terça-feira, 8 de julho de 2014

Entenda por que o aquecimento é tão importante antes das atividades físicas

mulher e homem caminhando na esteira na academia eu atleta (Foto: Getty Images)

A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado e consensual tanto para os especialistas quanto para os praticantes de exercícios. A percepção dos seus benefícios pode ser considerada até intuitiva, porém é importante entender um pouco melhor como o aquecimento funciona para valorizarmos ainda mais sua importância.

Quando iniciamos uma atividade a partir do estado de repouso, nosso corpo vai fazer uma transição para um estado de maior atividade metabólica, que demanda uma série de ajustes em vários órgãos e sistemas. O objetivo maior dessa transição é proporcionar ao efetor do movimento, ou seja, o músculo, condições para produzir mais energia e adequar esta energiaproduzida à exigência do exercício.

Os músculos produzem energia a partir de processos chamados aeróbicos e anaeróbicos. O processo anaeróbico de produção de energia pode ser acionado instantaneamente e vai predominantemente atender a demanda energética nos primeiros segundos da transição do repouso para o exercício. A partir de então, pouco a pouco a produção de energia vai sendo atendida a partir do metabolismo aeróbico, até que se instale a chamada fase estável do exercício, na qual a produção de energia aeróbica equilibra a demanda.

O início de uma atividade cria então o chamado débito de oxigênio, que decorre da produção de energia anaeróbica dos primeiros minutos da fase de transição. Um dos objetivos do aquecimento é antecipar a elevação do metabolismo aeróbico e diminuir este débito de oxigênio. Esta atitude diminui o desconforto do início do exercício que decorre do acúmulo de ácido láctico associado à produção de energia anaeróbica.

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.

O aquecimento é um procedimento que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade, tanto esportiva quanto recreativa ou laboral.

Por Turibio Barros São Paulo via Eu Atleta Foto Getty Images

Brasil x Alemanha: final de 2002 tem remanescentes dos dois lados

Retrospecto contra a Alemanha

Doze anos depois do único confronto entre Brasil e Alemanha em Copa do Mundo até esta terça-feira, as duas seleções ainda têm remanescentes daquela final. Luiz Felipe Scolari, treinador que ficou com o título e voltou ao time brasileiro no ano passado, é o principal nome que esteve naquela partida em Yokohama e estará também na desta tarde, pela semifinal, em Belo Horizonte. Não é o único, no entanto.

Pelo lado brasileiro, há também Roque Júnior. O ex-zagueiro, titular na vitória por 2 a 0 (gols de Ronaldo), agora atua como observador técnico da Confederação Brasileira de Futebol. Acompanhou de perto os últimos jogos do adversário, a propósito. Nas quartas de final entre alemães e franceses, ele foi ao Maracanã sem nenhum disfarce - ficou na tribuna de imprensa -, acompanhado de Alexandre Gallo, o outro espião brasileiro. "Eles nos deram a confiança de que o que vamos fazer amanhã é o correto", destacou Felipão, nesta segunda-feira.

Em 30 de junho de 2002, a missão correta de Roque Júnior, então com 25 anos, era parar Miroslav Klose, atacante um ano mais jovem, que despontava em sua primeira participação no torneio e havia marcado cinco gols até a decisão. Aos nove minutos, os dois já tinham cartão amarelo. Mesmo tendo sido realmente parado pela defesa, Klose seguiu sendo lembrado em todos os Mundiais seguintes e, aos 36 anos, estará na capital mineira nesta terça-feira. O veterano tenta seu 16º gol para superar Ronaldo, um de seus algozes, e se tornar o maior artilheiro da história da competição.

Joachim Low, técnico que o convocou para sua quarta Copa na carreira, não é o mesmo de 12 anos atrás. Ele participou das campanhas de 2010 (na África do Sul, já como treinador) e 2006 (na própria Alemanha, como assistente de Jurgen Klinsmann), contudo não fazia parte da seleção de seu país em 2002. Naquela ocasião, o comandante alemão era o também ex-jogador Rudi Voller, campeão mundial de 1990 e atualmente diretor esportivo do Bayer Leverkusen, time que não tem nenhum convocado por Low - a base atual é formada por jogadores do Bayern de Munique, principalmente.

Mas é na comissão técnica que está o outro remanescente alemão do último vice-campeonato. Trata-se do ex-centroavante Oliver Bierhoff, que substituiu Klose aos 29 minutos do segundo tempo da final de 2002 e se aposentou dos gramados na temporada seguinte. Entre seus principais feitos pela equipe nacional quando ainda jogava, estão os gols marcados na final da Eurocopa de 1996, na vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca - o segundo deles, gol de ouro. Antes conhecido por potentes testadas na bola, Bierhoff hoje em dia usa a cabeça fora dos campos como diretor técnico da seleção.

Alguns roupeiros e outros funcionários de suporte também continuam trabalhando para as duas federações, mas são esses quatro os principais personagens com privilégio de participar diretamente tanto do primeiro quanto do segundo confronto entre Brasil e Alemanha em Mundiais. Para Felipão, que também enfrentou o time europeu quando dirigia Portugal, não são apenas positivas as lembranças. Pelo contrário.

"Ganhamos em 2002, mas eu perdi na Eurocopa de 2008, com Portugal. Perdi o terceiro lugar (da Copa), em 2006, lá na Alemanha, com Portugal. Portanto, contabilizo duas derrotas e uma vitória. Para igualar, tenho que ganhar amanhã (terça-feira)", brincou o treinador brasileiro, que diz ter criado amizade com os adversários por conta desse histórico antigo de confrontos.

"Em 2006, se não me engano, encontrei o Kahn (Oliver Kahn, goleiro que sofreu dois gols de Ronaldo, quatro anos antes) e nos falamos. Eu o parabenizei pela vitória, e ele disse: não queria essa, e sim a outra", contou Felipão, antes de salientar a dificuldade que encontrará nesta terça-feira, no Mineirão. "É um jogo muito difícil", avaliou, já respaldado pelas informações recebidas de Roque Júnior, homem de sua confiança desde antes de ter parado Klose e Bierhoff.

Fonte Gazeta Press

Veja quem são os 10 melhores jogadores do Mundial até agora segundo a FIFA


Apontado pela Fifa como o melhor jogador da fase de grupos, o meia colombiano James Rodríguez fez os gols da vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai nas oitavas de final e virou artilheiro da Copa do Mundo, mas surpreendentemente caiu no ranking da entidade, que se baseia em estatísticas.

Foi o zagueiro brasileiro David Luiz quem assumiu o topo da lista naquela ocasião. Em seguida, ele marcou no triunfo de 2 a 1 sobre a Colômbia nas quartas de final, na sexta-feira, e recebeu elogios pela atuação, porém desabou para a sétima posição.

O atacante francês Karim Benzema, que não faz gol ou assistência desde a segunda rodada do Mundial, se tornou o líder do ranking após a eliminação da sua equipe, neste domingo, na derrota por 1 a 0 diante da Alemanha.

Benzema possui nota 9,79. James Rodríguez aparece em segundo lugar, com 9,74. O zagueiro francês Varane é terceiro, com 9,7. O capitão brasileiro Thiago Silva, que abriu a vitória sobre os colombianos, surge em quarto, com 9,66.

Autor do gol alemão contra a França, o também zagueiro Hummels está avaliado com 9,63. O atacante holandês Robben é o seguinte na lista, com 9,59. Com 9,56, David Luiz ocupa a sétima colocação, seguido por Neymar, que tem nota 8,53.

O zagueiro holandês De Vrij, com 9,51 e o lateral esquerdo belga Vertonghen, com 9,48, fecham o grupo dos dez melhores de acordo com a Fifa.

Destaque da semifinalista Argentina e autor de quatro gols na Copa, o argentino Messi está em 13º, com 9,41. Ele foi premiado pela Fifa como melhor do mundo em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Fonte Band Esportes

Vem aí a Copa Interiorana de Futsal Adulto Masculino


Convidamos a cidade de Jardim do Seridó e as demais cidades da região do Seridó, para participar da Copa Interiorana de Futsal Adulto Masculino. O evento é de nível estadual que, acontece nas cidades participantes, no período de julho a setembro do ano em curso.

A competição, contará com cobertura das emissoras de Rádios AM e FM local, Blogs e demais Redes Sociais, bem como a assessoria de imprensa da FNFS que, é responsável por abastecer as informações do evento para a imprensa do Rio Grande do Norte.

Dessa forma, é uma oportunidade de apresentar o Futsal Jardinense e do seridó com seu selecionado, para o Rio Grande do Norte. Ofereceremos uma Premiação de R$ 9.000,00 (nove mil reais) em espécie para Campeão e Vice, além de Troféus e Medalhas. A inscrição para o evento, custa R$ 500,00 (quinhentos reais).

“Venham torcer e prestigiar sua cidade”

Confirmar participação:
Carmésio Carlos Cabral - Diretor Técnico da FNFS 9978 9293 (TIM) 9497 7379 (CLARO) 8841 3846 (OI) 8126 7909 (VIVO)
carmesio@hotmail.com

FNFS 3322 3677 - fnfutsal@fnfutsal.com.br

Grato pela atenção,
Clóvis Gomes da Costa Filho - Presidente da FNFS


Com informações ao Blog Lance Esportivo por Carmesio Cabral Diretor Técnico da FNFS

Arena das Dunas recebe América-RN vs Bragantino pela Série B



Dia 15 de julho às 21h50 a bola volta a rolar marcando seu retorno no consagrado gramado da Arena das Dunas: América e Bragantino (SP) se enfrentarão pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo terá início às 21h50. A praça externa o os portões da Arena abrem às 20h20.

Os ingressos estão disponíveis pelo www.arenadunas.com.br/ingressos e na Sede do América F.C. Pelo site de compras não há taxa adicional.

A novidade é que agora os ingressos dos tipos “MEIA-ENTRADA” e “PCD” não precisam ser trocados nas bilheterias! Como já ocorre com ingressos “INTEIRA”, basta imprimir seu ingresso e apresentar diretamente nas catracas no dia do evento. É obrigatória a apresentação de documentação que garante o direito à esses ingressos no momento do acesso.

Além da comodidade em comprar pela internet sem precisar efetuar troca antecipada, é hora de aproveitar os PREÇOS PROMOCIONAIS! A partir de segunda 07 de julho, até o domingo 13, os ingressos para esse jogão terão preços promocionais IMPERDÍVEIS pelo site e nos pontos de venda.

A venda online continua até às 21h50 de terça, 15 de julho.
A venda dos ingressos também estará disponível nos seguintes pontos de venda:
Sede do América: Endereço: Av. Rodrigues Alves, 950 - Tirol, Natal/RN
08.07.2014 – Das 9h às 19h – Venda com preços promocionais
09.07.2014 – Das 9h às 19h – Venda com preços promocionais
10.07.2014 – Das 9h às 19h – Venda com preços promocionais
11.07.2014 – Das 9h às 19h – Venda com preços promocionais
12.07.2014 – Das 9h às 19h – Venda com preços promocionais
14.07.2014 - Das 9h às 19h – Venda preços normais
15.07.2014 – Das 9h às 17h – Venda preços normais

Bilheteria 02 - Arena das Dunas – (Portão L):
14.07.2014 – Das 11h às 17h – Venda preços normais
15.07.2014 – Das 11h às 22h35 – Venda preços normais

Site oficial: www.arenadunas.com.br/ingressos:
A partir das 17h do dia 07.07 até 13.07 às 22h (Venda de Ingressos promocionais)
A partir das 17h do dia 07.07 até 15.07 às 21h50 (Venda de ingressos preço normal)

PREÇOS PROMOCIONAIS: Preços praticados no período de venda de 07 à 13 de julho pela internet, e na Sede do América do dia 08.07 ao 12.07
- 1º anel Sul: R$ 20 (Inteira) / R$ 10 (meia)
- 1º anel Leste: R$ 40 (Inteira) / R$ 20 (meia)
- Cadeira Premium: R$ 70 (Inteira) / R$ 35 (meia)
- 2º anel Leste (Visitante): R$ 50 (Inteira) / R$ 25 (meia)

PREÇOS: Preço normal - praticados no período de 14 a 15 de julho nos pontos de venda e internet.
- 1º anel Sul: R$ 30 (Inteira) / R$ 15 (Meia)
- 1º anel Leste: R$ 50 (Inteira) / R$ 25 (Meia)
- Cadeira Premium: R$ 70 (Inteira) / R$ 35 (Meia)
- 2º anel Leste (Visitante): R$ 50 (Inteira) / R$ 25 (Meia)

* Pessoa com Deficiência (PCD) e seu acompanhante (AC PCD) tem direito à meia entrada. A venda de ingressos para AC PCD apenas nos pontos de venda físicos, mediante a apresentação do ingresso da pessoa com deficiência.

** Pessoa com deficiência que possua carteira emitida pela FENAT, SECOPA Municipal ou SEEL tem direito à gratuidade. A venda destes ingressos será realizada apenas nos pontos de venda físicos.

*** Acompanhante de cadeirante possui gratuidade e não necessita adquirir ingresso. Seu acesso será liberado diretamente nas catracas, desde que esteja acompanhando pessoa em cadeira de rodas com ingresso válido para o evento.


Por Leonardo Dantas