Um time que está longe de seus melhores dias e pode perder seu técnico em caso de derrota contra outro que também não joga o que pode, mas vê seus principais problemas fora de campo. Neste domingo(03), o clássico entre Santos e Corinthians faz cem anos de idade no Morumbi, em confronto que pode definir muita coisa para os dois lados.
Na tabela, os dois times estão separados por três pontos. O Santos de Neymar é o quinto colocado com 17 pontos, enquanto o Corinthians de Guerrero e Alexandre Pato é o oitavo, com 14. Só que o clássico pode mexer mais com os dois times do que com a classificação do Campeonato Paulista.
No Santos, a grande interrogação é o futuro de Muricy Ramalho. Insatisfeita com o desempenho do time, a diretoria já cogitou possíveis substitutos e o próprio treinador falou sobre o assunto, salientando que “tem bom mercado” no país. Uma vitória no clássico colocaria panos quentes na discussão, enquanto a derrota poderia até significar o fim da passagem dele pela Vila Belmiro.
Já o Corinthians, se ainda não repetiu o futebol de 2012 neste ano, também não decepcionou. Os problemas no Parque São Jorge são extracampo. Nos bastidores, o clube ainda sofre com os desdobramentos da morte de Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, há uma semana e meia.
Por conta da tragédia, o Corinthians não poderá jogar com público pela Libertadores, ao menos até que o caso seja julgado definitivamente pela Conmebol. Além disso, o clube teve seu patrocínio suspenso pela Justiça, viu o ex-presidente Alberto Dualib ser condenado em segunda instância por ter lesado o clube e ainda sofre com a indisciplina de dois de seus atacantes.
Além de dar ao grupo uma certa folga na tabela do Paulista, a partida pode definir o espírito do grupo para a partida da próxima quarta, pela Libertadores. Logo depois do clássico, o Corinthians fará uma longa viagem a Tijuana, no México, quase na fronteira com os Estados Unidos, onde brigará pela liderança do Grupo 5 com o time da casa.
A despeito da sequência apertada de jogos, Tite escalará praticamente sua força máxima. Só serão poupados Alessandro e Fábio Santos, extenuados, que darão lugar a Edenílson e Igor. Renato Augusto e Alexandre Pato, promovidos a titulares no meio de semana, seguirão no time.
O Santos, por sua vez, também tem uma novidade importante. Depois de cumprir suspensão na semana passada, Neymar estará em campo. A diretora conseguiu adiar seu julgamento para a próxima segunda, e com isso ele está livre para enfrentar o Corinthians. Ao seu lado estará André, que marcou três gols nos últimos dois jogos.
Miralles, que vinha sendo titular, não se recuperou de um estiramento muscular na coxa esquerda e está fora. Renê Jr., suspenso é outro desfalque de Muricy Ramalho.
O palco da partida foi uma escolha do Santos, mandante da partida, que foi obrigado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) a jogar fora da Vila Belmiro pelas moedas atiradas em campo contra o São Paulo. Interessada na renda que o estádio traria, a diretoria alvinegra abriu mão de tentar um efeito suspensivo e confirmou a partida no Morumbi, o que irritou Muricy Ramalho.
A casa do São Paulo vai receber um clássico histórico. Neste ano, a rivalidade entre Santos e Corinthians comemora cem anos de idade, e este pode ser o último jogo antes do aniversário propriamente dito, que será em 22 de junho.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Morumbi , em São Paulo (SP)
Data: 03/03/2013
Horário: 16h
Árbitro: Guilherme Ceretta
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira
SANTOS: Rafael, Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar e André
Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Cássio, Edenílson, Paulo André, Gil e Igor; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Guerrero
Técnico: Tite
Fonte Uol esportes