quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hipertensão: entenda a doença e previna-se

Em dia de combate à hipertensão, entenda o que essa doença silenciosa pode causar. Foto: Shutterstock.

Silenciosa e imprevisível — podendo atingir até adolescentes —, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, atinge cerca de 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos enfartes, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Nesta terça-feira, 26 de março, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o cardiologista e presidente da associação, Mario Fritsch Neves, alerta para a necessidade de entender melhor a doença e se prevenir:

—É uma doença comum e leva a duas das principais causas de morte no país, o derrame e o enfarte. A prevenção pode aumentar não só a expectativa de vida como também a qualidade, já que, mesmo quando essas doenças não matam, podem deixar sequelas, como paralisias e insuficiência cardíaca.

Segundo o médico, é importante tentar um diagnóstico precoce, feito a partir da medição da pressão arterial:
— O paciente deve pedir isso ao médico. Exames de glicose e colesterol também podem ajudar no diagnóstico.

Embora 95% das causas de hipertensão não sejam definidas, há fatores que contribuem para o agravamento — como obesidade, falta de atividade física, dieta com exagero no sal e fatores genéticos.

— Além do tratamento com medicamentos, a mudança de estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são atividade física regular, dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool — diz o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, Ricardo Mourilhe.

O que é a hipertensão arterial?
É quando aumenta a pressão da circulação do sangue dentro das artérias, causando o estreitamento dos vasos. Isso faz com que o coração tenha que bombear sangue com mais força, tanto para impulsioná-lo como para recebê-lo.

Quem tem pressão alta?
O limite da pressão normal é de 140/90
A pressão ideal é abaixo de 120/80

Prevenção
Faça atividade física por no mínimo 150 minutos por semana.
Mantenha uma dieta balanceada, com menos quantidade de sal.
Faça atividades que diminuam o estresse
Pare de fumar
Quem não é hipertenso deve checar a pressão pelo menos uma vez por ano, inclusive os adolescentes.
Já quem tiver se aproximando da pressão 13/8 deve fazer isso a cada seis meses
Evite o consumo de álcool.

Sintomas
A hipertensão pode ser assintomática, mas algumas pessoas sentem dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, dores no peito, visão embaçada e sangramento nasal.

Matéria publicada no site do Extra.

Festa do Prêmio Craque Potiguar e Concurso da Musa do Futebol será dia 09 na Concessionária Toyolex

Resultado de imagem para fotos do campeonato potiguar 2016

Tudo confirmado para mais uma edição do Prêmio Craque Potiguar, a seleção dos melhores do Campeonato Potiguar 2016. O evento será no próximo dia 9 de maio, às 19h, na concessionária Toyolex, em Natal, onde serão conhecidos os destaques da competição, eleitos pela imprensa convidada.

Receberão prêmios os 11 melhores jogadores, em todas as posições, o técnico, o árbitro, árbitro auxiliar, revelação, o craque do Campeonato, dirigente destaque, artilheiro e parceiros que apoiaram o Campeonato ser em 2016 uma temporada com mais patrocinadores.

A competição, que já tem aumento de 30% do público pagante em relação ao ano passado, terá os jogos finais nos dias 1 e 7 de maio, quando ABC e América, definirão quem será o campeão da temporada. Cada clube ganhará um carro Toyota, o Etios 0Km, no dia 9, premiação da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), avaliado em R$ 42 mil. Os carros equivalem à premiação para o campeão de cada turno.

Concurso Musa do Futebol Potiguar 2016

A noite também será dedicada a um concurso da Musa do Futebol Potiguar. Oito candidatas disputam o prêmio de R$ 3 mil, valor que a vencedora receberá pela conquista. A votação continua no site da FNF (www.fnf.org.br) para definir a primeira finalista, mas os jurados no dia 9 definirão mais duas finalistas, além da campeã de 2016.

Site da FNF

Com a volta de Gustavo Bastos, Geninho testa ABC com três zagueiros

Treino do ABC (Foto: Divulgação/ABC)

A volta de Gustavo Bastos aos treinos com bola foi a novidade do ABC na tarde desta quarta-feira. Recuperado de lesão na coxa direita, ele participou de parte da atividade como titular, formando a zaga com Montanha e Léo Fortunato. A formação mais precavida, com três zagueiros, foi testada por Geninho no coletivo realizado no Estádio Frasqueirão.

Outra mudança para encarar o América-RN está confirmada e se refere à saída de Naldinho para a entrada de Echeverria, graças à boa atuação contra o Goianésia. Márcio Passos foi o único volante no time titular, e Erivélton voltou a ser improvisado na lateral direita. O time inicial foi montado com Vaná, Gustavo Bastos, Montanha e Léo Fortunato; Erivélton, Márcio Passos, Lúcio Flávio, Echeverria e Luiz Felipe; Jones Carioca e Nando. 

Durante a atividade, Alex Ruan substituiu Luiz Felipe, e Geninho fez outros testes, como a entrada do lateral-direito Filipi Sousa no lugar de Gustavo Bastos, poupado da parte final por precaução. Com isso, Erivélton voltou ao meio-campo, mas pouco depois sentiu dores na coxa direita e deixou o treino. Chiclete acabou entrando no time. O Alvinegro seguiu a atividade com Vaná, Filipi Sousa, Montanha, Léo Fortunato e Alex Ruan; Márcio Passos, Erivélton (Chiclete), Lúcio Flávio e Echeverria; Jones Carioca e Nando.

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar é no domingo, às 16h, na Arena das Dunas. A partida de volta é no dia 7, no Frasqueirão, no mesmo horário.

Fonte GE Natal Foto Divulgação

América-RN: Chikungunya tira Lúcio Curió do primeiro jogo da decisão do Estadual

Lúcio Curió está com chikungunya (Foto: Canindé Pereira/América FC)

O atacante Lúcio Curió é desfalque certo para o América na primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar, agendada para o domingo (1º), às 16 horas, na Arena das Dunas. O jogador está com chikungunya e foi vetado pelo departamento médico rubro.

Além dele, o técnico Moura também não vai contar com o volante Júlio Terceiro, com uma lesão na panturrilha esquerda. O principal nome para substituir Curió deve ser Rômulo. Para a partida, o América também terá a disposição o atacante Thiago Potiguar, que se recuperou de lesão na panturrilha, e o volante Pedro Ivo.

O Alvirrubro não entra em campo desde o dia 13 abril, quando foi derrotado pelo Baraúnas, por 1 a 0, na última rodada do segundo turno.

Por Portal No Ar Foto: Canindé Pereira/América FC

Pela 3ª vez, CBF altera data de Gama x América-RN pela Copa do Brasil

Gama x Aparecidense, Copa Verde, Semifinal (Foto: Lucas Magalhães)

A CBF publicou nesta segunda-feira a terceira mudança nas datas dos confrontos entre Gama e América-RN, válidos pela primeira fase da Copa do Brasil. As partidas passaram para os dias 18 de maio - ida -, e 25 de maio - a volta, caso seja necessária. Ambos os jogos permanecem às 18h30. O primeiro jogo será disputado no Estádio Bezerrão, em Gama. Já a partida de volta é na Arena das Dunas, em Natal.

As alterações aconteceram sempre que o time do Distrito Federal avançou na Copa Verde. Na semana passada, o Gama chegou à final da competição, depois de eliminar a Aparecidense na semifinal. No dia 8 de abril, a CBF anunciou a troca da data do jogo Gama x América-RN do dia 20 para o dia 27 de abril. Dias depois, a entidade passou para 4 de maio a data da partida de ida e para 11 de maio a de volta. Nesta segunda-feira, veio a terceira mudança nas datas, que deve ser definitiva.

Fonte GE RN Foto: Lucas Magalhães

Sacramento indica primeiros jogadores ao Potiguar

Tiago Barreiros disputou o último Campeonato Carioca pelo Bangu atuando em dez partidas. Foto: O Gol

Com a confirmação de Emanoel Sacramento como treinador do Potiguar para o Campeonato Brasileiro da Série D, nomes que estão na lista de contratações começam a vir à tona.

O Portal F9 teve acesso a dois nomes que tem a indicação de Sacramento para o time mossoroense para a quarta divisão nacional e que devem ser procurados pela diretoria do Potiguar nesses dias.

Um deles é o meia Tiago Barreiros, que atuou pelo Bangu no Campeonato Carioca nesse primeiro semestre. Ele participou de dez partidas pelo time carioca, sendo titular em seis jogos e entrando no decorrer dos outros quatro.

Em entrevista ao Lancenet, ele falou da experiência de ter vestido a camisa baguense. “Foi uma grande honra ter vestido essa camisa e ter contribuído para a campanha do clube no Campeonato Estadual. Torço para que o Bangu consiga conquistar mais e mais, pois o clube e sua torcida merecem todas as conquistas”, comentou ao diário carioca.

Já o outro jogador é o volante Sidney da Silva. Segundo a fonte, o atleta disputou o último Campeonato Baiano pelo Flamengo de Guanambi. Sidney já teve passagem pelo Bangu no ano de 2012.

Outros jogadores estão sendo conversados. O presidente Benjamin Machado revelou que o clube negocia com o atacante Robert, com passagem pelo Baraúnas no Campeonato Estadual, e autor de cinco gols em seis jogos pelo tricolor mossoroense no segundo turno do certame estadual. Até aqui, o pedido de aluguel de um apartamento para acomodar a família do atleta, tem travado a negociação.

Edinaldo Moreno/F9.net.br Foto O Gol

Santa Cruz vence Campinense no final e larga na frente na Copa do Nordeste

Gol da vitória saiu aos 47 do segundo tempo (Foto: Antônio Melcop)

Jogar em Recife está sendo uma pedra no sapato do Campinense na Copa do Nordeste. Contra o Sport, o time sofreu um gol marcado por Durval aos 50 minutos do segundo tempo. Na noite desta quarta-feira, viu Bruno Soares fazer aos 47 minutos da etapa final e dar a vitória para o Santa Cruz, por 2 a 1, no Estádio do Arruda, pela primeira partida da grande decisão da Copa do Nordeste. A volta ficou para o estádio Amigão, em Campina Grande (PB), no domingo.

Com o resultado conquistado no minuto final, o Santa Cruz confirmou a força do Arruda. Após perder para o Bahia na estreia por 1 a 0, o time pernambucano não foi mais derrotado em casa. Venceu três e empatou dois jogos.

Para o jogo de volta, marcado para domingo, às 16h, no Amigão, em Campina Grande, o Santa Cruz precisa de um empate para ficar com a taça inédita da Copa do Nordeste. Já o Campinense conquista o bicampeonato se derrotar o adversário por 1 a 0 por ter marcado um gol fora de casa.

Por Estadão Conteúdo Foto: Antônio Melcop