O último dia do ano é propício para recordar o que se viveu nele. O esporte potiguar ficou marcado por momentos emocionantes em 2015. Da alegria das conquistas à melancolia das derrotas, cade mês do ano que terminará em algumas horas traz uma lembrança.
Em meio a tantos acontecimentos neste ano, montar uma seleção com os fatos mais importantes não é uma tarefa das mais fáceis. Aceitando o desafio, o portalnoar.com ousou fazer uma retrospectiva com episódios marcantes para cada mês de 2015. Não restam dúvidas que os acontecimentos deste “ano velho” serão sempre lembrados.
Janeiro do prenúncio: O Corintians de Caicó ameaçava não disputar o Campeonato Potiguar de 2015. Após firmar parcerias, o clube conseguiu montar um time e entrou em campo. No entanto, ao final deste ano, o Galo do Seridó oficializou sua desistência para o “ano novo” de 2016. O Santa Cruz também tomou a mesma decisão.
Fevereiro abre cortinas para o Estadual: No primeiro dia do mês do carnaval ,a bola rolou pelo Campeonato Potiguar de Futebol. O torneio ficou marcado pelo retorno do Força e Luz à disputa após 18 anos e, obviamente, pelo 35º título do América, que alcançou o bicampeonato no mês de maio.
Nas ondas de março: No terceiro mês do ano, o surfista de Baía Formosa, Ítalo Ferreira, mergulhava no mar de Gold Coast, na Austrália, e assim estreava na elite do Mundial de Surfe. O potiguar teve uma temporada incrível terminando o campeonato na sétima posição no ranking e a premiação de melhor estreante da temporada ao término da disputa no final deste ano. O jovem ganhou, inclusive, elogios de Kelly Slater, multicampeão da modalidade.
Abril da garra potiguar: O UFC é sempre destaque em nosso conteúdo. No dia 14 de abril, por exemplo, foi contada a história de Leandro Higo, o potiguar que conseguiu vaga no reality “The Ultimate Fighter Brasil – Em Busca de Campeões”. O mossoroense acabou eliminado do programa, mas prometeu continuar a luta para mostrar seu potencial no esporte.
Karatê no mês das flores: Em maio, Luiz Victor ainda vivia a comemoração da medalha de bronze no Campeonato Panamericano de Karatê, no Canadá, e ao mesmo tempo se preparava para mais três grandes competições. A primeira foi o Arnold Classic Brasil que teve início no final do dito mês. Que a vontade de competir de Luiz Victor motive mais atletas.
Junho dos atletas: Os desportistas potiguares conquistaram uma de suas vitórias mais importantes da história. No dia 12 de junho, foi sancionado pelo governo estadual o projeto Bolsa-Atleta. A iniciativa vinda da ALRN garantirá, a partir de sua implantação, apoio financeiro a atletas e paratletas.
Julho dos centenários: O Rio Grande do Norte conta com três clubes de futebol com 100 anos de fundação. Em 2015, ABC, América e Alecrim comemoraram seus centenários. Os dois últimos no mês de julho fizeram a festa, enquanto o alvinegro no penúltimo dia de junho. Ao “velhas agremiações” têm muita história para contar – inclusive dos insucessos em seu centésimo ano de fundação.
Agosto das cestas: Apesar de o Rio Grande do Norte não ter chegado perto da final da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15, o ala/armador potiguar, Artur Barros, foi o cestinha da competição. O atleta de 14 anos teve média de 14 pontos por partida, somando 70 pontos, e desbancou adversários de Bahia e Santa Catarina, finalistas do torneio.
Setembro da decepção: O América viveu seu pior momento no ano de 2015 no mês de setembro. O time que sonhava com o retorno a Série B do Campeonato Brasileiro acabou eliminado ainda na primeira fase da Terceira Divisão. O Alvirrubro goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 e mesmo assim acabou dando adeus à competição. Para piorar, o gol do adversário foi marcado por João Paulo – ídolo do ABC.
Outubro do esporte escolar: A fase final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) ocorreu em outubro. Aproximadamente 450 escolas participaram da disputa. Em relação ao número de atletas, mais de 10 mil alunos potiguares disputaram os jogos distribuídos em 25 modalidades. Tradicional evento do calendário esportivo potiguar.
Novembro da superação e da decepção: Em novembro de 2015, Natal sediou pela primeira vez uma edição das Paralimpíadas Escolares e terminou os jogos com 19 medalhas conquistadas. No mesmo mês, o ABC acabou rebaixado na Série B do campeonato Brasileiro após uma campanha com apenas 28,1% de aproveitamento.
Dezembro do futebol charmoso: Neste mês de dezembro, a Arena das Dunas foi palco do Torneio Internacional de Futebol Feminino. A capital potiguar dará sempre boas lembranças a seleção brasileira que foi campeã da disputa de forma invicta. Além disso, durante o campeonato, Marta superou Pelé e se tornou a maior artilheira do Brasil com 100 gols.
Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha via Portal No Ar