do Nordeste no último dia 24 de setembro, em um hotel na capital potiguar, o dirigente potiguar propôs a vinda do Brasil para Natal. À época, o próprio dirigente havia desmentido o assunto. No entanto, nesta quinta-feira, durante a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2016, o mandatário revelou que já formalizou um documento e encaminhou à CBF, propondo a vinda da "Amarelinha" para Natal.

- Existe um compromisso da CBF e foi dito na minha presença, na presença do presidente do ABC, do presidente do América-RN, do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e de outras autoridades políticas, onde houve o compromisso da realização de um jogo da seleção (em Natal). Eu compreendo que seria um momento adequado e bem oportuno. Foi publicado em um jornal de circulação nacional, de que há a possibilidade. Eu já formalizei isso à CBF. Está sendo examinado a possibilidade do aproveitamento, mas não está sendo dito qual o jogo. Mas, estamos torcendo e acho que isso deveria ser a luta de todos e não de alguns poucos. Eu acho que a presença da seleção engrandece o nosso estado, por receber e se confraternizar com o futebol brasileiro - contou o presidente da FNF.

Construído para a Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas possui capacidade para 31.375 espectadores, que puderam assistir a quatro partidas - México x Camarões, Estados Unidos x Gana, Japão x Grécia e Uruguai x Itália. No entanto, para o Mundial, o estádio recebeu a instalação de 11.744 assentos móveis, pulando para a capacidade de pouco mais de 43 mil lugares. O acréscimo no número de lugares não é visto como problema para o presidente da FNF, que acredita no apoio do consórcio que administra o estádio para adequar a Arena das Dunas para receber a seleção brasileira.

- Não vejo problema e a Arena das Dunas tem capacidade de evoluir nesse sentido e encontrar um termo que auxilie, assim como feito na Copa do Mundo. Eu acho que o problema não é esse, mas de convencimento e de oportunidade da seleção vir ao Rio Grande do Norte - finalizou.

Por Jocaff Souza Natal Foto Getty Images

Clubes de futebol terão que apresentar certidão negativa de débito antes do início dos campeonatos estaduais

Quem não apresentar contas fechadas será rebaixado

Como parte das negociações de refinanciamento das dívidas dos clubes junto ao Governo Federal (impostos), uma das exigências aprovadas já entrará em vigor a partir de 2016 e, pode provocar sérios problemas aos clubes atingidos pelas medidas. Fala-se até em rebaixamento imediato para aquelas agremiações que não atenderem às exigências.

De acordo com as medidas adotadas, para participar de campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou pelas federações estaduais, os clubes deverão apresentar, 60 dias antes do início dos jogos, documentos como a Certidão Negativa de Débito e o comprovante de que estão em dia com o recolhimento de FGTS e com os salários dos atletas. O clube que não obedecer a esses itens será imediatamente rebaixado de divisão.

Se as medidas forem cobradas ao pé da letra, a previsão é de muitos clubes pelo Brasil, sendo penalizados. No Rio Grande do Norte ainda não existe uma divulgação por parte da Federação Norte-rio-grandense de Futebol - FNF se será necessário adotar as novas regras. Mas, pelo noticiário, existem alguns clubes que nesse momento estariam atingidos por elas. Depois de definida a data de início do Campeonato Estadual, começa a contagem do prazo dos 60 dias antes da primeira rodada.

Fonte Jornal O Mossoroense Foto Divulgação 

Campeonato Potiguar poderá ter jogos às 9h30 da manhã em 2016

Presidente da FNF espera que jogos matinais no RN tenham o mesmo sucesso que ocorre pelo país (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

O Campeonato Potiguar do próximo ano já começou a ser planejado. Em reunião entre representantes dos clubes e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, a disputa começou ser desenhada com promessa de novidades. A principal proposta é a possibilidade da realização de partidas pela manhã, em jogos disputados nos domingos, em Natal.

A proposta foi apresentada pelo presidente da FNF, José Vanildo, e em princípio, não ganhou a simpatia de todos os presentes. O motivo? A alta temperatura nas cidades do interior do estado, como Mossoró e Caicó, e também a falta de estrutura de alguns estádios para receber jogos nesse horário. Assim, as partidas matinais ficariam restritas aos duelos na capital potiguar.

“A Federação não vai tomar uma atitude sem ouvir os médicos. Mas estádios como a Arena das Dunas e o Frasqueirão possuem todos os requisitos para atenderem esses jogos, como houve na Copa do Mundo. Vejo muita dificuldade para implantar isso em Mossoró ou em Caicó, onde há uma temperatura muito elevada”, admite o mandatário.

Dos quatro jogos da Copa do Mundo realizados na Arena das Dunas, dois foram disputados às 13 horas – horário de alta temperatura em todo o Nordeste – por isso, o estádio não é visto como um problema para a realização das partidas que estão previstas para acontecer por volta das 9h30.

O presidente em exercício do ABC, Paulo Tarcísio, considera que o estádio Frasqueirão pode abrigar esses jogos, mesmo por que “um dos maiores públicos do clube aconteceu pela manhã”. O dirigente faz referência ao jogo entre o Alvinegro e o Águia de Marabá, pela Série C de 2010, que ocorreu às 10 horas com grande presença de público.

Para Vanildo, as partidas na manhã do domingo vão “ser para a família” e defende: “Nós vamos trazer essa experiência, que deu certo em todo o Brasil. É muito mais adequado do que o jogo das 19h do domingo, que impossibilita a presença do público, já que logo depois vem a segunda-feira, dia de trabalho”.

Valorização da base
Outra medida que será adotada para o Estadual da próxima temporada é a obrigatoriedade que as equipes terão de relacionar, ao menos, cinco jogadores com idade inferior a 22 anos para cada partida. A intenção é possibilitar o surgimento de jovens talentos no futebol do estado, que em muitas ocasiões, não encontram espaços nos times que participam da disputa.

O presidente do Globo, Marcone Barreto, famoso por investir na base de seu clube buscando lucrar com possíveis negociações comemorou a decisão. “Isso obriga os times a exporem seus jogadores. É uma forma deles aparecerem. O Globo nem precisa desse regulamento, já tenho jogador de 17 anos que será utilizado”.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr

Técnico do ABC faz testes em treino, mas diz que equipe já está definida

Sérgio China - técnico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

No penúltimo trabalho antes do jogo contra o América-MG, o novo técnico do ABC, Sérgio China, voltou a trabalhar o posicionamento do time titular e não permitiu que fossem feitas imagens ou fotos durante o treino. A imprensa pôde apenas assistir ao treinamento e viu o técnico estudando algumas possibilidades. O trabalho começou com Saulo, Ednei, Adriano Alves, Suéliton e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton, Ronaldo Mendes e Bismark; Rafinha. Depois, China testou as entradas de Jeferson Paulista na vaga de Ronaldo Mendes e Romarinho no lugar de Rafinha. Apesar das modificações feitas durante o treino, o técnico afirmou que não tem dúvidas para escalar a equipe, mas não adiantou o time que entra em campo porque ainda espera por definições no time adversário.

- Eu não tenho dúvida. A equipe está definida, mas temos que criar, dentro do que eu vejo da equipe do América-MG, novas opções e também motivar aqueles atletas que vêm jogando pouco. Eles têm que entender que fazem parte do processo e, se ficaram para essa reta final, é porque a gente acredita que eles podem nos ajudar também - afirmou o técnico.

Segundo o próprio treinador, ele trabalhou essas alternativas por não saber como o América-MG vai se portar na partida de sábado. 

- Nós esperamos que o América-MG também vá buscar o seu resultado. Então, nós temos que criar estratégias para essas duas situações: o América pressionando mais, saindo para o jogo, e também se defendendo, buscando o contra-ataque - ponderou.

Há pouco tempo à frente do Alvinegro, China tem priorizado o trabalho com a parte emocional e técnica do time. Na manhã da sexta-feira, ele comanda o último treinamento antes do jogo, mas revela que já sente uma resposta positiva dos atletas.

- Quando você chega numa equipe como o ABC, que está vivendo esse momento de necessidade de resultado e há um bom tempo não ganha, o emocional fica abalado. A parte psicológica a gente trabalha junto com a parte técnica, e isso está sendo muito positivo porque os atletas estão dando uma resposta no treinamento. A gente percebeu nos treinamentos que esse grupo está se doando mais de 100% para sair dessa situação e isso é gratificante - disse.

O confronto entre ABC e América-MG será no sábado, às 16h30, no Estádio Frasqueirão. O time potiguar está na 18ª posição, com 24 pontos e o Coelho é o terceiro colocado, com 51 pontos ganhos.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz

Eliel Tavares busca ‘consenso’ para chegar à presidência do América-RN

Eliel demonstra sua tendência à um gestão movida pelo diálogo (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

À medida em que se aproxima a eleição para a presidência do América, que ocorrerá no final de outubro, aumenta a expectativa para que os prováveis candidatos oficializem suas campanhas. O atual gestor, Hermano Morais, desistiu de concorrer ao cargo e parece ter limitado a uma eventual disputa ao diretor de futebol Eliel Tavares e o conselheiro Beto Santos. O problema é o vocabulário de Eliel, ao menos por enquanto, não traz essa palavra, já que o dirigente garante só assumir a função se vier pelo consenso.

“Não quero disputar eleição. Só assumo o cargo diretivo do América se houver consenso. Caso o Conselho ache que eu mereço ser presidente, estou à disposição”, declara.

O dirigente, inclusive, já havia sido especulado na eleição passada, mas acabou sem a aprovação de membros importantes da alta cúpula de conselheiros americanos com a justificativa da falta de experiência. Gustavo Carvalho acabou eleito.

A falta de experiência não pode mais ser considerada um empecilho para uma possível candidatura de Eliel. Agora, o empresário acumula bagagem como diretor de futebol e está sempre presente nas decisões tomadas pelo clube. O dirigente considera que tem feito o possível para exercer bem sua função e se mostra disposto a presidir o Alvirrubro.

“Se não tenho feito um trabalho de excelência, mas estou dando o meu melhor. Se eu for presidente, vou ajudar o América. Se eu não for, apoiarei quem seja”, declara. O dirigente repassa o perfil que considera ser útil ao clube atualmente, no qual diz se encaixar: “O presidente tem que ser administrador e gestor. Tem que ter boas articulações”.

A grande dificuldade
Eliel Tavares está consciente do momento difícil que vive o América após a eliminação precoce na Série C. Fora da competição nacional ainda na primeira fase, a falta de receita é vista pelo dirigente como a grande dificuldade que o novo mandatário deve encontrar.

“A falta de dinheiro será a grande dificuldade para qualquer um que assuma o cargo de presidente”, afirma. Com firmeza, o advogado demonstra sua intenção caso chegue ao cargo máximo americano: “Só pra ter o status de presidente, não saiu do meu escritório. Só sairei daqui pra presidir o América, se eu puder contribuir”.

Questionado sobre qual seria seu primeiro passo caso chegasse à presidência do América, Eliel demonstrou sua tendência à um gestão movida pelo diálogo e afirmou: “o primeiro passo caso chegue à presidência, será conversar com todos os departamentos do clube”.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr